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Caio Holder Veterano |
# out/11
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tenho uma duvida cruel sobre improviso
Exemplo, tem uma base em C, improviso na escala de C, até aí tudo bem, quando muda pra Am, ta na escala de C, continuo na de C. Mas tem partes que entra em D, que não tem na escala de C, teria que ser Dm, aonde eu improviso?
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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Caio Holder CARA VC ERROU,se vc tem uma base em C,vc tem que pensar algum modo grego para improvisar,se for C lidio,por exemplo,vc ira improvisar na escala de G,pq C na escala de G e o 4grau,sendo assim o lidio
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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Caio Holder e tudo questa da interpretaçao da tonicacomo nosso amigo unfigleness diz
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Caio Holder Veterano |
# out/11
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aff, naum sei nada de modo grego, ja me falaram, mas naum intendi nd, ja buskei na net, naum sei nd :(
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Caio Holder Veterano |
# out/11
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eu intendi mais ow menos, C é o 4º grau de G pq a escala de G é: G, Am, Bm, C, D, Em, F#º, e G. td bem. mas como eu sei que tem que ser essa escala, no caso do exemplo da anterior (base: C, Am, e D) como sei que seria em G?
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renatocaster Moderador
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# out/11
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Caio Holder
Exemplo, tem uma base em C, improviso na escala de C, até aí tudo bem, quando muda pra Am, ta na escala de C, continuo na de C. Mas tem partes que entra em D, que não tem na escala de C, teria que ser Dm, aonde eu improviso?
Pode ser que depois desse D, a base tenha subido de tom, ou seja, de C para D. Vc sente essa possível mudança de tonalidade ou esse acorde de D só aparece em um determinado momento?
Tem essa base aí?
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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A escala é G pq o acorde que vc usa eo C,entao vc usa por exemplo o lidio,se for C Mixolidio,usar a escala de F
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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renatocaster é que nesse topico,trabalhos com base nos modos gregos,entao usamos esses exemplos
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Caio Holder Veterano |
# out/11
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não, é so um exemplo, XD, mas tem varias musicas do tipo. ex: lembrei uma aki agora, patience do GNR. o tom é G tem as notas G, C, D, Em, A, perae, A? lá naum tem na escala de G? minha duvida e cruel brother :( pd ser simples para otros, mas isso ta me matando
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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Caio Holder espera o Unfeelingness entra pq ele me explicou e explicara a vc com mais exatidão
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Unfeelingness Veterano |
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
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Caio Holder
Exemplo, tem uma base em C, improviso na escala de C, até aí tudo bem, quando muda pra Am, ta na escala de C, continuo na de C. Mas tem partes que entra em D, que não tem na escala de C, teria que ser Dm, aonde eu improviso?
Isso depende muito. A música pode estar subindo de tom, como fez notar aí o renatocaster
Por outro lado, tudo depende da seqüência em que você está. Supondo que você está aqui C - D - G. Na verdade você não está em C, está em G, logo usa a escala de G, embora o primeiro acorde da seqüência seja C, e G o último.
Tomemos como exemplo a música "Pais e Filhos", do Legião. Enquanto ele está no C - D - G, cantando a música, sabemos que o CH é o de G, logo utilizo o Jônio ou primeiro grau do CH de G.
Mas, na hora do solo, há uma pegada blues, todos sabem disso. Qual escala uso então? Posso interpretar esse G como Gm7 Dórico ou Gm7 Eólio.
Se ele é um Gm7 Dórico, veja só em qual CH ele está e qual escala eu uso para improvisar
F7M Gm7 Am7 Bb7M C7(.9) [Que é o da seqüência ok?) Dm7 e Em7.5-
Supondo que interpreto ele, o Gm7, como Eólio; uso então a escala de Bb7M, pois, se ele é Eólio, é o sexto grau de algum CH, que só pode ser o Bb, veja:
Bb7M - Cm7 - Dm7 - Eb7M - F#7 - Gm7 - Am7.5-
Veja aí se entendeu. Execute na guitarra o C - D - G cantando a música, e execute a escala de Sol Maior, ou seja, G Jônico.
Depois, quando entra o solo blues, os acorde serão G - C7.9 - D 7.9, em que você irá usar o G Dórico e o G Eólio.
Tente aí... Utilize a interpretação da tônica G de três maneiras: G Jônico (Maior), G Dórico (Menor) e G Eólio (Menor), como exemplificado acima. Sempre comece e termine em G o Modo, que é para você perceber as diferenças de sonoridades. Assim, no Eólio, utilizo a escala de Bb7M (maior), mas saindo de G, a sonoridade fica menor.
