Strato de luthier - Walczak Custom Shop - Alguém me ajuda?

Autor Mensagem
Jinkxs
Veterano
# jun/12
· votar


Claudio Walczak

O que vemos é que no momento que vendemos um produto desse nível para uma loja o mesmo encarece tanto que passa os valores dos instrumentos Chineses de matéria-prima bem inferior e chega próximo a uma Gibson Studio, então entendemos bem o posicionamento de vocês.

Claudio, bacana esse posicionamento de vocês. É um raciocínio bastante simples mas que a maioria do mercado (fabricantes, revendedores, etc...) não enxerga.

Sabemos que são grandes as distorções criadas por conta de diferentes agentes, como câmbio, mão de obra, impostos, etc... etc... e também que é natural que o mercado procure sempre por alternativas mais competitivas. Os fabricantes nacionais, como Tagima, Condor, Dolphin, etc.... atualmente importam praticamente tudo, porque não conseguem competir com produtos chineses. Isso não acontece só com guitarras, mas praticamente com tudo quanto é bem de consumo. De óculos até brinquedos, passando por porcelanas, bicicletas, vestuário, etc... etc... etc...

A indústria brasileira praticamente está deixando de produzir para apenas colocar sua "Marca" em produtos chineses.

A solução em que vocês estão apostando é muito interessante. Espero que tenham sucesso, e continuem a produzir produtos com qualidade a preços competitivos.

Led Zé
Veterano
# jun/12
· votar


Shapu
O acontece é que em muitas empresas , existe a habildade de construir o produto mas falta capacidade de administração. Não entendem de mercado e vacilam ao posicionar o produto. Não adianta a Walczak fazer guitarras top , podem ser até de ouro, e colocar o preço no mesmo patamar de marcas consagradas. As consagradas cobram caro pela tradição, confiança que a marca criou em muitos anos. Não adianta empurrar a confiança goela abaixo . Isso vem com tempo. Não adianta chegar: minha guitarra é melhor/igual as grandes marcas e por isso o preço é o mesmo. Isso é tiro pé ! Sabe uma marca que faz isso? A NIG. Inclusive , tem posts aqui de um cara muito mal educado por sinal, que se diz dono da nig, que ele fala que os pedais NIG são mais caros e valem o preço porque são melhores, top de linha, etc...Quem tem que achar isso somos nós! Não adianta forçar a barra. Eu não pago 600 reais numa distroção NIG, que agora acho que nem fabrica mais aqui. Prefiro uma marca já testada , consagrada e aprovada pelo mercado consumidor.

Esse posicionamento da Walczak em pular o atravessador já mostra que os caras não estão de bobeira . O contado direto com o consumidor é um grande passo para a construção dessa relação de confiança entre o cliente e a empresa. Parabéns pra eles.

Claudio Walczak
Veterano
# jun/12 · Editado por: Claudio Walczak
· votar


Amigos

Gostaria de convidar a todos, a curtirem nossa página no Facebook, tem muita coisa legal lá que estamos trabalhando, e lá podemos nos conhecer melhor e nos dar um feedback se acharem interessante: http://www.facebook.com/walczak.customshop

Em julho faremos o 2º Walczak Day, um evento que mostramos como funciona a fábrica etc, e tem sempre um bate-papo com o Leandro Walczak, teste de instrumentos e workshop.

Vamos separar 20 convites aqui para o Cifra Club, para quem for de SP e região vamos ficar aguardando.

No mais estou entre minhas idas e vindas pela internet disponivel aqui no Fórum para responder qualquer dúvida.

Abraço!

renatocaster
Moderador
# jun/12
· votar


Claudio Walczak

Claudio, muito obrigado pelo seu posicionamento sincero e transparente em relação ao assunto debatido. Só de vc estar usando esse canal do forum para ficar mais proximo dos clientes (ou futuros clientes) já é uma atitude bastante louvável.

