Autor |
Mensagem |
August Zakk Veterano |
# fev/12
· votar
Junior AJNB Falou tudo
|
GuigoMetalSD Veterano |
# fev/12
· votar
Tenho minha Epiphone do Zakk e não tenho do que reclamar, o braço é excelente, o acabamento dela show, os captadores eu tinnha os originais mas agora comprei os ativos 81/85 pra ficar porrada mesmo ....as signatures são mais cara por terem peçam mais fortes, de maior qualidade e é claro que o nome do artista influencia mt mas o principal é o que ela oferece como captação, conforto e qualidade sonora
|
LeandroAfram Veterano |
# out/12
· votar
isso é verdade... além de nao serem reguladas como a dos artistas, sao muito caras mesmo!!!
|
Thyago_Trajano Veterano |
# out/12
· votar
É totalmente verdade o que falaram, sobre a assinatura influenciar no preço! Um exemplo disso é a minha Tagima T735 Custom Hand Made.
Com excessão da escala, que é em Rosewood sem escalope, a guitarra possui a mesma construção e ferragens de uma E2 ou JA2.
Porém essas E2/JA2 custam, usadas, por volta de R$ 1.000,00 à R$1.200,00. Paguei por essa minha R$800,00.
E não é por ser minha, mas na minha opinião curto até mais, pois apesar de ser parecida com as signature, não possui a assinatura de ninguém nela, ainda mais por ser custom, pois ela foi fabricada na época em que a Tagima aceitava encomenda dos clientes.
|
chenriquea Veterano |
# out/12 · Editado por: chenriquea
· votar
A fender strato do Gilmour custa quase 4mil euros...caro pra caraio Sou fã do cara, mas nunca tiraria essa grana para uma guitarra
|
LeandroAfram Veterano |
# nov/12
· votar
Eu criei o post justamente para ver a opinião de todos!! Obrigado por quem contribuiu com suas opiniões. Na verdade, eu não tenho interesse nenhum em comprar um modelo signature. Um amigo meu comprou a JA1 e se arrependeu depois, porque agora ele quer pegar uma LP Gibson usada (R$ 3.500,00) e quer vender a Tagima dele. O maluco não consegue vender a "bichinha" nem com reza brava!! Ele pagou 2.300,00 na JA1.
|
LeandroAfram Veterano |
# nov/12
· votar
Eu tô satisfeito com minha Cort Viva Gold II :-)
|
Jeff.gomes Veterano |
# nov/12
· votar
LeandroAfram Comprar guitarra é algo que deve-se ter calma.. sempre aparece uma barbada.. é só ter calma.. mas ele vende a JA1 é uma guitarra boa.
Eu sou muito louco.. a vou comprar uma CLP1 da condor, custa somente 800 reais, ah mais 300 pego uma CLp2, ok.. dias depois, a mais 400 reais pego a Condor set zebrawood.. poxa, quero mudar os caps, são caro, espero um pouco e pego uma gibson studio... Quando me dei conta, queria pegar uma Les paul tranquilo, por vaidade mesmo e quando vi, iria me enfiar em divida rsrrs. Triste õ/
|
LeandroAfram Veterano |
# nov/12
· votar
Jeff.gomes É verdade!! Agora eu quero pegar uma outra guita pra mim!! Tô atrás dessa Condor CLP2 ou uma SG SSX std, mas agora tá difícil arrumar $$$ Vida de casado, sabe como é... a mulher quer um presentinho, mensalidade da facu, aluguel.... o pagode vai todo embora rapidão....
|
Jeff.gomes Veterano |
# nov/12
· votar
LeandroAfram Quando comprar faz um review ai.. mas catar dinheiro é chato quando se tem varias ocupações.. Mas eu tenho alergia a SX rsrrs. Nunca consegui achar nada demais em nenhuma guita dela.. mas boa sorte rsrs.
