Teoria sobre quando é a hora de trocar de guitarra

Autor Mensagem
Jean_Strato
Veterano
# ago/11 · Editado por: Jean_Strato


FAla galera do FCC estava discutindo com um amigo sobre quando deveria trocar minha guita se logo que sentir a necessidade uma guita melhor e etc... e depois de conversar criamos a teoria de que voce deve trocar de guitarra quando voce pagar o preço equivalente dela em encordoamento.
Exemplo: estou com uma guita de R$ 300 troco de corda a cada 2 meses compro as cordas D'addario 0.10 custa 20 reais 300/20= 15 trocas de corda o que daria em 30 meses ou seja trocaria de guitarra em 2 anos e meio porque até la ja teria a habilidade e a necessidade de trocar de guitarra

PS: no meio do caminho voce pode fazer as modificações que quiser na guita mas o valor sempre sera o original para a conta

PS²: galera isso é apenas uma brincadeira é claro que não tem uma equação como essa para definir a hora de trocar de guitarra a hora vai de cada um

Doggy
Veterano
# ago/11
· votar


Não entendi o propósito do tópico...

rhoadsvsvai
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

ago/11

Jean_Strato
sua teoria é falha , pois a medida que se troca de cordas , varia de acordo com região e suor do usuario. então a mesma guitarra que hipoteticamente se trocaria em um ano , numa região muito seca com um cara que quase não tem suor e tomar cuidado com as cordas , e em 2 meses com um cara que sua pra caralho , e mora num lugar quente e humido.

ps com amor :vão comentar da ortografia , tomen no cu primeiro

Stevan Guitarr
Veterano
# ago/11 · Editado por: Stevan Guitarr
· votar


Se fosse assim ja teria trocado de guitarra 3 vezes no minimo :S

Djegovic
Veterano
# ago/11
· votar


Acho que a hora de se trocar de guitarra é quando voce está 100% certo de que quer continuar tocando, ja sabe MUITO e o instrumento está segurando teu progresso ou impedindo que voce toque tanto quanto poderia.

Eu tenho é me perguntado quando seria a hora de comprar uma guitarra, porque toco violao a pouco mais de 1 ano, adoro guitarra, mas nao quero gastar essa grana por dois motivos:

- ainda nao toco violao tanto quanto gostaria;
- de que adianta comprar uma guita se eu vou encontrar as mesmas dificuldades que encontro no violao ? (como falta de agilidade nos dedos, demora na troca de alguns acordes, blablabla..)

Entao acho que quando estiver com a mao esquerda bem solta, palhetando legal, tocando umas musicas legais e sentindo que me falta o som de uma guita mesmo, aí vou comprar.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato
legal sua hipotese...a minha é assim:
todo ano eu recebo o pis da dona dilma..um salarin em novembro q por sinal é antes do 13°
eu junto o 13° + o pis + a graninha q juntei durante o ano e compro a proximo instrumento e mais equipos...
mas ai alguem pensa....vc gasta isso tudo?? olhando por um lado, o pis, o 13° e a graninha juntada por mes sao extras.
Eu nunca gasto dinheiro importante na compra de hobbies nem parcelo meus hobbies no cartao...sempre é uma graninha juntada

entao a hora de trocar de guitarra, é todo mes de dezembro !!!!!!

o/

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# ago/11
· votar


Se for assim não vou trocar minha guitarra nunca. Toco ela todo dia desde 2010 e ainda tá com as cordas que vieram nela. E não sei como não quebrou, porque eu já estourei um monte de corda do violão.

Paulovitor
Veterano
# ago/11
· votar


Eu kero trocar de guitarra tb..

mas cmg é assim , as veses to desanimado pq nao tenho agilidade e demoro nos acordes tb , ai ja fico desanimado pra comprar uma cara....e tem hora que eu to animado e quero trocar de guitarra logo pra ver se com uma melhor eu me animo mais...

é estranho , com vcs é assim tb ?

