| .: Tópico Geral - Fender Japan :. |

Autor Mensagem
Floydniaco
Veterano
# jun/12


Bom , falar sobre Fender japonesa é complicado e sempre gera discussões !

Sempre ouvi falar muito bem sobre as japas , mas nunca tive a real oportunidade de testá-las apropriadamente , então sempre soou como ´´mito ou verdade ?" ``.

Bom , se muita gente afirma que são guitarras muito boas , com bom padrão de qualidade , alguma coisa deve ter ! Mas a questão é : existem vários modelos de fenders japonesas ! Mesmo os mais famigerados modelos 57&62 , existem vários modelos de anos diferentes , com madeiras diferentes , captações diferentes e etc ! Então não podemos generalizar quando falamos ´´ Fender Japan 57 é boa? ``

Existem mts pontos onde se deve pesquisar bem antes de comprar uma dessas !

Então peço encarecidamente que , quem tiver informações úteis , possa postar e esclarecer dúvidas que pessoas possam vir a ter. Se vc possui uma dessas guitarras , deixe suas impressões , vídeos , gravações ou qualquer informação sobre a mesma.

Estou pesquisando bastante , pois estou prestes a me desfazer da minha Fender American Traditional , para pegar uma Fender ST57-70TX , que no caso vem com corpo em Alder , braço em Maple e captação Texas Special.

Alguns sites interessantes que achei por agora :

http://www.fenderjapan.co.jp/products_stratocaster.html
Site oficial da Fender Japan.

http://brochures.yokochou.com/en_index.html#FENDERJAPAN
Esse site é bem bacana , tem o catalogo de vários anos , desde 1982 até 2002 , com algumas especificações bem bacanas !

http://www.music-trade.co.jp/Fenderjapanserial.html
Aqui um breve texto sobre a história da Fender Japan e sobre MIJ x CIJ

http://stratomaniac.com/

E aqui alguns vídeos bacanas :







É isso ai pessoal , vamos rechear de informações esse tópico ! !

Floydniaco
Veterano
# jun/12
· votar


É isso ai pessoal , vamos rechear de informações esse tópico ! !

Ou não né ... UAHEuAHEuhae

fabioche
Veterano
# jun/12
· votar


Eu ia abrir esse tópico tb!!!!! :)

Tem esse site sobre o serial number das japas... inclusive desmistifica o fato de Made in ou Crafted in Japan ser melhor q a outra e vice-versa...

http://www.xhefriguitars.com/page14.html

Tenho uma Lespa, uma Strato Zaganin, mas sempre tive um lance com Tele... a minha Lespa é Gibson, acho q matei a larica de querer ter uma guita com uma marca foderosa...rsrs (inclusive a Lespa é guita number 1!!!)

Pensei em mandar fazer no Zaganin, Music Maker (2 orçamentos caros acima do q eu posso e pretendo investir na Tele), Cast do Saraira, Vellozo, Walczak, enfim... até q lembrei da fama das Fender Japas, vi entre 2,5 a 3,5 mil reais as Teles...

inclusive tem outro mito, de q essa fase da década de 80 das Fender Japonesas serem as melhores... e as da década de 90? são tão boas qto? vc só acha pra vender no ML as da década de 90... pelo menos a Tele...

Floydniaco
Veterano
# jun/12
· votar


fabioche

Bom , pelo que pesquisei , e pelos vídeos e fotos que vi , as da década de 80 são as mais tops ! Mas em geral , todas são muito boas ! Claro , dependendo do modelo , tem que ser um modelo mais top ! Como eu disse , existem modelos de Fender 57 em basswood e captação japonesa , e tem modelos com Alder e captadores fender custom shop ...

Aqui no Brasil não compensa comprar ... lá fora vc paga um preço justo por elas ! !

Por exemplo : http://www.ebay.com/itm/160823563597?ssPageName=STRK:MEBIDX:IT&_trksid =p3984.m1952.l2649#ht_500wt_1091
Essa é uma Fender de 1982 , primeiro ano das Japas ... o preço dela é de uma American Vintage ! Corpo em Alder , acabamento em Nitrocelulose , guitarra excelente !

Aqui no Brasil , vc vai encontrar no ML cara vendendo uma japa a 3,5 mil , só pq virou lenda , normalmente eles não sabem exatamente que modelo que é , se é em basswood ou alder e etc ! Sendo que lá fora , por 800 USD vc compra um modelo MT bom ...

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Me corrijam se estiver errado!

A Fender resolveu fabricar no Japão pois, se não me engando, haviam marcas japonesas com preços muito melhores e qualidade comparável (ou superior) as USA. Algumas eram equipadas com caps Di Marzio e pontes Kahler de fábrica, por exmplo! Então foi uma estratégia de mercado pra não ficarem pra trás, digamos. Assim como marcas famosas fabricam na China hoje em dia. Lembrando que os chineses não são idiotas, como a mídia "anti-china" muitas vezes pinta por questões políticas. Há "n" fábricas por lá, algumas de alto nível e em todas as áreas imagináveis da indústria.

