Seria vantagem comprar uma guitarra "Ruim" e coloca captadorer "Bons"?

Autor Mensagem
xiss
Veterano
# dez/10


Galera esta querendo fazer isso tipo .. comprar uma guitarra Barata tipo "Tagima/ Condor/Tonante /Collins/ ou ate pirores no modelo Stratocaster .. por exemplo ou Les Paul ..

E coloca captadores de grander marcas como Fender, Gibson, Seymour Duncan .. entre outros..

Sendo em Violao, Baixo, guitarra etc..

pscb
Veterano
# dez/10 · Editado por: pscb
· votar


xiss
Seria vantagem comprar uma guitarra "Ruim" e coloca captadorer "Bons"?

Não.

O mais importante numa guitarra é a madeira e sua construção. Captador a gente junta dinheiro e um dia compra uns bons. Mas madeira não tem como trocar.

Penta_Blues
Moderador
# dez/10 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

xiss
Pra mim, a força de uma corrente está no seu ele mais fraco.
Comprar uma guitarra ruim e colocar bons capatadores vai torna-la somente uma guitarra ruim com bons captadores, ou seja, não muda nada.
Guitarras de baixo custo têm limite, o que implica em vc avaliar a compra de um modelo melhor ao invés de tentar melhorar algo ruim.
Valeu!!!

daniel_guitar
Veterano
# dez/10
· votar


xiss
vai mudar quase nada, talvez até fiquei menos pior mas não vai ficar bom, o sustain em sí vem da madeira, uma pegada boa, trastes bem colados, alinhado, a qualidade do som o mais importante também pesa para a madeira do corpo...

ROo
Veterano
# dez/10
· votar


Cara, captador não faz milagre.
As cordas tão presas no que? Nas tarrachas, na ponte, que vibra na madeira, corpo, braço, sem contar os componentes elétricos, sem contar acabamento, cuidado, mão de obra.
Captador é uma parte só.

marcioguita
Veterano
# dez/10
· votar


O inverso de sua pergunta tbm e verdadeiro.

SmugShooter
Veterano
# dez/10 · Editado por: SmugShooter
· votar


ROo

Do mesmo jeito que madeira tambem não faz milagre, não adianta pegar um corpo top, com hardware bom num luthier e botar captador comprado na padaria.

Tem que analisar os 2 lados tambem.

Ja vi varios usuarios de credibilidade afirmando que a mudança que a madeira faz no som é minima comparada ao que captador, cabos, pedais e ampificador de qualidade fazem.

A verdade é:

Quem aqui nesse topico testou uma tonante com EMGs por exemplo pra saber que fica ruim?

Quem ja testou uma Gibson com captadores ruins de uma strinberg pra saber se a madeira leva o som nas costas?

Com base no que voces estão afirmando pro autor do topico que uma guitarra humilde com captadores bons não ficaria legal?

Eu nunca testei e dificilmente vou testar algo assim, por isso não vou vir aqui e aconselhar o cara só porque eu li tal coisa em algum lugar como alguns fazem.

As vezes a diferença de 400 ~ 600 reais de duas guitarras são só os captadores e tarraxas de qualidade. E não porque a mais cara tem madeira vinda da NASA.




ps: só pra aproveitar o topico, pra quem não viu da uma passada no topico do Rodrigo Torresmo que reformou a Tonante Finder velha dele.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/246862/

Penta_Blues
Moderador
# dez/10
· votar


Boa noite!!!

SmugShooter
A verdade é:
Quem aqui nesse topico testou uma tonante com EMGs por exemplo pra saber que fica ruim?

Onde vc achou uma dessas pra testar?

Com base no que voces estão afirmando pro autor do topico que uma guitarra humilde com captadores bons não ficaria legal?
Com base no fato de que uma guitarra humilde não tem os melhores cortes de madeira, não tem as melhores tarrachas, não tem pontes com bons blocos, não tem nut feito em bons materiais, e sua elétrica é feita com pots e chaves comutadoras genéricos.

Valeu!!!

August Zakk
Veterano
# dez/10
· votar


ROo

Falou tudo

Ivan C.
Veterano
# dez/10
· votar


SmugShooter

Eu vi esse tópico um tempo atrás, só umas mexidas na tonante, e ficou show de bola (Y)

Marc Snow
Veterano
# dez/10
· votar


xiss
Cara, junta dinheiro e compra uma GUITARRA! se bem que pelo tipo de duvida, acho que vc deveria se aperfeiçoar primeiro

URIK
Veterano
# dez/10
· votar


Véi, o acabamento dessas guitarras deve ser ruim demais, não compensa. Os trastes devem ser tudo mal colados, ferragens porcas, tarrachas que não seguram.