É como eu disse, eu não duvido nem uma pontinha de unha da qualidade das suas guitarras. Eu nem queria entrar na questão do nome do headstock não, mas o lance do preço da V-Rod no site me assustou tanto que foi inevitável. E vc viu, que eu até evitei dar nome aos bois, hehehehe.

Eu quis bater na tecla do custo-beneficio mesmo. Mas eu preciso ser sincero, eu acho muito caro esse valor numa guitarra nacional, onde o grande diferencial, além da qualidade, deveria ser o preço em relação às demais concorrentes gringas. Mas vc explicou o real motivo dos lojistas praticarem este preço, e eu já imaginava que era bem isso.

Mas é fogo, eu louvo o seu trabalho e dos demais, mas não adianta, o grande diferencial do produto nacional x importado tem que ser o PREÇO. Olha esse caso, a Tagima (agora vamos dar nome aos bois, hehehe) Signature lá do Ardanuy custa quase 5 mil reais, é muito caro. Tem boa construção, excelente hardware, tem boa qualidade, isso é indiscutível.

Mas poxa, por 5 mil vc leva uma na boa aí uma Ibanez RG Prestigie, uma guitarra consagrada, que está aí há pelo menos uns 25, 30 anos no mercado, e que tbm tem boa construção, excelente hardware, boa qualidade, etc. Qual seria o melhor custo-beneficio, neste caso?

Se os preços são iguais, ou são quase iguais, me desculpe, mas aí eu vou pela procedência, pelo histórico de bons produtos feitos ao longo de tantos anos por aquela marca. Guitarra é um bem durável, vc pode ficar anos e anos com ela, então essas coisas contam também.

Muito obrigado pela sua participação aqui, mais uma vez. E não permita que os lojistas superfaturem os seus instrumentos, hehehehe. Vi que vc entende o lado do consumidor, então já é uma boa causa para garantir sucesso com a sua marca!

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


Shapu
customizei uma walkirie com mogno no corpo ash no top maple no braço e escala e caps HH seymour JB 59 com split (push pull), tarrachas e ponte gotoh...preço: 2200...
nao tem como ser melhor q isso pra mim...pelos videos vemos q os tops deles sao tops mesmo! de pelo menos 2cm de espessura...po cara teria um interação genuina de mogno com ash...perfeito!
pra mim ta extermamente barato e acabei de colocar esse mesmo modelo nos meus planos...

uma guitarra com configuração parecidas terá um top de alguns mms de espessura, mogno em varias peças q a pintura vai esconder, ferragens de uma marca tabajara e o preço, que se for o mesmo já ta caro, sera maior!
sem contar q a mão de obra possivelmente seria oriental...
tenho uam cort z custom com corpo em mogno (2 peças...da pra ver a olho nu), top em maple (2 peças...é só uma folha da madeira), ponte e tarrachas da cort (nao desafina nem a pau...mas sabemos q se fosse floyd rose seria diferente, a ponte é fixa), made in indonesia...
paguei exatamente esse preço por ela...to mto feliz com a guita mas suponho q seria mais negocio uma walczak walkirie nessas especificações!

fabioche
Veterano
# jun/12
· votar


só pra esclarecer: o preço 799R$ era uma promoção para o mês de maio, comprando diretamente com eles...

quem me atendeu lá, Alessandro, foi atencioso pacas, só pra deixar registrado, me avisou... era o último dia do valor e podia haver um reajuste...

fechei sem pensar... fui testar numa loja na Teodoro depois, e não me arrependo!!! baita guita legal!!!! CLáudio, valeu pelos esclarecimentos sobre o custom shop...

Jinkxs
Veterano
# jun/12
· votar


Shapu
Agora sério, onde acho uma gibson tribute 60 por 3500 ou 4 mil reais ? Nunca vi hehe.

AQUI estão por R$3.990,00.... e a Twot Tone é careira.... dá pra achar mais barata.


Eu acredito muito no trabalho dos caras e acredite, se eu tivesse 3500 eu compraria uma v rod ao invés de uma gibson, sendo toda customizada por mim, não ligo muito pra nome no head, quero custom e qualidade hehe; quem opta por custom tem que desembolsar pra ter da forma que quer né.

