Tópico sobre perguntas e esclarecimentos sobre Eletronica nas Guitarras

Autor Mensagem
Digosambora
Veterano
# jun/11 · Editado por: Digosambora
· votar


Valter Bergamo

Ola amigo, primeiramente queria dar os parabéns pela iniciativa, será de muita ajuda um tópico nesse molde e meu voto desde já é que se torne fixo. Parabéns. Ah, já peguei sua apostila, vlw por compartilhar.

Tenho um tópico aqui que caso tenha curiosidade pode dar uma olhada aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/255805/

Queria uma opinião sua à respeito dessa parte e aproveitar para dizer que com a blindagem e fazendo a elétrica com materias de qualidade e bem feita, praticamente é 0 de ruídos e interferencias. Para se ter uma idéia refazendo a parte elétrica e mantendo os caps originais dessa xing ling (enquanto os caps novos não chegam) apesar de fraquinhos, o ruído gerado, após a blindagem, é minímo.

BLINDAGEM

Efetuei a blindagem com folhas de cobre auto colantes. Aqui não tem muito segredo. O serviço é apenas cobrir as cavidades da guitarra e preparar o escudo, conforme as fotos:

http://imageshack.us/photo/my-images/231/blind2b.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/109/blind1.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/87/blind3.jpg/

OBS.: Não esquecer de ligar a blindagem (folhas de cobre) no terra da guitarra.

ELÉTRICA:


Visualização da parte elétrica:

http://imageshack.us/photo/my-images/707/eletr1.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/64/eletr2.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/40/eletr3.jpg/

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Digosambora

Cara ótimo trabalho, parabéns...

Eu vendi minha guitarra NSH Classic, e tambem vendi no fim, de semana uma Ibanez RG 270 e fiquei apenas com uma strato que reformei e ta muito boa, so que em breve ela tb esta indo embora, dai vou ficar sem nenhuma guita....

Eu pensei em abandonar a guitarra e dedicar so ao violao, mas depois que vendi as guitas acabei que ficando com saudades e decidi que vou montar uma strato muito boa.... vou montar ela toda no estilo relique....

Vou montar com headstock invertido naquele formato maior...

A parte elétrica com certeza terá a blindagem, e um algo a mais que vou fazer é nas ligações dos caps....

So muito fã de strato vintage e reliques.... se quiser algumas peças antigas mas que estão boas posso te arranjar.. tenho knobs bem antigos, um escudo sss branco mas que é creme já pela idade, etc...

Ate+

Digosambora
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Opa cara, obrigado!!!

Minha paixão são as Stratos, pra vc ter uma idéia estou com 4 stratos em casa, todas sendo mexidas no momento. E com idéias para as próximas hehehe

Esse escudo que voce tem é de quantos furos???

Estou no momento fazendo uma réplica dessa aqui:

Fender Richie Sambora USA Tremolo

Queria uma opiniao/sugestao sua.

Entre os knobs de Tone, há 1 botão para acionar o midboost, na réplica que estou fazendo não terá midboost, tenho uma chave ON/OFF de 6 vias e minha idéia é a seguinte:

Como a chave ficaria ali entre os tones, pensei em colocar dois capacitores com valores diferentes para alterna-los entre eles com essa chave.

O que voce acha?
Teria alguma mudança significativa na sonoridade?
Essa chave que tenho serve para esse fim? Ou teria q ser uma ON/ON?
Tem alguma sugestão de outra ligacao para utilizar essa chave e nao fugir muito do conceito da original?

Outra duvida (posso estar falando caca mas...):

Existe alguma maneira de fazer o pot de volume alcançar por exemplo o volume "11" (como se fosse um boost)???

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Digosambora
encomenda o tbx control pra blackie..15 dolares..
vale a pena..
vlws

Digosambora
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

Entra no MSN

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
voce tem outras peças antigas como tarrachas ping e ponte
com saddles vintage?
todos os projetos que tenho em mente
envolvem esse tipo de hardwere.vlw

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Digosambora
theblackstrat

O escudo que tenho é de 11 furos.
É numa cor so, não tem 3 camadas igual da foto que passou, mas acredito que vai gostar....

Vou fazer uma geral nas peças e separar tudo que der pra doar pra voces, dai mando uma foto aqui...

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Digosambora

Bom so se tivesse um pot especifico, mas nunca vi, teria que ser algo que qdo chegue em 10e avaçar ele libere uma chave, seria o pushpull mas em vez de vc ligar ele puchando o knob, seria rodando o volume, mas nunca vi, pode ser que alguem ja viu isso.

Dai na chave q o knob acionaria vc liga um booster nele, um pre amp...

Mas uma ideia bacana na microchave é fazer isso, pode comprar ou fazer um pre amp simples e ligar pela chave....