Acabei indo de condor zebrawood. A guita mais linda do mundo (diz minha namo rsrsrs).
|
LeandroAfram Veterano |
# nov/12
· votar
KKKKK Ela é linda mesmo. A Set Lemon Drop é outra que me chama muito atenção!!! Na CLP2, a única coisa feia é o escudo, mas dá pra trocar depois!
|
fabioche Veterano |
# nov/12
· votar
meu sonho é ter uma Gibson Randy Rhoads...
http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-Custo m/Randy-Rhoads-Les-Paul-Custom.aspx
esse papo de valer a pena ou não não faz parte do sonho...rs
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# nov/12
· votar
fabioche podicrê, eu peguei uma fender jeff beck, quando eu olho o case dela eu penso: "porque eu fiz a loucura de pegar essa bagaça" mas quando eu ligo ela no meu valvulado de 6W e toco um acorde....penso "como eu fiquei tocando com esses pau velho tanto tempo" uheuheu. Ela desligada tem o som diferente da minha condor RX-30. Por isso eu acho, que se puder pegar, pega e seja feliz, porque na pior das hipóteses você vende e não perde $ como na compra de um carro popular, só com cambio e motor, que é mais caro e desvaloriza muito mais.
|
renatocaster Moderador
|
# nov/12 · Editado por: renatocaster
· votar
Eu acho que tem alguns modelos signatures que podem ser facilmente "reproduzidos" num determinado modelo de guitarra, da mesma marca em questão. De Fender stratocaster então, nem se fala. A maioria nem tem mudanças tão significativas assim para um modelo comum, "de linha".
Agora, se o cara prefere pagar bem mais caro pelo fetiche de ter a assinatura do cidadão no headstock, aí é outra história!
|
Jeff.gomes Veterano |
# nov/12
· votar
LeandroAfram A minha está sem o escudo.. Mas tarde, vou gravar uns sons com ela, para postar no review que fiz, e já posto umas fotos.
fabioche Muito linda, uma conhecido tem uma, só que ele tirou o escudo, fica mais linda ainda õ/
|
Del-Rei Veterano |
# nov/12
· votar
Sei lá, eu acho isso mais marketing das empresas do que qualquer outra coisa. Certamente não é o mesmo exato equipamento que o "signaturado" usa.
E nem quero entrar no velho papo "Use suas influências, não seja suas influências", mas acho muita babação de ovo querer ter um equipamento com nome de um fulano e que, teoricamente, te faça soar como ele... Mas é só uma observação, hehe.
Um aceno de longe!!!
|
MMI Veterano
|
# nov/12
· votar
renatocaster
Eu acho que tem alguns modelos signatures que podem ser facilmente "reproduzidos" num determinado modelo de guitarra, da mesma marca em questão. De Fender stratocaster então, nem se fala. A maioria nem tem mudanças tão significativas assim para um modelo comum, "de linha".
Grande Renatão, aí que você se engana feio. Não é por aí mesmo. Já falei, talvez nesse tópico mesmo, mas "valer a pena" é muito relativo, porque existe nessa afirmação uma conotação monetária. Conheço gente que 100 reais faz diferença no fim do mês, assim como conheço gente que 1 milhão a mais ou a menos no fim do mês não muda nada.
A grande maioria do pessoal do fórum não tem acesso, oportunidade, grana ou experiência para conhecer grandes guitarras, as vezes mais de um fator desse, eventualmente todos os fatores. Mas que po**@ é uma "grande guitarra"?
Já percebeu que alguns guitarristas, apesar de terem montes de guitarras, fazem a carreira toda com uma específica? Eventualmente podem usar outras em uma ou outra música, mas existe uma companheira inseparável? Por exemplo, Billy Gibbons (Pearly Gates, essa tem nome), Jimmy Page, SRV, Tony Iommi, Gilmour, John Mayer, Derek Trucks... Até mesmo o Clapton, queira ou não, a carreira dele tem forte identificação com a blackie, mas vale uma citação da Beano. Esse cara desmontou 3 stratos para montar uma com as melhores peças. Você acha mesmo isso facilmente reproduzível? Vou te dizer: não, não é simples, vai muito além.
Essa semana conversei sobre strato com uns bons luthiers. Um deles, luthier renomado e com muita experiência, disse: "Peguei poucas guitarras Fender realmente boas aqui na oficina......Quando é boa se o dono vender é otário, pois a chance de pegar outra é muito pequena". Pois bem, esse assunto veio à tona porque um deles estava com uma excelente Fender strato 78 lá. Veja bem, uma Fender 78 tem tudo para ser ruim. É da pior safra da Fender (Gibson dessa época também é), época da CBS, o bagulho tem 3 parafusos para prender o braço para economizar parafuso, o braço sempre fica meio frouxo, as madeiras usavam qualquer porcaria que aparecesse. Não vem com papo de Fender-CBS e Gibson-Norlin, que são vintage, coisa boa, que via de regra não são nada demais. Pior que essa strato estava toda judiada, mexida, sofreu bastante com os anos.