Abs

fabioche
Veterano
# jun/12
· votar


uma breve história sobre a Fender Japa...

http://guitarra99.blogspot.com.br/2010/10/fender-made-in-japan-histori a.html
pelo q parece, os melhores anos foram entre 82 e 84...

Floydniaco
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Sim sim ! !

Mas pelo que me lembro de ter lido , a fábrica japonesa já construía as guitarra com o nome Fender , depois que o pessoal da Fender U.S.A foi visitar as fábricas japonesas , levaram um susto com a qualidade das guitarras , e partir dai , a fender japan começou a construir guitarras com o nome Squier ! ! ( não confundam as squiers japonesas da década de 80 com as atuais Squiers ! )

Isso se não me engano , já tem um tempo que li algo a respeito.

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


É muito fácil entender porque a fender japonesa é boa....

alguem sabe dizer uma coisa que um japones faz mal feito?

Os caras sempre passam em primeiro na USP

hehehe

Overdriver
Veterano
# jun/12 · Editado por: Overdriver
· votar


Olha, eu tenho uma Strat Crafeted Japan reissue 62. Ela é simplesmente fantástica, é pau a pau com a minha Fender Plus americana com caps Texas Special e SD - SSL-3. Só troquei os caps originais pelos Tex-Mex que são baratos e excelentes. Meu conselho é: quem achar uma dessas pra vender compre!
Inclusive já comparei com a Classic mexicana e a japonesa é infinitamente superior em tudo, principalmente na pegada.

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Classic mexicana e a japonesa é infinitamente superior em tudo

porra mano mas também né

quem é melhor popó ou anderson silva


hehehe

renatocaster
Moderador
# jun/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Floydniaco

Legal o tópico, cara! Coincidiu exatamente no momento que eu acabei de pegar uma japinha, hehehe o/

A que eu peguei é mais basiquinha, é uma Standard ST-362/L, para canhoto, ano 1994. Segundo informações ela é MIJ, agora só não sei ao certo em qual das três fábricas da época ela foi feita. A minha é toda original, exceto a captação que foi trocada pelo antigo dono por um trio Tex-Mex. Algumas fotos dela:

http://imageshack.us/photo/my-images/27/stratleftyblkhd.jpg/

Esses links que vc postou são bacanas, através deles eu descobri mais coisas. Em alguns foruns gringos tinha gente associando ela as Reiusse 62, o que não é verdade, pois as 62 possuem tarraxas, captação, ponte diferentes, além do acabamento mais sofisticado.

Essa tem tarraxas Gotoh, ponte tremolo standard, braço em maple com escala em rosewood e ao que tudo indica o corpo é de Basswood. Achei legal o maple do braço, com uns veios mais acentuados no headstock. Ahn, e não estranhem apenas o logo Fender no headstock, pois era um padrão para as canhotas, dependendo do ano de fabricação. Essa minha tem o serial que começa com a letra T, o que indica que foi produzida em 1994/1995.

Abs

fabioche
Veterano
# jun/12
· votar


Parabéns pela aquisição!!!!!
vontade de pegar uma japa tb... uma Tele... parece q é mais difícil achar tele q strato japa... anos 80 quase impossível...rsrsrs

no site deles, me interessei por essa reedição 52, vem com Texas Special!!!!
http://www.fenderjapan.co.jp/tl52-tx.html
convertendo em reais, deu uns 2.600R$... baita negócio bom na minha opinião...

vcs sabem se as Fender japas atuais ainda são boas?

renatocaster
Moderador
# jun/12
· votar


fabioche

vontade de pegar uma japa tb... uma Tele... parece q é mais difícil achar tele q strato japa... anos 80 quase impossível...rsrsrs

Para canhoto até agora eu só vi uma tele japa anos 80 no ML, e mesmo assim o vendedor tá viajando no preço

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-241214403-fender-telecaster-jap an-1985-ressue-62-canhota-_JM

Nem se eu tivesse vomitando dinheiro eu compraria essa guitarra a esse valor que ele está pedindo.

fabioche
Veterano
# jun/12
· votar


cara pra cacete mesmo...
pq não se vende Fender japa nova no Brasil? as q eles fazem ficam por lá mesmo só? alguém aí sabe como rola o esquema de importaçaõ, taxas etc das coisas vindas do Nippon?

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


fabioche

pq não se vende Fender japa nova no Brasil?

Não é financeiramente interessante para a fender vender essas guitarras aqui, haveria uma concorrencia enorme com as fenders americanas e com certeza as fender japan iriam ganhar pois a guitarra é tão boa quanto, tão bonita quanto uma americana porém mais barata.

as q eles fazem ficam por lá mesmo só? Asia e alguns paises da Europa

alguém aí sabe como rola o esquema de importaçaõ, taxas etc das coisas vindas do Nippon?