Cara.... eu gosto muito da Walczak, mas nunca compraria uma se pudesse comprar uma Gibson pelo mesmo valor, mesmo que seja inteirinha customizada por mim.

Talvez, se já possuísse umas 2 ou 3 Gibsons, até poderia.... hehehe....

Nem é pela qualidade não.... é pelo nome mesmo. A Gibson é uma marca que se confunde com a própria história do rock.... meus ídolos usavam (usam) uma dessas!!!!!

Sei lá.... é paixão mesmo, não é racional.

É a mesma coisa com Harley-Davidson.... tenho uma Honda Shadow (excelente moto), mas só vou sossegar quando comprar minha Fat Boy.... hehehe.....

Shapu
Veterano
# jun/12
· votar


Mas é fogo, eu louvo o seu trabalho e dos demais, mas não adianta, o grande diferencial do produto nacional x importado tem que ser o PREÇO. Olha esse caso, a Tagima (agora vamos dar nome aos bois, hehehe) Signature lá do Ardanuy custa quase 5 mil reais, é muito caro. Tem boa construção, excelente hardware, tem boa qualidade, isso é indiscutível.

Faz sentido, mas acho que o diferencial da walczak alem dos preços, está na customização. A do Edu é enfiada goela a baixo do jeito que tiver, as da walczak vc escolhe madeiras, caps, cores, formas, tarrachas; creio que isso seja um grande diferencial.

No mais, estou com o Renato e Led zé, o preço realmente assusta hehe, 3400 é alto.

Led Zé concordo com o que disse, enfiar goela a baixo confiança não existe, mas creio que isso não é o caso da Walczak, eu tenho acompanhado a um bom tempo essa marca e so vejo ela crescendo aos poucos e mantendo preços mesmo depois de ja terem conquistado uma boa reputação, que só tende a crescer.

O que acontece é que talvez nao seja viavél vender uma guitarra corpo todo em mogno, top ash, escala ébano, ferragens gotoh, por 2400 reais ou 2000 reais, é praticamente impossível isso. Sem contar gastos com mão de obra, energia, tintas, etc, são muitos custos envolvidos, pra chegar e vender uma guitarra desse naipe a 2000 reais.

Apesar de ser nacional boa parte das peças usadas vem de de fora.

Senhor Sanchez
Veterano
# jun/12
· votar


Aí galera

Acho que esse vídeo ilustra bem o que o Claudio Walczak vem dizendo, acho legal o jeito que os caras botam a cara a tapa:



Shapu
Veterano
# jun/12
· votar


AQUI estão por R$3.990,00.... e a Twot Tone é careira.... dá pra achar mais barata.


Realmente um ótimo preço hehe.

É pelo que disse você leva muito em consideração mesmo a fama; eu também levo, mas eu não tenho vontade de ter gibsons hehe, compraria outras guitarras como schecter, suhr, ltd e por ai vai.

Agora mas vontade do que ter uma schecter, eu tenho de ter uma guitarra custom de qualidade hehe, eu sou doido por guitarras custom huauhauha.

Slowhandsmith
Veterano
# jun/12 · Editado por: Slowhandsmith
· votar


Pra falar a verdade, o que me deixou mais assustado nisso tudo foi o seguinte:

Uns dois meses atrás andei pesquisando com diversos luthiers, só com caras menos conhecidos, nem me atrevi a entrar em contato com Zaganin ou Castelli, e eu queria uma guitarra com uma configuração muito parecida com aquela que eu mandei pra Walczak, teve gente pedindo 3mil, 3,5mil, 4... o mais em conta que eu achei pedia 2,6mil só pelo corpo e o braço acabados... sem ferragens ou elétrica! Na boa, desanimei...

O que será que acontece pra dar essa diferença toda entre uma Walczak custom shop e uma guitarra de luthier tradicional?

Shapu
Veterano
# jun/12
· votar


O que será que acontece pra dar essa diferença toda entre uma Walczak custom shop e uma guitarra de luthier tradicional?

