Tópico sobre perguntas e esclarecimentos sobre Eletronica nas Guitarras

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Bigtransa
ogner
não tenho uma percepção muito boa, mas já verifiquei na prática que é possível ouvir a diferença ao trocar pots chineses de uma stratinho barata por cts... se cabos de qualidade fazem diferença por que pots não fariam?



Falou tudo, é bem perceptivel nos cabos sim.. nos pots tb.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


rolnston

Muito bom! Obrigado pela explicação. Só mais uma:

A blindagem com tinta condutiva é melhor ou pior do que com papel alumínio ou cobre?

Mais uma vez obrigado.


Obrigado, bom a condutividade do aluminio (34,2) é quase metade da condutividade do cobre (61,7), das tintas que se usam é muito menor, pois são feitas a base de grafite que tem 0,07 de condutividade.

Qto maior a condutividade melhor a blindagem....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Bigtransa
ogner

Uma boa dica de voces dois, muitos acham que apenas trocando caps ja resolve, mas não é bem assim...

Fica de dica pro pessoal.. uma boa revisão na parte elétrica e blindagem e uso de cabos bons....

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


eu nao acredito que existe alguma alma aqui que trocou captadores por melhores ligando os mesmos em eletrica xing ling..
se alguém pensou que trocando capotadores nao precisaria trocar
todo o resto junto tá muito inocente..eheheh
já imaginou...o cara compra uma sx
e um set texas specials e liga nos pots dela..com os fios dela..tenso...

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Bigtransa
ogner

Valter Bergamo
de toda forma a dica é muito válida ,pois as pessoas tem
que saber que trocando APENAS a eletrica toda da guita,conservando os captadores se forem razoáveis,
terao uma consideravel melhoria no som.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

Mas na realidade ocorre muito isso... na ancia de economizar, em muitos lugares se cobra um valor bem alto pra troca da parte eletrica, so o serviço, sem contar o custo dos componentes.

Ja tive muitos instrumentos que o pessoal trouxe e estava um horror de feio a eletrica. Tem muitos casos de potenciometros reutilizados, com marcas enorme de quimado na carcaça e de estanho por todo o lado.....

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
foda..

emaniox
Veterano
# jun/11
· votar


Resistencia de contato é a resistencia que ocorre devido ao contato entre dois elementos. Esta resistência depende da área de contato e dos materiais que estão em contato, a grosso modo. Voce falou que, de acordo com a marca do potenciometro, o material dos contatos é diferente, podendo ser de cobre:

Outra coisa que diferencia é a composição metálica do condutor do potenciometro, no eixo do potenciometro temos uma haste de metal que fica em contato com os condutores dele. Conforme giramos o potenciometro a energia passa por mais área de resistencia ate chegar a essa haste.

Essa área de resistencia faz com que perca parte da energia e tambem do "timbre" da onda sonora. Tambem vemos isso nas hastes, os potenciometros da noble por exemplo tem a haste em cobre, que tem sua condutividade elétrica muito maior que outros metais, perdendo apenas para a prata.


Entretanto, eu estou afirmando que a troca nestes materiais, embora altere de fato a resistência de contato, causará alteração insignificante no timbre, dado que a variação da resistência de contato em relação com as outras resistências envolvidas é mínima.

Eletricamente, a guitarra pode ser vista como um sistema que indutores, capacitores e resistências, incluindo a resistência do potenciometro. Por conta disso, a resposta em frequência do sistema possui uma frequência de ressonância (entre outras coisas) que depende inclusive das resistências do sistema. Esta resposta em frequência é que define em parte o timbre. Alterar os potenciometros altera unicamente esta resposta em frequência. Utilizando dois potenciometros com o mesmo valor, o timbre (que depende em parte da resposta em frequencia do sistema) vai ser somente ligeiramente alterado por uma diferença na resistência de contato, dado que a grandeza dela perto das outras grandezas de resistência envolvidas é muitissimo pequena, chegando a ser insignificante. Entretanto, se dois potenciometros que tem o mesmo valor nominal mas, devido a diferença na precisão de construção, tem valores efetivos significantemente diferentes, o timbre será alterado substancialmente.

a ressistencia da bibina gera diferença de otencial enquanto a do poteciometro impede a passagem de corrente.

O completo seria: a corrente induzida pela variação no campo magnetico, ao passar pela resistência da bobina, causa uma diferença de potencial.

