Uma guitarra de R$80000,00

Autor Mensagem
Richard Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


tem gente que todo mês ganha muito mais do que isso aí.
não é questão de ser caro.
se tem pessoas para comprar, eles botam pra vender.

Jack_RS
Veterano
# jul/11
· votar


essa aqui sai um pouco mais em conta

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191489578-guitarra-art-pro-mod- frankenstein-evh-microafinaco-alavanca-_JM

Drinho
Veterano
# jul/11 · Editado por: Drinho
· votar


Eu não tenho nada contra afinal se está a venda é porque tem quem valorize esse tipo de produto, e claro que se não fosse o eddie van halen essa guitarra não valeria 50 dólares, mas admiro o americano que usa o valor de um mustang v8, ou o brasileiro que dá um toyota corolla zerinho num pau velho desse por mais milionário que seja ...

condor guitar
Veterano
# jul/11
· votar


Se eu tivesse muita grana não sairia gastando dinheiro nessas coisas velhas e feias

ROo
Veterano
# jul/11
· votar


O valor está mais no que representa, em quem pertence, em todo o encargo histórico e de relação fã-ídolo ou meramente colecionador, do que na guitarra em si como instrumento.
Nem se eu tivesse dinheiro comprava, não sou fã do Van Halen, não me importo com o que ela representa, não sou colecionador e ainda acho a guitarra feinha :P.
Mas compreendo quem se interessa.

Digosambora
Veterano
# jul/11
· votar


Acho que o ponto aqui nem é o valor, pois já foram ditas várias vezes que se trata de item de colecionador.

Se o preço está "inflacionado", é pq tem quem pague.

Por isso, faço as minhas réplicas em casa. Podem não ser milimetricamente identicas mas, na parede fica bunito, além de serem tocáveis hehehe.

E o melhor, pode levar pra tocar em qualquer lugar sem medo de ser roubado, o prejuízo é bem menor hehe.

leo2505
Veterano
# jul/11
· votar


Na minha opinião nem a do Van Halen vale isso

Marcelo Bico
Veterano
# jul/11
· votar


Taí.
Eu pagaria R$ 80.000,00 para TER AULAS com o próprio EVH, se fosse possível.

E se tivesse adquirido conhecimento suficiente, eu criaria o meu próprio instrumento frankenstein.

renatocaster
Moderador
# jul/11
· votar


Marcelo Bico

Eu pagaria R$ 80.000,00 para TER AULAS com o próprio EVH, se fosse possível.

Acho que por bem menos vc consegue isso. É só dar alguns centos de maços de cigarros e algumas garrafas de Jack Daniel's pra ele que rola, hehehe.

Mas lembre-se de exigir dele que as aulas sejam dadas antes do consumo das garrafas de Jack Daniel's, pq se ele beber antes f...!

Marcelo Bico
Veterano
# jul/11
· votar


renatocaster
ha ha ha !
Aliás, prá deixar uma guitarra do jeito dessa aí, só muito bêbado mesmo!

Igor Formiga
Veterano
# jul/11
· votar


O mais ridículo é que as réplicas custam mais que as originais dos próprios caras. rs

Igor Formiga
Veterano
# jul/11
· votar


E digo mais, até hoje, os ÚNICOS instrumentos que eu realmente acho que valeria o preço (que é bem maior) que é cobrado por eles, são os Ritter Royals.

http://www.ritter-instruments.com/ritter-royal.php

nichendrix
Veterano
# jul/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Igor Formiga

Cara, dos instrumentos que toquei, o que não é pouca coisa, muitos tem um preço adequado à qualidade que entregam. Mesmo algumas das marcas alvo das reclamações do FCC, como Gibson, Epiphone e Fender, etc, se você tirar da situação enfrentada no Brasil, via de regra entregam a qualidade esperada pela faixa de preço.

Especialmente na faixa de preço acima de 10mil dólares, são raras as vezes que tu vê um instrumento que não vale esse valor. Os poucos que vi foram instrumentos como algumas Fender Relic, ou instrumentos signature de série limitada como essa réplica da guitarra do Van Halen. Mas se você for atrás das Benedetto, Petillo, mesmo as PRS Private Stock, todas valem o que cobram.

