Guitarras signatures: valem a pena?

Autor Mensagem
LeandroAfram
Veterano
# fev/12 · Editado por: LeandroAfram


Eu criei esse tópico porque eu vejo muita gente se matando pra juntar dinheiro ou parcela em trocentas prestações para pagar uma guitarra cara modelo signature de algum famoso.
Se eu fosse comprar uma signature, eu pegaria a Tagima JA1, não só porque eu sou fã do Juninho, mas porque a guitarra é linda d+.
Mas eu acho que não vale a pena pagar tão caro em uma guita só prq os caras tocam com ela. O Juninho mesmo disse em um workshop que é besteira a pessoa ter ilusão de que comprando aquela guitarra vai tocar igual aos famosos, prq eles levaram a um luthier, captadores ferrados, amp. dos top de linha, entre outras coisas.
Alguém ai tem uma opnião???

Junior AJNB
Veterano
# fev/12
· votar


LeandroAfram

As guitarras signature geralmente sao muito boas, só que custam muito acima do normal só porque tem a assinatura do artista

Eu acho que valeria a pena bem mais comprar uma guitarra "normal" e ir fazendo modificaçoes, fica tao boa quanto

E tambem nao gosto das signature porque parece que tu ta comprando uma guitarra que nao é tua, nao tem a tua cara

renatocaster
Moderador
# fev/12 · Editado por: renatocaster
· votar


LeandroAfram

Mas eu acho que não vale a pena pagar tão caro em uma guita só prq os caras tocam com ela.

Tudo bem, mas uma coisa tem que ser levada em consideração: Geralmente essas guitarras signatures vem com especificações de tudo do bom e do melhor. Captadores top de linha, assim como as ferragens, etc. Alguns modelos até possuem uma construção diferente do modelo convencional, ou não signature.

Tem que colocar isso tudo na ponta do lápis tbm, não é só porque tem uma assinatura do cara que elas são mais caras. É um conjunto de fatores, e claro, a estratégia comercial da empresa que faz os modelos signatures.

Abs

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


Junior AJNB
+1


LeandroAfram
acho que vc paga muito mais por um modelo com a assinatura de alguém; e vc poderia pegar uma guitarra tão boa quanto pagando bem menos pelo fato de não ser de fulano...
ou então vc poderia mandar um luthier fazer a guita exatamente do jeito que vc quiser; será top com um preço justo e o mais importante: SERÁ A SUA GUITARRA SIGNATURE!!!

juninholiveira
Veterano
# fev/12
· votar


ao meu ver, antes uma guitarra feita em luthier, sob as minha especificações, que uma signature, como disse o meu chará Junior ali em cima, vc ta pagando acima do normal por algo que não é seu, antes algo que é seu, por isso prefiro uma guita de luthier que uma signature. Quem concorda?

Junior AJNB
Veterano
# fev/12
· votar


renatocaster

Geralmente essas guitarras signatures vem com especificações de tudo do bom e do melhor. Captadores top de linha, assim como as ferragens, etc.

Realmente, mas olha por exemplo a Gibson Les Paul Slash, deve ser uma Gibson Standard com 2 Seymours, e a diferença de preço é muito por pouca coisa

renatocaster
Moderador
# fev/12
· votar


strinbergshredder
juninholiveira

Pessoal, eu concordo com vcs. Fazer uma guitarra customizada no luthier é uma boa opção, pois ela ja "nasce" do jeito que vc quer.

No entanto, o que é custom para vc, pode não ser para mim. É aí que entra o fator REVENDA, se for o caso. Nós sempre temos o hábito de dizer que não iremos nos desfazer desses tipos de instrumentos, e tal. Mas ninguém sabe o dia de amanhã.

Geralmente guitarras customizadas demais, com especificações pouco comuns, não tem uma aceitação muito boa no mercado de revenda. É importante pensar nsso também.

Abs

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


juninholiveira
concordo!

