Gibson Les Paul Classic Plus - Comprei!

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


Del-Rei

Se bem que isso não é muito difícil, né meio-metrinho...?

Hauhauhaua, que nada. Os baixinhos são os "maiorais", hehehe :D

Eu devo ir lá no Lovatto esse mês agora, cara. Não quero demorar muito não, mas tem que pingar um $$$ que eu tô esperando aí...

Abs!

maxbqi
Veterano
# mar/12
· votar


douglas_agostinho
Sim, ela é com pintura fosca. A princípio ela não ressalta tanto aos olhos, mas é bonita. Uma grande vantagem é que é muito facil de limpar, e para preguiçosos de plantão como eu é uma mão na roda. Preciso arrumar uma camera descente para tirar fotos.
Quando a gente compra o produto e não paga o imposto temos a boa sensação de ter economizado, mas no meu caso, fico revoltado com tamanha falcatrua. Se a gente pagasse imposto e tivesse retorno para a sociedade era uma coisa, mas isto não acontece, logo, pagamos para sustentar os malas do congresso. É como queimar dinheiro.

Del-Rei
Cara, tu ficou muito bem servido. Eu quase pequei uma igual a esta sua, mas desisti e resolvi importar (e me dei bem, hehe). Imagino como a sua guitarra não deve estar uma teteinha regulada. Faz toda diferença. Por incrível que parece a minha veio bem regulada, mas tem algumas coisas que dá para melhorar. Quando for fazer a primeira troca de cordas vou procurar um bom luthier, e vou ter que pesquisar bastante para achar alguem confiável. Sempre regulei minhas guitarras, mas esta não quero arriscar... hehe
Cara, eu tava morrendo de medo deste wah, pq é um pedal maior e mais pesado. E mais ainda porque o imposto ia ser uma facada sem tamanho, mas como queria comprar um wah definitivo arrisquei e dei sorte de novo..hehe

Abs

Del-Rei
Veterano
# mar/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


maxbqi
Cara, se não tivesse rolado o lance do roubo, eu iria dizer que tu é um dos caras mais sortudos. Guitarra sem imposto, regulada e wah sem impostos, é pra poucos, hehe. Aliás, qual foi mesmo o wah que vc comprou?

Em questões de regulagem, só meto a mão na massa se for pra ajustar altura de cordas e oitavas. Trastes e nut, nem pensar, hehehe. Já tentei ajustar o tensor e não consegui muito bem, hehe, então nem tento mais... Não que eu tenha medo de fazer besteira, mas pq realmente é trabalhoso demais, hehe. E parte elétrica é tranquilo trocar tmb.

A sua guitarra tem qual Madeira na escala? Rosewood ou Baked Maple?

Valeu!

Um aceno de longe!!!

douglas_agostinho
Veterano
# mar/12
· votar


maxbqi
Del-Rei
mas e cadeee?? to esperando as fotos dos dois!! ahhahahah

entrando na discussão.. A minha les paul veio até que mto bem regulada de fábrica, bem macia, nenhum trastejamento.. apenas troquei as cordas por .011, dei um tapinha no tensor e abaixei um pouco ação pra deixar mais do meu gosto... limpei toda, passei um óleo de limão na escala. Ficou muito boa mesmo, digo, do jeito que eu gosto! muito macia e rápida hehehe!

mas regulagens de trastes, nut e elétrica já não arrisco muito.

maxbqi
Veterano
# mar/12
· votar


Del-Rei
Cara, sempre fui azarado para tudo. Perdia até par ou impar, mas qto a importações até que to dando muita sorte. O wah que comprei foi um Real Mccoy RMC3FL. Sonzeira demais. To me adaptando a ele ainda pois tem pouco tempo e ele tem muita coisa para acertar. O meu é este aqui do site.
A escala da minha é em Baked Maple. A maioria das Gibson agora estão vindo com esta escala.

douglas_agostinho
Bom, as minhas fotos não estão no nível das suas pois bati rapidinho aqui no quarto, mas dá para ver a pintura fosca. Uma pegunta. 0.010 para 0.011 dá muita diferença?