Uma boa administração e o fato de não querer enricar nas costas de nos pobres consumidores na cara dura. Estes outros tais luthieres cobram bem acima do devido, a margem de lucro deve ser de 100%.

Shapu
Veterano
# jun/12
· votar


teve gente pedindo 3mil, 3,5mil, 4... o mais em conta que eu achei pedia 2,6mil só pelo corpo e o braço acabados... sem ferragens ou elétrica! Na boa, desanimei...


É disso que to falando, vai encomendar uma guitarra feita em mogno, tampo em ash, escala em ébano, tarrachas gotoh, caps medianos em um zanin da vida hehe, lá se vao 5 pila facil.

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


Slowhandsmith
entendo que a walczak fabrica instrumentos de maneira "semi automatizada"
uma guitarra feita numa fabrica de linha de produção terá mao de obra barateada por ter menos contato com o produto e menos conhecimento daquilo q ta fazendo...
um luthier "menos conhecido" é como um luthier "muito conhecido"...ele vai pega o negocio e fazer no braço mesmo com, no maximo, 2 ajudantes aprendizes...
na walczak parece ter um esquema meio mesclado disso...pelo menos é o q deu pra tirar de conclusões de tudo q ja vi de material deles...o proprio Claudio Walczak falou q eles tem um luthier em cada setor da construção...entao sempre tem um profissional especializado acompanhando a produção...
acredito q isso de muita diferença nos preços...a mao de obra

Claudio Walczak
Veterano
# jun/12 · Editado por: Claudio Walczak
· votar


Slowhandsmith
ALF is back

Oi amigo, em relação aos Luthiers menores também não temos mágica.

Em geral esse pessoal tem capacidade para fazer poucas guitarras por mês, fazem com equipamento artesanal e trabalham com margens pequenas em relação a fornecedores.

A Walczak como já era uma grande luthieria, digo isso pois em todos os processos chaves temos Luthiers, e não marceneiros. Então temos as seguintes vantagens acumuladas em 7 anos e mais de 4 mil instrumentos entregues:

- Maior facilidade na compra de matéria-prima, pela quantidade e relacionamento de anos com fornecedores. Por exemplo, quando compramos madeira para o Top, Flamed Maple compramos de 5 peças peças cima, um Luthier artesanal não teria essa demanda;

- Ferramentas industriais e estrutura de fábrica já consolidada, inclusive com pintura;

- Importação direta ou facilitada de muitos itens;

- Rapidez na entrega, alguns amigos luthiers demoram até 6 meses para entregar um instrumento, nós temos como objetivo entregar 3x mais rápido;

A qualidade não se perde, pois como disse hoje temos uma equipe de luthiers experientes e cada um toma conta do seu processo. Os nossos Custom Shop tem também um cuidado maior que os instrumentos de promoção em diferenciais de madeira por exemplo: Se aparece um corpo de Strato em Cedro-Rosa cheio de lindos veios, é separado para o Custom Shop.

Em fim, fazemos o caminho contrário, mudamos tudo para aumentar a qualidade sem perder preço e agilidade, não tem pegadinha ou milagre.

Também não temos o glamour de outros colegas que ralaram muito atrás disso, e para falar a realidade não queremos também inflacionar tanto nosso headstock.

O vídeo que o amigo deixou acima com o Leandro Walczak ilustra bem isso, que inclusive foi o responsável na importadora por regular e acertar as Gibsons, de guitarra top ele entende faz tempo, e hoje é o grande chefe da fábrica.

Abraço!

Shapu
Veterano
# jun/12
· votar


Em fim, fazemos o caminho contrário, mudamos tudo para aumentar a qualidade sem perder preço e agilidade, não tem pegadinha ou milagre.

Se tivesse ja teriam relatos e até agora só se ver elogios por quem realmente usa seus instrumentos.