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LeandroP Moderador |
# out/11 · Editado por: LeandroP
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Caio Holder
Mas tem partes que entra em D, que não tem na escala de C, teria que ser Dm, aonde eu improviso? ... naum sei nada de modo grego,
O modo prático de enxergar este problema:
Você pensa que está em Dó maior porque tem o C e o Am. Acho que você está certo até aqui. Eu também pensaria da mesma forma inicialmente.
Então veja a escala de Dó maior: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Não tem nenhum acidente de sustenido (#) ou bemol (b).
De repente aparece o acorde D maior. Mas por que???
As notas da escala de Dó maior até daria pra montar um Ré, mas a nota Fá# do acorde Ré maior não está na escala de Dó maior, pois a nota é um Fá natural (sem nenhum acidente # ou b).
Então vamos mudar a escala alterando a nota Fá (IV° grau, diga-se de passagem) pra Fá# (IV° grau aumentado, ou #IV).
Pergunta: qual escala tem o todas as notas naturais e o Fá seja o único com sustenido?
Veja sobre formação de escalas maiores: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/
A escala desta harmonia é de Sol maior: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi e Fá#.
Os acordes C, Am e D são os seguintes graus da escala de Sol maior:
C - IV° grau de G - função subdominante - acorde do modo lídio Am - IIº grau de G - função subdominante - acorde do modo dórico D - Vº grau de G - função dominante - acorde do modo mixolídio
Se depois do acorde D não tiver o acorde G ou Em, então a música pode estar no tom de Dó maior, com uma sonoridade lídio.
Veja o que a alteração da nota Fá pra Fá# pode fazer com cada um dos acordes:
Acorde Dó maior - C
O Fá deixa de ser uma quarta justa pra ser um Fá# - uma quarta aumentada. É interessante utilizar este intervalo como nota de passagem.
possível extensão do acorde: C(#4) - C7M(#11)
Acorde Lá menor - Am
O Fá deixa de ser uma sexta menor pra ser um Fá# - sexta maior. É importante prestar atenção como o acorde menor com sexta maior tem uma semelhança com o acorde D7, porque ele é idêntico ao D7/A - (5a no baixo - segunda inversão <--- ver na busca: inversão de acordes).
possível extensão do acorde: Am6 - Am7
Acorde Ré maior - D
O Fá sempre será sustenido, F# - terça maior.
Se o Fá for natural, a terça seria menor e o acorde seria Dm.
Como este Ré é derivado do Vº grau da escala de Sol maior, então ele tem um intervalo de sétima menor (7), por causa da nota Dó.
Mas cuidado com a 7a menor neste acorde porque o acorde pode ser facilmente conduzido (ou atraído) pro acorde de Sol maior (G).
possível extensão do acorde: D6 - D6(9)
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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Unfeelingness aea vamos estudar guitarra ow n?
ai um lick em A mixo e volta em A dorico
e--------------------------------------------------------------------- -------------------------------- B--------------------------------------------------------------------- -------------------------------- G------------------------------------------6-------------------------- ------------------------------- D-------------------------------9-7-5----------7-5-------------------- --------------------------- A----------------7-5-7-9-10------------------------9-7-5-7-5---------- ------------------------ E---5-7-5-7-9------------------------------------------------------7-6 -5-7-6~~~~-----------
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Unfeelingness Veterano |
# out/11
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Caio Holder
não, é so um exemplo, XD, mas tem varias musicas do tipo. ex: lembrei uma aki agora, patience do GNR. o tom é Gtem as notas G, C, D, Em, A, perae, A? lá naum tem na escala de G?minha duvida e cruel brother :( pd ser simples para otros, mas isso ta me matando
Com as suas devidas dissonâncias essa seqüência ficaria assim:
G7M => C7M => D7 => Em7 => A7
Até o Em7, toda a seqüência está no CH de G, portanto uso a escala maior natural de G para improvisar. Quando chegar ao A7, sei que ele é um Mixolídio, e se ele é mixolídio, ele o é de algum CH, que só pode ser o de D, veja
D7M Em7 F#m7 G7M A7 Bm7 C#m7.5m
Uso a escala de D, mas saindo de A, e então obtenho a sonoridade Mixolídia, ou seja, a sonoridade do A7.
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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Unfeelingness se der olha aquele lick que postei agora
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Caio Holder Veterano |
# out/11
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desculpe pessoal me complicaram mais ainda :S hehe, mas a culpa não é de vcs, é minha, pq naum tem professor nenhum por aki, consequencia: naum sei nada, NADA MSM, sobre MODOS GREGOS.
