Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos

Autor Mensagem
Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar

agora entendise quero por exemplo uma sonoridade dorica usa a escala de G e seus MODOS,para improvisar,certo?


Você usa a escala de G para executar uma sonoridade Dórica, apenas se o o A for dórico. Supondo que que você quisesse utilizar um C Dórico, a escala utilizada seria a de Bb, simplesmente porque, Cm7 (no caso aqui ele é Dórico), só pode ser 2o. grau do CH de Bb.

Dórico é sempre o 2o. grau do campo harmônico.

Não se esqueçam da fórmulazinha:

1o. grau - Jônico
2o. Dorico
3o. Frígio
4o. Lídio
5o. Mixo
6o. Eólio
7o. Lócrio

Abçs,

Bendsup
Veterano
# out/11
· votar


Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos...

em vez de dar um mosh, quebra um prato no chão enquanto dança....ouvi dizer que é assim q eles fazem...

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Bendsup

É mesmo?

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
o bom filho ao topico volta,aleluia mermaooooooo
entendi que nem sempre é o segundo é o dorico

mas Se a base é A ,e quero dar sonoridade dorica,USO OS MODOS DA ESCALA DE G certo?

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


????????????????

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RenannGuitar

mas Se a base é A ,e quero dar sonoridade dorica,USO OS MODOS DA ESCALA DE G certo?

Sim, e deve. O que você vai usar é toda a sequência do CH de Sol, que, fica assim:

G7M - Am7 - Bm7 - C7M - D7 - Em7 - F#m7.5-

Ou seja, você pode seguir improvisando sobre cada um desses modos de se fazer a mesma escala. Mas o único objetivo de se fazer isso é conhecer as outras maneiras de montar a mesma escala ao longo do braço da guitarra.

Se vc está num Am7 Dórico, e sai da nota D para percorrer a escala de Sol Maior, a sonoridade continuará sendo Dórica...

Mas entendi o que vc quis dizer. Deve usar sim. Todos os modos de se fazer a mesma escala. Aliás, esse é um estudo que deve ser ser feito a fim de, não só memorizar a sonoridade dos modos, mas também os vários desenhos dos mesmos ao longo do braço da guitarra.

Abçs

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
sim,mas vc diz todos os modos(jonio,dorico,frigio,lidio,etc.....)de se tocar a escla de G certo,e sempre mudando o fraseado com a nota caracteristica do modo a ser interpretado certo?

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Aí você muda a sonoridade. Se você quer um A Frígio, a escala a ser usada é a de F e não a de G, pois,

F7M Gm7 Am7... Este é um A Frígio...

Se ele é Lídio, tente advinhar qual será a escala ou CH que vc deverá usar, e assim por diante...

Abçs,

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
vlw cara,amanha dando continuidade no topico e postarei frases mudando de um modo para outro,pro pessoal saber como mudar de sonoridade sem perder a fluencia do improviso!!

informal
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness`
Parabéns pelo tópico e pela paciência de explicar este assunto de real importância pra gente. Agora me responda uma coisa: você está falando de improvisação por acorde como fazem os jazzistas? você trocaria de escala na progressão? Porque é o que tá parecendo quando analisa um único acorde no campo harmônico. Explica melhor isso aí.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


informal
nao, o acorde é dado como exemplo no campo,nao quer dizer que tem que usa-lo no imrpoviso,nos abordamos intenções nos imrpovisos

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Rennanguitar

Não se esqueça de que, nesse estudo para não "perder a fluência do improviso", lembre-se de descer um A dórico, e subir um A frígio; descer um A mixolídio e subir um A eólio, e assim por diante...

Isso aí da horas e horas de estudo por dia. Mas lembrem-se que os estudos dos Modos devem ser feitos em forma de exercícios, para conferir, a um só tempo três coisas básicas:

1- Memorização da sonoridade dos modos
2- Memorização do desenho dos modos ao longo do braço da guitarra
3- Velocidade para você se tornar uma mega fritador, mas um fritador criativo hã?? ;)

Bons estudos, até amanhã...

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
ha,se for lidio,vai ser a escala de E!!kkkkk

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
até

Unfeelingness
Veterano
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


informal

você trocaria de escala na progressão?

Sim, como disse o Renann aí acima, depende da intenção. E a intenção é "mudar de escala sim". É interpretar cada tônica e também reinterpretar ela rapidamente. Mas isto é só para quem estuda bastante.

É possível ficar bom nisso. Dá trabalho, tem que estudar umas 10 horas por dia. E aí, alguém vai encarar?? uhauhauhauhauaa

E estamos falando apenas do CH da Escala Natural Maior... Imagine se entra os CHs da Menor Harmônica e Menor Melódica??

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
ha,se for lidio,vai ser a escala de E!!kkkkk

Pegou a manha hein malandro!! hehheee É isso aí. Agora, para dar continuidade ao tópico, criem exercícios e licks sobre os modos, a partir das intenções, dóricas, mixolídias, eólias e etc.

