Saber regular a guitarra, e saber tocar.

Autor Mensagem
danilomagacho
Veterano
# out/11
· votar


MMI

Olha cara, concordo com tudo.

O problema aqui é que a gente não pode escrever nada, sempre tem uma meia duzia de moleques (eles não são sempre os mesmos) que enchem os tópicos de besteiras, inclusive atrapalhando a leitura do tópico. A pessoa começa a ler o tópico e desiste antes de conseguir compreender os posts sérios.

Eu não sei de onde vem tanto Ego e Arrogância que muitos aqui tem. E sem nenhum respeito pelos nossos cabelos brancos.

Eu não sou luthier, mas regulo meus próprios instrumentos, troco meus trastes, já troquei fingerboard, testei quase todos os captadores e tipos de ligação que puder imaginar... ativo, passivo, passivo com pré, etc... inclusive já inutilizei dois instrumentos e diversos captadores durante meu aprendizado.

Felizes os que viveram na época que se aprendia fazendo, não vendo Youtube. A criançada assiste o vídeo e começa a postar aqui como se fosse pós-graduado no assunto, sem contar a arrogância que a maioria usa nas palavras.

MestreJuca
Veterano
# out/11
· votar


MMI
para encontrar os sons que procura.

Concordo neste ponto. Se o cara não sabe nem se a ponte tem regulagem, como ele poderá saber se dá pra tirar um som melhor do instrumento que tem? O que acontece é que falta luthier no mercado. E na falta desses, muitos curiosos aparecem e começam a fazer o serviço. Mas o pior é que eles acham que sabem muito, ou o suficiente pra poder ensinar aos outros. E começam enfiar a "fuça" em todos os cantos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Paul.Gilbert
Cara, as palavras desse cara são tão incoerentes que eu não me darei ao trabalho de responder...
Aliás, as observações dele, torcendo ao seu bel-prazer as minhas palavras e me acusando de algo totalmente fora de contêxto, me ofenderam muito, e só demonstra o grau de egocentrismo e incapacidade de entendimento dessa molecada de hoje, mimada pelos pais e por um mundo de facilidades; e eu, que não recebo um centavo sequer pelas minhas postagens nesse (e em outros fóruns), fui acusado por alguém que sequer sabe ler (e entender) direito)...
Ninguém vira Luthier da noite para o dia, lendo manuais na internet.
Faço minhas as suas palavras...
MMI
Desculpa, mas o problema está exatamente aí. Pior que vira sim, tem cada um solto por aí...
Infelizmente isso é verdade... Agora, cabe ao cliente discernir entre o bom e o mau profissional, e minhas convicções éticas e morais (que são rígidas), e minha "visão-de-mundo" me impedem de criticá-los aqui, até porque, eu não me considero um luthier no nível de meus mestres (Simões, Sérgio Buccini, Eliézer Lara), nem sou dono da verdade.
De fato, a experiência e o treinamento profissional, com um mestre inclusive, é fundamental. Eu sempre observo que é preciso um longo treinamento para, inclusive, trabalhar com máquinas e ferramentas que são perigosas.
Sou baixista e só toco instrumentos construídos por mim, e todos os membros da minha banda (exceto o baterista, lógico!), tem guitarras construídas ou "mexidas" por mim, sendo que um deles, é um cara experiente e já faz um monte de pequenas intervenções em seus instrumentos sem precisar de mim, e eu acho isso ótimo!
Eu tenho clientes que são músicos experientes e que preferem não mexer nos instrumetos, delegam isso à mim. Outros, só me trazem coisas mais complicadas mesmo; é uma questão meramente pessoal.
Abçs

MestreJuca
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas a proliferação de "luthier" no mercado é devido a falta de pessoas capacitadas, ou o preço cobrado é alto? A que você atribui o numero tão grande de pessoas se dizendo luthier?

MMI
Veterano
# out/11
· votar


MestreJuca

Mas a proliferação de "luthier" no mercado é devido a falta de pessoas capacitadas, ou o preço cobrado é alto? A que você atribui o numero tão grande de pessoas se dizendo luthier?

Aí você entra num terreno complicado...