Sugiro a leitura deste site: http://buildyourguitar.com/resources/lemme/

Nilo Dantas
Veterano
# jun/11
· votar


Minha dúvida é simples, um dos pots da minha Fender já veio com algo estranho, ele meio que "pega/gruda" de leve no 0 e 10, como se fosse um imã. Os outros são normais. Isso é defeito mesmo para trocar o pot ou algo que posso corrigir de forma simples?

Lozartan
Veterano
# jun/11
· votar


Recentemente minha Les Paul começou a "distorcer" um pouco o som, principalmente quando eu toco com som limpo. Por "distorcer" eu digo como quando você escuta uma música muito alto em 1 caixa de som baixa qualidade. Eu estou em dúvida se o problema é no amplificador ou na guitarra pois com minha strato isso n acontecia..

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


emaniox

Correto, não estamos criticando, apenas temos que compartilhar nossos conhecimentos..

Se pensar em termos de percentual, realmente é insiginificante, porem a potencia (tensão * corrente) é muito baixa e após a amplificação temos um aumento considerável, isso tb realça as perdas e difusões do som....

O próprio amplificador altera o timbre, diferentes marcas e modelos, não que seja ruim, cada um tem um gosto...

Agora o que falamos é que realmente, pra músicos que tem uma percepção auditiva mais elevada nota a diferença na qualidade do som com a troca de um potenciometro velho e de marca inferior (que terá um desgaste muito mais rápido) pra um potenciometro de boa qualidade e novo.....

Já tinha lido o material que passou, muito bom....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Nilo Dantas

Minha dúvida é simples, um dos pots da minha Fender já veio com algo estranho, ele meio que "pega/gruda" de leve no 0 e 10, como se fosse um imã. Os outros são normais. Isso é defeito mesmo para trocar o pot ou algo que posso corrigir de forma simples?

Isso ocorre quando o curso (haste) do potenciometro que deslisa por cima da placa com carvão esta deformado. Pode corrigir abrindo o potenciometro e arrumando, porem não é viável, já que em breve vai estragar, compensa trocar por um pot novo.

Mas se não esta dando chiados ou qualquer tipo de interferencia no som, pode usar assim mesmo, so troque se quiser arrumar isso ou quando estiver interferindo...

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Lozartan

Recentemente minha Les Paul começou a "distorcer" um pouco o som, principalmente quando eu toco com som limpo. Por "distorcer" eu digo como quando você escuta uma música muito alto em 1 caixa de som baixa qualidade. Eu estou em dúvida se o problema é no amplificador ou na guitarra pois com minha strato isso n acontecia..

Ja tentou tocar com ela em outro amp?? Se acontece a mesma coisa???

Pepe Le P
Veterano
# jun/11
· votar


Bacana o tópico. Aproveito para lançar algumas perguntas:

1- Na sua opinião existe alguma diferença (teórica e prática) entre o som de uma guitarra que não possui controle de tonalidade (apenas volume) e uma outra que possui e este encontra-se aberto (no "10")? Já teve outro tópico discutindo isso, alguns acham que a ausencia do pot da uma leve diferença nos agudos, outros dizem que não é perceptível, que é lenda, etc. gostaria de saber se tens algum conhecimento sobre o assunto...

2- Estou a fim de trocar o pot de volume da minha guitarra. Acredito que ele seja logarítmico pela maneira com que ele diminui o voume da guitarra. Outra coisa que me incomoda é que estou tendo dificuldades para, utilizando apenas o pot de volume, dar uma limpada no som da guitarra variando de um crunch ao praticamente limpo somente reduzindo no pot. Como não manjo muito da parte elétrica gostaria de saber se poderias (ou alguma outra pessoa com experiência no assunto) me indicar uma marca e modelo de pot de volume que fosse de qualidade e adequado para essa finalidade (possivelmente um pot linear).

Até!

theblackstrat
Veterano
# jun/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


Valter Bergamo
tava vendo o kit tbx control da fender que nada mais é que um
potenciometro de 2 andares lá e um capacitor e um resistor parece..
tem com usar esse pot tbx numa strato dessas com um humbucker
só tipo charvel e ter controle de tonalidade e volume em um
pot mantendo o visual da san dimas em um knob só?
o negócio custa 11 dolares..
tenho vontade de montar uma san dimas..vlw

Tsgk
Veterano
# jun/11
· votar


Otima iniciativa !

já criei um topico sobre o assunto mais ainda não esclareci as duvidas.

pelo que eu li, a pontecia dos pots (250k ou 500k) alteram a quantidade de agudos, por isso utilizam-se 250k para singles que por natureza são mais agudos e 500k para compensar os poucos agudos nos humbuckers. no caso de uma strato classica (S-S-S), utiliza-se um dos pots para o captador do braço e outro para o captador da ponte e do meio. quando a guitarra possui a configuração H-S-S, utiliza-se a mesma ligação ? (um dos pots para o captador do braço e outro para o captador da ponte e do meio)

caso sim, utiliza-se pots de 250k ou 500k ?
caso utilize de 250k, o humbucker não ficará "abafado" ?
caso utilize de 500k, o single não ficaria muito agudo ?
como pode-se anular isso ?