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


não vale a pena cara....o que faz a diferença na guitarra principalmente é a madeira..

pra quem falou ai que não é a madeira que faz diferença, pq as fender stratocaster são feitas só com as madeiras tops tipo jacarandá e mapple?

se a madeira não fizesse diferença vc ia ver um monte de guitarra boa ai de plástico, vidro, silicone...

então, resumindo junta dinheiro e compra uma guitarra com construção e acabamentos bons, dps vc pensa em trocar captadores!

abs!

Maximun-EGS 216
Veterano
# dez/10 · Editado por: Maximun-EGS 216
· votar


Tem mta guitarra barata, que se bem cuidada, e colocada as peças certas, ficam otimas. A meu ver, a amdeira nãotraz mta influencia, uma vez que a guitarra é eletrica, automaticamente a maior influencia dela, vem da parte eletrica.
Tente trocar a fiação por condutores blindados e em cobre, blinde a caixa de captação, e vai ver o quanto o som melhora.
Acha que fica caro? Nem fica, blindagem vc faz com papel aluminio, a fiação da guitarra, é só comprar o fio malhado que não deve passar dos 30 reais (o tamanho maximo de fio q vc ver é uns 20cm, que vai da caixa até a ponte). Dai coloque seus captadores, e você vai ver, que a madeira influencia muito pouco.

É isso ai que o SmugShooter. Antigamente sim a madeira influenciava, imagina, uma guitarra de SUCUPIRA! :S

O cara acima disse que as fenders usam madeira top, e citou "Jacaranda e mapple", legal então, minha guitarra barata, ta usando madeira top, assim como a mal falada MG32. Madeira só muda timbragem, e em formatos diferentes, strato não sofre muita essa influencia, Strato é muito versatil. Numa strato, parte eletrica manda. MInha opinião!
IGNOREM ERROS DE PORTUGUES :D

MINHA OPINIÃO << NAO TO DESMERECENDO QUEM CUIDA DA MADEIRA NEM NADA, A MADEIRA INFLUENCIA SIM, MAIS DE 100% DA GUITARRA, PELO MENOS 60% VEM DO QUE NAO ESTA RELACIONADO A MADEIRA (PARTE ELETRICA, TARRAXAS, PONTE, TRASTE)

Luc4s Lim4
Veterano
# dez/10
· votar


Pessima ideia, compre uma guitarra boa, com captadores bons!

Ant--
Veterano
# dez/10
· votar


Maximun-EGS 216
Numa strato, parte eletrica manda. MInha opinião!

Opinião errada. Strato tem um dos timbres mais característicos. Telecaster também. A madeira é sim muito importante, nem tanto pelo tipo, mas pela qualidade. Seja Alder, Ash, Basswood, Cedro, Cerejeira, etc. mas tem que ser de qualidade, bem escolhida e bem preparada (seca e trabalhada). O tipo de madeira muda o timbre sim, mas deve apenas mudar e não matar o timbre. Uma boa guitarra precisa ter boa madeira em primeiro lugar.
Se a parte elétrica fosse o que define o som de uma Strato, qualquer guitarra com single reproduziria tal som. Sabemos que isso não acontece.

xiss
Veterano
# dez/10
· votar


Vlw ae Galera ..
E so uma Dúvida meio estúpida mesmo... pq eu ja vi um kra com uma Condor tipo essa http://i1002.photobucket.com/albums/af149/rivermusicweb/rx10mtg.jpg

Com captadores fender ... "Segundo ele" .. ainda ñ tive a oportunidade de tocar nela não p/ ver se o som e diferente mesmo.. mas vlw pelas respostas ae

Eu tenho uma Tagima T-zero .. com captadores Seymour Duncan.. estou muito satisfeita com ela..

eric bluesman
Veterano
# dez/10 · Editado por: eric bluesman
· votar


xiss

cara muda sim muito essa questao de madeira, vo te dar um exemplo q aconteceu comigo e vem bem a acalhar , eu anteriormente tinha uma 735 da tagima hand made q eu gostei bastante e pensei em fazer umas modificaçoes comprar primiramente um jogo do texas special pra ela , trocar a parte eletrica pra fender , e usar realmente so o corpo da tagima achando q isso seria mais economico ao meu bolso e seria a mudanca timbristica de guita q eu queria . detalhe a tagima redondinha cara, som bacANA e eu conseguia fazer sons bem legais com ela mas agente tem aquela coisa de querer a fender q é a top das stratos conceituadas no mercado, bem um belo dia estava tocando num lugar com a banda ai tinha um cara la com uma tagima da 735 so q ele tinha modificado , arrumei uma amizade com ele antes de fazer o som conversamos por um tempo e pedi pra ele me deixar ver a guita tocar uns minutos pra ver a diferenca, confesso q fiquei meio chateado ja q nao foi aquilo tudo q eu esperava , sabe qual foi a diferenca? a madeira da tagima é cedro (corpo) e pau marfin ( braço) ele colocou nela o sistema eletrico da standard americana o bloco inteiro, desde esse dia decidi q compraria logo uma fender american , foi a melhor coisa q eu fiz pq ai hoje estou fliz e nao encano mais com essas coisas de vou fazer isso, aquilo pra melhorar saca alder e maple da uma sonoridade mais estalada e brilhante, entao velho nao pense q nao muda pq faz sim uma boa diferenca no seu ouvido no fim, pense bem , e boa sorte

desculpe pelo texto grande.