Olha a quantidade de pessoas, jovens e adultos neste fórum que não sabem escrever, não conseguem ler e compreender um texto, não conseguem se expressar. Muitas escolas hoje não capacitam. Daí aparece uma profissão de nome chique, "luthier", que dá para cobrar 100 reais por meia hora de serviço mexendo em instrumentos musicais (música, guitarra é legal) e que não precisa de diploma e não precisa nenhum curso ou aula. Ao invés de dar duro como peão, que muitas vezes hoje em dia para ser peão precisa de um curso, se mete a ser "luthier". Ou seja, é um reflexo da realidade dura de nossas terras, infelizmente. Cabe a quem contrata o serviço escolher o trabalho de alguém como o Bertola ou se arriscar em alguém sem a mínima capacitação.

Desculpa, sei que agredi as paixões do Bertola como professor e como Luthier. Mas acho que muito é reflexo disso, não só na profissão de luthier como de músico também.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


MestreJuca
Rosélio, sinceramente não sei, e não me interessa, cabe, como observou o MMI ao cliente discernir entre o bom e o mau profissional, não serei eu a fazê-lo principalmente aqui.
O que sei é o seguinte: Instrumento precisa de luthier, assim como carro precisa de mecânico. Tanto para serviços simples como mais complexos. Se o cara sabe fazer MESMO, não precisa para certas coisas; se não sabe, procure um profissional. Se quer aprender a fazer, estude com um professor adequado, invista e pratique, pois não existe nada fácil no mundo.
MMI
Desculpa, sei que agredi as paixões do Bertola como professor e como Luthier. Mas acho que muito é reflexo disso, não só na profissão de luthier como de músico também.
Não entendi cara! Em nenhum momento eu senti ou entendi isso...
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


danilomagacho: A pessoa começa a ler o tópico e desiste antes de conseguir compreender os posts sérios.

É isso. Na primeira dificuldade, o cara cria um tópico sobre "como apertar um parafuso". Aí ficam upando até que alguém sugere usar o Google, o que é simples. Mas não, esperam cair de mão beijada TODAS as explicações só pra ele pois este user não se move. A paraplegia, aliada à falta de comunicação e expressão de alguns users, especialmente os mais novos, que mal sabem escrever é assustador. Imagino que realmente para esses a a pesquisa é inválida pois mal sabem interpretar ou se expressar claramente.

A tendência, pelo que é registrado no FCC, é o famoso "venha a nós". É claro que não é possível mensurar os que não postam, pois já usam a pesquisa para aprender e ganhar conhecimento suficiente para sequer postar ou mesmo criar um cadastro. Basta ver que todos os dias há 10x mais visitantes que membros.

Uma frase muito interessante que ouvi do cosmólogo português João Magueijo: "A chave para se encontrar alguma coisa é saber como procurar".

Abs

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


MauricioBahia

Mas não, esperam cair de mão beijada TODAS as explicações só pra ele pois este user não se move. A paraplegia, aliada à falta de comunicação e expressão de alguns users, especialmente os mais novos, que mal sabem escrever é assustador. Imagino que realmente para esses a a pesquisa é inválida pois mal sabem interpretar ou se expressar claramente.

É mesmo. Confesso que pelo menos para mim é bem desagradável deparar com essas situações aqui neste fórum. Parece que, a mesma medida que vc tem usuários e tópicos que servem para abrilhantar cada vez mais o forum, tem usuários e tópicos que não acrescentam nada, infelizmente.

Ontem mesmo um usuário criou um tópico simplesmente para perguntar quem poderia indicar algum luthier bom para ele em SC. Disse que usou a busca, e mentiu. Eu mesmo fui lá, usei a busca e encontrei uma penca de tópicos sobre o assunto. Postei o resultado da busca, e ele admitiu que não "soube usar" a busca.

Para minha maior surpresa, ele upou um tópico já existente e fez a mesma pergunta. Quer dizer, ele nem se deu ao trabalho de ler os posts do tópico que upou, e lá tinham VÁRIOS contatos de luthiers em SC que a galera já tinha divulgado!

Lamentável.

Me desculpem a "leve" desvirtuada, hehehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Saber regular a guitarra, e saber tocar.