Agora Claudio, da uma olhada la no modelo wz 915h, nao vou dizer o pq, mas dê essa olhada e remova a foto por favor hehe, isso pode descredibilizar a imagem de vocês largamente. Eu ja falei isso uma renca de vezes e nunca mudaram hehe; eu mesmo fui um dos que fiquei com o pé atrás devido a essa foto, mas em uma conversa com você e vendo um instrumento de vocês de perto, fiquei mais louco pra ter uma WALCZAK hehe. Mas faz esse favor ai, manda remover essa foto ahuahua.

Luiz Almeida
Veterano
# jun/12
· votar


Claudio Walczak

Agradeço aqui as respostas que obtive por e-mail através do Rodrigo. Muito atencioso e paciente.

Com certeza gostaria de conhecer a fábrica e assim discutir a melhor forma de customizar minha guitarra. Mas como moro no interior, preciso das férias escolares do meu filho para que possamos passar pela capital.

Grande abraço.

Curly
Veterano
# jun/12
· votar


Achei interessante a proposta da Walczack de partir para a customização de modelos básicos e vender diretamente para o consumidor, numa faixa de preços onde não concorre com os chineses e o preço final fica abaixo das marcas famosas.

Claudio Walczak

Se puder responder:

- o que são exatamente esses captadores Walczack ? vcs mesmo enrolam ou importam ?
- usam equipamentos cnc na fabricação dos braços e corpos ?

Fisherman
Veterano
# jun/12
· votar


Shapu
Agora Claudio, da uma olhada la no modelo wz 915h, nao vou dizer o pq, mas dê essa olhada e remova a foto por favor hehe, isso pode descredibilizar a imagem de vocês largamente.

Putz... Eu estava interessado na Tele GT500 e tinha percebido isso nela também (bem menos que na wz 915h). Por enquanto meu interesse esfriou um pouco.

Claudio Walczak
Faça isso que o Shapu te pediu.
Abç.

Claudio Walczak
Veterano
# jun/12
· votar


Curly

Vamos as respostas:

- Nossos captadores são projetados pelo nosso Luthier Leandro Walczak, e hoje são fabricados pela Malagoli Custom, com matérias-primas importadas e também sob a nossa supervisão.

- Não usamos ainda CNC, temos planos para no futuro próximo usar esse tipo de usinagem, hoje ainda usamos a forma manual com gabaritos de precisão, desenhados digitalmente e recortados à laser.

Abraço

Claudio Walczak
Veterano
# jun/12
· votar


Fisherman

Dependendo da foto o angulo das cordas tendem a parecerem tortas, já que não tiramos nenhuma foto a 90º calculados milimetricamente, e outro fato é que a mizona é mais grossa que a mizinha dando sempre uma impressão que estão tortos em relação aos polos. Se você parar para observar isso em qualquer imagem no Google vai entender o que eu disse. Estou olhando uma Stratocaster Fender desse jeito.

Vou mais longe, se você comprar hoje alguma guitarra nossa com esse tipo de erro, devolvo o seu dinheiro na hora.

Shapu

Estamos literalmente fabricando uma nova guitarra para tirar fotos, até porque vamos mudar a linha 2012 de Stratos. Sei quantas vezes você levantou esse assunto, pode ficar tranquilo. Já te explicamos que é uma guitarra feita para ser usada como decoração na Expomusic de 2007 e na correria virou modelo também para o site. Te peço para aguardar e não alarmar o pessoal por favor.

Abraço

davidjnio
Veterano
# jun/12
· votar


Claudio Walczak
Curti muito a Walczak!

pedi um orçamento, o rodrigo me respondeu no outro dia... fiquei com receio de pedir um novo orçamento rs, podem achar que to sacaneando algo assim...
estou mesmo com inteçere na walczak
enfim, pedi um novo orçamento e estou ancioso pela resposta :D
quando será lançada a nova linha de stratos? e como será? hehe'

Fisherman
Veterano
# jun/12
· votar


Claudio Walczak
Eu também ja vi Fender com esse desnível das cordas em relação aos polos dos capts. Eu comprei uma Fender que não tem essa particularidade.
Mesmo sendo Fender, eu não compraria uma com esse desnível.
Abç.