Tem instrumentos desses custom shop que valem fácil uns 100mil dólares, tem gente que pode dizer que não vê como podem valer isso tudo, mas se tu pensar em uma guitarra como a Pikasso I que a Linda Manzer fez pro Pat Metheny, e mesmo ela admite que só conseguiu fazer duas e que só conseguiria fabricar visto que é uma guitarra que exige equivalente a quase um ano de trabalho dela, em período integral.

Pat Metheny e o violão Pikasso 1 (imagem muito grande, clicar 2x)

Outra guitarra que está nessa faixa dos ultra caros e vale cada centavo é a Il Teredo do Benedetto, a guitarra custa 52.500,00 dólares, mas quantos luthiers no mundo fariam uma jazzbox totalmente carvede onde no lugar dos F-holes, ele aproveitou buracos feitos na madeira por um molusco chamado teredo, que ataca e estraga a madeira de estruturas construidas em água salgada, no caso, essa foi cortada e transportada na água pela costa do Alaska e quando chegou à madeireira estava toca bichada e ele vendo comprou a peça de abeto canadense, mesmo bichada.

Il Toredo 1
Il Toredo 2
Il Toredo 3

http://benedettoguitars.com/boutique/il-teredo

É praticamente consenso que, no mundo, só ele comprovadamente tem capacidade pra fazer esse tipo de trabalho, talvez o Petillo, a Manzer, e o, agora finado, Jimmy Foster teriam capacidade técnica para fazer esse tipo de trabalho, mas até hoje, só o Benedetto provou que conseguia. E não é a toa que é considerado o maior luthier vivo do mundo da guitarra elétrica (sólidas, semi-sólidas e semi-acústicas) e do violão archtop e ainda é um grande luthier de violinos. A maioria dos autores sobre guitarras não exitam em afirmar que o Bob Benedetto é o único luthier vivo que chegou no mesmo nível das duas maiores lendas da luthieria da guitarra, o John D'Angellico e o Jimmy D'Aquisto, que estão pra guitarras como Stradivarius e Guarnieri estão pro violino.

Igor Formiga
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
Não cara, vc entendeu errado, ou me expressei mal! Digo desses intrumentos REALMENTE caros sacou... coisa de 30, 40 mil pra cima! Aí citei os Ritter Royals. Antes disso tem mta coisa, claro! PRS, Fodera, Fender, Gibson (uso e sou apaixonado) e demais marcas!

Estava falando dessas de preços exorbitantes, e lembrei dos materiais exóticos que o Jens Ritter coloca nos instrumentos. Foi a pressa!

Igor Formiga
Veterano
# jul/11
· votar


Já o Toredo eu não conhecia! E o violão louco do Pat Metheny eu nem faço idéia de quanto custa (ou não fazia, no caso).

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


Igor Formiga
Não cara, vc entendeu errado, ou me expressei mal! Digo desses intrumentos REALMENTE caros sacou... coisa de 30, 40 mil pra cima! Aí citei os Ritter Royals. Antes disso tem mta coisa, claro! PRS, Fodera, Fender, Gibson (uso e sou apaixonado) e demais marcas!

Estava falando dessas de preços exorbitantes, e lembrei dos materiais exóticos que o Jens Ritter coloca nos instrumentos. Foi a pressa!


Cara, eu estou falando das mesmas guitarras. Fender, Gibson, PRS também tem guitarras de muito caras. A média de preço dos baixos Ritter é 5mil dólares. Fender e Gibson tem instrumentos 5-6x mais caro que isso, vez por outra sai alguma série limitada que é 10x, 20x, 30x mais caro que isso. Um exemplo é a linha de semi-acústicas carved da Gibson, que já começa em 10mil dólares e não chega aqui no Brasil por menos de 30-40mil reais. Já vi algumas que chegavam a mais de 100mil reais se tu for comprar pelo preço oficial aqui.