Qual dúvida estamos por aqui....

Até mais...

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
até dinovo

informal
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
RennanGuitar
Ok, mas então em cada acorde que surge na progressão eu penso numa escala diferente? Não há como usar uma escala alternativa pra toda a progressão?

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Informal

Não, eu não uso uma escala para cada acorde da progressão. O que eu faço é interpretar a tônica em termos de intenções - dóricas, frígias, lídias, mixolídias...

Uma vez feita essa interpretação, toda a seqüência soa sempre a mesma, em termos de intervalos musicais.

Mas isso também pode ser feito - "usar uma escala para cada acorde de uma dada progressão". O pessoal do Jazz não faz isso?? É que aí, já entramos em um outro nível de estudos, mais complicados.

Aqui é mais para passar o basicão sobre o uso dos Modos Gregos no Rock - serve para outros estilos musicais tbm.

Abçs,

informal
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
Deixa ver se eu entendi: naquela sequencia la atras que vc mostrou A-C-D. eu interpreto a tônica lá como dóricp, frígio ou eólico e uso o modo escolhido pra todo o resto. É isso?

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


informal
se vc escolheu dorico,usa a escala de G
se escolheu frigio usa a escala de F
se escolheu eolico,escala de C
vc vai entender essa explicaçao se souber um pouco de campo harmonico

informal
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
Isso aí eu já sei. A questão é o que tocar nos outros acordes, porque vc só está analisando o primeiro, mas pelo que eu pude entender é só pra levar em consideração este mesmo e os outros seguem este. É isso mesmo?

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


informal
o raciocinio é o mesmo pros outros acordes

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


informal

Deixa ver se eu entendi: naquela sequencia la atras que vc mostrou A-C-D. eu interpreto a tônica lá como dóricp, frígio ou eólico e uso o modo escolhido pra todo o resto. É isso?

Mais ou menos cara... Nem sempre dá certo... Você tem que testar. Usando o A dórico - testei aqui - quando você vai para C e D, fica legal.

Mas nem sempre dá certo. Repare que, se é um A mixolídio, quando for para C, vai ficar estranho, e a própria "levada" vai pedir que você use a escala de C, ou seja, o Am7 Dórico ou de preferência o Am7 Eólio.

Vc pode usar um A Frígio na sequência A => C => D, mas seria interessante que esta seqüência fosse assim A => (Bb) => C => D. Veja que o Bb está entre aspas que é só para ele criar uma tensão, para que o A Frígio fique caracterizado.

O Lócrio geralmente só se usa em situações como Bb - A, ou seja, em que há uma tensão criada para se retornar à tônica.

Dá para usar uma escala para cada acorde como você disse também, mas aí a base e seus acordes devem estar bem caracterizados com as dissonâncias.

Abçs,

informal
Veterano
# out/11
· votar


Bem, fazendo uma análise rápida por aqui, descobri o seguinte:
No caso do acorde de A:

A dórico - campo harmônico de G: A-B- C-D-E-F#-GA frígio -campo harmônico de F: A-Bb-C-D-E-F-GA eólico - campo harmônico de C: A-B- C-D-E-F-G
Ou seja, teremos em comum as notas A-D-C-E-G, ou o acorde de A7/4. Isso aí nada mais é do que a nossa famosa e querida PENTATÔNICA. Realmente os mestres do blues sabiam o que estavam fazendo...
As variações portanto seriam as notas B/Bb e F/F#

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


informal

Ou seja, teremos em comum as notas A-D-C-E-G, ou o acorde de A7/4. Isso aí nada mais é do que a nossa famosa e querida PENTATÔNICA. Realmente os mestres do blues sabiam o que estavam fazendo...As variações portanto seriam as notas B/Bb e F/F#

Pois é... boa análise. E responde a pergunta de muitos aí sobre as pentatônicas: como elas ficam se o A é dórico, frígio ou mixolídio? Parece que elas não mudam, já que tem em comum algumas notas como demonstrou aí acima o informal.

Valeu por contribuir aí, informal.

informal
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
Graças a você e a seu post eu pude chegar nesta conclusão. Pra isso que serve a teoria: pra explicar a prática e não o contrário. Portanto, a gente tocando aquele monte de modos poderá seguir pensando em pentas com algumas alterações. Por isso que os grandes mestres divulgam que rock é penta, oriundas do blues. Agora eu acredito.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


informal
esse topico ainda vai render muito aprendizado para os usuarios

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


bom,pessoal,como disse ontem a noite,vou postar um lick que esta em A mixolidio e volta como A dorico,façam esse lick em tercina,a 60 bpm que ja fica legal para começo

A mixo e volta A dorico


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G---------------------------6--------------------------
D----------------------9-7-5-7-5-----------------------
A------------7-5-7-9-10---------9-7-5-7-5--------------
E---5-7-5-7-9----------------------------7-6-5-7-6~~~~--


RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos