A timidez te atrapalha?

Autor Mensagem
MestreJuca
Veterano
# out/11


Ou já atrapalhou?

Conte alguma coisa.

Obs: Muitos dos bons guitarristas que conheço são tímidos demais. Mas com a guitarra pendurada no pescoço, fazem "miséria".

Depois conto minhas mancadas.

MestreJuca
Veterano
# out/11
· votar


Lembrando que muitas vezes quando o cara é pra frente demais, também atrapalha.

Kill the King
Veterano
# out/11
· votar


Sim...

Magrinho123
Veterano
# out/11
· votar


MestreJuca
Na minha escola tem a semana de 'estudos', onde o intuito é os alunos fazerem projetos relacionados ao curso técnico que cada um faz e apresentar tanto aos outros alunos da própria escola quanto para alunos de escolas convidadas.

Ano passado tinha uma sala sobre música, e a galera tava tocando vários instrumentos lá né, daí eu peguei falei que sabia tocar gutiarra e começei a tirar uma palhinha com os caras, aos poucos foi chegando um monte de gente na sala, quando me dei conta tinha um montão de gente vendo eu tocar! Na mesma hora eu gelei, nem era a minha guitarra nem meu amp, então ja tava meio osso pra tocar, daí eu com vergonha também não ajudava muito... Os caras puxaram 'enter sandman', eu sem muitas opções e com medo de fazer feio, começei a tocar junto né, mas agora sentado pq não conseguia parar em pé de tanta vergonha, mesmo assim eu toquei o solo todo sujo ueaheuhaeuaeh
5 minutos depois eu já tava 'solto' e arriscando vários licks improvisados no meio das músicas...

Hoje em dia, um pouquinho mais experiente eu ainda sinto um frio na barriga antes de tocar, mas não chega a me atrapalhar mais. Eu começo meio 'recolhido' no palco, alguns momentos depois eu ja to 'solto'.

Doggy
Veterano
# out/11
· votar


Músico tímido é igual um atleta com preguiça.

Se você é timido tem duas opções: Toque pára quatro paredes ou esqueça a timidez.

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


MestreJuca
ah, com certeza atrapalha....
por exemplo, quando tô em casa treinando, tudo sai uma beleza, seja uma técnica, ou uma música....
agora quando chego na aula de guitarra, em frente ao professor e outras pessoas que ás vezes estão lá, fica meio "embaçado".... ñ sai muito legal....

e isso atrapalha um pouco....

punkguitar
Veterano
# out/11
· votar


eu sou timido e ja me atrapalho mto mas aprendi a superar a timidez quando estou atras da minha guitarra,não tenho mas medo de tocar em publico!!ainda tenho timidez para outras coisas mas tocar não

carnisa1
Veterano
# out/11
· votar


No meu caso isso é um pouco diferente, normalmente eu sou tímido mas quando eu seguro uma guitarra parece que minha personalidade muda, eu consigo tocar as coisas sem nervosismo...

hugo_prado
Veterano
# out/11
· votar


meu problema é performance de palco. Não consigo fazer nada que nao soe artificial. Sou meio "parado" e não há o que eu faça que mude isso :(

Mas mesmo assim nao tenho vergonha de tocar na frente de ninguém nao...

1username
Veterano
# out/11
· votar


por exemplo, quando tô em casa treinando, tudo sai uma beleza, seja uma técnica, ou uma música

Exatamente isso. Quando tô em casa sai tudo uma beleza, quando chego pra tocar pra mais pessoas, um frio na barriga aparece do nada e começo a errar, coisas simples que gente sem muita experiencia nao percebe.
A uns 3 meses atrás fiz um pequeno show com a minha banda do colégio ---ahuhuauh só pra pegar o jeito já que ainda não arrumei um pessoal que se interesse realmente em fazer música-- e na hora de uns solos eu me perdia, tinha hora que a guitarra não saia som e dava um desespero .Aí eu mexia na chave seletora, que tava com mal contato, e voltava o som. Parte do nervosismo passava mas tinha muita gente olhando pra mim, com isso eu errava as mesmas coisas bobas que, graças a deus, ninguem percebia.kkkkkkk'
Mas isso é só no começo da apresentação, quando chega na metade você fica relax vendo que a galera tá curtindo.

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


O lance é usar a regra do 1,2,3.

Jube
Veterano
# out/11
· votar


Frio na barriga, sempre acontece, mas ai que ta a graça.

Crazy Slash
Veterano
# out/11
· votar


David Gilmour era tímido e mesmo assim é um dos guitarristas mais fodas q existe!

Binohendrix
Veterano
# out/11
· votar


Cara, eu olho pro nada e finjo que estou sozinho.Não encaro ninguém na platéia. Já usei até óculos escuros pra me esconder atrás mas vc acaba ficando com fama de otário se estiver de noite. Funciona. Só quando tem alguém que manja é que dá um gelinho de errar e vc acaba errando de tanto pensar.