Mas no meu post eu nem falava dessas marcas, falava das custom shop de verdade, por isso citei a Linda Manzer e o Bob Benedetto. São luthiers que o preço dos instrumentos mais baratos dele estão na casa de preço dos Ritter, é só ver o caso da Il Teredo que postei, o preço dela é equivalente a 10 baixos Ritter Royal de série. E esse nem é o instrumento mais caro que ele fez, e nem é um valor raro pros instrumentos do Benedetto, o mesmo vale pra Linda Manzer, Jimmy Foster (agora que morreu, nem dá pra contar), o Petillo também tem guitarras que com muita frequência passam dos 30 mil dólares.

Um instrumento de 30 mil dólares não vem legalizado pro Brasil por menos de 70-80mil reais. Já toquei em algumas Benedetto, já pude pegar uma Petillo na mão (infelizmente não deu pra fazer muito mais que um C7M e algumas inversões antes de ir embora). Já peguei em algumas PRS Private Stock (que em geral dão o dobro do preço de um Ritter), várias Gibsons e Fender nessa faixa de preço de 5-20 mil dólares, algumas Suhr, Pensa e Tom Anderson que também estão nessa faixa de preço ultra top e por aí vai.

Muitas vezes depois de tocar nessas guitarras, eu achei que o preço era até barato comparado com o que era pedido por ela. As 4 Benedettos que já pude tocar na vida, são os exemplos mais gritantes disso, mesmo os instrumentos mais baratos do cara (na faixa de 5mil dólares), são instrumentos tão fodas e acima do que normalmente tu pagaria por essa faixa de preço, que ao menos pra mim pagar 5mil doletas por ela era uma pechincha.

Infelizmente nessa época eu não tinha tanta consciência de ver instrumento como investimento e não só como algo pra ser usado o tempo todo, e por não ter utilidade pro que tocava na época, achei que embora o preço fosse até barato pela qualidade, pra mim não valia a pena pagar ele, já que ia ser mais um instrumento pra ficar sub-utilizado em casa, mas que valia cada centavo, e até mais, isso valia.

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


Igor Formiga
Já o Toredo eu não conhecia! E o violão louco do Pat Metheny eu nem faço idéia de quanto custa (ou não fazia, no caso).

Essa guitarra pra mim é uma obra de arte, se tivesse grana pra isso comprava sem nem pensar 2x, e compraria não pra usar, queria ela era pra ver mesmo, eu juro que as primeiras fotos que o Bob Benedetto postou no site, eu pensei que os worm holes dela fossem pintura, depois que fui ler a descrição e trocando uma idéia com o pessoal da Benedetto Guitars, fiquei besta com o instrumento, o tampo dessa guitarra é muito fino e é escavado, imagina fazer isso com um formão numa madeira toda esburacada?

No caso da Pikasso I e da Pikasso II, a Linda Manzer disse uma vez numa entrevista que cobrou 175mil dólares cada uma.

Drinho
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix

legal ver quem admira esse tipo de arte... acho bacana essa história de pagar um valor exorbitante em um instrumento que para a pessoa não é um mero instrumento mas sim uma obra de Van Gogh além de um instrumento, uma coisa acho que é comprar uma historia, uma obra, tradição outra coisa é comprar um instrumento para ser usado como estudo trabalho e etc...

não me encaixo nessa categoria... mas admiro quem enxerga além da utilidade de um instrumento

Manubio
Veterano
# jul/11
· votar


Simplesmente serei apedrejado, mas:

- Eu compraria fácil esta guitarra se fosse um colecionador.

O grande problema da galera é que aqui todo mundo é pobre, quem tem mais dinheiro consegue gastar o que, uns 20 mil dólares em uma guitarra? Economizando?

O brother que é colecionador não tem este tipo de problema, ele não tem o problema de tocar em um meteoro, ele não tem o problema de usar uma sx, isto é coisa de pobre.

Quando você entra em uma casa onde as guitarras baratas são Fender e Gibson, ai você entende para quem foram feitas estas guitarras.

Eu gostaria realmente de ter dinheiro para ser um colecionador, e facilmente teria arrematado esta guitarra ainda hoje, afinal, já está no Brasil, sem ter problemas com a receita nem nada.