Buja
Veterano
# fev/12
· votar


SERÁ A SUA GUITARRA SIGNATURE!!!
Eu acho isso importantissimo.
Se quiser uma signature mas tambem nao foi aquele super fã do cara, pra que uma signature?
Tudo bem eu so fã do alexi laiho, o cara toca pra caramba, a flying V dele é de chorar de tao linda e tudo. Mas pow, é dele e eu nao morro por ele.
Se vc tem grana pra comprar uma signature, nao compre o headstock do cara, compre o seu.
Se comprasse uma signature, por exemplo do steve vai, eu mudaria muita coisa. Se comprasse uma epipoca do zakk wylde, mudaria tambem muita coisa. Uma explorer do james hetfield, uma cromada do joe satriani, uma tagima do kiko loureiro....todas tem um ou outro detalhe que eu mudaria.
Minha ideia de signature é um minha, com captadores do james hetfield, o braço super fino de uma ibanez do joe satriani, 27 trastes do kiko loureiro, corpo em mogno macico selecionado do zakk wylde, escala de ebano e acesso facilitado as ultimas casas do alexi laiho. Mas o melhor. O desxenho do headstock será meu inclusive o logo!
Imagina a felicidade de ter uma guitarra que os minimos detalhes exatamente como voce quer?

Qquer melhor do que isso? Uma guitarra de luthier costuma ficar mais até barata que uma signature!

Junior AJNB
Veterano
# fev/12
· votar


As vezes as pessoas compram as signatures só pelo fato de elas serem bonitas, e saem mudando o c*ralho a 4 de coisas

Um exemplo é o meu professor, ele comprou uma signature do Steve Vai, mas mudou captador e etc

norris_guitar
Veterano
# fev/12
· votar


Cara depende se o som o fulano casa com teu som.

Em muitos casos as guitas são boas, as vezes top de linha.

Nickname_SCUM
Veterano
# fev/12 · Editado por: Nickname_SCUM
· votar


Junior AJNB

nao gosto das signature porque parece que tu ta comprando uma guitarra que nao é tua, nao tem a tua cara

Concordo, apesar de estar comprando uma K1, rsrsrs

renatocaster

Alguns modelos até possuem uma construção diferente do modelo convencional, ou não signature.


Por isso estou comprando a K1 rsrrs.

Na ponta do lápis, sairia mais caro mandar fazer uma guitarra em luthier como eu queria, como a que mais chega perto é a K1, vale mais a pena.

Led Zé
Veterano
# fev/12
· votar


A Studio signature do Joe Bonamassa e a do Buckethead estão valendo bem a grana. Estou pro Estates no final de março e a do Bonamassa tá no topo da lista.

Nickname_SCUM
Veterano
# fev/12
· votar


Outra coisa pra quem mora em um grande centro é mais fácil encontrar um luthier que fabrique guitarras custon, mas pra quem não mora acaba saindo mais barato uma signature que mais se assemelhe com o que vc tem em mente

Junior AJNB
Veterano
# fev/12
· votar


Led Zé

A Studio signature do Joe Bonamassa e a do Buckethead estão valendo bem a grana.

Pelo oque eu vi ainda seria mais jogo pegar uma Gibson Standard, a do Buckethead ta valendo mais 4000 dolares

Mas eu vi pelo site da Gibson, nao condiz muito com a realidade das lojas dos EUA

renatocaster
Moderador
# fev/12
· votar


Nickname_SCUM

Na ponta do lápis, sairia mais caro mandar fazer uma guitarra em luthier como eu queria, como a que mais chega perto é a K1, vale mais a pena.

Pois então, está vendo? Cada caso é um caso, hehehe.

O Led Zé tbm deu exemplo de 2 modelos signature da Gibson que vale a pena comprar, pois a relação custo-benefício acaba compensando.

Abs

Thiago Teixeira
Veterano
# fev/12
· votar


Foda-se se vale apena, se tem dinheiro e quer a guita vá lá, compre e seja feliz, quando você morrer suas economias só vão servir pra te comprarem um caixão melhor. Prefiro gastar a grana com algo que eu aproveite enquanto vivo.
Normalmente quem fica pondo defeito no preço de coisas "desnecessárias" e caras é quem não tem dinheiro pra comprar, não que isso faça da pessoa alguem pior, mas acho que tem um pinguinho de inveja nisso. E é aí que ta a questão, essas coisas desnecessária e caras não foram feita pra todo mundo ter, e sim pra quem tem grana e/ou realmente quer ter, quem não se importa em gastar dinheiro, por isso uma assinatura acaba valendo tanto.

