Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Iommi Young
Veterano
# dez/10 · Editado por: Iommi Young
· votar


E ae Bertola, beleza? Eu estive pesquisando ums amplificadores e tal, e consegui achar um Laney TF200 que é pré-valvulado usado por R$950 e um LV100 por R$850, então resolvi pesquisar mais sobre eles e em um dos tópicos você respondeu a um usuario que queria trocar o CRATE GX-80 dele de 80w por um TF200, que apesar de ser pré-valvulado, ele estaria trocando 6 por meia dúzia, pois como ele é só Pré não adiantaria muito pois com um bom pedal ele conseguiria um bom timbre de distorçao no CRATE dele e com 80w ao invés de 65w do Laney.

Ae me veio a dúvida, eu possuo uma SX SSG STD e um pedal Jackhammer JH-1 e pretendo comprar um Amp de no minino 50w com falante de 12' SS ou até mesmo se possivel Pré-valvulado. Prentendo comprar algo que chegue no MAXIMO R$850 (estourando), USADO ou NOVO, pois quero algo que vale a pena, algo de qualidade.

Eu moro no Mato Grosso e compro meus equips pela internet, pois aqui a variedade é baixa e queria uma indicação de um profissional como você, assim eu fico mais seguro.

Tambem fiquei muito interessado nos modelos Marshall MG DFX e no Behringer VT-FX, mas sobre o Behringuer não achei nada muito especifico, ele parece ser ótimo, pois tem todos os mesmos controles desses marshalls MG's DFX e FX, mas ninguem daqui do FCC sabe muito sobre ele.

Obrigado.

________________________________________________________
PS: Aproveitando para tirar uma dúvida, sobre a Pré-Valvulação, ela só faz a diferença quando se toca com a distorção do próprio amp? Usando o Clean e um Pedal ela é melhor em relação a um amp SS + Pedal?

No caso: Laney TF200 65w (Pré) + Jackhammer JH-1 .VS. Laney LV100 65w (SS) + Jack hammer JH-1

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Iommi Young
Cara, pré valvulado é enganação. Não pague à mais por isso.
Quanto a amps DFX, evite-os, pois se a placa estragar (e isso não é icomum), vc fica sem amp.
Abç

lehnox
Veterano
# dez/10
· votar


são tipo esses daqui

emachado
Veterano
# dez/10
· votar


Bertola e Seiji

Olá.

Gostaria de lhes pedir um conselho:
estou iniciando a colagem do braço em camadas ou filetes. Penso em balancear o peso com uma peça de 6mm de cedro muito seco que tenho sendo esta o centro do necktrough.
Teria assim, em duas metades iguais, pau-marfim, 5mm de muiracatira, pau-marfim e 6mm de cedro rosa.

Minha dúvida é: vale a pena em termos de sonoridade e balanço em relação ao peso a utilização do cedro no centro?
Minha intenção inicial era intercalar apenas a muiracatiara, mas estou preocupado como peso e sonoridade de madeiras muito densas.

Saudações

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


emachado
Não, pois o cedro é menos denso e nisso resultará uma queda na velocidade de propagação sonora, portanto uma queda na sustentação.
Cara, confecção muito cheia de sofisticações NÃO sifgnificam boa sonoridade; geralmente o simples é o mais efetivo.
Abç

leticia123
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa vlw
ah eu achei aqui msm xD

Outra perguntinha hehe
Eu ainda to meio em duvida, to escolhendo uma guita, e vi que a ponte de uma LTD que eu estava vendo era Floyd Rose Special Bridge e da Ibanez Edge III, qual eu teria mais "vantagem"?

emachado
Veterano
# dez/10 · Editado por: emachado
· votar


Bertola

Valeu pelas dicas com as madeiras.

No projeto da explorer são usados 2 pots de vol de 500k e somente um tone de 250k.
Vou utilizar o par de HH777 da Malagoli.
Convém manter estes pots ou vale a pena colocar dois tones de 250k como nas Lps?

Existem configurações com dois pot de tom em 500k? Amplia ou destacaria os agudos ou não faria diferença?

É que ouvi aqui no fórum que com os humbuckers convém sempre utilizar pots de 500k. Assim, isto vale apenas para os pots de volume?

Saudações

gizvanni
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E ai bertola blz ?

Minha primeira guitarra uma lausanne strato ta encostada aqui faz um tempo tal e irei dar uma reformada nela, ai pensei em colocar uma floyd nela mas sem fazer back box, sei que a guitarra não é muito boa e talz mais tenho um certo apego a ela e realmente quero fazer isso até porque ja tenho outra guita melhor, por isso iria colocar a floyd da malagoli, andei pesquisando e ela nao é tao boa quanto uma gotoh mas é boa, minha duvida é a seguinte a madeira porvavelmente é compensado, se for ela aguenta ?, irá quebrar e a ponte sair voando ? se quebrar é possivel que isso aconteça em quanto tempo ?

vlw

F.BankZ
Veterano
# dez/10
· votar


Quero refazer a parte elétrica da minha Les Paul, o que tenho que comprar?

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


leticia123
Em 1º lugar uma pergunta: Vc precisa de guitarra com ponte de microafinação com trava? Sabe operá-la e regulá-la à contento?
A Edger 3 é pouca coisa melhor.
emachado
Cara, para esses capts usam-se 2 pots de 500K, que são o "padrão" para HB's. Les Pauls NÃO usam pots de 250K, apenas Stratos (S-S-S ou S-S-H).
gizvanni
a madeira porvavelmente é compensado, se for ela aguenta ?,
Então não instale nada nessa guitarra, muito menos ponte tipo "Floyd-Rose"
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


F.BankZ
Chave tipo LP de 3 posições, 4 pots de 500K, 2 capacitores cerâmicos ou tântalo de 0.047uF e jack de saída P10 fêmea (e fios, lógico).
Vc sabe trabalhar com soldas e elr corretamente esquemas eleétricos?
Abç

gizvanni
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas ela aguenta ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


gizvanni
Não.
Abç

F.BankZ
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É porque tem aquela questão dos pots A e B, e queria que você me esclarece um pouco disso. Poderia?

Abraço.

gizvanni
Veterano
# dez/10
· votar


ok então vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


F.BankZ
Isso já foi bem discutido aqui no FCC, use a busca.
No mais, pots "B" (lineares) para os volumes, e "A" (logarítmicos) para os tones. Embora se possa usar qualquer um dos dois...
Abç

F.BankZ
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi agora. Valeu.

emachado
Veterano
# dez/10 · Editado por: emachado
· votar


Bertola

Cara, estou em desespero aqui com as minhas madeiras.

Hoje encontrei diversos pedaços de asas de inseto, nas peças de mogno, garapeira, cedro e inclusive a imbuia também os apresentou. Analisando-as, encontrei insetos parecidos com formigas com asas e estavam mortos. As peças estão intercaladas por várias outras menores de imbuia, que segundo dizem, "espanta" os bichinhos...

Dias atrás, passei gimocupim numa peça de pau-marfim que vou demorar um ano para usar num projeto de baixo rickenbaker, apesar de todos não o recomendarem. Nesta havia insetos pequenos e esbranquiçados.

Você pode me ajudar?

Ainda vou demorar para concluir minha 1ª guita e estou com medo de perder madeiras para futuros projetos?

leticia123
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa
Preciso, ja regular e essas coisas meu prof° pode me ensinar xD
obrigada

PAltafim
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Aquele bindin que algumas guitarras possuem (por exemplo a les paul custom tem, e a studio não), é apenas estético? Ou altera alguma outra coisa?

Abração!

assacinodeemos
Veterano
# dez/10
· votar


Bom dia Bertola !
Gostaria de saber se voce conhece a guitarra DEAN VENDETTA XM , e saberia me dizer qual é a madeira do corpo , não axei no site da Dean .

Obrigado
Abçs e Feliz natal !!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


emachado
Cara, dificilmente isso atrapalha alguma coisa, até porque, ao fazer o acabamento as larvas morrem. Por vía das dúvidas, procure buraquinhos nas peças, e, com uma seringa aplique Jimo Cupim ou querosene e deixe secar uns dias. Isso basta.
PAltafim
Não altera nada, e ainda prejudica, na hora de trocar trastes, por exemplo.....
assacinodeemos
Não conheço essa guitarra....
Abçs

will789
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Seiji

oi, eu to pensano em pedir para meu pai dois caps malagoli HH777 do henry ho, mas pelo msm preço da pra pegar Seymour Duncans ou DiMarzios no Ebay, então vale a pena pagar o preço dos malagoli ou é mais negocio pega um SD ou DM no Ebay?

obrigado

rafael_777
Veterano
# dez/10 · Editado por: rafael_777
· votar


Mauricio Luiz Bertola

olá cara, antes de tudo, um feliz natal e um próspero ano novo =)
cara to com um problema-zinho
um amigo meu me me emprestou o baixo dele, e vi q a ponte tava toda desregulada, ai fui regular as oitavas, e tal, consegui, só q quando eu aperto na casa 24 e toco, o afinador diz q tá um pouquinho fora, tipo se eu toco na corda G solta e depois na casa 12, elas estão no mesmo tom, só q quando aperto na casa 24 ela fica um pouco fora, mas pouca coisa, fica meio tom abaixo, tipo Gb
isso é assim mesmo? ou é alguma coisa
sim, mais uma coisa, o tensor do baixo ta quebrado, quando coloco a chave e giro ele fica solto, mole, acho q ele quebrou entre a 3° e 5° casa, pois nessa parte ta meio côncavo e o braço tem alguns empenos
será se pode ser isso também?
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


will789
Cara, mais negócio seriam os SD ou DM... Pela qualidade e valorização.
Abç

Vinícius Braga
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa Tarde.
Minha dúvida é a seguinte.
Na regulagem das oitavas de uma strato, regula-se pelos saddles, esotu certo?
Se sim, para que lado devo apertar seu parafuso para ir para trás e para que lado para frente?


Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Vinícius Braga
Se sim, para que lado devo apertar seu parafuso para ir para trás e para que lado para frente?
Como assim?
Parafusos "apetam-se" se se gira no sentido horário, e "soltam-se" se se gira no anti-horário....

rodolfo872
Veterano
# dez/10
· votar


Ola Bertola

Bem sou novo por aqui , toco violao a algum tempo e estou prestes a comprar uma guitarra e gostei muito da ibanez grg170dx procurei nos foruns , só que uns dizem que é boa outros que é ruim e que os compram se arrependem =S entao queria a sua opiniao ai se possivel e talvez algumas dicas de upgrades futuros . A e tmb uma opiniao pq vou na loja testar antes ,dai queria alguma opiniao de guitarras no mesmo preço +/-(equivalentes) para poder comparar. Pretendo pagar no maximo 1350 (acho) no equipamento todo.

Abçs e obrigado a atençao ai!

Obs:e queria saber se ela desafina tao facil quanto dizem quando vou dar alavancadas nada muito bruto ou bends.A eu toco qualquer tipo de musica nao me prendo muito a um estilo. E se voce conhece algum luthier bom aqui em SC

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


rodolfo872
Cara, é uma guitarra legal, mas não espere dar alavancadas nela e a mesma não desafinar. Isso não existe.
Existem alguns métodos para minorar isso:
1) Ao comprar seu instrumento leve-o IMEDIATAMENTE a um luthier para a regulagem geral inicial.
2) As cordas TEM QUE ser colocadas corretamente nas tarrachas (que devem estar devidamente firmes), com um laceamento e com poucas voltas em torno da haste.
3) Os sulcos da pestana devem estar lubrificados com grafite em pó ou vaselina sólida.
4) A ponte tem que estar com as molas reguladas (e com todas as molas), com os pontos de contato com os pivôs e os carrinhos lubrificados.
Abç

rodolfo872
Veterano
# dez/10
· votar


Bem primeiramente obrigado Bertola

A e só mais uma coisa o amplificador atomic drive ou nitrous drive da Meteoro sao bons amps(ou voce sabe de melhores na mesma faixa de preço)? quero só para tocar em casa nada muito extravagante.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)