Pois bem, me chamaram e fui lá conferir a tal strato fenomenal. Levei minha strato para botar lado a lado, que estou começando a achar mais ou menos ela, mas não passa disso. Para quem não sabe, é uma Fender Custom Shop, captadores Lindy Fralin feitos especialmente para ela (o pedido foi para um captador estilo vintage, com mais graves que pudesse), está com capacitor vintage Mullard Polyester film. Poxa, deu dó da minha guitarra. Aquela CBS tem muito mais graves, mas mantém os agudos da strato, aliás, soa muito strato, tem um som extremamente especial. Tocando lado a lado, deu a sensação nítida que os captadores da CBS tinham saída bem mais alta, todos tiveram essa sensação. Pois bem, botamos o multímetro nas duas e qual foi a surpresa que a saída da minha era mais alta.
Segredo? E aí, vamos dizer o que? Discutimos longamente sobre o assunto, de tensor, verniz, ferragens... Claro que tem madeira influenciando nisso, óbvio, mas nem levo a assunto no tópico que uparam sobre influencia da madeira no timbre. Só que se fosse só madeira, todas strato dessa época e anteriores deviam soar assim e posso jurar que a maioria não chega perto. Odeio ter que dizer sobre duendes dentro dos veios da madeira, que a madeira é especial porque é tratada todo dia 29 de fevereiro por freiras nórdicas virgens se tiver lua cheia no topo das montanhas rochosas e se não tiver neve. O problema é que ninguém tem uma explicação plausível e objetiva do por que raríssimas guitarras se comportam desse jeito. E por isso que alguns guitarristas apesar de terem acesso a centenas de guitarras, se mantém fiéis a uma especial. Pode tirar medidas, copiar detalhes de captadores, muito difícil que saia uma cópia igual. Só que pode acontecer de alguém copiar uma guitarra marromenos como a minha e sair algo muito melhor. Vai saber...
Apesar dele andar sumido do fórum, pergunte ao amigo Nichendrix sobre esse papo de guitarras do mesmo modelo soarem diferentes. Outro dia falamos longamente sobre esse assunto também, sem nenhuma conclusão palpável, apenas a constatação que isso de fato existe.
Chega de papo furado que já me alonguei demais e não quero encher o saco do pessoal, rs. Pelo menos acho que alguns podem tentar entender o que é uma guitarra excepcional, que merece ser copiada, ao menos vale a tentativa.
Abrax
|
ogner Veterano
|
# nov/12
· votar
MMI Fod@, fod@ e fod@!!!!! Sem mais nenhum comentário a fazer!!
hehehe!!!
o/
|
MMI Veterano
|
# nov/12
· votar
ogner
Óg, essa guitarra é de arrancar lágrimas dos olhos de um strateiro juramentado como você. Tenho certeza que você trocaria todas suas guitarras por essa e seria sua signature. ;-)
|
ogner Veterano
|
# nov/12
· votar
MMI Nossa, velho!!! Serio, acho q o único sonho consumista que tenho é ter uma Fender fuderosa, velha e boa!! Hehehe!! Tendo grana, eu pago o preço que for!!
E le le...
o/
|
clebergf Veterano
|
# nov/12
· votar
MMI
Excelente, pior q é assim msm e pior ainda q esse tipo de teste só podemos fazer com as guitarras lado a lado no mesmo equipo, com o mesmo ser humano tocando e tals, não adianta comparar áudio e afins...tem q ser ao vivo na pegada...
|
renatocaster Moderador
|
# nov/12
· votar
MMI
Até mesmo o Clapton, queira ou não, a carreira dele tem forte identificação com a blackie, mas vale uma citação da Beano. Esse cara desmontou 3 stratos para montar uma com as melhores peças. Você acha mesmo isso facilmente reproduzível? Vou te dizer: não, não é simples, vai muito além.