Buja
Veterano
# ago/11 · Editado por: Buja
· votar


Paulovitor
so fico com vontade de comprar outro guitarra quando fico rodando loja de instrumento, olhando mercado livre e lendo forum cifraclub

o/

Jean_Strato
Veterano
# ago/11
· votar


so fico com vontade de comprar outro guitarra quando fico rodando loja de instrumento, olhando mercado livre e lendo forum cifraclub

o/
eu tbm se a grana ajudasse eu compraria uma guitarra por dia.

E ahhh galera isso foi apena uma brincadeira que eu e meu amigo bolamos e o proposito do tópico foi compartilhar essa brincadeira que é falha eu sei mas foi algo legal de se bolar

volpi pessoa
Veterano
# ago/11
· votar


Eu acho importante levar em consideração alguns fatores sobre trocas de guitarras:

* Econômico: Se vc realmente tem a grana pra comprar um instrumento novo, se não vai afetar sua vida financeira. Como o Buja disse, é bom ter uma grana "extra" que você juntou para isso.
* Necessidade: Você realmente precisa de uma nova guitarra? A que você possui atualmente não está respondendo as suas necessidades então vá em frente e compre outra.
*Conhecimento: Seu nível de aprendizagem no instrumento está requerendo uma guitarra que faça jus a seu atual nível de conhecimento. Até mesmo por que este conhecimento sobre o instrumento é q vai lhe dar subsídios para saber qual guitarra comprar. E não acabar trocando gato por lebre simplesmente por euforia.

Depois de decidido de comprar uma guitarra, não aconselho comprar pela internet se você não foi até um aloja física e testou-a. E sempre que possível leve alguém mais experiente com você para dar uns toques, uma outra opinião nunca é demais.

Slash XxX
Veterano
# ago/11
· votar


Eu acho importante levar em consideração alguns fatores sobre trocas de guitarras:

* Econômico: Se vc realmente tem a grana pra comprar um instrumento novo, se não vai afetar sua vida financeira. Como o Buja disse, é bom ter uma grana "extra" que você juntou para isso.
* Necessidade: Você realmente precisa de uma nova guitarra? A que você possui atualmente não está respondendo as suas necessidades então vá em frente e compre outra.
*Conhecimento: Seu nível de aprendizagem no instrumento está requerendo uma guitarra que faça jus a seu atual nível de conhecimento. Até mesmo por que este conhecimento sobre o instrumento é q vai lhe dar subsídios para saber qual guitarra comprar. E não acabar trocando gato por lebre simplesmente por euforia.

Depois de decidido de comprar uma guitarra, não aconselho comprar pela internet se você não foi até um aloja física e testou-a. E sempre que possível leve alguém mais experiente com você para dar uns toques, uma outra opinião nunca é demais.


Falou tudo!!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Trocar de guitarra só precisa levar em conta 2 fatores:

Se você pode trocar x Se você acha que deve trocar.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


volpi pessoa
eu levo em consideracao esses tres passos que vc disse velho
eu "troco de guitarra" (entenda-se acrescenta outra a colecao) por motivos:

* economicos: quando a grana juntada está a um fio de ser gasta em viagens, cerveja e namorada. Entao se deve gastar com a finalidade principal: música \o/

* necessidade: eu vivo dia a dia na necessitancia de equipos. Isso é mais conhecido como GAS

* Conhecimento: a cada dia que passa eu aprendo mais sobre as guitarras que tenho e desconheco mais sobre outras que existem, tipo Les Paul. Portanto, se quero saber como é uma les paul, tenho que comprar uma \o/

heheheh

agora parando de falar lorota, o motivo principal para trocar de guitarra a meu ver, é para renovar a vontade de tocar. Voce pode ter uma strato e ela for ficando ruim com o tempo. Voce pode fazer upgrades e mais upgrades nela, mas numa hora ou outra vc vai querer ter a experiencia de ter uma les paul ou PRS. Ai acho que deve trocar de guitarra!
O mesmo acontece ao contrario, os super fãs de slash e zakk com suas les paul um dia ainda vao acabar querendo ter uma teleca em maos...isso é normal pra inovar nosso conceito de musica e manter a fissura de tocar guitarra em dia!

o/

hugo_prado
Veterano
# ago/11
· votar


Meio furada sua teoria, sei lá...