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
esses dias mesmo,eu comprei uma ponte de giannini stratosonic de 78 com saddles vintage, meio oxidada,com certeza japonesa.
e comprei também de um usuario daqui mesmo
umas tarrachas vintage de shelter fst 62 tamb´´em oxidadas,essas
eu comprei pelo visual mesmo.porque nem novas são boas.
o que voce tiver aí de strato que tenha tetano eu quero
ahuhusuaus
vlw

theblackstrat
Veterano
# jun/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


Valter Bergamo
comprei essas peças velhas pra esse projeto:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/260684/

que originalmente iria receber as mesmas peças
da custom shop dele.(comprei todas)
mas dsisti,acho que essas peças tem que ser usadas numa
replica com estrutura fender ou com qualidade similar.

daí cismei de comprar peças iguais porem baratas e achei essas ja
com cara de velhas..daí animei a fazer o relic dela também,em cada
detalhe,que eu não faria com as peças fender novinhas né..essa guitarrinha veio sunburst e com escala bem clarinha
voce que é luthier avalie se o acabamento tá legal?
daqui uns dias vo postar mais fotos lá.
vlw

L.K.R
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
Tava pensando em colocar um chaveamento true bypass em dois pedais meus, o groovin ds-200 e o wah da vox..
Queria saber o que preciso comprar, para qual tipo de técnico pedir a ajuda e se vale a pena esse processo.

Valeu.

Abç

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


L.K.R

Olha, eu tive 2 pedais da landscape com chaveamento eletronico e nunca deu problema, gostei muito.

Não sei se compensa tu modificar ele, mas caso queira mesmo, tem q avaliar o circuito do pedal, pois qdo tirar a chave que faz o acionamento eletronio terá que deixar um componente sempre ativado.

E instalar a 3pdt normalmente.

Mas ainda acho que não compensa....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


Pessoal vou fazer um esquema de kill switch com dosi tipos de chave... fim de semana posto aqui, ate+++

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


aí galera quem já souber ou tiver essa desconsidere quem se interessar tá aí.
o sistema de ligaçao da blackstrat do gilmour.
a chavinha mini toogle pra ligar o captador do braço independente da chave da guitarra pra ter mais 2 combinações.

http://imageshack.us/photo/my-images/52/dgbswiringdiag.jpg/


vlw

Valter Bergamo
Veterano
# jul/11
· votar


theblackstrat

Muito bom... uma boa opção....

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Valter Bergamo

é massa o esquema né,foda é eu conseguir seguir certinho..hhehe;
abç

Emogotic
Veterano
# jul/11
· votar


Valter Bergamo

Olá.
Eu resolvi refazer a parte elétrica da minha Condor RX20S porque o componentes que vieram nela são um lixo. Ela veio com pots de 500k (2A nos tons e 1B no volume), deveria ser o contrário, correto?
Eu comprei pots de 250k, (1A para o volume e 2B para os tons). Segui esse diagrama de ligação SSS do Sergio Rosar Pickups.
Caracas, o timbre melhou muito e a guita ficou com mais dinâmica, nem penso mais em trocar os captadores.
O problema é que o pot de volume não está zerando, mesmo que eu coloque todos os pots no 0 (zero), mesmo assim ainda sai som.
O que eu fiz de errado?

Revendo o diagrama, eu observei que no pot de volume, o conector que não recebe fiação parece estar soldado no pot. Foi esse detalhe que faltou?

Obrigado.

Joel_ESP
Veterano
# jul/11
· votar


Na minha guitarra usei:
Verde+Malha=Potênciometro.
Preto+Branco=Isola.
Vermelho=Chave.
Abç.

Emogotic
Veterano
# jul/11
· votar


Resolvido.
Foi mesmo o "detalhe que faltou".
O polo 1 do pot não estava conectado na carcaça.

Valeu Penta_Blues
Posted: 10/Aug/06 15:59

Fio positivo dos caps no polo 3 do pot de volume
Fio negativo dos caps na carcaça do pot
Polo 1 do pot na carcaça do pot
Polo 2 do pot no positivo do jack
Negativo do jack na carcaça do pot
Carcaça do pot ligada por um fio ao aterramento da ponte (compartimento de molas)
Valeu!!!


Valter Bergamo
Veterano
# jul/11
· votar


Emogotic

Não, os pots de ton sao os A e vol B mesmo....
Como usou um pot de 250k no lugar dos de 500K, isso nao é o suficiente pra barrar todo o som.

Fez totalmente errado a troca, ehhee mas acontece, não liga não.. serve de apredizagem, ja fiz muita coisa do tipo no inicio.. ate+

Emogotic
Veterano
# jul/11 · Editado por: Emogotic
· votar


Valter Bergamo

Essa é a informação que eu adquiri atravez de um post do Maurício Luiz Bertola.