Maximun-EGS 216
Veterano
# dez/10
· votar


Ai fica uma questão neh, cada um tem uma opinião, ai cabe a você avaliar todas, e chegar a um resultado final :D

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


Maximun-EGS 216

Cara, pesquisa mais antes de falar, vc escreveu um monte de besteira aí.....

não existe guitarra baratinha com jacarandá e mapple trabalhados........vc realmente acha que uma fender stratocaster/telecaster vai ter as mesmas madeiras duma guitarra "barata"??

entra no site da fender, procura saber como são as madeiras pra guitarra, linha de produção.....pq vc acha que as pessoas preferem a fender USA do que as made in mexico, se a parte elétrica delas é basicamente a mesma?

do jeito q vc falou vc desmereceu todos os caras que trabalham numa fabrica de guitarras cortando as madeiras, selecionando, secando etc.

tem um processo muito maior do que vc imagina cara

abs!!

Maximun-EGS 216
Veterano
# dez/10
· votar


Ai vc entrou no tratamento da madeira, eu falei da madeira em si.
E minha guitarra é em Mapple e Jacarandá ;)

informal
Veterano
# dez/10
· votar


É o mesmo de querer comprar um fusca e colocar pneus de ferrari: melhora, más não a ponto de influenciar tanto na característica dele.

informal
Veterano
# dez/10
· votar


Captador sozinho não dá som: a função dele é transformar impulsos vibratórios - madeira, hardware, - em sinais elétricos. É como um microfone, recebendo um bom sinal amplifica e distribui.

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


A madeira em si é muito importante pois conduz os impulsos vibratórios, então usar uma madeira "ruim" significa que vc vai perder na quantidade e qualidade das vibrações, assim elas vão chegar fracas ao captador que não vai fazer milagre nenhum

Maximun-EGS 216

qual a sua guitarra?

kevinluis
Veterano
# dez/10
· votar


xiss

acho que se voce tiver uma guitarra intermediaria e boa como a cort x6 compensaria mas nao so trocar os captadores mas sim a ponte tambem e quem sabe as molas.

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu acho que a linha que separa o bom e o ruim não é algo mensurável, muito menos exata. E nesse contexto, ainda existe o "diferente", o que complica mais ainda o assunto...

Bom, eu não colocaria captadores caros pq eu acho que os GFS, Malagoli e outras marcas atendem perfeitamente ao meu objetivo. Além disso, eu não tô com essa bola toda não... hehe Se colocar um GFS ou SD e me pedirem pra escolher, num teste cego, é bem capaz de eu gostar do "barato"!

Abs

Maximun-EGS 216
Veterano
# dez/10
· votar


Pé de chinelo
Strinbeg Strato :D
EGS-216, meu nick !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


xiss
Cara, não tem nada demais fazer isso que vc pretende. Porém, não pense que o fato de vc instalar um SD numa guitarra Menphis a fará soar como uma Fender Stratocaster 1972. Isso é impossível.
Agora, se vc trocar os capts vagabundos que vem nela por modelos nacionais de maior qualidade, como os fabricados pela Stellfner ou Sound/Malagoli, vc não apenas melhorará significativamente sua guitarra, como respeitará a relação custo-benefício.
Agora, outra questão é o amplificador... De nada adiantará melhorar guitarra se o seu amp é ruim. Gibson Les Paul num Wattson é uma m....! Tonante (com algumas melhorias), num Fender Twin Reverb.... Vai "fazer som"
Abç

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Agora, outra questão é o amplificador... De nada adiantará melhorar guitarra se o seu amp é ruim. Gibson Les Paul num Wattson é uma m....! Tonante (com algumas melhorias), num Fender Twin Reverb.... Vai "fazer som"
Abç


É complicado ver como mta gnt só se liga na GUITARRA mesmo, e pensa no ampli como um mero "acessorio". As pessoas só se dao conta disso qndo, apos tocar em sua "wattson farmácia signature", vao e tocam em um ampli de verdade. Da aquele click na cabeça e um "hey, de onde ta vindo esse timbre"? haha

toty
Veterano
# dez/10 · Editado por: toty
· votar


Seria vantagem comprar uma guitarra "Ruim" e coloca captadorer "Bons"?
SIM, mas é claro!!!
Ai daqui uns anos, vc terá um belo berimbau, com distorção Zakk Style, plugado num Warmusic da hora...altas sonzeras

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Seria vantagem comprar uma guitarra "Ruim" e coloca captadorer "Bons"?