Desabafo de um guitarrista

    Autor Mensagem
    JazzPaul
    Veterano
    # fev/12


    As vezes me pergunto se só eu que toca assim. Só consigo tocar por intermedio de tablaturas ou cifras e isso me deixa meio triste. Tive aulas com um professor durante um ano mas ele não era muito bom... O periodo que eu mais aprendi foi quando um amigo me ensinou algumas coias sobre escalas e os seus formatos, modos gregos e etc. Não tenho tanto tempo pra aprender teoria, ainda mais agora indo pra faculdade... Um dia ainda me matriculo em uma escola boa de musica.

    léo belintani
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu mesmo com aulas com um professor só consigo tirar musicas vendo a TAB e vendo um Cover de Guita da musica hehe.
    Cada tem seu jeito de aprender!

    buddy guy
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    JazzPaul

    As vezes me pergunto se só eu que toca assim. Só consigo tocar por intermedio de tablaturas ou cifras e isso me deixa meio triste.


    E tú acha isto ruim? Eu não sei ler tab,partitura,nada.Faço tudo no improviso.E nesta,sinto falta às vezes !! Sempre fui relápso nesta parte de papeis etc !!!!

    JazzPaul
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    buddy guy

    Eu não sei improvisar hsauhs

    Drinho
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    JazzPaul

    existe no mundo todo tipo de guitarrista... que toca de um jeito, de outro, usando de coisas que outro não usa e por ai vai...

    hoje eu não acredito nem no que é melhor nem em quem é melhor pois vejo a guitarra como satisfação pessoal... você tem que buscar o que você acha que é melhor pra você não importa como ou em quanto tempo... música é música... independente de como você se sente a seu respeito você tá fazendo música pela música que é o que acho mais legal...

    se você tá insatisfeito com seu rendimento você deve buscar o caminho do aprendizado que vai te dar o que você busca...

    você citou teoria, antigamente eu era vidrado nesse negócio, comia os assuntos com farinha, ficava lendo e colocando em pratica o tempo todo, pentatonicas e todas suas variações, campos harmonicos, escalas geradas por cada grau, escalas gregas e vertentes, arpejos, cadencias e bla bla bla...

    um dia me dei conta que tinha virado um escravo dessa merda pois eu ficava buscando soluções dentro desses assuntos sem me preocupar com o que meus ouvidos escutavam ou seja me tornei um baita de um chato, eu não suportava me ouvir.
    Esqueci dos ritmos, dos motivos, timbres que é importante para harmonizar com o clima do momento e de toda a riqueza que a música trazia, independente se o que eu estava fazendo eram duas notas seja lá quais fossem ou se estava fazendo a escala de si menor melodórico sobre tal grau do campo para dar a intenção x...

    deixei de me preocupar com esse monte de coisa e passei a estudar de um forma que venho fazendo até hoje e estou extremamente feliz com isso

    coloco qualquer coisa pra rodar no computador e toco qualquer coisa em cima com minha guitarra, arrisco muito fazer coisas que eu não sei, quando não estou com meu violão brincando com uma bossa nova, sem pretenção de nada, sem premeditar nada, sem me preocupar com os termos de que acorde prepara pra tal... simplesmente busco com os dedos o que meus ouvidos querem ouvir ou melhor ainda, faço com os dedos o que meus ouvidos não esperavam ouvir... que é o mais legal, cada dia é uma surpresa diferente, claro que são duas supresas para 100 desastres mas quem se importa? Uma hora a gente evolui, todo mundo é assim mesmo....

    sai um desastre porque eu me meto a andar por terrenos que não estou acostumado, mas quando dá certo saem coisas que me surpreendem e pra mim isso não tem preço pois agrega muito...

    resultado hoje eu sou muito mais feliz comigo tocando, se hoje sou melhor do que era ou não não importa o que importa é que hoje sou mais satisfeito comigo ...

    essa pelo menos pra mim foi a forma de resolver um problema que eu considerava grave em mim...

    não existe o certo, pra mim o certo foi o que fiz, pra outros pode ser um absurdo... e quem disse que a música tem que ser certa...

    se você sente que falta teoria, no youtube mesmo tem varios videos ensinando... inclusive com caras que explicam super bem, eu achava que a teoria ia me salvar quando nao sabia, quando aprendi algumas coisas nao soube usar a meu favor dai peguei raiva e nao me importo mais com isso...

    Koki
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu nunca fiz aula. Se souber um shape de pentatônica é muito e mesmo assim me divirto horrores. tiro as musicas que gosto do meu jeito, já toquei em banda e já até ouvi elogio de que toco bem auehaeuae.

    Guitarra pra mim nao tem cobrança. É hobbie =P

    buddy guy
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    JazzPaul
    buddy guy

    Eu não sei improvisar hsauhs


    Cara,isto vem com tempo,macete etc.Importante é saber ler os papéis.Pois se vc pegar uma uma música de um artista X, vc vai saber tocar.
    E um cara como eu,que "improvisa tudo",vai saber tocar a música do artista X , "na hora do pega pra capar" ? Claro que não !! Mas o lance é:O que vc quer da guitarra na sua vida?
    Caso a resposta seja acompanhar bandas,fazer carreira etc......Recomendo que continue com seus papeis !!!
    Caso a proposta seja ser guitarrista de cômodo(que é meu caso),sai improvisando tudo. Pois a bem da verdade,só quem está ouvindo o que toco aqui,sou eu uns poucos vizinhos. Então,tanto faz se "aquela canção do Claptom"(por ex),está saindo igualzinha.
    Pois é como eu já disse aqui inumeras vezes : "O cara que vai a um show de uma banda X (tanto faz o guitarrista que está lá tocando),ele vai lá para ouvir a música original ." E não um monte de improvisos de guitarrista de quarto (que é o meu caso)!!!
    Por isto que o cara que quer e pretende "tirar a guitarra do quarto" e fazer carreira etc....tem que saber ler papel !!!!

    JazzPaul
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Belas palavras galera !

    Renan_Rusch
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Meu amigo se você não alcanço o seu objetivo, é porque você não se dedicou ou não teve tempo... Agora pare de chorar e vai treinar. Um dia você chega lá XD

    felipelfln
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu sei ler tab. Partitura eu sei, mas pra tirar um riff simples eu levo uma hora heheheh
    Sei la, pro meu objetivo, que nao é ser um super conhecedor da teoria ta bom. Ja sei o sulficiente acho. É pouco, mas é o sulficiente.
    Eu quero tocar tipo um zakk wylde, ou quase um satriani, nao precisa saber demais de teoria, só ter uma técnica legal. E ter vibratos e bends fudencios (zakk wylde) hehehe

    Led Zé
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bom, eu não sou músico mas hobbysta. E como hobbysta, a diversão tem que vir em primeiro lugar. Se está chato , caio fora. Por isso não leio teoria, não uso metrônomo e nem fico arregaçando os dedos pra ganhar super velocidade. Pego uma tab, aprendo e pronto. E quando o solo é muito longo ou complicadíssimo, faço uma versão minha. Cada um tem um objetivo na música. Eu conheço um cara que tira tudo de ouvido, mas não sabe um shape de penta e não improvisa por causa disso. Relaxa, que um dia você chega lá. Só não esqueça de se divertir.

    JazzPaul
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bem, eu acabei retomando meus estudos em guitarra... Estou fazendo tudo sozinho mesmo, pois com o que sei me permito isso. Estou passando aqui um site por onde estou aprendendo bastante http://www.marcelonaudi.com.br ( ótimo professor e guitarrista ) e tenho visto bastante os videos do gustavo guerra. Um abraço a todos.