Excelente explanação, mestre! Uma verdadeira aula! o/
Mas na verdade, eu quando falei isso, pensei nas guitarras signatures que estão à venda para o público comum. Esse caso que vc citou podemos dizer que é um caso isolado, e que ninguém botará a mão a não ser o próprio cara. Minha analogia é a seguinte: Se eu pego uma Fender American Standard, por exemplo, quais seriam as grandes dificuldades que eu teria em "transformá-la" numa Jeff Beck, ou numa Buddy Guy, ou até mesmo numa Yngwie Malmsteen ou numa Richie Blackmore, ou numa John Mayer? Dessas que nós podemos ver facilmente expostas no site da Fender?
Enfim, todas essas que nós sabemos que estão à venda bem mais caras que alguns modelos não-signatures. Estou me referindo as guitarras que podem chegar até as mãos do guitarrista "comum", e não aquelas exclusivíssimas que nós sabemos muito bem que só o cara mesmo tem (Clapton, Gilmour, etc.).
Trocando em miúdos, o que quero dizer é que dependendo do caso, essas signatures nem tem tantas mods assim que façam jus ao preço elevado que elas carregam. Agora, outras podem valer (A Gibson Lucille, por exemplo). Outro caso que considero absurdo é essa Gibson LP Custom do Randy Rhoads. O preço sugerido dela no site da Gibson é de 9000 dólares (sabemos que ela pode custar menos, mas ainda sim, um absurdo, hehehe). O que a diferencia tanto de uma LP Custom "comum" para custar mais do que o dobro do preço?
|
fabioche Veterano |
# nov/12
· votar
Luiz_RibeiroSP É CARA, TB TENHO UMA JEFF BECK... não trocaria por nenhuma outra Strato do universo...rs é a melhor strato q eu já toquei;;;
fico pensando... quem sabe um dia eu consigo uma Randy Rhoads... ou uma Lespa Custom 74...
|
MMI Veterano
|
# nov/12
· votar
renatocaster
Mas na verdade, eu quando falei isso, pensei nas guitarras signatures que estão à venda para o público comum. Esse caso que vc citou podemos dizer que é um caso isolado, e que ninguém botará a mão a não ser o próprio cara. Minha analogia é a seguinte: Se eu pego uma Fender American Standard, por exemplo, quais seriam as grandes dificuldades que eu teria em "transformá-la" numa Jeff Beck, ou numa Buddy Guy, ou até mesmo numa Yngwie Malmsteen ou numa Richie Blackmore, ou numa John Mayer? Dessas que nós podemos ver facilmente expostas no site da Fender?
Se você for adepto a linha que guitarra é um pau com cordas, que o corpo não influencia nada, só a escala que teria uma mínima influência, seria questão de botar as mesmas ferragens e parte elétrica, no máximo mandar fazer uma pintura igual (talvez adesivos), portanto uma SX modificada da vida seria igual a uma Jeff Beck. Não é por aí...
A grande maioria das Gibson signatures atuais passaram para responsabilidade da Custom Shop, da Fender nem tanto. Na Custom Shop e mesmo na linha anterior a CS, teoricamente os luthiers responsáveis são mais experientes e as matérias primas são mais bem selecionadas. Deveria sair um produto melhor, nem sempre acontece. Pergunte a luthiers experientes se quando eles pegam as tábuas para fazer uma guitarra se eles sabem como vão soar as guitarras prontas, todos vão dizer que não sabem, só a estética, mas umas vão soar diferente de outras. Quero dizer que uma Cutom Shop foderosa signature pode soar inferior a uma de linha normal, é exatamente o que disse no texto acima. A 78 que me referi tinha tudo para ser uma porcaria e tomar um pau feio da minha, mas aconteceu o contrário. Tudo bem que passa por gosto pessoal, mas essa comparação é fato e não é gosto não.
Lembro de minha Fender Clapton. O cara que era o dono (comprei usada) era fã incodicional do cara, se hospedava no mesmo hotel do Clapton quando ia a shows e chegou a conhece-lo pessoalmente, encontrou e bateu papo algumas vezes. Ele chegou a comprar 3 guitarras para montar uma com as melhores peças, igual ao ídolo. E essa que foi minha ele selecionou entre 3 ou 4 Fender Clapton, a que soava melhor. Pior que de fato, tem diferenças, não é papo de "ouvido de ouro", mas se vai fazer diferença no meio da mix é outra história.