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Chibatocaster Veterano |
# out/11 · Editado por: Chibatocaster
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Caio Holder Você deve estar mais confuso que antes..rs
Leia o que LeandroP explicitou e estude mais sobre campo harmônico.
Tem algumas pistas interessantes no caso dos campos mais simples como os da escala maior e menor. Exemplo, Acordes maiores seguidos, com um tom de distância, como C e D. Eles geralmente são IV e V graus de um tom maior. Outro exemplo, dois menores seguidos, que sugerem ser II e III graus da maior. Se você estuda com calma, sem pressa, os campos harmônicos, matará as charadas facilmente, ao menos essas mais diretas.
Não acho que se trata de modulação(mudança de tom) nem de empréstimo modal. Sua questão parece bem um caso de alguém que deve se aprofundar no estudo dos campos harmônicos mesmo. Isso requer prática só isso. Espero ter ajudado.
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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Caio Holder antes n sabia nada mesmo,em 6 meses na net e estundado todo dia,hoje entendo quase tudo sobre teoria,graças a dedicaçao,esforço e vontade
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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Caio Holder n fica acanhado e faça a pergunta que vc quiser que se precisar,ficamos ate 2060 explicando,mas se vc tiver realmente interessado
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Unfeelingness Veterano |
# out/11
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[RennanGuitar[/b]
se der olha aquele lick que postei agora
Vou ver já, Renann, deixa eu terminar o meu rango aqui e já vou ligar a guitarra uhauhauhauhaa
;)
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Unfeelingness Veterano |
# out/11
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Não acho que se trata de modulação(mudança de tom) nem de empréstimo modal. Sua questão parece bem um caso de alguém que deve se aprofundar no estudo dos campos harmônicos mesmo. Isso requer prática só isso. Espero ter ajudado.
Só que o estudo aqui é prático. Se não tiver aplicação prática o CH, então ele é inútil.
Os "empréstimos modais e interpretação da tônica, ou seja, buscar intenções no CH, é uma coisa prática, como está exemplificado às mancheias neste tópico.
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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Unfeelingness kkkkkkk almoçando essa horakkkkkk
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Chibatocaster Veterano |
# out/11
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Caio Holder
Mais uma sugestão..perceba outras dicas do campo harmônico como distâncias de meio tom como Em e F. Para entender ainda melhor seria ideal que você fizesse o campo usando tétrades.
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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Unfeelingness o que o Unfeelingness falou e verdade,pratica e mto mais legal que teoria,que vai ficando chata sem pratica
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Caio Holder Veterano |
# out/11
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interesse? oh se naum tenho, mas realmente sou mt fraco em parte teorica, ja procurei esse lance de modos gregos em varios sites, e a unica coisa que sei, éh q existem 7 modos, Jônico, Dórico, frígio, Lídio... Mas naum sei oq são, pra que serves, e naum sei porque isso existe XD. Todos me perguntam como consigo fazer solos rapidos, sem saber nd de teoria, e isso realmente ta fazendo falta, principalmente qnd o assunto é: IMPROVÍSO
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Unfeelingness Veterano |
# out/11
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Caio Holder
" ja procurei esse lance de modos gregos em varios sites, e a unica coisa que sei, éh q existem 7 modos, Jônico, Dórico, frígio, Lídio... Mas naum sei oq são, pra que serves, e naum sei porque isso existe XD. Todos me perguntam como consigo fazer solos rapidos, sem saber nd de teoria, e isso realmente ta fazendo falta, principalmente qnd o assunto é: IMPROVÍSO
Leia o tópico...
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Caio Holder Veterano |
# out/11
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Chibatocaster
eskeci de postar, mas tbm sei um poko de intervalos, mas a unica coisa q sei, é que: intervalos de semiton = 1/2 tom 2 tons = 4 semitons, e etc e sei que em tds as escalas maiores, se segue = T, T, ST, T, T, T, ST
e sei que uma escala maior (ex C) é relativo a 1 tom e meio anteriormente a uma escala menor (logo C = Am)
mais nd :(
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RennanGuitar Veterano |
# out/11
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Unfeelingness e verdade,acho que,esse topico pode ser um dos melhores topicos sobre explicaçao de modos gregos no fcc inteiro
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Caio Holder Veterano |
# out/11
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Unfeelingness
mas como vow saber como usar modos gregos, se nem sei oq são?
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Unfeelingness Veterano |
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
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Caio Holder
Cara, rsrs vc tem que ler o tópico.
Já faz uma semana que a gente está estudando aqui. Não dá para chegar e aprender tudo em poucos minutos.
Bons estudos.
;)
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