Luckhyn
Veterano
# fev/12
· votar


Eu particularmente acredito que o guitarrista deva fazer sua própria signature sabe tipo ir mudando peças de acordo com seu gosto e timbre e também no visual pq vc deve estar satisfeito por completo e o visual te dá até ânimo de tocar. Mas nada impede vc de comprar uma boa signature se ela cumprir os quesitos sonoros que vc procura. Visualmente (pq eu nunca toquei nenhuma signature) me agrada bastante as Dean do Dave Mustaine

Junior AJNB
Veterano
# fev/12 · Editado por: Junior AJNB
· votar


Thiago Teixeira

Normalmente quem fica pondo defeito no preço de coisas "desnecessárias" e caras é quem não tem dinheiro pra comprar, não que isso faça da pessoa alguem pior, mas acho que tem um pinguinho de inveja nisso. E é aí que ta a questão, essas coisas desnecessária e caras não foram feita pra todo mundo ter, e sim pra quem tem grana e/ou realmente quer ter, quem não se importa em gastar dinheiro, por isso uma assinatura acaba valendo tanto.

Cara isso nao tem nada a ver

Claro que quando a pessoa tem dinheiro e quer, pode comprar, quem sou eu pra dizer que nao é pro cara comprar aquilo que ele quer

Mas as pessoas discutem o que vale a pena, e geralmente as guitarras signatures nao valem tao a pena, pois o custo é muito maior do que vale (em algumas, nao todas)

EDIT: Acho que esse topico vai ser longo

Thiago Teixeira
Veterano
# fev/12
· votar


LeandroAfram

Eu posso ta falando bobeira, mas uma guita igual a JA1 feita em luthier, com braço escalopado, a pintura diferente, e ferragem TOP sai mais caro que se você comprar da Tagima, que vem com case.
Se tu curte a guita e quer, vai lá e compra, simples.

Um monte de troll vai dizer que eu sou parente do renato, mas porra, quanta dificuldade pra fazer algo tão simples. Pra comprar uma guita o cara tem que testar 500x, procurar review, procurar opnião, procurar video, ver se vale apena, ver se tem coisa melhor, os caras esquentam tanto a cabeça com isso que até esquecem de usar a guita. Aí depois que compram a guita ficam o dia inteiro procurando na net, criando tópico, perguntando para os outros se a guita é boa, se fez bom negócio, se colocando aquele captador ela fica melhor, e tem aquela tarraxa, talvez aquela ponte...
PORRA, esquece isso mano, é perca de tempo, vai tocar guitarra que você ganha muito mais.

Junior AJNB
Veterano
# fev/12
· votar


Thiago Teixeira

Aí depois que compram a guita ficam o dia inteiro procurando na net, criando tópico, perguntando para os outros se a guita é boa, se fez bom negócio, se colocando aquele captador ela fica melhor, e tem aquela tarraxa, talvez aquela ponte...

Aí eu concordo, as vezes algumas pessoas querem ver qual a opiniao dos outros antes das delas mesmas, porque guitarra é muito subjetivo, alguns gostam, outros nao

Thiago Teixeira
Veterano
# fev/12
· votar


Junior AJNB

Aí que tá mano, esse "valer apena" no caso depende da pessoa, não tem como discutir isso, é igual o cara criar um tópico perguntando se vale apena ser ateu, torcer pro Flamengo ou votar no PT.
Se o cara tem a grana e é fã ou curte o instrumento, quer um igual, pra ele vai valer apena. Agora pra alguém que toca por hobby, ganha um salário mínimo e tem que trabalhar dois anos pra pagar o instrumento talvez não. Ou talvez sim, pois é ele quem tem que jugar isso, a grana é dele, não existe uma regra pra isso velho, não é um tópico com opniões adversas que muda isso, na verdade o tópico não faz a menor diferença, porque todos que postarão vão entrar no tópico com um modo de pensar e sairão com o mesmo, porque isso é pessoal, não há discussão - ainda mais pela internet - que mude algo pessoal em alguém.

-King
Veterano
# fev/12
· votar


Eu não compro guitarra signature com a ilusão de ter o mesmo som ou tocar igual a tal artista, eu compro porque eu admiro muito o artista e quero ter sua guitarra como uma homenagem ou apenas coleção mesmo.