mvlgb
Veterano
# jun/12
· votar


acredito que esse desnível deve ter a ver com a ponte também... já que nem todas as pontes tem espaçamento igual entre as cordas, e os mesmos captadores são utilizados para ponte tremolo, de telecaster, tune-o-matic e floyd como em qualquer outra guitarra

Claudio Walczak
Veterano
# jun/12
· votar


davidjnio

Já estamos vendendo a nova linha que tem as seguintes mudanças:

- Ponte VS 50 Wilkinson by Gotoh

- Junção do braço sem plate com menor tamanho, facilitando o acesso as últimas casas

- Captadores Walczak Custom Texas Alnico V

- Instalação de escudo com pots de qualidade superior, os mesmo usados em modelos top de linha de outras marcas.

São melhorias bem significativas, acredito que o pessoal vai gostar.

Qualquer coisa é só falar.

Abs!

Claudio Walczak
Veterano
# jun/12
· votar


Fisherman

Amigo o que eu quis dizer é para olhar outras fotos com angulos diferentes e as cordas vão estar com a mesma sensação. Seja Fender ou PRS.

Esta guitarra que você menciona, foi vendida e o dono dela e nem nós vimos nada de errado, como te disse é impossível aferir milímetros em fotos que não estão rigorosamente a 90º.

Em fim, não vou me alongar em tal assunto, como te disse trocamos na hora qualquer instrumento com tal problema sem o menor problema, e até agora não tivemos nenhuma devolução.

Abraço

Fisherman
Veterano
# jun/12
· votar


Claudio Walczak
Não se sinta ofendido. Não é a minha intenção e nem a de ninguém aqui depreciar seus instrumentos .
Só estamos tentando ajudar e sermos ajudados. Precisamos muito de instrumentos nacionais de qualidade e preços bons.
Abç.
PS,
Já até cotei uma GT500 em freijó hoje a tarde. Achei o preço muito bom.

Shapu
Veterano
# jun/12
· votar


Já te explicamos que é uma guitarra feita para ser usada como decoração na Expomusic de 2007 e na correria virou modelo também para o site. Te peço para aguardar e não alarmar o pessoal por favor.

Sim mestre, me desculpe, essa não é minha intenção hehe; não quero alarmar ninguem, muito pelo contrário, isso eu não fui o primeiro a perceber e em outro tópico eu expliquei o ocorrido da forma como você tinha me explicado. Sou muito fã do trabalho de vocês e sei que isso foi um caso bem a parte, até por que ja tive o prazer de ver uma strato a wz 815 de pertinho hehe, e achei a guitarra simplesmente animal. Me desculpe se parece que eu estava tentando prejudicá-los hehe, não foi minha intenção, minha intenção foi somente de avisar novamente, por que acho que já tem uns meses que falei disso hehe.




Putz... Eu estava interessado na Tele GT500 e tinha percebido isso nela também (bem menos que na wz 915h). Por enquanto meu interesse esfriou um pouco.


Sobre isso brother, essa pequna diferença é bem como o Claudio disse, não existe guitarra 100% alinhada, tem as cordas que são mais grossas, ponte e por aí vai, eu mesmo ja usei minha guitarra como comparação e uma gibison sg, e ambas tem uma pequena diferença hehe.

Fisherman
Veterano
# jun/12
· votar


Shapu
É claro que sei que não existe perfeição em alguns detalhes de várias guitarras. Mas acho que poderiam ao menos minimizados.
Abç.

Claudio Walczak
Veterano
# jun/12 · Editado por: Claudio Walczak
· votar


Fisherman

Oi amigo, não estou ofendido, só estou tentando explicar que a coisa mais comum em fotos de guitarra é ter essa ilusão de óptica. Sem problemas. Você só vai saber se está desalinhado se ver a guitarra pessoalmente e com uma regua.


Shapu

Sossegado, agradeço a tua ajuda, sem estresses.

Vamos ao Rock´n Roll amigos!

Abração!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Strato de luthier - Walczak Custom Shop - Alguém me ajuda?