O que a galera tem que entender é que, enquanto para alguns 80 mil é muita grana, para outros, é simplesmente grana, e talvez pouca grana.

Bem vindos ao mundo Capitalista.

nichendrix

Linda esta Toredo hein? Linda mesmo, dá vontade de colocar na sala e ficar olhando para ela.

Abs

murilo97
Veterano
# jul/11
· votar


80 mill????
com esse dinheiro prefiro pega um belo JCM-800 uma gibson lespaul uma fender strato alguns pedais e uma mobilete pra andar na cidade.

nichendrix
Veterano
# jul/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Drinho
legal ver quem admira esse tipo de arte... acho bacana essa história de pagar um valor exorbitante em um instrumento que para a pessoa não é um mero instrumento mas sim uma obra de Van Gogh além de um instrumento,

Sinceramente, eu não vejo o que existe de absurdo em admirar o trabalho de caras como a Linda Manzer ou o Bob Benedetto. Sinceramente pra mim, tem que ser muito ignorante pra não perceber que são instrumentos de um nível muito alto só de olhar, nem falo tocar porque é algo fora da realidade pra maioria aqui.

Agora eu te garanto cara, que 90% do motivo que me leva a admirar esses instrumentos é o som deles, são realmente instrumentos em que tudo é superior, principalmente o som. O cara não é considerado o maior luthier de guitarras ainda vivo no mundo, porque pinta as guitarras de cores bonitinhas e porque sabe fazer um ótimo bookmatch no fundo das guitarras, isso tem gente que faz e muito fodasticamente no mundo todo, mas fazer tudo na qualidade que ele faz, realmente eu não conheço ninguém vivo que diga que possa dizer que faz, dizem que o Petillo e a Manzer conseguem algo praticamente na mesma qualidade, especialmente o Petillo que foi aprendiz do Jimmy D'Aquisto e além de instrumentos do outro mundo faz inlays muito fodas nos instrumentos. O Jimmy Foster era talvez o único que estivesse quase em pé de igualdade, mas infelizmente morreu em abril e o MMI pode falar um bocado sobre a breve estadia dele na casa do Foster, quando pode conhecer a oficina dele.

Uma vez vi as fotos de um violão feito por ele para um cara duma banda gospel americana que tinha um Jesus Cristo no fundo do instrumento que eu tive que ver as fotos várias vezes pra ter certeza que não era pintado ou algum tipo de efeito de madeira impresso, como nas antigas Fender Photo Flame.

Eu me admiro com o tampo dessa Il Toredo porque quando mais fino um tampo escavado, mais projeção tem o som, e as guitarras do Benedetto via de regra tem o tampo tão fino quanto possível pra vibrar bem, imagina o que é pegar um bloco de madeira e com um martelo e um formão ir desgastando ele até virar uma peça de menos no máximo 2mm de espessura, qualquer força a mais no martelo e já era o tampo do instrumento. Agora imagina o quanto deve ser foda fazer isso com uma madeira toda esburacada, é isso que uma Il Toredo dessas é.

uma coisa acho que é comprar uma historia, uma obra, tradição outra coisa é comprar um instrumento para ser usado como estudo trabalho e etc...

Cara, sinceramente eu conheço muito pouca gente que compra guitarra por história ou tradição. Tu acha que o cara que pagou 52.500 dólares nessa Il Toredo comprou pra deixar de enfeite na estante?

Se tu for ver a lista de clientes desses caras estão alguns dos maiores guitarristas de todos os tempos e muitos músicos muito fodas, que infelizmente nunca ficaram muito famosos. Até hoje todos os donos desse tipo de instrumento que eu tive o prazer de conhecer era músicos profissionais e usavam eles pra tocar, estudar e dar aulas.

Não raro eles compram pra tocar em pubs, clubs, bares, restaurantes até pizzaria, o próprio Foster convidou o MMI pra ver uma das suas guitarras tops de linha em um restaurante de New Orleans, onde o amigo dele iria tocar (o detalhe é que a guitarra do cara era a mais cara da linha do Foster, 30mil dólares).

