Depreciação da guitarra clean - desabafo de um guitarrista

Autor Mensagem
akira_gmg
Veterano
# abr/12


Boa tarde FCC, venho hoje ao fórum fazer um pequeno "desabafo" em relaçao a guitarra clean. Bem, tenho ido a MUITAS apresentações de bandas durante as semanas (geralmente bandas de rock classico ou blues), e percebi uma coisa que me deixou muito irritado:
As pessoas não apreciam o som clean da guitarra, exemplo: Uma introdução clean, com um pouco de reverb ou chorus, todos ficam quietos, com cara de tédio, e assim que pisa-se no pedal de distorção ou footswitch, vem o clássico "UHUUUL", e todos só percebem que a música começou quando vem a distorção. Nós ficamos as vezes até horas timbrando a guitarra nos pedais, eq, ampli, etc, e só gostam do nosso som quando vem distorção junto! Se for assim, podemos usar caixas multi-uso da oneal e usar um boss metal zone, e ninguém vai perceber que o som está abelhudo ou mal timbrado, porque afinal, tem distorção! Está parecendo perda de tempo timbrar a guitarra no clean, se só gostam do nosso som distorcido!
Bem, é isso que tenho a dizer, comentários serão bem vindos.
Akira

kurt hendrix
Veterano
# abr/12
· votar


akira_gmg

Infelizmente é isso msm cara,as pessoas estão pouco se lixando para os cleans,passamos horas e horas tentando axar o timbre perfeito para aquele clean e as pessoas não valorizam.
Vc tenta mesclar aquele reverb (que vc demorous horas pra timbrar) com aquele delay,mas pra que?!

Essa é a triste realidade que temos que encarar né fazer oq?!

Leomju
Veterano
# abr/12
· votar


akira_gmg
kurt hendrix
Amigos, não se preocupem tanto com a opinião dos outros... façam a seu gosto e façam bem! Que um dia as pessoas sentirão a diferença!
Trabalhe e timbre com esforço e tudo vai dar certo.

Um abraço!

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


Bem, tenho ido a MUITAS apresentações de bandas durante as semanas (geralmente bandas de rock classico ou blues)

Cara, tu tem ido a apresentações de bandas com características de quase sempre usar distorção nas musicas. É normal que a galera vibre mais nas partes distorcidas.

Se vc quer ouvir com mais ênfase sons com guitarra clean, vc tem que ir a apresentações de bandas de jazz, soul, funk, etc...

juninholiveira
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster

concordo com o renatocaster, só quem entende de música mesmo vai apreciar por exemplo o clean em musicas de rock pesado, mas a maioria do pessoal não entende isso, e acaba sendo assim mesmo, só querem saber de distorção.

LeandroP
Moderador
# abr/12
· votar


Na banda que eu toco atualmente uso muito o som "guitarra --> amplificador" e mais nada. Depende do repertório também.

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


pensamento do leigo: "sem distorção a guitarra é um violão...e eu paguei pra ouvir guitarra e nao violão"

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


ALF is back

"sem distorção a guitarra é um violão...e eu paguei pra ouvir guitarra e nao violão"

Hahsahshahshashahsas...é bem por aí mesmo!!!

Abs

LeandroP
Moderador
# abr/12
· votar


ALF is back

Não concordo, mas rachei o bico aqui.
heuahuehae

kurt hendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Leomju
Amigos, não se preocupem tanto com a opinião dos outros
São essas opiniões que dão dinheiro,fama e poder MUAHAHAHA bricadeira
Mas nem tudo,nós trabalhamos nos nossos timbres pra essas pessoas,tanto trabalho pra elas nem darem o valor merecido é foda,mas fazer oq né.
Um dia penso em não caprichar na timbragem dos meus cleans e ver oq as pessoas vão axar disso,só pra ver a reação delas!
(Vou me ferrar se eu fizer isso mas,eu tenho vontade!! kkk)

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster
kkk
tenho uma tia q foi em casa a mto tempo atras e viu eu tocando...quando tirei a distorção pra tocar clean ela falou: "isso q é chato da guitarra...é tudo eletronico...alá agora vc ligou esse efeito ai, fica parecendo violão"
nao consegui fazer ela entender q na verdade eu DESLIGUEI o efeito

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


LeandroP
acho q aqui no forum ngm vai concordar mesmo! rs

kurt hendrix
Veterano
# abr/12
· votar


ALF is back
tenho uma tia q foi em casa a mto tempo atras e viu eu tocando...quando tirei a distorção pra tocar clean ela falou: "isso q é chato da guitarra...é tudo eletronico...alá agora vc ligou esse efeito ai, fica parecendo violão"
nao consegui fazer ela entender q na verdade eu DESLIGUEI o efeito


asuhaushuashuasuashuashua
Cara vc não falou com ela não?!

akira_gmg
Veterano
# abr/12
· votar


kurt hendrix
É cara, acho que temos que fazer nosso melhor mesmo, mesmo sem ninguém apreciar né...

Leomju
Acho que é isso aí cara, vou continuar timbrando no meu melhor possível, valeu!

renatocaster
Então, tenho ido também no show da banda de um amigo do meu professor, uma mistura de fusion com funk, só que quando ligam a distorção pra um solo... "as mina pira"...


juninholiveira
É cara, infelizmente tá assim mesmo né...