De real, posso dizer que as Fender e Gibson STD atuais estão saindo com defeitos. Alguns defeitos são só detalhes, como frisos, pintura, algo do tipo. As signatures são mais difíceis de encontrar problemas.
Enfim, todas essas que nós sabemos que estão à venda bem mais caras que alguns modelos não-signatures. Estou me referindo as guitarras que podem chegar até as mãos do guitarrista "comum", e não aquelas exclusivíssimas que nós sabemos muito bem que só o cara mesmo tem (Clapton, Gilmour, etc.).
Veja, essa Fender 78 que me referi está na mão de um cara comum, não é exclusivíssima. Não acho que SRV ou mesmo John Mayer trocaria sua guitarra principal por ela, acho que não, mas juro que não passaria vergonha ao lado e provavelmente eles fariam uma oferta para levar. Um amigo estava comentando comigo... Ele conhece um cara que tem 2 stratos (acho que 63), boas. Um outro cara também tem uma strato do mesmo ano, mas que dá um pau feio nas duas do outro cara. Mas essas que se sobressaem são difíceis de achar, como disse o experiente luthier que citei.
Trocando em miúdos, o que quero dizer é que dependendo do caso, essas signatures nem tem tantas mods assim que façam jus ao preço elevado que elas carregam. Agora, outras podem valer (A Gibson Lucille, por exemplo). Outro caso que considero absurdo é essa Gibson LP Custom do Randy Rhoads. O preço sugerido dela no site da Gibson é de 9000 dólares (sabemos que ela pode custar menos, mas ainda sim, um absurdo, hehehe). O que a diferencia tanto de uma LP Custom "comum" para custar mais do que o dobro do preço?
Aí você tocou num ponto delicado. A maioria das signatures não valem tudo que pedem mesmo. De fato, são guitarras comuns, um pouco mais caprichadas e com ferragens e parte elétrica copiada de uma referência. Boa parte é coisa de fã, vai pagar a mais para ter uma guitarra igual ao ídolo, só esteticamente falando. O sujeito vai correr o risco de cruzar com uma guitarra que fala absurdamente mais e que custa mais barato.
A Randy Roads é um caso a parte... Não que valha isso tudo, não acho e não pagaria, mas para você entender... As guitarras sólidas são quase todas feitas em Nashville, onde tem 2 setores (prédios) separados, a linha normal e a Custom Shop. Em Memphis fazem as guitarras semi-sólidas, mais complexas, a Custom branca e double neck. É tudo junto, normal e Custom Shop, claro que as CS passam por mãos diferentes, mas o espaço físico não é separado. E em Montana fazem os violões e as guitarras L-5 (essas são feitas pelas mãos ou supervisionadas de perto pelo master luthier da fábrica, são as mais complexas, carved). Quero dizer com isso que a Custom branca já é uma guitarra especial. Só que não sei se a RR é feita em Memphis...
|
renatocaster Moderador
|
# nov/12
· votar
MMI
Se você for adepto a linha que guitarra é um pau com cordas, que o corpo não influencia nada, só a escala que teria uma mínima influência, seria questão de botar as mesmas ferragens e parte elétrica, no máximo mandar fazer uma pintura igual (talvez adesivos), portanto uma SX modificada da vida seria igual a uma Jeff Beck. Não é por aí...
Hehehe, não é esse o caso também. A minha dúvida (que agora vc sanou de vez) era a seguinte: Se uma Fender signature que está à venda para qualquer um que queira comprar, recebe os mesmos carinhos e cuidados da que vai para a mão do artista. Se é certo de que é isso que rola, aí eu deixo de ser cabeça dura e começo a entender que uma signatura realmente vale um pouco mais do que uma guitarra comum, de linha.
De real, posso dizer que as Fender e Gibson STD atuais estão saindo com defeitos. Alguns defeitos são só detalhes, como frisos, pintura, algo do tipo. As signatures são mais difíceis de encontrar problemas.
Aí também, é um outro aspecto interessante que deve ser levado em consideração. Volto a dizer: Se o zelo e o cuidado com as signatures é significativamente maior, nesse caso o valor do instrumento faz jus a diferença para com uma guitarra não signature.