Então eu realmente nunca entendi porque a negada daqui acha que quem compra esse tipo de guitarra vai comprar pra enfeite. Quem faz isso, quando faz, já que também foram poucas as vezes que vi fazer, é essa negada que sai comprando Fender e Gibson Signature.

Conheço um professor americano, professor da University of Nebraska, o cara só de Benedetto tem 5, só uma não é carved, tem também algumas Foster, Petillo, D'Aquisto, diversas archtops Gibson e Epiphone Vintage e até uma D'Angellico New Yorker, que ele foi acumulando ao longos dos 40 anos de carreira dele. O cara faz além de dar aulas, faz gravações, toca com artistas locais lá da região de Lincoln, toca em barzinhos de jazz e em alguns restaurantes na região e faz isso com esses instrumentos, ele não vai comprar uma china pra tocar não, as vezes vai com instrumentos que se vacilar, vale mais que uma semana de movimento do lugar em que está tocando.

Manubio
Linda esta Toredo hein? Linda mesmo, dá vontade de colocar na sala e ficar olhando para ela.

E é linda mesmo, eu não sei tocar o suficiente pra fazer juz ao som dela não, mas mesmo como "escultura" ela ainda bateria um bolão, como guitarra nem imagino o quão foda deve ser a julgar pelos trabalhos do Benedetto que conheço e que já toquei.

Simplesmente serei apedrejado, mas:

- Eu compraria fácil esta guitarra se fosse um colecionador.

O grande problema da galera é que aqui todo mundo é pobre, quem tem mais dinheiro consegue gastar o que, uns 20 mil dólares em uma guitarra? Economizando?

O brother que é colecionador não tem este tipo de problema, ele não tem o problema de tocar em um meteoro, ele não tem o problema de usar uma sx, isto é coisa de pobre.

Quando você entra em uma casa onde as guitarras baratas são Fender e Gibson, ai você entende para quem foram feitas estas guitarras.

Eu gostaria realmente de ter dinheiro para ser um colecionador, e facilmente teria arrematado esta guitarra ainda hoje, afinal, já está no Brasil, sem ter problemas com a receita nem nada.

O que a galera tem que entender é que, enquanto para alguns 80 mil é muita grana, para outros, é simplesmente grana, e talvez pouca grana.

Bem vindos ao mundo Capitalista.


Eu nem vou a esses extremos todos, conheço alguns colecionadores que tem mais de 100 guitarras em casa, alguns colecionadores de vintage que tem 120 guitarras em casa e a mais nova é 10 anos mais velha que eu.

Só que nem vejo essas coisas como privilégio de milionário (embora ajude muito ser um ... heheheheheh). Falo isso porque eu mesmo não ganho nenhuma fortuna, ganho um salário compatível com a maioria das pessoas da minha idade, formação e experiência, logo ainda estou longe de deixar a boa e velha classe média pra trás, e se for vender meu gear todo pelo preço de mercado dele, vai fácil perto de 100mil reais e nem tenho muita coisa se comparado com muita gente aqui do fórum. É pouco, mas é coisa de qualidade.

E só botando na poupança dinheiro que eu (e todo mundo) gasta com todo tipo de bobagem, sabe dinheiro de cafezinhos desnecessários, parar de ir pra balada todo sábado e ir só 1, no máximo 2x por mês, sair mais cedo pra pegar o ônibus e não um taxi por conta de horários apertados (quando mudei pra cá vendi o carro), etc. Só com isso esse ano já peguei uma Les Paul e já tenho metade duma 335 que pretendo comprar no fim do ano, no ritmo que estão indo as coisas consigo a grana pra guitarra + impostos até novembro, se tiver algum imprevisto no mais tardar em fevereiro estou com ela.

Agora imagina se eu tivesse ganhando 5-6mil reais? Dava pra pegar uma Benedetto tranquilo em um ano só com essas economias. Então nem precisa ser rico pra ter as coisas se você pensa em longo prazo.

Como diz um amigo meu, colecionador de guitarras vintage: Todo mundo que vem aqui e vê esse monte de guitarras só enxerga o quanto elas valem, e acham que eu sou rico pra ter tantas guitarras que valem muito, poucos veem que aqui está 35 anos de minha história como músico, 35 anos que eu fui pegando uma por uma, muitas vezes guardando por muito tempo, outra procurando por anos um instrumento específico e que a maioria deles, quando foi comprada, eram só instrumentos usados sem muito valor se comparado ao preço de um novo da época.