LeandroP
Sim cara, eu gosto bastante de usar a guita direto no amp, acho o som limpo bem timbrado LINDO, mas tem gente que não aprecia! Haha e também é menos coisa pra regular né, só a guita e o ampli.

ALF is back
Cara... você expressou tudo que eu tinha a falar com uma frase... o_O

É pessoal, temos que fazer nosso melhor, mesmo que hoje ninguém aprecie, algum dia seremos apreciados!

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


quando leigo vé uma guitarra quer ouvir rocknroll, não som clean

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Tem que ver também a música, de repente o ápice da música é quando entra a distorção...acho que a galera não vibra por causa da distorção em si!!!

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Eu aprecio um som limpo, e sempre busco intercalar entre tocar com a guitarra limpa e com a guitarra distorcida, principalmente na hora de improvisar.

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano
Tem que ver também a música, de repente o ápice da música é quando entra a distorção...acho que a galera não vibra por causa da distorção em si!!!
acho que não

juninholiveira
Veterano
# abr/12
· votar


uma vez eu comecei a tocar a gutiarra em casa desplugada, e minha vó tava visitando a gente, quando de repente minha vó parou e ficou olhando eu tocando a guitarra desplugada, ela virou e me disse: "Ta desafinada não tá não?"
Eu quase cai da cadeira pensando: "Minha vó? Ouvido absoluto? ou quase pelo menos? nem eu to ouvindo que ta desafinada!!!!!!!!!!!"
Ai eu falei pra ela assim meio dando uma desculpa: É que ñ ta ligada vó, tem que por no amplificador primeiro, olha só"
Ai eu pus no ampli e liguei certinho, ai ela aliviou! "Ahh certo, ta afinada certinha"
Depois ela pediu pra eu mostrar como afinava a guitarra, pq ela achava muito difícil, aí eu mostrei pra ela o afinador digital que eu tenho aki, aí ela viu que num precisava afinar de ouvido não, hehehehe

Mas enfim, guitarra sem distorção é violão para os leigos, como disse o Alf (O Eteimoso), apesar de que ñ sei pq contei essa historinha aí em cima.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Eu lembro quando levei a guitarra na escola, o pessoal só prestou atenção quando eu coloquei o captador meio + braço e a guitarra clean e cantei Madri fernado e Sorocaba....

juninholiveira
Veterano
# abr/12
· votar


Alex guitar man

é sempre assim, hj mesmo teve um caso na minha escola, meu grupo tem que fazer um trabalho de tabelas, e eu sugeri sobre bandas de rock, como eles não são muito chegados já, eu sugeri Legião Urbana, Capital Inicial, Engenheiros, etc, mas uma menina (que nem do meu grupo era) palpitou que ninguem conhecia essas bandas aki na cidade, só eu. AI quase eu matei ela enforcada, quem ñ conhece Legião Urbana ?????

Lógico ela só ouve sertaneja e funk, fica fechada nesses estilos, aí da nisso.

kurt hendrix
Veterano
# abr/12
· votar


juninholiveira
Histíria bacana kkkkk

gustavo132ish
Veterano
# abr/12
· votar


ALF is back
pensamento do leigo: "sem distorção a guitarra é um violão...e eu paguei pra ouvir guitarra e nao violão"
kkkkkkkkkkkkkkkkkk é mais ou menos por ae msm cara

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Lógico ela só ouve sertaneja e funk, fica fechada nesses estilos, aí da nisso.

tem um monte de gente assim aki... da raiva

Ramsay
Veterano
# abr/12
· votar


O fato é que atualmente o som clean só cai bem em músicas funk, ou então em introduções de músicas.
Artistas como o Mark Knopler, que em muitas canções utiliza o som clean, estão fora de moda, simples assim.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Ramsay

Não, o que mais uso é o clean, bom, é o estilo musical que pede clean ou distorção...

Delson
Veterano
# abr/12
· votar


Mostra isso pra eles:



trendset
Veterano
# abr/12
· votar


Cara, apesar de eu nao ser guitarrista. sou tecladista, e adoro a guitarra clean, acho que distorção so serve pra distorcer mesmo, a guitarra clean é outra coisa, e essa historia que sem distorção é violao e completamente sem nexo...
tem uma musica em especial que a guitarra clean faz toda a diferença

Sailing - cristopher cross. dê uma olhada...
nao liga pro povao naum, muita gente destesta teclados, pricipalmente os timbres de pianos rhodes DX, eu adoro, e toco mesmo.
relaxa,

Grimc
Veterano
# abr/12
· votar


LeandroP
Na banda que eu toco atualmente uso muito o som "guitarra --> amplificador" e mais nada. Depende do repertório também.


Dependendo de qual for o "amplificador" o resultado pode ser fodástico!

Grimc
Veterano
# abr/12
· votar


akira_gmg
Já que estamos falando de hard rock e metal, um pequeno exemplo... Na musica Revelations do Iron, o dedilhadozinho clean cria uma vibe muito boa que pode ter certeza, que qualquer fã sente, mesmo se ele não reconhecer que essa vibe é criada, em parte, pela guitarra clean que ele acha tão "sem graça"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Depreciação da guitarra clean - desabafo de um guitarrista