O mesmo esquema como se você comprasse alguma coisa de qualquer lugar do mundo: Valor do produto + valor do correio + imposto federal 60% + ICMS porcentagem varia de acordo com estado do brasil....

Vocês vão encontrar essas guitarras pra comprar na Ishibashi que é acredito eu a maior loja de instrumentos musicais do japão...
Eles enviam para o Brasil, a loja é séria não precisa se preocupar....

http://www.ishibashi.co.jp/eng/

Enquanto você pega o valor do instrumento mais impostos até compensa comprar, mas quando você vê o valor do correio do japão pra cá você tende a desistir hehehehe.....

Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


Essa é minha ex...
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/DSC04170.jpg

A pegada dessa guitarrinha é muito boa!!! Não sei em comparação à outras, mas eu me arrependi de me desfazer dessa...

ogner
Veterano
# jun/12 · Editado por: ogner
· votar


Floydniaco
Cara, adianto que é bizarro mesmo. Nos melhores foruns de strat que acompanho e ate posto duvidas ou quiça alguma coisa que eu saiba pra ajudar alguem, quando o papo é:

Alguem me ajuda com essa strat Japan? Nao estou conseguindo achar infos.

É sempre dificil, as proprias fabricas japonesas não seguiram uma regra 100%. Já li muito sobre MIJ e CIJ. Esses sites que vc colocou são ótemos.

De qualquer forma é sempre valido tentar arregimentar mais infos sobre nossas gatinhas!! hehe!!

Agora, sacrilégio vc nao ter colocado um som da minha japinha, hein!!




EDIT: A minha é uma MIJ 57RI comemorativa 50th


EDIT2: Outro video bacana com timbre legal ( eu acho né, hehe)

http://videos.sapo.pt/ogner/YiEavGkEr1Ir2iKzzaku

2:
http://videos.sapo.pt/ogner/3f8DybH9rNYJM1fz0n2p

Bog
Veterano
# jun/12 · Editado por: Bog
· votar


Meus 2 cents: realmente, existem instrumentos de qualidade diversa sob o nome de Fender Japan. Os modelos STD, que são os mais simples, são bem básicos, têm qualidade comparável a uma Epiphone da vida.

fabioche

Bem legal esta história, mas tenho uma pequena correção: a Fujigen não é a Ibanez. Ela é uma fábrica que produzia sob encomenda para a Ibanez, da mesma forma que produz/produziu para a Fender Japan e outras, como Gibson (nas linha Orville e Epiphone Elitist) e Vox (Virage).

Drinho
Ishibashi que é acredito eu a maior loja de instrumentos musicais do japão...

Se não for a maior, está entre as maiores redes de lá. Dá para comprar sem medo.

Putz, este papo todo me deu uma nostalgia....

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


ogner
Bela guitarra amigo, meus parabéns!

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Fujigen não é a Ibanez. Ela é uma fábrica que produzia sob encomenda para a Ibanez

inclusive me corrija se eu estiver enganado mas a fuji gen também fabrica guitarras de altissimo nivel com seu proprio nome para o mercado interno certo...?

Leomju
Veterano
# jun/12
· votar


Floydniaco
Olha amigo, realmente são guitarras boas, lembro de ter tocado uma única vez em uma Japan e não senti diferença pras E?UA não. São tremendamente confiáveis com relação a timbre (vide o vídeo do Ogner aí em cime... hehe)
De toda forma, cada instrumento é individual. Tendo em vista que sua Traditional tem uns caps Lace bem legais, compare as duas e pense também no valor comercial e estado de uso de cada uma delas!

Quanto ao mais, um abraço e acompanho o tópico daqui pra frente em silêncio, absorvendo informações...

Valeu!

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho
inclusive me corrija se eu estiver enganado mas a fuji gen também fabrica guitarras de altissimo nivel com seu proprio nome para o mercado interno certo...?

Sim. Eles têm até uma lojinha bem simpática, onde você pode encomendar sua guitarra sob medida.

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


Bog


Sim. Eles têm até uma lojinha bem simpática, onde você pode encomendar sua guitarra sob medida.


Então eu posso encomendar minha guitarra lah do meu jeito como se fosse um luthier, só uma guitarra para mim? Se si, como ficaria o 'precinho'. . .

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


juninholiveira

O preço é obviamente mais alto do que comprar um modelo "normal". Dá para fazer a mesma coisa nas lojas da ESP.

Mas para as guitarras normais, o preço vale muito a pena. Uma cópia de Strato da Fujigen com captadores Seymour Duncan custa menos que uma Fender americana, com qualidade comparável (tem umas mais baratas, mas a captação costuma ser piorzinha).