Junior AJNB
Veterano
# fev/12
· votar


Thiago Teixeira

Por isso que eu falei, se a pessoa quer comprar mesmo a guitarra signature, vai fundo

Um fórum é sempre cheio de gente com opinioes adversas, por isso a maioria diz a tão famosa frase: Testa antes de comprar

A pessoa tem que comprar a guitarra que lhe agrade, fod*-se o resto

ogner
Veterano
# fev/12
· votar


eu compraria uma Eric Jonhson usada lá noa eua. A única que talvez eu pegasse.

ogner
Veterano
# fev/12
· votar


eu compraria uma Eric Jonhson usada lá noa eua. A única que talvez eu pegasse.

luidgidalle
Veterano
# fev/12
· votar


se tu tem dinheiro gaste com o que tu quiser mas se você num tem tanto olha o que é melhor para a sua situação, se você quer seguir carreira você tem que ter a sua personalidade, talvez até um dia você tenha uma signature sua kkkkk

Adair Neto
Veterano
# fev/12
· votar


As signatures da Tagima são tops. Sonho em comprar uma do Edu ou do Juninho. Já toquei nelas e são muito boas.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Guitarras signatures: valem a pena?

Claro que valem! Só que cada um tem uma realidade.

É difícil conversar com a galerinha "teen", juram que são metal, uma Tagiminha JA ou K1 são para morrer por elas, para vida toda, uma guitarrinha chinesa customizada é o máximo e o que há de melhor em "custo-benefício", termo que se repete diariamente entre essa galera.

Pessoal, é muito comum que durante a vida de um guitarrista, ele vá diminuindo o ganho. Quando papai dá uma guitarrinha e uma multi-efeitos, geralmente o garoto está encantado pelo Slash, pelo Hetfield ou sei lá por quem, tem uns carinhas que vem falar até do "Syn" (ah, meninão! Toma vergonha!)... O rapaz quer pegar a guitarra e botar o drive no talo, mais para frente percebe que botando no talo se perde definição, embola muitas vezes, além do que muitos dos astros a quem os carinhas querem se espelhar não usam o drive no talo, para espanto geral. E a vida continua, chega um ponto que a pentatônica e as escalinhas a altas velocidades não dizem mais muita coisa. Dependendo da pessoa, escolhe um caminho, como se cansar de copiar solos, quer criá-los, ou quer entender mais harmonia e o blublublu vai perdendo a graça. Já vi muitos, aqui mesmo, que postavam músicas do leitão sueco e depois de uns anos começam a postar jazz para avaliação da galera.

Tudo isso para garantir, não existe "guitarra definitiva". mesmo porque, conheço garotos que esperneavam com o pai por uma "super e cara Gianini", mas que depois se forma, vai bem na profissão e quer se livrar daquilo porque percebeu que uma Gibson, PRS, Fender, Suhr, ESP estão baratas pelo que ganha e plenamente acessíveis. Daí a tal "guitarra de luthier" que é customizada pelo garoto, na hora de vender vale um trocadinho e o "custo-benefício" cai para zero. Quanta gente já se ferrou escalopando guitarra...

Vejo que muito garoto quer guitarra pelo visual, não tem a menor ideia das características sonoras, o importante é que visualmente a guitarra é "igual do Zakk". Galera, uma guitarra antes de mais nada é um instrumento, deve soar bem e de acordo, o visual é secundário.

Muitas signatures são muito boas, muitas valem muito a pena. Independete de gostar ou não do artista, se soa bem, vale a pena! Atualmente estou com 4 signatures, Peavey Wolfgang, Gibson Joe Perry, Gibson Lucille e PRS Chris Henderson (que mal sei quem é, mas é a melhor guitarra para distorção que tenho). Mas já tive outras, como uma Fender Clapton, excelente para sons de blues estilo Clapton, só que precisa de um Fender Bassman, por exemplo. Mas o mais importante que a guitarra e o captador é o amplificador e a forma de tocar... E posso garantir, "custo-benefício" excelente, não se perde dinheiro com essas guitarras.

buddy guy
Veterano
# fev/12 · Editado por: buddy guy
· votar


LeandroAfram

Da linha nacional,são muito caras pelo que oferecem. E estão longe,bem longe de ser iguais a dos endorsers !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras signatures: valem a pena?