Replicas Chinesas da Gibson (Chipson) - O quanto compensa?

Autor Mensagem
Btardelli
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

PS - Quanto aos "brasileiros", eu não sei, mas sei que em vários lugares do mundo tem empresas que encomendam essas guitarras chinesas meio genéricas e fazem suas marquinhas. No Japão, meio que cada loja tem a sua "marca para iniciante". O preço costuma ficar próximo aos 250~300 Reais.


Cara, é o caso das art pro, só os caps que são "menos piores" do que os das "guibsons" que testei.

abç

pulgadopc
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

PPS - Mais curioso é que muita gente não sabe que a própria Gibson tem uma 3a linha. Isso mesmo, abaixo da Epiphone. As "Maestro by Gibson". Eles fizeram para vender em grandes lojas e supermercados a preços ridículos, tipo 140 dólares. Aparentemente, não são um grande sucesso...


Dessa eu não sabia, faz tempo que tem isso?

Btardelli
Veterano
# dez/11
· votar


Pra quem nunca viu as maestro...

http://www.gibson.com/en-us/Divisions/Maestro/

Del-Rei
Veterano
# dez/11
· votar


pulgadopc
Btardelli
Bog


Tem uma marca que nem sei se existe mais, uma tal de Orville. Era uma outra linha da Gibson também.

Um aceno de longe!!!

Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


Del-Rei

A Orville não existe mais. E era um caso à parte. A produção não era controlada pela Gibson, ela encomendava as guitarras de fábricas japonesas. E, estranhamente, muita gente achava essas guitarras MELHORES que as Gibson USA. Eu já comentei aqui no fórum que tenho uma Fujigen que eu achei melhor que a Gibson Standard. Pois bem, a Fujigen era uma dessas fábricas que faziam as Orville. Hoje em dia, ela ainda faz algumas das Epiphone Elitist.

Que eu me lembre, a Orville sumiu quando resolveram estabelecer melhor o nome Epiphone. A Epiphone Elitist seria a "herdeira" da Orville, por assim dizer.

pulgadopc
Dessa eu não sabia, faz tempo que tem isso?

Acho que eles começaram em 2010. Eu também não conhecia, só fui ver porque agora no final do ano eles começaram a vender em uma rede de lojas japonesa. Ó a propaganda aqui:



Notas engraçadas incluem a cara de psicopata do presidente da Gibson, o sotaque deles tentando falar japonês, e o funcionário da Gibson lendo as notinhas enquanto fala, hehehe

renatocaster
Moderador
# dez/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Bog

Hehehe, Maestro! Quero uma dessa, achei massa!!!

http://www.gibson.com/en%2Dus/Divisions/Maestro/Electrics/Mini%2DV/

Gostei da amarelona, hehehe.

Abs

guitartube
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, por acaso vc está recomendando a compra de produtos falsificados?

Eu simplesmente estou respondendo ao tópico.
Se o tópico está rolando, devem existir opiniões contra ou a favor, senão deixa de ser um fórum e passa a ser um lugar onde só se aceitam as opiniões favoráveis a uma dada posição.

flw!!!!

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


guitartube
E os caps brasileiros montados na China!? Conta ae! Malagoli? Cabrera?
Nao sei mesmo.

Curly
Veterano
# dez/11
· votar


Eu bem queria testar uma réplica dessa chinesa aqui !

guitartube
Veterano
# dez/11 · Editado por: guitartube
· votar


Pq que eu acho a Chipson legal?

Eu testei, gostei e achei bonita pow!!!!!!
Se alguém acha que é ilegal, é só raspar o Headstock, ou colocar uma fita,...

Acho que:
- Hj são as mesmas máquinas CNC que funcionam tanto nos EUA quanto na China;
- Estas máquinas fazem todos os tipos de guitarra;
- Hj não existem mistérios na confecção e todas são industrializadas;
- O acabamento é razoável;
- A tocabilidade é boa;
- Os componentes são razoáveis para o preço;
- Não possui a mesma durabilidade pq os materiais de uma original são muito superiores;
- Uma original na minha mão não vai fazer muita diferença pq eu toco mal;
- Se estiver escrito Chipson no Headstock, eu iria comprar tbm, do mesmo modo que já comprei uma tagima Memphis pq gostei.....

Existem os seguintes tipos de produtos falsos:

Aquele que é cópia e possui o mesmo nome, pois rouba a propriedade intelectual do projeto e rouba o nome;

Aquele que é cópia e usa outro nome, pois rouba a propriedade intelectual do projeto, mas não rouba o nome;

Fato: Quando vc compra uma guitarra modelo Les Paul ou Stratocaster, vc está comprando um produto que roubou a propriedade intelectual de projeto e design do Les Paul ou do Fender.

flw!!!!!