Floydniaco
Veterano
# jun/12
· votar


renatocaster

Bacana cara , acompanhei seu tópico tbm ! !

Poste uns sons pra gente , e quando postar , coloque neste tópico tbm !

Quanto ao preço que certas pessoas pedem pelas japas aqui no Brasil ... tsc tsc .. eu já desisti do Brasil a tempos ... aqui nada tem coerência mais ...

Drinho

É isso ai cara , obrigado pelas explicações !

Quanto ao frete , não é mt maior do que vir dos U.S.A para cá ! Ainda sim compensa !

Seguindo os valores aplicados nos instrumentos no Brasil , uma Japa com corpo em alder , captação americana e tudo de 1ª qualidade , pode vir a custar uns 4.000 reais que é um preço ´´certo`` ( em se tratando de Brasil , visto que uma American Standard as vezes é encontrada a 5 mil ) , tendo em vista que essas guitarras são realmente boas ! O triste é saber que lá fora vc consegue por uns 600 , 700 USD ! Esses dias mesmo , perdi a maior oportunidade ! Eu achei uma ST57-70TX por 485 USD , mais o frete e imposto não ia passar de 2 mil reais ! ! mas quando mandei a pergunta já era tarde demais , SOLD ! =[

Will Bejar

Nossa cara ! ! ! PQ VENDEU ?!

ogner

Putz cara ! ! Eu jurava que tu tinha era apenas a Classic Player mex. , esqueci totalmente dessa tua belezinha ! Enriqueceu mais o tópico !!

E na verdade , pelo que vi , existe um certo padrão sim , existem as St57- TX , as ST57-US entre outras , com especificações exatas ! !

Leomju

Cara , uma fender japa que nem eu falei , em Alder , captação texas special e etc , tem mt mais valor agregado do que a minha Traditional , com certeza seria um negócio e tanto , e na hora de vender ,seria até mais fácil , tendo em vista que é bem difícil de achar as japinhas por aqui , ainda mais qnd se tem certeza de qual modelo é e suas specs !!

Abraço

Bog

Poxa cara , para de nostalgia então ! ! Volte lá e traga as Japas para renegociar com o pessoal aqui do fórum ! ! hhahahah

ogner
Veterano
# jun/12
· votar


Overdriver
Tenho uma Classic series 50's e minha RI57 MIJ é MUIIITOOO mais strat, muito mais mojo strat, timbre strat, sabe strat com som de strat, então essa japinha é! hehehehehe
A pegada, apesar das duas serem V, prefiro tb a MIJ.

ROo
Veterano
# jun/12
· votar


Tem uma loja, acho que a Ishibashi que vende Fenders japan no Ebay, se não me engano são usadas, são bem interessantes :)
Eu tenho uma Fender CIJ '54 de 94, ótima guitarra

Floydniaco
Veterano
# jun/12
· votar


ROo

Sim , tem umas strats mt boas a venda lá ! To de olho ... o problema é que no momento não tem ngm pra trazer pra mim =/

Poxa cara , grava um som dessa strat aí ! ! Ia ser legal um vídeo tbm ! ! Tem não ??

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


pode vir a custar uns 4.000 reais que é um preço ´´certo`` ( em se tratando de Brasil , visto que uma American Standard as vezes é encontrada a 5 mil

Por isso que eu digo que não vale a pena esses 4 mil reais na guitarra japonesa importada.... na verdade pelo instrumento vale mas por fatores financeiros acho que nao...

Essa american standard nova em uma loja que voce citou custa em torno de 5 mil e vem com a case skb, se voce pagar a vista e der um chorada consegue levar essa am standard por 4600.... claro ainda está mais caro, mas essa american standard tem 3 pontos de vantagem

1- vem com case (a maior merda da fender japan é eles mandarem as guitarrinhas animais deles na bag... isso é o fim da picada, se quiser case tem que comprar um lá na ishibashi e pedir pra eles mandarem com a guitarra dentro...)
2-tem garantia
3- vale mais que um guitarra japonesa na revenda

não que a guitarra japonesa seja inferior a american standard, inclusive longe disso....

mas no mercado guitarra americana vale mais que japonesa....

agora pra comprar uma guitarra desgracenta e dane-se valor de revenda, case e etc... sim compre a japonesa

dá uma olhada nas tokai também, é exatamente a mesma guitarra que a fender japan (pelo menos as antigas) com outro selo apenas, as vezes pode haver preços mais interessantes....

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Uma cópia de Strato da Fujigen com captadores Seymour Duncan custa menos que uma Fender americana, com qualidade comparável (tem umas mais baratas, mas a captação costuma ser piorzinha).


Nos temos acesso a esse tipo de serviço pela internet ou apenas quem frequenta a loja pessoalmente?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a | .: Tópico Geral - Fender Japan :. |