Michael Angelo: "Pra tocar rápido, é preciso saber tocar devagar"

Autor Mensagem
MarcosMalmsteen
Veterano
# jan/13


Ao ler o titulo da matéria, eu já achei mto legal, fazer as pessoas a pensar não só na velocidade, velocidade é apenas mais uma recurso que pode ser aplicado, e não usado em exesso.

Bom... ai vai a matéria:

O guitarrista Michael Angelo Batio (ex-NITRO), concedeu em dezembro de 2008 entrevista ao Ultimate-Guitar.com. Leia abaixo um trecho da conversa, onde ele fala sobre questões técnicas.

Quando se trata de tocar rápido, quais os fundamentos que um guitarrista precisa conhecer?

Batio: "Diria que, para conseguir tocar rápido, primeiro é necessário saber tocar devagar. Tudo se resume a coordenar as duas mãos para que elas se movam em conjunto. Costumava dizer para meus alunos que tocassem assim no início. Aprendi essa técnica quando estudei piano, e a aplicava no ensino de guitarra".

"Quando você diminui a velocidade da execução, força o aluno a se concentrar física e mentalmente e a fixar melhor o que quer passar para ele. Somente mais tarde eu ensinava outros exercícios. Então, tudo se resume a ficar concentrado no que você está fazendo, tocando devagar e assimilando corretamente os movimentos. Além disso, eu movo a palheta de modo diferente, porque sou canhoto e apóio minha mão dessa forma (demonstrando)".

"Estudei a técnica de diversos guitarristas e descobri que, apesar de alguns palhetarem movendo os pulsos ou os cotovelos, isso não é tão importante. A maior parte deles, como Paul Gilbert, John Petrucci, Vinnie Moore e eu mesmo, ou qualquer pessoa que toque rápido e de maneira precisa, quando palhetam de média para alta velocidade nunca movem o dedo polegar e o indicador. Assim, não importa se você movimenta o pulso ou o cotovelo, o importante é deixar o polegar e o indicador parados, em repouso. É óbvio que toda regra tem sua exceção, mas 95% dos guitarristas utilizam essa técnica".

Fonte: Michael Angelo: "Pra tocar rápido, é preciso saber tocar devagar" http://whiplash.net/materias/news_880/081742-nitro.html#ixzz2GwrjVOOv

cafe_com_leite
Veterano
# jan/13
· votar


MarcosMalmsteen
Boa, eu tava meio que na fissura de palhetar só usando o dedão e o indicador. Poderia até me trazer algum problema nessas articulações devido ao esforço..

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/13
· votar


Isso no aspecto técnico.

Além deste, ainda tem o aspecto composicional: "Pra tocar rápido tem que ser muito criativo".

Infelizmente, a maioria dos guitarristas que ouço por aí só domina o primeiro aspecto.

stroudcastle
Veterano
# jan/13
· votar


MarcosMalmsteen
Acho que essa é a regra que a maioria dos iniciantes loucos por velocidade ignoram, sei porque já fui assim, hoje tento tocar rápido só quando já tiver bem malhado o que vou tocar, não somente alternadas mas serve também pra ligados, bends, vibratos e etc..

stroudcastle
Veterano
# jan/13
· votar


Die Kunst der Fuge
"Pra tocar rápido tem que ser muito criativo".
Também penso assim cara, muito raro eu escutar algo rápido e criativo ao mesmo tempo, as vezes alguma música nem pede velocidade aí enchem de bululus que demoraram meses pra aperfeiçoar..

atmospherick
Veterano
# jan/13
· votar


Falar mal de velocidade já está começando a soar como moralismo para mim.

MarcosMalmsteen
Veterano
# jan/13
· votar


cafe_com_leite
É cara... eu ja fiz varias tentativas de palhetadas diferentes, buscando mais o conforto mesmo, e algo que nao atrapalhasse a zona de ataque, e usar o pulso sempre acabou dando o melhor resultado [nao sou o mestre da palhetada, mas pra mim funciona]
Marty Friedman toca pra caralho e tem a palhetada mais estranha q eu ja vi.

Die Kunst der Fuge
"Pra tocar rápido tem que ser muito criativo".

Qdo eu era um adolescente boboca eu deveria ter me atentado a isso, hj em dia solar devagar pra mim é muito dificil, to tendo que fazer um tipo de psicologia reversa com metronomo na hora de treinar escalas... hauhau
Mas... qdo vc eh pivete e nao tem ninguem pra te direcionar...

MauricioBahia
Moderador
# jan/13
· votar


Antes de correr, é preciso aprender a andar! Dãããã... :)

Jm7
Veterano
# jan/13
· votar


Talvez alguns guitarristas toquem rápido porque suas composições (ou eles mesmos) são tão ruins que querem acabar com tudo logo e vazar...

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


Legal a orientação do Batio...mas ele não aplica isso! Odeio as musicas dele! Kkkkkkkkkk

Abixibarraba
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
a melhor coisa que ele fez foi um cover de Cat Screth Fever do Ted Nugget no 2º álbum do N.I.T.R.O. .......Mas se você escutar esse banda vai ver que não é tão ruim (mas anda longe de ser bom),

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


Die Kunst der Fuge
ALF is back

Concordo integralmente... vide o próprio Batio, que tecnicamente, indiscutivelmente, toca muito, mais é péssimo compositor e só faz bosta.

A banda Nitro era uma merda, e o trabalho solo dele, só técnica, velocidade, two hands, e firulas guitarrísticas... chato prá karaleo.

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


aUHhuashuas...tbm odeio as musicas dele e nao curto nada de nitro! cat creth fever eu coloquei aqui no google e lembrei q musica é...nao tem nada q me chame atenção, é uma musica legal apenas...talvez a melhor mesmo q ja ouvi do nitro, o que nao significa mta coisa pra mim =p

Michael Angelo Batio: faça o que eu digo mas nao faça o que eu faço!

MarcosMalmsteen
Veterano
# jan/13
· votar


hauahuahu Faça o que eu digo e nao faça o q eu faço eh foda hauhauhauha

mas é como o Bahia disse, antes de correr, tem q saber andar...

Alan_Domingues
Veterano
# jan/13
· votar


tocar rápido,

Alguém me chamou?

kkkkkkkkkk

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


MarcosMalmsteen
kkkkkkk pode crer!

Alan_Domingues
o dia q tu aparecer num video com uma guitarra de 12 braços, tocando cada um deles com um membro e no final das contas só fazer barulho como faz o Batio, perderá meu respeito! kkkkkkkk

Pepe Le P
Veterano
# jan/13 · Editado por: Pepe Le P
· votar


O Batio toca assim porque é o filão dele no mercado... te garanto que a maioria dos fãs dele compra o cd (ou a guitarra assinatura, etc.) porque ele é o "senhor fritador poser do mal".

Eu já vi/li algumas entrevistas com ele e o cara me pareceu, na grande maioria das vezes, bem razoável... até mesmo naqueles vídeos da série Speed Kills.

Em tempo: também não sou grande fã do Batio, mas admito que conheço pouco o trabalho dele.

MarcosMalmsteen
Veterano
# jan/13
· votar


Acho que de cara fritador e promissor [porém teve a carreria interrompida] que mais se destaca pra mim eh o Jason Becker, ele fazia umas melodias muito legais... mesmo na velocidade...

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


O Batio é meio que frenético, ele não consegue tocar uma música sem fazer bululu. No tributo dele ao randy rhoads, vira e mexe o cara descia uma escala na velocidade da luz uhauhuhaua

LeandroP
Moderador
# jan/13
· votar


Alan_Domingues
Alguém me chamou?


Chegou rapidinho, heim.

Você não é do tipo que despeja as notas de qualquer forma. Seus solos são rápidos e inteligentes. Só perde pro Metal Defender.

Alan_Domingues
Veterano
# jan/13
· votar


LeandroP

Falando sobre este mito (Metal Defender), acho realmente virou lenda, e o melhor que ninguém sabem quem é!

O_O

LeandroP
Moderador
# jan/13
· votar


Alan_Domingues
kkkkkkkk

Jube
Veterano
# jan/13
· votar


Die Kunst der Fuge
Isso no aspecto técnico.

Além deste, ainda tem o aspecto composicional: "Pra tocar rápido tem que ser muito criativo".

Infelizmente, a maioria dos guitarristas que ouço por aí só domina o primeiro aspecto.


Vou concordar 100%, a maioria dos bululus que vejo por ai são pouco músicais. As vezes vejo alguns concursos de guitarra no youtube, aqueles caras fazendo mesclando tapping com palhetadas o tempo todo, enquanto música que é bom nada.

GabrielRhoads
Veterano
# jan/13
· votar


Ia fazer uma brincadeirinha, mas os fãs de Metallica, mas iriam querer meu sangue. Depende tem muita cara que coloca um wah e muita distorção que no fim embola tudo, e parece que ta tocando rápido.

gege_correa
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Legal a orientação do Batio...mas ele não aplica isso!

geronimo.correa
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Legal a orientação do Batio...mas ele não aplica isso! Odeio as musicas dele! Kkkkkkkkkk


Eu discordo... o que ele está falando é exatamente o que o MauricioBahia disse: Antes de correr, é preciso aprender a andar!, não que é preciso fazer músicas lentas, ele está falando do aspecto técnico, não tem nada a ver com fazer música... e convenhamos, que tocar rápido é algo que ele domina... e o lance dele é esse, tocar rápido, fazer malabarismos, e etc, e tem quem goste... eu não gosto hehe... mas a afirmação dele é totalmente verdadeira, o pessoal, especialmente quem tá começando, quer tocar rápido tem que começar tocando devagar, treinando devagar, com metrônomo, fundamentos básicos... vale a pena assistir as vídeo aulas dele, Speed Kills, mesmo pra quem não quer ser fritador, ele aborda vários assuntos interessantes, várias dicas... agora se as músicas deles são boas ou não, é questão de gosto, (eu não gosto hauaha) e acho que foge do assunto do tópico.

Jube
Vou concordar 100%, a maioria dos bululus que vejo por ai são pouco músicais. As vezes vejo alguns concursos de guitarra no youtube, aqueles caras fazendo mesclando tapping com palhetadas o tempo todo, enquanto música que é bom nada.


PIOR é quando esses caras GANHAM os concursos rsrs

Rock With Salad
Veterano
# jan/13 · Editado por: Rock With Salad
· votar


"Estudei a técnica de diversos guitarristas e descobri que, apesar de alguns palhetarem movendo os pulsos ou os cotovelos, isso não é tão importante. A maior parte deles, como Paul Gilbert, John Petrucci, Vinnie Moore e eu mesmo, ou qualquer pessoa que toque rápido e de maneira precisa, quando palhetam de média para alta velocidade nunca movem o dedo polegar e o indicador."


Vejam o vídeo aos [00:37].


Isso que o Petrucci fez não foi exatamente mover o polegar e o indicador ?

LeandroP
Moderador
# jan/13
· votar


ALF is back

Legal a orientação do Batio...mas ele não aplica isso! Odeio as musicas dele! Kkkkkkkkkk

Já que você disse, também compartilho da mesma opinião.
Queria ver ele tocando com as duas mãos e fazendo embaixadinha °.°

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Rock With Salad

Ele mexe o dedão, mas não está palhetando com ele, ele provavelmente faz isso pra pular a corda do meio de uma forma mais rápida

ALF is back
Veterano
# jan/13 · Editado por: ALF is back
· votar


geronimo.correa
entendo seu ponto de vista cara...realmente, ele disse isso pra orientar os iniciantes q querem fritar, mas continuo achando uma grande besteirada...ele é rápido, mas ta bem longe tecnicamente do q o citado Petrucci, por exemplo e explico o porque:
guitarristas de extrema técnica, como o Petruquio, P Gilbert, J Becker, G Govan, G Howe e tantos e tantos outros, são técnicos e rápidos de qualquer forma...repare q as fritadas do Batio tem sempre os mesmos padrões melódicos, mesmo numero de palhetadas por corda, mesmas digitações. Assim é fácil ser rápido mesmo. Guitarrista técnico de verdade escolhe nota por nota da fritada, e não aquelas mais confortáveis de tocar. Conheço mto de M A Batio, aprendi muita coisa com ele, gostava do trabalho dele, mas isso não durou mto...foi só eu começar a pegar os macetes dele q já pulei do barco...esses caras mais rápidos do mundo q vemos no you tube, tocam sempre a mesma flight of a bumblebee, uma musica com exageros cromáticos, numeragens pares de palhetadas por corda (ajuda na hora de trocar de corda)...enfim, não considero tudo isso como técnica extrema. Não faço melhor, claro, mas mesmo quando me perguntam sobre guitarristas rápidos, nem penso nesses caras, pois é possível ser rápido e musical ao mesmo tempo...quem é rápido mas não é musical, pra mim, é artista de circo...aquilo é apenas uma atração, pois não agrega valores musicais. Mas entendo o q vc quis dizer e de fato, interpretei errado a entrevista =P
Não gosto de dar esse tipo de opinião polemica no fórum, pois é muito aberto, abrangente e as pessoas podem interpretar mal. Mas quem sabe alguém concorde cmg! rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Michael Angelo: "Pra tocar rápido, é preciso saber tocar devagar"