    Rick Nelson
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Voce precisa de CAMPO HARMONICO
    pq hoje todo mundo aprende a toca intrumento na net só que porem ELES NAO APRENDEM entende oqe e disse? eles aprende a ler e bate no braço torcendo pra ficar igual pq nao sabe tonalidade timbragem etc campo harmonico voce conhece a musica com o primeiro tom
    EXEMPLO Dó sustenido menor vai tocano e tirano de zorvido memo tem gente que gosta DE GUITARRA e os que gosta DO SOM DA GUITARRA
    igual o hobbista ta nem ae em se aperfeiçoa nao aprende nao tenta melhora so le a tab e ta bom se tirar ela pq é hobbie ou como digo aqui FOGO DE PALHA queima rapido -- ja o cara empenhado é diferente e se ve de longe e pra fica bom te recomendo 3 horas no minimo por dia :D

    Rick Nelson
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    conheço gente que se contenta em tira solos e intro ha anos
    super isso ... compre revista de musica quem gosta memo gasta com coisa que nem precisa as vez :D

    JazzPaul
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Rick Nelson

    Po... O básico pra tocar cover eu já sei... Ler tabs ou cifras e tal ( até deixo meu canal aqui pra galera ver www.youtube.com/therockcivilization ) Mas eu quero aprender a criar, entende? Dae voltei a estudar as escalas. To pegando um assunto de cada e me especializando mesmo. Comecei pelas maiores e estou estudando junto com pentas e gregos. Tem dado resultado... As vezes pego algumas frases pra dar uma ajuda ( videos do gustavo guerra )

    maspn
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: maspn
    · votar




    tenha o mestre sempre como inspiração!

    inExperienced
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    As vezes somos um pouco "relaxados".
    Eu por exemplo tenho o GuitarPro e fico com preguiça de sentar na frente do PC com a Guitarra ou o violão na mão.
    Pra min falta empenho, dedicação...

    maspn
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    é preguiça, alguém que treina teoria e prática pelo menos 2 horas por dia, não iria postar algo assim.

    Marc Snow
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    JazzPaul
    É...Não conseguir ouvir e sentir a musica é complicado... Sentimento não se aprende.

    Drinho
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    maspn

    belo video rapaz...

    muito bonito....

    abraço

    Rick Nelson
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    cifra de internet nao rola mano negocio é aula ou ouvido
    pq na net vc aprende a ler cifra tem nada de inovador
    de ouvido msm se tira do teu jeito ate regulagem se memoriza ela efeitos e tals experimenta da uma cessada nas net-aulas e puxa uma palinha
    interessante galera e tirar harmonia :D
    fritada akelas firulas aprende com o tempo ja harmonia vc ganha uma base geral musical
    a questao de criação musical super 10 tmb
    mas nao criar baseado em solos que vc conhece conheço uma penta de galera assim
    vale a dica ae :D

    kaaafé
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Rick Nelson

    Acredito que a depre do nosso brother ja passou..
    hehehe

    Rick Nelson
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    os coments nao são apenas para os cara que formulo a pergunta
    eu acrescento algumas coisa caso alguem esteja na msm situação querendo ajuda e por falta de palavras chave nos topico o cara fica no chinelo
    ae do uma forcinha dependente da situação
    so chamado de pazeiro direto to perdeno muita coisa com isso muita

    inExperienced
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    O Slash me inspira, o Tom Morello, o Kirk Hamett, o Santana. Agora veja estes moleques, fala que não dá uma pontinha de inveja.
    The Mini Band


    kaaafé
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    inExperienced

    Enter Sandman? oO

    PWN3DROCK
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    cara acho que o problema é que agente cobra de mais de nós mesmos, a partir do momento que eu passei a entender que agente só evolui com treino constante eu comecei a ficar mais tranquilo e ando evoluindo bem mais rápido! tudo vem com o tempo o importante é você não parar de estudar, sempre vai ter um menino asiático de 10 anos que toca melhor do que você então o negocio e não desistir e seguir em frente, uma hora essa parte chata passa e ai e só alegria =)

    abraço.

    Rick Nelson
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    voce ae de cima lembro bem
    pra ve que ele nao ta mentino assiste isso
    http://www.youtube.com/watch?v=vlx3Jmlvc6w&feature=related

    Marc Snow
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Falta de ouvido é uma m... Uns nascem com e outros sem...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desabafo de um guitarrista