Aí você tocou num ponto delicado. A maioria das signatures não valem tudo que pedem mesmo. De fato, são guitarras comuns, um pouco mais caprichadas e com ferragens e parte elétrica copiada de uma referência. Boa parte é coisa de fã, vai pagar a mais para ter uma guitarra igual ao ídolo, só esteticamente falando. O sujeito vai correr o risco de cruzar com uma guitarra que fala absurdamente mais e que custa mais barato.
Pois é, eu não quis generalizar, mas na minha concepção eu entendo que a maioria dos casos de guitarras signatures se enquadram nesse aspecto. E é aí que eu acho que o cara tem que pesar o real valor do instrumento em relação ao que ele tem a oferecer, que não somente o lado emocional de ter uma guitarra do seu ídolo.
|
Jinkxs Veterano |
# nov/12
· votar
renatocaster MMI
Acho que a questão foi respondida lá em cima:
"A grande maioria do pessoal do fórum não tem acesso, oportunidade, grana ou experiência para conhecer grandes guitarras"
Se me derem para pilotar a Sauber do Perez e a Red Bull do Vettel eu provavelmente não conseguiria notar muita diferença no desempenho entre ambas. Meu tempo tende a ser o mesmo com ambas. Mas um bom piloto provavelmente consegue com a Red Bull quase um segundo de diferença.
Acho que esse paralelo, dentro das suas limitações, define muito bem o que o que foi dito nesses últimos posts.
Eu provavelmente não tenho tarimba para distinguir uma GRANDE fender de uma fender ruim. Sério mesmo!!!! Se eu pegasse essa 78 mencionada provavelmente passaria em branco por ela (Putz, é CBS, deve ser procaria!!!).
MMI
Falando em Nichendrix você tá pegando a mania dele de escrever livros aqui no FCC!!! Hehehehe....
Brinks velho... pode escrever um "Lord of The Rings" aqui!!!
|
MMI Veterano
|
# nov/12
· votar
renatocaster
A minha dúvida (que agora vc sanou de vez) era a seguinte: Se uma Fender signature que está à venda para qualquer um que queira comprar, recebe os mesmos carinhos e cuidados da que vai para a mão do artista. Se é certo de que é isso que rola, aí eu deixo de ser cabeça dura e começo a entender que uma signatura realmente vale um pouco mais do que uma guitarra comum, de linha.
Essa sua dúvida é difícil de responder, porque varia. Olha só...
Note quem quem inspeciona primeiro e verifica é o senior master builder, Todd Krause. Depois liberaram para os master builders em geral. Quem fez a do Clapton? Todd Krause. E se você for comprar uma? Se resolver pagar caro e pagar por uma masterbuilt, vai ser alguém da galera. Se pegar uma de linha mais acessível, vai ser um mexicano que atravessou a fronteira.
Há pouco tempo, fizeram uma cópia da Gibson LP #2 do Jimmy Page. Posso estar enganado em alguns números, mas basicamente foi assim... Um master builder fez umas 10 guitarras, precisamente iguais à original, todos os relics, extremamente selecionada e caprichada. Foram numeradas, mandadas à ele e testadas e autografadas pessoalmente. Ele escolheu a dele, as outras foram vendidas a uns 50k cada. Depois teve uma linha masterbuilt Custom Shop, certificado autografado pelo próprio, vendidas a uns 25k. Depois teve uma linha Custom Shop, sem autógrafo, vendida mais "barato". A do Billy Gibbons, Pearly Gates, foi semelhante. Então dá para ter uma semelhante à que vai para o cara, dá para ter uma parecida, dá para ter uma que lembre em alguma coisa. rs
Mas essas guitarras tem um apelo emocional, de fã, incontestável.
Jinkxs
Se me derem para pilotar a Sauber do Perez e a Red Bull do Vettel eu provavelmente não conseguiria notar muita diferença no desempenho entre ambas. Meu tempo tende a ser o mesmo com ambas. Mas um bom piloto provavelmente consegue com a Red Bull quase um segundo de diferença.
Eu achava isso. Mas se você pegar uma guitarra desbundante dessas, não precisa de muito para falar não, ela é melhor. É muito claro, juro que bati um primeiro acorde quando peguei e veio uma exclamação, PQP! Agora, se você precisa disso é outro papo.