headstock

guitarra toda

apenas o corpo

Del-Rei
douglas_agostinho
Penso que se vc levar em um luthier bom e confiável até vale a pena uma boa regulagem. Mas o que tenho visto nas minhas pesquisas é que vc leva numa luthieria famosa e quem poe a mão na sua guitarra é um aprendiz.. Não, muito obrigado. Apos pesquisar muito descobri 1 que me parece que somente ele trabalha na luthieria e o cara é bom. Devo levar a minha lá quando for trocar as cordas para um ajuste fino e ver se está tudo em ordem mesmo. Mas futuramente, quero começar a regular eu mesmo. Eu até arrumei um vídeo aqui do Dan Erlewine sobre regulagens. Só que tá incompleto. Vou ver se consigo tudo e vou tentar começar a regular as minhas guitarras no futuro. Procure ai no u2b sobre este cara que vcs vao gostar

Abs

douglas_agostinho
Veterano
# mar/12
· votar


maxbqi
Uma pegunta. 0.010 para 0.011 dá muita diferença?
Pra mim, a .010 é muito leve, ainda mais em les paul!! .011 ficou bem melhor e continua macia!! experimenta ae! certeza que vai gostar! Les Paul e Semi-Acustica tem que ser no minimo .011 (minhao opinião hehehe)


Guitarra muito linda!! GoldTop é foda!! Parabéns!! quais captadores que vieram nela?


Mas futuramente, quero começar a regular eu mesmo. Eu até arrumei um vídeo aqui do Dan Erlewine sobre regulagens.
Na minha opinião, todo guitarrista deve entender pelo menos o básico de regulagem de guitarra, para identificar possíveis problemas e pequenos reparos de emergência!


Penso que se vc levar em um luthier bom e confiável até vale a pena uma boa regulagem. Mas o que tenho visto nas minhas pesquisas é que vc leva numa luthieria famosa e quem poe a mão na sua guitarra é um aprendiz.. Não, muito obrigado.
Eu tbm já vi muito isso!


Abraçoo!

MMI
Veterano
# mar/12
· votar


maxbqi

Faz tempo que eu que regulo meus instrumentos. Até coisas um pouco mais complexas, como retificar trastes, baixar ponte de violão, reparo em captação de violão, troca de captadores e pots de guitarra, essas coisas faço eu e fica muito bom. Tenho amigos que hoje em dia trazem seus instrumentos para eu revisar e fazer um controle fino depois de ir ao luthier.

Não é difícil, basta ter cuidado e paciência. Algumas coisas tem que ser com os caras mesmo, mas o que esses garotos funcionários de luthiers fazem, eu faço e até melhor. Só tome cuidado para não fazer besteira, há abnos quando comecei eu errei umas coisas, mas nada irreparável.

Guitarra e violão são instrumentos muito dinâmicos e cada pessoa tem sua pegada. O luthier, por melhor que seja, vai fazer uma regulagem padrão baseada na pegada dele e num geral. Acertar detalhes para o seu jeito de tocar e sua dinâmica eles não vão fazer. Então é bom saber mexer, mesmo porque o permite comprar instrumentos usados com segurança. \o/

As cordas mais grossas dão diferença sim, mas eu abro mão em boa parte. Essas mais grossas só uso em semi ou na archtop, especialmente se for cordas flatwound. Senão, pelo menos para mim, o crime não compensa.

Del-Rei
Veterano
# mar/12
· votar


maxbqi
Cara, não conheço esse RMC3FL! Tem vários ajustes, né? Deve ser bacana!! hehe.

Aqui do trabalho não dá pra ver as fotos!! Em casa eu vejo!! Mas acho que já vi em outro tópico.. Vc já chegou a postar?


douglas_agostinho
maxbqi
MMI
Com certeza. A melhor coisa é saber fazer sozinho.
Já paguei um luthier Zé Ruela que simplesmente pareceu que nem encostou no instrumento... terrível. O luthier que levo hoje me cobra 2 vezes o preço do Zé Ruela, e é impressionante o trabalho do cara. Pago mais caro feliz da vida.

Mas eu confesso que hoje em dia não tenho muita paciência pra ajustes mais complicados, tipo retífica de trastes e nut.. Coisas do mundo moderno, em que ficamos cada vez mais atarefados no dia a dia, hehe. Até porque, além de paciência e competência, precisa de ferramentas específicas pra ajustar nut e trastes... E eu não tenho, hehe. E acho que não pretendo comprar.... =/
A única coisa que faço nos trastes, é polir, haha.

Parte elétrica de guitarra eu até me atrevo, troco captadores, e tal.... Abaixar o rastilho do meu viõlão, também achei tranquilo.

Valeu, valeu!!