Geist
Veterano
# out/11
· votar


Binohendrix
Eu também faço isso, como se estivesse atuando numa peça: nunca olhe para a plateia, a não ser que esteja falando com eles.

Juh_Cruz
Veterano
# out/11
· votar


não...
mas tbm nunca toquei pra muitas pessoas.

agora tocar pra uma multidão.. no começo vou ficar um pouco nervosa.. mas acho q depois acostumo tbm

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# out/11
· votar


atrapalha muito, sou muito timido. Antigamente eu era muio mais, mas agora to um pouco menos timido.

strinbergshredder
Cara, eu passo por uma situação, trancado no quarto ou na frente do PC eu toco beleza, mas chega na frente de alguem, professor, amigo ou até mesmo mão ou pai, eu travo. Sei lá, parece que me da a sensação de que eu tenho que agradar os ouvidos dessas pessoas, mas acabo 'esquecendo de tocar.'

Juventhi
Veterano
# out/11
· votar


Da um medão principalmente pra mim que to começando, mas como o usuario ali de cima comentou, quando percebe-se que pouca gente entende o que você está fazendo, eu fico mais calmo e mesmo cometendo erros, eles nem percebem...

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


Bruno_Rock and Roll
isso tbm acontece comigo.
na frente do meu pai principalmente, eu sempre erro as coisas bobas, daí ele fala: "pô, não sabe tocar nenhuma música legal não??"

sempre acontece...

Hélvius De Castro
Veterano
# out/11
· votar


Eu sou razoavelmente tímido...mas no palco eu fico mais "desenibido",e tbm acho que esse negocio de timidez está relacionado com confiança que se adiquire treinando,ou seja,quando eu vou tocar e sei a música e tenho confiança que vai da certo normalmente dá certo...

Juh_Cruz
Veterano
# out/11
· votar


strinbergshredder
na frente do meu pai principalmente, eu sempre erro as coisas bobas, daí ele fala: "pô, não sabe tocar nenhuma música legal não?

=/
Com o tempo vc pega confiança e a timidez vai diminuindo... =)

BuriedAlive
Veterano
# out/11
· votar


joeAZZI

O que seria regra 1,2,3?

joeAZZI
Veterano
# out/11 · Editado por: joeAZZI
· votar


Isso daí que vcs tão falando é comum em qquer área da vida que vc tenha que lidar com público.

Shows, peças teatrais, discursos, e até para apresentar um trabalho no colégio ou na facul.

Quem é que nunca travou na hora de apresentar um trabalho?

O mecanismo que dispara isso é sempre o mesmo: MEDO.

Medo é um sentimento instintivo de preservação das espécies e que todos animais têm. É o sentimento que faz uma presa disparar em fuga cheia de adrenalina tentando escapar de seu predador.

Entretanto com os humanos funciona diferente. Nós somos seres pensantes e portanto "pensamos" o medo. Isso é, ele nos serve não apenas como um sentido de preservação da espécie, mas também como preservação de "dores" e traumas arquivados em nossas mentes.

Timidez é o medo de ser julgado. "O que é que eles vão pensar de mim?"

Espero ter colaborado. O entendimento do mecanismo que aumenta o drive da timidez já ajuda a enfrentá-la de certo modo.

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


Juh_Cruz
kkk, vlw!!
e acho que foi ctg mesma q eu já tinha comentado isso, não foi???
mas se bem que eu não me preocupo muito não...
é normal e com o tempo vai passando....

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


BuriedAlive

Conta até 3 e vai!

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


Bom, continuando o texto que eu tinha colocado ali em cima da timidez pois ficou incompleto.

Vc pode encarar um medo de 2 maneiras: fuga ou enfrentamento.

Fugir de um leão é muito mais inteligente do que encará-lo.

Enfrentar um trauma é muito mais inteligente do que fugir dele.

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


Não olhar para uma platéia, usar óculos escuros, tudo isso são fugas.

Adia-se um problema e alimenta-se o monstro.

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


No caso o monstro é o temível TIMIDOSSAURUS REX.

maspn
Veterano
# out/11
· votar


curto timidez nao, eu gosto de muié!

Drinho
Veterano
# out/11 · Editado por: Drinho
· votar


não sou tímido, nunca fui e não tenho encanação por isso, ser comparado ou classificado por alguém é uma coisa que eu não me preocupo pois acho isso uma grande besteira.

se você não curtir me ouvir tocando, legal
se você curtir, legal também
se eu tiver fazendo uma jam com alguem...

e vc me achar "melhor" que o outro, legal
se você achar que o outro é melhor que eu, legal também

sabe porque eu pouco me importo com isso?

porque guitarra é uma grande diversão, um dos grandes poderes da música é unir as pessoas e entreter quem toca e quem assiste.

o nerd bobo que vai em show pra ficar analisando o guitarrista que errou um bend não passa de um otário na minha opinião...

então eu sou extremamente confiante por isso... se vc gostar de mim legal, se não gostar legal também!

=)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A timidez te atrapalha?