Vamos supor que vc já tenha uma guitarra boa (boa mesmo), que vc se acostuma com a pegada dela e que tenha o som que vc queira e/ou tenha se adaptado.

Daí só vejo necessidade de fazer troca/retifica de trastes caso eles desgastem em certas regioes do braço, regulagens periodicas, etc...

Troca apenas é necessário caso aconteça algo que ela não segure mais afinaçao nem regulando e a manutençao sairia cara demais.

Eu mesmo tenho uma cort X6 e uma Viva gold II, tipo uma é reserva da outra, mas não penso em trocá-las a não ser que haja algum acidente realmente grave com alguma delas.

Agora, se vc quiser ser o colecionador/testador de modelos, aí sim. Eu vejo apenas como um instrumento, o que me motiva a tocar mesmo são os sons que posso tirar delas, não se hj elas são superstrato e amanha vou querer uma SG, pq no fim das contas, 95% do som que dá pra fazer com uma, com a outra sai igual (claro que o timbre muda...)

Bruninho92
Veterano
# ago/11
· votar


Eu já possuo outra teoria:

Eu gostaria de ter uma nova guitarra, atualmente tenho uma Condor RX-20S que é BOA, modelo Strato iniciante da Condor. Coloquei nela um Captador Seymour Duncan JB Jr na ponte e colocarei em outubro/novembro um Cool Rails, Seymour Duncan tb, no braço, ambos comprados nos EUA por parentes hehehehe.

Quero comprar uma Les Paul, devo comprar a Condor CLP-1 que é nova no mercado, mas é um modelo interessante, fora que a Condor tem evoluído de qualidade e o próprio Bertola disse que se impressionou com essa CLP-1.

Eu não possuo conhecimentos de guitarra muito extensos, não tenho muita agilidade nos dedos, uso poucas técnicas e as vezes erro elas. Segundo esses critérios eu não deveria comprar. Porém eu tenho vontade, gostaria de um TIMBRE DIFERENTE e se tiver dinheiro para isso, por que não comprar???

A não ser que você queira uma guitarra de mesmo modelo que a sua, aí sim, talvez possa entrar a questão de conhecimentos, de necessidade, até por que eu não tenho necessidade de uma segunda guitarra, nem banda tenho, se comprar será mais por luxo e tentando achar um timbre diferente da Strato.

Essa é minha opnião.

joao b.
Veterano
# ago/11
· votar


1º - Quando tiver dinheiro pra isso.
2º - Quando a atual guitarra não atender mais suas necessidades.

e...

3º - Quando quiser me dar uma de presente! Rsrsrs

strinbergshredder
Veterano
# ago/11 · Editado por: strinbergshredder
· votar


acho que essa questão de troca de guitarra eh muito relativa...
pra mim pelo menos, acho que pegaria outra guitarra apenas por vontade de ter uma com estética diferente e timbres diferentes provenientes de madeira, captação, etc...
mas fora isso, esse lance de coleção... sei lá...
não vou com a cara disso.....

[edit] mas isso dentro da necessidade não atendida pela anterior, é claro...

francisacdc
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato

po cara.. se vc for rico vc pode fazer isso fácil..rsrs

Paulovitor

Cmg era assim tbm.. mas tipo.. o amor pela música é maior cara, analise depois lá na frente vc vai ver q superou o desânimo e ta tocando mt.. sonho com este dia.. rsrs, abraço.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


strinbergshredder
é a primeira vez q nossas opinioes na bate..hehhe

eu quero ter uma guitarra de cada tipo diferente...to me empenhando pra isso
ja tenho uma flying V e uma superstrato
agora virao as outras nao necessariamente nesta ordem, mas sera mais ou menos assim

les paul
telecaster
explorer
warlock
stratocaster
SG
semi acustica
e por ultimo PRS

isso ae


o/

Bonnerfl
Veterano
# set/11 · Editado por: Bonnerfl
· votar


eu sou contra TROCAR de guitarra, sou adepto de comprar mais outras, prefiro esperar mais um pouco, juntar mais salarios, grana do almoço do q vender uma das minhas filhas

mas a formula pra se adquirir outro equipo é simples:
vc tem o dinheiro? compra
vc n temz o dinheiro? não compra