Um aceno de longe!!!

maxbqi
Veterano
# mar/12
· votar


douglas_agostinho
Estou neste impasse de mudar o calibre das cordas pois tanta gente fala que o som fica melhor, mas as 0.010 estão tão confortáveis que tenho que pensar bem.
Eu esqueci de bater foto da parte de trás da minha guitarra, mas ela é pintada de preto. Acho que este foi um dos vacilos da Gibson. Os mais puristas devem achar isto um sacrilégio, assim como a madeira da escala.
Os captadores é um par de 490R Alnico II (braço) e 498T Alnico V (ponte). Não conhecia estes captadores e estou me adequando. O 490 me agrada bem. O da ponte preciso sempre dar uma fechada no tone, pois estou achando ele muito aberto para meu gosto.

MMI

Tenho amigos que hoje em dia trazem seus instrumentos para eu revisar e fazer um controle fino depois de ir ao luthier.
Sorte deles terem vc como amigo. heheh
Vc poderia me dar uma dica. Tem algum material específico que vc aprendeu ou foi na prática mesmo?

As cordas mais grossas dão diferença sim, mas eu abro mão em boa parte. Essas mais grossas só uso em semi ou na archtop, especialmente se for cordas flatwound. Senão, pelo menos para mim, o crime não compensa.
Quando vc fala que o crime não compensa, vc fala como se fosse algo muito ruim. É tão danoso para o braço? A 0.011 se inclui neste "crime"? Vc usa que calibre nas suas LPs e PRSs?
Abs

MMI
Veterano
# mar/12
· votar


maxbqi

Olha, material específico nenhum. Eu morei muitos anos ali na região da Teodoro Sampaio aqui em SP, fiz muitos amigos lojistas e luthiers. Passei muitas tardes nas oficinas dos caras quando não tinha muito o que fazer, via o que eles faziam, jogava conversa fora, tomava cerveja... Aprendi muita coisa assim. Hoje não moro mais tão perto, mas sempre que passo por lá vou dar um abraço num dos luthiers mais tradicionais de lá e sempre acabo vendo coisas interessantes e a conversa dura mais de hora. Semana passada vi um baixo Fodera lá que deu vontade de virar baixista. hahahahaha

Nào é nada ruim as cordas grossas. É questão de gosto, força nos dedos, pegada. Atualmente não tenho tanto tempo para manter a forma dos dedos, então acho que as mais leves dão conta - se Clapton, Vai (entre outros) e outros botam .009 ou .010 não sou eu que vou falar que esse calibre não presta. É mais fácil, poxa!

Na hora que você coloca as cordas, elas dão uma tensão a mais no braço, nada mais. Tem que ser compensado no tensor, ás vezes precisa dar um acerto na altura e oitavas. Nada demais.

Nas Les Paul eu uso .10, na PRS 513 uso .009 híbrida, na PRS Chris Henderson é .010, PRS Hollow varia muito, uso .010 ou quando ponho flatwound vou de .011. É meu gosto, tem gente que acha leve e reclama.

maxbqi
Veterano
# mar/12
· votar


MMI
É cara, pelo modo que vc sempre fala com carinho de instrumentos aqui, acredito que se vc n tivesse a sua profissão estabelecida, eu diria que vc teria uma leve queda para ser um luthier ou músico. hehe

Obrigado por compartilhar o uso das cordas e suas experiências. No meu caso, sou adaptado às 0.010, mas vejo tanta gente falando que usar 0.011 a guitarra fica muuiiittoo melhor que isto aumenta a minha curiosidade. Quando eu comecei a tocar guitarra e morava com meus pais no interior de MG, não tinha dinheiro e nem opções para testar. Corda lá era difícil de achar, e as vezes tinha que esperar semanas para chegar. Agora que voltei tocar após alguns bons anos e tenho este mundo de possibilidades é como se eu estivesse indo atrás do prejuízo e quero tentar aprender e testar de tudo. Isto pode ser algo ruim, mas no meu caso tenho observado que está sendo muito produtivo, tanto que estou me empolgando mais nos estudos da musica em si. Tá, não é como qdo eu fazia conservatório e tinha tempo para tocar/estudar violão literalmente o dia todo, mas sinto como se aquela sensação de tocar instrumento por prazer tenha voltado. Acho que viajei demais...kkk
Abs

Del-Rei
Veterano
# mar/12
· votar


maxbqi
mas vejo tanta gente falando que usar 0.011 a guitarra fica muuiiittoo melhor

Cara, aí que moram os problemas. Muita gente diz muita coisa, principalmente nos fóruns da internet.
Tem que filtrar muita coisa que se lê por aqui.