Bom resumi mais dessa vez. Foi mal... kkkkkkkkk
|
Jinkxs Veterano |
# nov/12
· votar
MMI
Odeio ter que dizer sobre duendes dentro dos veios da madeira, que a madeira é especial porque é tratada todo dia 29 de fevereiro por freiras nórdicas virgens se tiver lua cheia no topo das montanhas rochosas e se não tiver neve. O problema é que ninguém tem uma explicação plausível e objetiva do por que raríssimas guitarras se comportam desse jeito.
Cara... eu acho que não existe UMA explicação para isso. Existem várias... é um case clássico onde a Teoria do Caos pode ser aplicada.
São centenas as variáveis que atuam na sonoridade de uma guitarra, e elas são intríscicamentes ligadas, pois a atuação de uma váriável afeta a atuação das demais. Muitos fatores atuam positivamente, se somando, e outros negativamente, se anulando, de forma que a sonoridade, na média, fica sempre em torno de um padrão (para o modelo), variando dentro da "curva normal".... algumas um pouco inferiores, outras um pouco superiores.
Claro, sempre considerando guitarras sem nenhuma anormalidade.
Aí, como na física, volta e meia aparece uma "singularidade". Uma guitarra aparentemente como as demais, sem nada especial nela, mas onde essas centenas de fatores variáveis atuam em somatória, com poucas variáveis negativas. Ou seja, tudo nela trabalha a favor da sonoridade... muitas vezes coisas insólitas e totalmente acidentais, como o os furos da ponte pegando bem no meio de um veio mais duro do corpo, ou a cristalização incomum da cola de uma das emendas, ou qualquer outra coisa maluca e sem sentido, que agindo em conjunto com outras dezenas de coisas malucas e outras nem tão malucas assim - até bastante plausíveis - tornam aquela guitarra especial.
Bom... é isso ou é o duende que mora nos veios da madeira!!!! Hehehe....
|
renatocaster Moderador
|
# nov/12
· votar
MMI
Note quem quem inspeciona primeiro e verifica é o senior master builder, Todd Krause. Depois liberaram para os master builders em geral. Quem fez a do Clapton? Todd Krause. E se você for comprar uma? Se resolver pagar caro e pagar por uma masterbuilt, vai ser alguém da galera. Se pegar uma de linha mais acessível, vai ser um mexicano que atravessou a fronteira.
É...o buraco é bem mais embaixo mesmo. Definitivamente o tratamento é diferenciado sim. O valor agregado da construção do instrumento é superior, fora toda a questão do marketing, histórico, sentimento de fã para com o ídolo, etc.
Eu não sou contra as signatures, até teria alguns modelos se tivesse a grana. Essa é a grande diferença, hehehehe.
|
MMI Veterano
|
# nov/12
· votar
Jinkxs
Vai além até. Se você é um cara mais "cartesiano" como parece, esperava isso do Renatão aqui, mas então vamos botar mais molho na comida para vocês. Eu não sou místico nem nada disso, mas levo um pouco para o lado da singularidade de um ser vivo (a árvore que gerou a madeira, por exemplo).
Tem a questão dos veios/fibras da madeira, que por eles preferencialmente percorrem as vibrações. Claro que existiria uma disposição ideal desses veios, das fibras, depende do corte (quartersawn, radial, etc.) e depende da árvore que sai. Tem o papo da adsorção de água na madeira, formação micro-cavidades com a vibração, envelhecimento e secagem da madeira e por aí vai. Bastante elucubração para explicar, mas não quero entrar tanto nesse papo.
Um fato interessante... A Martin, nas ultra-tops deles, tem um aparelho para medir a frequência fundamental de cada peça que vai no instrumento. Algo c omo o tal "tap tunning" que os maiores luthiers do mundo fazem nas archtops, mas isso levado a extremos. Todas as peças (sólidas) precisam estar "afinadas" num múltiplo de A=440Hz, a ponte, a escala, o braço, a lateral, o fundo, o tampo. Ou seja, as peças precisam estar em fase, ressonando junto, sem algo que vibre diferente. Em todos os anos, só tive a oportunidade de ver e tocar em 1 único instrumento desse e realmente sai algo anormal, fora do padrão. Taí um "duende" identificado para vocês.
renatocaster
Tem muita coisa nessa história, parceiro...
|