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Tsgk
parece que se voce tem uma sss e quer só colocar o hb na ponte
poderá deixar o pot de 250,pois a posição e altura do captador
da ponte já fornecem um timbre agudo e rasgado.
mas os luthiers explicarao melhor.
vlw

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Pepe Le P

1- Na sua opinião existe alguma diferença (teórica e prática) entre o som de uma guitarra que não possui controle de tonalidade (apenas volume) e uma outra que possui e este encontra-se aberto (no "10")? Já teve outro tópico discutindo isso, alguns acham que a ausencia do pot da uma leve diferença nos agudos, outros dizem que não é perceptível, que é lenda, etc. gostaria de saber se tens algum conhecimento sobre o assunto...

O capacitor e o potenciometro funcionam como um filtro passa alta ou passa baixa.

Os valores do capacitor e do ressistor em dado momento é que determina a frequencia de corte.... Qdo o potenciometro esta em 0 de resistencia a frequencia de corte teóricamente é infinita.

Ja que a formulá da frequência de corte é 1 dividido por 2*pi*resitencia*capacitância.

Sendo assim se o resistencia for igual a Zero nao existe 1/0....

Mas na prática ocorre que o sinal continua passando no filtro e dependendo de como é ligado pode atenuar sim algumas freq muito agudas.

Outro fator depende de como foi configurado o tone, se como passa alta ou passa baixa.

Alguns casos e muito comum, se liga o tone como passa baixa, e ligam de forma que quando o tone esta em 10 na escala, a fre de corte é data pela formula acima.. dai o corte ocorre muito acima das faixas da guitarra, mas isso acaba sim, perdendo harmonicos que estão nessa faixa....

Assim que for possível, vou construir uma guitarra de testes, e toda a eletronica fora dela, assim posso demonstrar na prática os tipos de ligações e dúvidas do pessoal, e tambem propor algumas alterações simples que fazem muita diferença.....


2- Estou a fim de trocar o pot de volume da minha guitarra. Acredito que ele seja logarítmico pela maneira com que ele diminui o voume da guitarra. Outra coisa que me incomoda é que estou tendo dificuldades para, utilizando apenas o pot de volume, dar uma limpada no som da guitarra variando de um crunch ao praticamente limpo somente reduzindo no pot. Como não manjo muito da parte elétrica gostaria de saber se poderias (ou alguma outra pessoa com experiência no assunto) me indicar uma marca e modelo de pot de volume que fosse de qualidade e adequado para essa finalidade (possivelmente um pot linear).


De fábrica é dificil vir com potenciometro logaritimico, o correto é usar o Linear.. indicado na grande maioria dos fabricantes pela letra B

A primeira coisa que deve analisar é o tipo de cap, se for single, use B250K. Vai te dar uma sensibilidade melhor no controle de volume...

Quanto a marca, um bom pot é da Noble, CTS, Gotoh...
Alguns mais enconta mas nao tao ruins assim ALPHA....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Tsgk
pelo que eu li, a pontecia dos pots (250k ou 500k) alteram a quantidade de agudos, por isso utilizam-se 250k para singles que por natureza são mais agudos e 500k para compensar os poucos agudos nos humbuckers. no caso de uma strato classica (S-S-S), utiliza-se um dos pots para o captador do braço e outro para o captador da ponte e do meio. quando a guitarra possui a configuração H-S-S, utiliza-se a mesma ligação ? (um dos pots para o captador do braço e outro para o captador da ponte e do meio)


Na verdade é muita gente tem uma visão errada dos pots de tonalidade...

Eu posso ter a mesma configuração de tom com pots de qq valor, apenas alterando o valor do capacitor em relação ao pot pra ter isso...

Porem é mais indicado um valor por ser mais comercial, ou seja facilidade de encontrar e tambem pela sensibilidade de controle do tom.....

Na pagina anterior postei uma apostila e la falo sobre essas diferenças....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA

Pessoal, vou compartilhar com voces o material que escrevi pros cursos de eletrônica que ministro aqui na minha oficina.
è um material básico mas que ajuda muito a compreender as ligações.