De .010 pra .011 a diferença não é assim absurda.
Logo que comprei minha 1ª Les Paul, coloquei .011.... Achei que o som nem ficou tão mais encorpado, mas ficou bem mais dura, haha. Meus dedos não são dos mais fortes... E acabei voltando pra .010.

Enfim, tem que ser muito crítico com os reviews e comentários que são escritos por aqui...

Um aceno de longe!!!

maxbqi
Veterano
# mar/12 · Editado por: maxbqi
· votar


Del-Rei
Sim concordo. Mas é uma informação muito difundida. Pode ser que esteja errada, mas pq tantas pessoas falam e repetem? Entende? Isto que atiçou minha curiosidade.
Abs

douglas_agostinho
Veterano
# mar/12
· votar


maxbqi
Del-Rei
A diferença no timbre nem é tão perceptível, ainda mais tocando com banda... sua corda sendo .010 ou .011 não vai fazer nenhuma diferença no som nessa situação...

Mas, eu gosto da pegada das .011, as cordas um pouco mais firmes! os bends saem mais na medida! uso .011 em todas minhas guitarras (tenho uma strato, uma semi-acustica e essa les paul).. na semi e na les paul, as .011 ficam bem macias, mas na strato fica um pouco mais pesada, precisando de um esforço bem maior!

O melhor é experimentar!

renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


Del-Rei
maxbqi
douglas_agostinho
MMI

Nunca usei 0.11, mas a diferença em termos de pegada entre a 0.09 e a 0.10 é notável, pelo menos pra mim, hehehe. Eu gosto da 0.09 mas acho que elas "tilintam" um pouco nos trastes quando se está tocando um acorde dedilhado com o som limpo, por exemplo. Já com a 0.10 isso não acontece, provavelmente devido à tensão um pouco maior.

Ou estou viajando, ou estou com a guitarra desregulada, hehehe.

Abs

Del-Rei
Veterano
# mar/12
· votar


douglas_agostinho
A diferença no timbre nem é tão perceptível, ainda mais tocando com banda...

Concordo plenamente.

renatocaster
a diferença em termos de pegada entre a 0.09 e a 0.10 é notável

Também acho!! Acho que a mudança de um diâmetro pro outro tem mais diferença na pegada do que no som em si.

Um aceno de longe!!!

maxbqi
Cara, então, é como eu digo... Tem muitas coisas que são difundidas aqui. Inclusive que a Gibson é a pica das galáxias em termos de Les Paul, mas te garanto que metade desse fórum, num teste cego, não reconheceria a diferença entre uma Gibson e uma Epiphone ou uma Condor.
Acho que o grande lance é testar mesmo, cara. E tirar as suas conclusões. Vale mais que ler... Sei lá, eu acho, hehehe.
Falou!!
:D

Um aceno de longe!!!

douglas_agostinho
Veterano
# jul/13 · Editado por: douglas_agostinho
· votar


Troquei os captadores originais 496R e 500T pelos Seymour Duncan Antiquities e também coloquei o escudo.

http://imageshack.us/a/img153/1451/zreg.jpg
http://imageshack.us/a/img59/5638/tb5i.jpg

ViniciusSouza
Membro Novato
# mai/14
· votar


Porque você trocou os caps da guita?

Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


ViniciusSouza
Os Antiquities da SD estão entre os melhores captadores que tem, são realmente bons, por isso que ele trocou. Troquei os da minha Gibson Les Paul também, eles tem um equilíbrio das frequências, definição e dinâmica muito maiores que os 496R e 500T.

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


Putz, esses captadores relics são lindos demais, hehehe.
Qual é a onda deles? Que tipo de som?
São bons pra hard rock!?
Quanto pagou neles, cara...?
Foi via ebay ou comprou por aqui mesmo?

Um aceno de longe!!!

ViniciusSouza
Membro Novato
# mai/14
· votar


Filippo14, perguntei pois comprei uma Les Paul Classic Plus está chegando dos USA essa semana. Não vejo a hora de plugar no Amp pra testar!!!

ViniciusSouza
Membro Novato
# mai/14
· votar


Esses Antiquities da SD tem saída alta?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Classic Plus - Comprei!