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


guitartube
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/277244/p1#8042627
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/277244/#8041070

Nao vai responder?

Ok.

guitartube
Veterano
# dez/11
· votar


ogner

Visite meu blog e pergunte lá que eu te respondo.

flw!!!!!!

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


Uhmmm, ok!

clguitar
Membro
# abr/15
· votar


Pessoal, o seguinte: fiquei numa GAS danada de comprar uma Les Paul Custom branca. Sabem como é, Randy Rhoads e tal...

As Gibsons estão a preços absurdos, vale mais a pena comprar uma R8, por exemplo. E não têm a escala em ébano, mas no tal do richlite. Pelo preço que estão cobrando, acho isso uma piada de péssimo gosto.

As Epiphones me parecem bacanas (já tive uma), mas a escala é em rosewood e o headstock é aquela coisa meio feiosa.

Procurei umas japonesas (Greco, Burny etc.) e não encontrei nada muito interessante a um preço decente.

Eis que decidi matar a vontade e uma curiosidade antiga ao mesmo tempo: comprar uma Chibson! Olhei no Aliexpress, encontrei a loja da Sara Lee e mandei ver. 300 Obamas com envio (para a Colômbia, onde eu moro). Vinte dias depois, recebi a bichinha aqui.

Minha expectativa era que fosse uma Epiphone com o headstock e o logo Gibson. Não é. O acabamento é muito bonito. Abri a guitarra e as madeiras parecem ser de boa qualidade (mogno e maple). A escala, no início, eu pensei que fosse um rosewood pintado de preto, mas parece algum tipo de ébano um pouco pior dos que eu já toquei antes, mas com uma aparência muito boa.

Os dois principais pontos negativos: captadores e binding do braço.

Os captadores têm até um timbre legal, mas são totalmente microfônicos e, portanto, não dá para tocar com distorção um pouco mais pesada. Vou ter de trocar.

O binding do braço é o seguinte: eles tentaram fazer aquele esquema tradicional da Gibson, em que o binding fica como uma espécie de extensão do traste. O problema é que não fizeram isso com todo o cuidado necessário, então não ficou suave ao toque, mas meio "cortante". Vou ter de lixar isso para ver se fica mais gostoso na mão.

Fora esses problemas, alguns menos importantes: a guitarra chegou absolutamente desregulada. As cordas não valem um centavo. A escala e os trastes estavam muito sujos e ressecados. Precisei passar várias "mãos" de óleo de limão para ajeitar isso, mas acho que está bem.

O capotraste está mal cortado; vou ter de rebaixar os sulcos das três cordas de baixo.

Os trastes parecem razoavelmente nivelados. Não tive problema com trastejamento, e a altura das cordas está onde eu gosto.

Fiquei positivamente surpreso com a parte elétrica: o terra é um fiozão de cobre bom, as cavidades são limpas, as soldas são bem feitas e os fios estão relativamente organizados. Os potenciômetros não têm marca, mas funcionam direitinho, e são de tamanho inteiro, não daqueles pequenininhos. Só não curti muito o capacitor do braço, mas isso é mais questão de gosto. Vou ver se troco por algo um pouquinho melhor.

É isso!

Acho que, para quem não está a fim de mexer na guitarra, trocar uma ou outra peça e fazer regulagens um pouco mais "complicadas", melhor não comprar Chibson.

Hitman
Veterano
# abr/15
· votar


clguitar
Sei la cara... Com tantas opcoes realmente boas no mercado, nao vejo justificativa pra alimentar o mercado dos falsificados.

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar


Independentemente de qualquer consideração sobre qualidade, validade, som, etc, etc, etc... olhem isso:

"para a Colômbia, onde eu moro"
"Vinte dias depois, recebi a bichinha aqui."

... e aposto que o imposto foi bem menor que aqui... eike invejinha!!! kkkkkkk

clguitar
Membro
# abr/15
· votar


Hitman
Entendo você, mas o fato é que eu queria uma LPC branca com escala em ébano e a Chibson pareceu uma boa opção diante da falta de algo com essas características e preço razoável. E tinha muita curiosidade também. De qualquer forma, já dei bastante grana pra Gibson. :)

JJJ
Paguei 26% de imposto, que acho que é tipo metade do Brasil. A guitarra chegou na aduana, recebi a notificação, paguei o boleto no banco e me entregaram no dia útil seguinte.

JJJ
Veterano
# abr/15 · Editado por: JJJ
· votar


clguitar
Paguei 26% de imposto, que acho que é tipo metade do Brasil.

É muito menos que a metade. Eu aqui teria que pagar mais de 100% de imposto: federal (60%), estadual (mais ou menos 35%), IOF (6%) e 12 reais do Correio...

Colômbia >>>>> Brasil :(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Replicas Chinesas da Gibson (Chipson) - O quanto compensa?