Guitarras signatures: valem a pena?

Autor Mensagem
rafael_cpu
Veterano
# nov/12
· votar


Concordo com o MMI

Sobretudo no que tange à facilidade de revenda e à qualidade de construção das signatures. Que no final das contas, se traduz em uma boa relação custo/benefício, ao contrário do que muitos pensam.

Realmente, quando se compara uma guitarra ao lado de outra, excluindo-se as exceções que comprovam a regra, há diferenças marcantes. E as razões já foram muito bem expostas nos posts dos amigos acima.
Aí, vai do gosto e do bolso.

Tenho uma guitarra signature e não é porque sou fã do cara. Ouço pouquíssimas músicas dele. Mas isso não tira a qualidade de construção e sonoridade, tampouco a beleza do instrumento. Estou super satisfeito e não me desfaço dessa guitarra jamais.

Eu sou muito fã do Buddy Guy, mas não teria a signature. Por outro lado, ouço muito pouco Jeff Beck e teria uma Fender JB facilmente.

Também não vejo nada de mal em ter uma signature simplesmente por ser fã. Ora, qual o problema?

Idem para amps.

No final das contas, o que importa é me agradar e corresponder à minha expectativa.

T+

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/12
· votar


MMI
Fiquei impressionado com suas postagem, isso tudo que você falou chega a proporções faraônicas! imagina desmontar 3 guitarras para montar uma!
Sera que as vezes essa guitarrinha standar de 5000, que a gente pegou em 24x pode ter um ótimo som, se comparado a outras?
O problema é comparar, achar mais 3 guitarras pra comparar, em loja o vendedor já me olhou feio quando pedi para testar uma condor e depois uma SX, imagina testar uma Fender! mesmo que eu tenha uma guitarra cara fica difícil comparar com outras e perceber na pratica essas diferenças citadas por você, que pena.

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Sera que as vezes essa guitarrinha standar de 5000, que a gente pegou em 24x pode ter um ótimo som, se comparado a outras?

Nos últimos 10 anos eu percebi bem nitidamente uma queda na qualidade dos modelos básicos de Gibson e Fender Corona-CA. Você vai dar uma broxada feia, mas eu não vi e não acredito numa Fender STD ou outra de até 5k reais aqui no Brasil que seja comparável a uma desbundante dessas que me refiro. Talvez algum luthier, isso eu acredito que consiga eventualmente, mas também não é para o bico de um Zaganin atual, por exemplo, mas pode acontecer lá por alguma conjunção de fatores. Por esse valor aqui no Brasil, acreditaria numa usada de um "otário" vendendo, como disse o luthier (prefiro não dar nomes publicamente aqui) ou de uns excelentes luthiers que não apostam na massificação nem tem a proposta de fazer uma Fender tupiniquim barata. O luthier que está com essa guitarra e vai desmontar nesse feriado a procura dos duendes escondidos nela seria uma das apostas, tenho mais 3 ou 4 apostas de caras que seriam capazes de acertar uma dessas, mas afirmo que seria meio "acidental", nem os masterbuilders da Fender acertam dessas sempre.

Quer uma dessas? Apostaria em lojas de usados nos EUA.

O problema é comparar, achar mais 3 guitarras pra comparar, em loja o vendedor já me olhou feio quando pedi para testar uma condor e depois uma SX, imagina testar uma Fender! mesmo que eu tenha uma guitarra cara fica difícil comparar com outras e perceber na pratica essas diferenças citadas por você, que pena.

Eu estranho um pouco, porque não tenho esse problema. Tudo bem, tive uma vez ou outra em lojas desconhecidas e babacas atendendo. Nas lojas que eu vou, me deixam até trazer para casa para testar. Os lojistas precisam ter visão na hora de vender...

Marthin87
Veterano
# nov/12
· votar


rafael_cpu
Fora os modelos que só encontramos as signature, como exemplo, a Jackson Dominion, em todas as pesquisas que faço só vejo o modelo Mark Morton.

Sir.Paulo
Veterano
# nov/12
· votar


MMI
Nos últimos 10 anos eu percebi bem nitidamente uma queda na qualidade dos modelos básicos de Gibson e Fender Corona-CA.


Não foi só você garoto!
Eu acho interessantes as análises que o luthier Rafael Gomes faz no blog dele CUIDADO! LUTHIER TRABALHANDO! ele aponta alguns defeito "grosseiros" em grandes marcas como a Gibson por exemplo!

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Sir.Paulo

Sei lá se levo a sério esse blog, não me parece muito... Tem uns exageros ali, mas pode sera realidade dele. De qualquer forma, um "tapa" sempre precisa até mesmo por questão de gosto.
Já comentei aqui, já vi falhas grosseiras até em Gibson Custom Shop de 6 mil dólares.

marcosaalcantara
Veterano
# jan/13 · Editado por: marcosaalcantara
· votar


Pessoal quem puder me dar uma ajuda aê.
Tava pesquisando uma guitarra na faixa de até 4.500 e me deparei com uma Schecter custom Synyster Gates . É exatamente o que eu quero os caps da seymour Duncan , a micro afinação , o corpo de mogno com braço colado....Só um probleminha NÃO SOU FÃ DO SYNYSTER GATES , então ficaria meio ruim pra mim ter uma guitarra que carregue o nome dele , alguém aí tem uma dica de guitarra nessa mesma faixa de preço com especificações iguais ou parecidas pelo menos no custo x benefício ?.

GabrielRhoads
Veterano
# jan/13
· votar


Depende, eu curto flying V's com braço em maple e colado, acho que a Zakk Wylde Flying V Signature iria me cair bem, apesar de ser Gibson (não curto muito) Mas tipo só gastaria se já tivesse Meu JCM 800, umas 2 deans flying v's, 1 fender strato, 1 Dean ML, 1 Jackson Kelly, 1 gibson sg custom. Aí pensaria em comprar uma Sg Angus Young Signature (do modelo antigo).

lokiol
Veterano
# jan/13
· votar


Galera, independente de ser ou não signature, o que importa é o cara gostar da guitarra. Estou pra pegar uma Music Man JPXI, e não é porque ela é do John Petrucci, e sim porque achei a guitarra FODA, e melhor do que as do mesmo preço.
Isso é gosto e pode ser que um cara ame uma E1 e ache que ela vale até mais, e outro não se adapte com guitarra escalopada, não goste da pegada da guitarra. Então galera, acho esse tipo de tópico meio "perda de tempo".

lokiol
Veterano
# jan/13 · Editado por: lokiol
· votar


marcosaalcantara

Cara, num tem nada haver, se você curtiu a guitarra, se você gostou dela e acha que vale a pena, compre. Isso é a maior bobagem do mundo, "não posso comprar tal guitarra porque ela é assinatura de um cara que eu não curto, apesar de ter gostado muito da guitarra", isso é pensamento fútil. Se tu curtiu, se tu pode comprar, compre independente se ele é do joaozinho ou se foi do cara que tem a cabra com as tetas de ouro do Egito. Vá em frente e seja feliz.

RobsonCosta
Veterano
# jan/13
· votar


Concordo, se gostou da guita vai sem pensar.

Essa semana comprei no ebay a do buddy guy, curto muito aquela guitarra, quando chegar eu escrevo sobre ela.

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras signatures: valem a pena?