Apostila de eletronica básica - luthieriaCurso eletronica - PDF

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

tava vendo o kit tbx control da fender que nada mais é que um
potenciometro de 2 andares lá e um capacitor e um resistor parece..
tem com usar esse pot tbx numa strato dessas com um humbucker
só tipo charvel e ter controle de tonalidade e volume em um
pot mantendo o visual da san dimas em um knob só?
o negócio custa 11 dolares..
tenho vontade de montar uma san dimas..vlw


Sim, so dai tem q comprar um knob duplo, dai nao sei se combina com a strato....

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
como seria esse knob?posta uma foto por favor!
vlw

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


achei esse

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185602919-knob-condor-duplo-nc0 01-_JM

algo desse tipo mais esse tbx me daria volume e tom
na guitarra com 1 humbucker?
vlw

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

Tsgk
parece que se voce tem uma sss e quer só colocar o hb na ponte
poderá deixar o pot de 250,pois a posição e altura do captador
da ponte já fornecem um timbre agudo e rasgado.
mas os luthiers explicarao melhor.


Na apostila tem um conteudo bem bacana que escrevi, na verdade nao pode analisar somente o valor do potenciometro, tem que ver todo o conjunto, como o valor do capacitor e a forma com que o tone é ligado....

Por isso que qse todas as guitarras tem um tone escroto, ou seja somente abafa as agudas e fica horrível que ninguem usa....

Dá ate pra fazer uma pesquisa aqui no forum... fica bacana.

Tem inumeras formas de ligarmos o ton, semana que vem vou instalar um Motherbucker na minha guita e 2 single , dai vou postar um esquema de ton interessante de passa faixa, ou seja os dois tons da strato trabalhando em conjunto pra afunilar determinada faixa de frequencia....alem claro da mini chaves e outras "cocitas mas"....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

sim esse knob mesmo, se ve muito em contrabaixos...

Dai depende do potenciometro, se for esse duplo sim, dai o tone e volume sao independentes....porem não me recordo de ver um pots desses linear e logaritimico ao mesmo tempo... tem q pesquisar...

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
especificamente esse tbx control da fender.

http://cgi.ebay.com/Genuine-FENDER-TBX-Tone-Control-white-knob-/150623 134500?pt=Guitar_Accessories&hash=item2311d6a324

da uma analisada pra mim e ve se voce acha que funcionaria a
partir desses materiais.

valeu a atenção.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
especificamente esse tbx control da fender.

http://cgi.ebay.com/Genuine-FENDER-TBX-Tone-Control-white-knob-/150623 134500?pt=Guitar_Accessories&hash=item2311d6a324

da uma analisada pra mim e ve se voce acha que funcionaria a
partir desses materiais.

valeu a atenção.


Não não.. este controle tem um funcionamento de forma bem diferente do que estamos falando...

Ele serve apenas pra Tonalidade, e nao tem dois eixos e sim um eixo so....

O funcionamento é o seguinte:

Quando usa o tom ate o 5 da escala do knob ele funciona normalmente, dai depois disso do 5 em diante ele funciona de forma a diminuir a resistencia q vinha aumentanto ate entao...

Dessa forma o comportamento é bem diferente.. vc tem um pot de 1mega e um de 250k no mesmo pot...

Da um resalto na definição de graves, agudos e presença.. no memso pot.. é um recusor que pra fazer teria que fazer com 2 potenciometros e girando os dois pra ter esse resultado....

Aqui tem o esquema disso.. http://static.zoovy.com/img/guitarelectronics/W600-H550-Bffffff/W/wdu3 sss5l12_tbx.jpg

Vou fazer algo parecido porem com os 2 pots na minha strato semana que vem....

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
amigo,voce acha que esse pot tem mais efeito com os noiseless e lace sensor ou nos captadores normais de strato ele também
faz explodir o timbre?aumenta ruido?da algum pau?
porque esse trem é barato,to pensando em
comprar só pra experimentar.
nao vai ter o tal do mid booster,que eu nem como fuinciona..hehe
vlw

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

Nao vai fazer diferença o cap, ele tera o mesmo comportamento de tom...mas cada cap tera um resultado diferente...

Pelo preço compensa sim instalar e ver no que da... é muito antigo esse pot ja da Fender... na prática vc tem q usar e ver e usar o "efeito" que ele dá.....

AnonymousEpidemic
Veterano
# jun/11
· votar


Tb voto para que o tópico fique permanente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre perguntas e esclarecimentos sobre Eletronica nas Guitarras