Para Volume devemos usar Pots Logaritimos "A" e para Tom Lineares "B".

Para guitarras com Captadores Single Coils (Ex. Fender Stratocaster Tradicional 3 Singles)
usar Pots de 250k "A" para Volume e 250k "B" para Tom com capacitor de 22k

Guitarras com Captadores Humbuckers (Ex. Les Paul)
usar Pot de 500k "A" nos Volumes e 500k "B" nos Tons com capacitores de 47k.

Para as configurações: S-S, S-S-S e S-S-H usam-se pots de 250K
Para as configurações: H-H e H-S-H, usam-se 500K.
Para "stacks", usam-se: 500K, exceto se vc usar apenas um desses na ponte, daí é 250K mesmo.



Depois que eu retifiquei, a guitarra está satisfatória.

Abçs

Valter Bergamo
Veterano
# jul/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


Emogotic

Porem esta incorreto, A é logaritimico e B Linear.

Acabei de medir tres marcas diferentes no multiteste... Alpha, Gotoh e Noble, ambos apresentam essa marcação

B Linear e A Logaritimico.

Não digo que nao ficou bom, so estou dizendo que os pots nao estavam errados na sua guitarra.. alem de que o volume perde sensibilidade usando um logaritimico e o tone tb.....

O motivo de seu volume nao zerar é pelo fato mesmo que seja um cap single que veio na sua guita precisa de 500k senao a fabrica nao teria feito assim...

LEMBRETE: Qdo voce coloca o pot em Zero, ele mesmo sendo de 1omh é pra anular o som do instrumento, ou seja , a ligação esta com algum problema....

Outro lembrete, vc viu ou o Bertola pode ter escrito errado, mas acredito que voce interpretou errado os pots... Segue a post5agem do proprio Bertola.


F.BankZ
Isso já foi bem discutido aqui no FCC, use a busca.
No mais, pots "B" (lineares) para os volumes, e "A" (logarítmicos) para os tones. Embora se possa usar qualquer um dos dois...
Abç



esta aqui http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/224153/p150
Ate+


Ate+

Valter Bergamo
Veterano
# jul/11
· votar


Pessoal, se der tempo, no proximo fds vou postar alguns estudos de ligações... como funciona os pots, como fazer alguns testes pra descobrir problemas, etc...

Emogotic
Veterano
# jul/11 · Editado por: Emogotic
· votar


Valter Bergamo

Acabei de ler os seus comentários no tópico do Bertola e do Seiji.
Eu postei lá a mesma dúvida que postei aqui para a confirmação/retificação do Bertola sobre a inversão.
Você está correto, na verdade, ambos estão corretos.
Eu pesquisei em outros sites e vi que também vai do gosto do músico, como mencionou o Bertola.
O que eu acho interessante é que todos os vendedores de pots "deixam claro" que: A Logaritmo é indicado p/ Volume e B Linear é indicado p/ Tonalidade.

Estou grato pela sua contribuição que, com certeza, será útil para outros músicos que também pairam na mesma dúvida.

Tenha uma ótima semana.
Abçs

Valter Bergamo
Veterano
# jul/11
· votar


Emogotic

Muito obrigado....
Muitos dos vendedores acabam não estudando sobre o assunto. E como é algo que não é uma regra, ainda mais que causam essa duvida.

Porem de maneira geral, em "regra", na maioria dos casos tem se usado essa notação e no volume os Lineares (B) e ton os Logaritimicos (A).

Mas como podemos quebrar essa regra, vai do gosto e experimentações...

Ate+

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Valter Bergamo
olá valter,
sei que o assunto nao é eletronica mas ve se voce conhece
essas tarrachas aqui:

http://imageshack.us/photo/my-images/193/dscn1455r.jpg/

comprei essa guitarra mas está com um primo e só vou pegar dentro
de uns dias,fiquei curioso pois nao conheço essas tarrachas,
se puder me ajude ae.
grato!

nvm95
Veterano
# jul/11
· votar


Se eu for trocar um Single da minha guitarra, e colocar um mini-humbuck, é necessario trocas os pots? ainda mais por ser uma menphis mg-32 ( ou seja, guitarra dos modelos mais ''economicos'')

Valter Bergamo
Veterano
# jul/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


theblackstrat

Tu fala em que? Se são boas?
São boas sim.... e tem um sistema de trava.

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Valter Bergamo
é,se pelo modelo voce identifica alguma possivel marca.ou se
ela é daquelas sem marca mesmo..ela tem
essa trava de fenda aí,nunca usei tarracha assim nao..
vlws

marcosshrp
Veterano
# jul/11
· votar


nvm95
Depende do captador, qual captador vc pretende colocar?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre perguntas e esclarecimentos sobre Eletronica nas Guitarras