O Buddy Clontz, um cara que faz covers de bandas dos anos 60 no Youtube, resume isso de outra forma: How a chemistry teacher got money to buy 3 vintage strats from the 60's? Well when I've bought them they were just cheap used guitars that a 70's teenager bought for a hundred bucks.

maspn
Veterano
# jul/11
· votar


prefiro nao comentar, pq coisa boa nao é.
só falo que o van halen era um relaxado... nunca vi uma guitarra tao mal tratada que nem a dele...

pow, $80 mil... prefiro a fender do clapton
http://www.stratcollector.com/images/news/crash.gif

Igor Formiga
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
Cara, realmente no meu segundo post, falando dos Ritter, agora vi que falei bobeira. Foi até legal pq tô pesquisando sobre os exemplos que você citou!

Mas, voltando ao assunto original. Acho, e isso vou continuar achando pro resto da vida, essa guitarra do Van Halen uma bobeira sem tamanho, na boa. Enquanto de um lado o pessoal cobra por um instrumento de QUALIDADE e bom gosto, outros querem cobrar por um troço todo zuado, e de propósito ainda.

É a mesma coisa que quererem vender uma réplica do carro que a Princesa Diana estava quando morreu. Pelamordedeus, né!?


nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


Igor Formiga
É a mesma coisa que quererem vender uma réplica do carro que a Princesa Diana estava quando morreu. Pelamordedeus, né!?

Isso com certeza, tipo, até acho que essa réplica deveria ser cara porque deve dar um trabalho do cão pra fazer, mas 25mil doletas nela é coisa pra quem quer colecionar mesmo. Ao contrário duma Benedetto ou Rudy Pensa, em que vc paga um absurdo de caro, mas leva a qualidade que pagou, nesse caso você só está levando mesmo o fetiche de ser um dos poucos que tem uma réplica fiel e oficial da guitarra do Van Halen, mas no fim conheço um bocado de gente pra quem isso é muito importante.

MMI
Veterano
# jul/11
· votar


Eu estava acompanhando este tópico já há algum tempo... Eu acho que nesse segmento de guitarras mais caras existe para cada uma seu segmento de mercado.
No caso dessa EVH não é exatamente uma guitarra para um garoto comprar e ir ensaiar e tocar nas bibocas da vida e se achar que é o Van Halen. É quase uma obra de arte, uma recriação de uma lenda nos mínimos detalhes que de brinde pode-se tocar eventualmente nela. Daqui uns anos, talvez quando EVH for embora dessa terra, vai valer o dobro. É como as guitarras de leilões como o Crossroads do Clapton, podem chegar a milhões, mas o intuito não é de forma nenhuma levar a um estúdio de ensaio ou tocar num barzinho da noite.
Já as de Grandes Luthiers (os que merecem essas letras maiúsculas) são outra conversa. São feitas para valer de fato seus 10 a 50 mil dólares (ou mais) no quesito som e tocabilidade, mas não deixam de ser obras de arte, não perdem valor e servem como investimento também. Eu sei que o colega Igor Formiga já se desculpou e disse que falou bobagem, mas qualquer "fazedor de guitarrinhas" pode comprar um maple 5A, por exemplo, e fazer uma guitarra linda, tá cheio por aí (não me refiro ao exemplo citado, que nunca nem toquei e não posso falar nada). O próprio Zaganin aqui do Brasil já se meteu a fazer umas Les Paul, mas não se equipara às tops, para ficar num exemplo nacional que mesmo assim, reconheço que faz coisas boas. O difícil é colocar o "mojo" na guitarra. A guitarra que era de Jimmy Foster que toquei (a que era de seu uso pessoal, tops das tops) era algo impressionante tanto em sonoridade quanto em tocabilidade. Totalmente fora do comum. Acho que 50 mil dólares naquela guitarra era barato.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma guitarra de R$80000,00