Bruninho92
Veterano
# set/11
· votar


Bonnerfl
eu sou contra TROCAR de guitarra, sou adepto de comprar mais outras, prefiro esperar mais um pouco, juntar mais salarios, grana do almoço do q vender uma das minhas filhas

Concordo plenamente contigo.

mas a formula pra se adquirir outro equipo é simples:
vc tem o dinheiro? compra
vc n temz o dinheiro? não compra


Perfeita a fórmula

Buja
Veterano
# set/11
· votar


Bonnerfl
concordo....quando compro uma guitarra eu me caso com ela, ja era

axleWs
Veterano
# set/11
· votar


a hora de comprar outra guitarra é... quando alguém/alguma loja te vende...

se tiver dinheiro, não for passar fome e sua namorada/mulher não te matar, pq não?

Tchavo
Veterano
# set/11
· votar


Bonnerfl
Bruninho92
Buja

Valor sentimental agregado excede qualquer valor de mercado, sempre fica a dúvida: novos caps ou nova guitarra?

vc tem o dinheiro? compra
vc n temz o dinheiro? não compra

Ou a GAS te deixa doente, usa o cartão e divide em infinitas vezes.

Jube
Veterano
# set/11
· votar


Meus brinquedos tem valor sentimental para minha pessoa, só troco se quebrar

Buja
Veterano
# set/11
· votar


Tchavo
Valor sentimental agregado excede qualquer valor de mercado, sempre fica a dúvida: novos caps ou nova guitarra?
geralmente opto por nova guitarra....nossos caps so virao quando estiver plenamente consciente do timbre que quero tirar e nao consigo de jeito nenhum, mesmo com varios modelos de guitarra,simuladores a rodo e pedaleiras,euqalizers, guitar rigs, impulses e tudo mais. Nao adianta querer trocar de cap se nem tem uma placa de audio decente (como é no meu caso o/)


axleWs
se tiver dinheiro, não for passar fome e sua namorada/mulher não te matar, pq não?
looooogico...minha teoria é essa, a grana sobrou, invista, senao vc acaba bebendo ela, compre carro,lote,poe na poupanca ou sacie sua GAS

o/

vitor_antunes
Veterano
# set/11
· votar


A unica teoria que existe(que não é mais uma teoria) é que se você precisa de uma guitarra nova você compra, mas se você não tem necessidade e que a sua ta de bom tamanho então não compre, só é necessário comprar quando a sua guitarra não atende a suas necessidades!

A sua teoria ta errada justamente no ps, por que quando você por exemplo troca os captadores, ela aumenta o valor e o custo dela porque aumenta a qualidade e então você deveria pode ter mais encordoamentos, assim aumentando a "vida" da guitarra!

Lógico que isso que falei é um exagero, por que você mesmo disse(escreveu) que isso é uma brincadeira!?Mas é uma teoria interessante

Stevan Guitarr
Veterano
# set/11
· votar


Pra min se o cara tem pra gastar...

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/11
· votar


Não faz o menor sentido shUIAshIUAhsiuAS
E se o cara comprou uma Fender Teleca Custom Shop de 25.000 mas decidiu que quer tocar algo mais voltado pro hard rock, metal. Ele decide então que quer trocar por um Gibson Les Paul Custom Shop Top.
Então ele teria que esperar 47 anos, trocando de corda a cada 2 semanas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teoria sobre quando é a hora de trocar de guitarra