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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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nvm95
So por base, o hotrails da K.A tem 13k de resistencia que lhe da uma saida bem alta, o ideal seria usar um pot de 500K, porem nao vai ser tao brusca a mudança, tem o cool rails que tem saida de 8K, por isso troque o cap, e mantenha os pots, caso veja que esta afetndo em algo, troque pra um de 500K
Ate+
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Digosambora Veterano |
# jul/11
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Dai na chave q o knob acionaria vc liga um booster nele, um pre amp...
Mas uma ideia bacana na microchave é fazer isso, pode comprar ou fazer um pre amp simples e ligar pela chave....
Opa Valter, estive fora uns dias e li agora seu comentário a respeito da chave que pretendo colocar na strato.
Vc teria alguma dica de pre amp que nao fique com a placa muito grande e facil de fazer. Ja fiz alguns pedais e tenho material pra fazer em casa.
Fico no aguardo e obrigado pela ajuda e paciencia.
Grande abraço.
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GRRS Veterano |
# jul/11
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Valter Bergamo
Olá...
Que capacitor eu devo usar com captadores stack e potênciometros de 500k?
Abs
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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Digosambora
Eu comprei pronto um pre, da Artec, o QDD, q tem uma cheve em forma de potenciometro, paguei 40,00 nele.
Ele tem 5 posições: Heavy, Rock, Blues, Booster, e o By pass
Nesse caso nem precisaria de uma chave, qdo nao quiser o efeito é so colocar no bypass....
De uma olhada no site da artec tem outras opções, e a placa é bem peq, nao tem necessidade de escavar algo..
http://www.artecsound.com/pickups/electronics/qdd.html
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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GRRS
Geralmente se usa um capacitor de 0,047uf porem não vejo grande ciosa nso tones usados na maioria das guitarras.
Um experimento que fiz, e deu muito certo foi usar um capcitor de 3,3nf e um potenciometro de 100K ligado como passa alta.
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GRRS Veterano |
# jul/11
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Valter Bergamo
Obrigado...
Utilizando a segunda configuração que você citou, deu pra perceber alguma melhora no timbre ou eu devo ficar com a primeira...?
Uma outra pergunta, você comentou sobre os preamps ativos... na sua opinião vale a pena comprar um midboost da gfs?
Abs
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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GRRS
Eu gostei muito do tone com essa configuração. Deu uma abertura de todas as frequencias da guitarra. Percebe-se muito bem a diferença na hr que gira o tone.
Nao cheguei a usar esse booster da GFS, mas acredito ser bom.. O QDD que vou instalar na minha guita tem booster tb..
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lindoso Veterano |
# jul/11
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Valter Bergamo Olá Valter, primeiramente parabenizo-lhe pelo tópico em questão e peço que continue assim.
Minha dúvida : em uma possivel blindagem, há necessidade de cobrir o escudo todo com cobre/aluminio, ou só nas partes onde se acomodam os captadores e potenciometros ja basta?
e outra coisa...conhece algum bom tutorial passo a passo para blindagem de guitarra?
Obrigado!!!
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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lindoso
Recomendo o uso de cobre, tem maior resultado em relação ao aluminio e a tinta condutiva.
Oescudo aplica onde passa cavidades, a ideia é vc revestir a cavidade toda, se sua guita tem uma cavidade separada pra cada cap, aplique a fina apenas la, senao, se for uma cavidade grande, pra todos deve aplicar por onde passa essa cavidade.
Não tem muito segredo, basta passar a fita por todas a cavidade e ligar um fio aterrando ela com o sistema.
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GRRS Veterano |
# jul/11
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Valter Bergamo
valew!
só mais uma dúvida: no pot de volume se usa 500k logarítmico msm, certo?
abs
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Dylan Thomas Veterano |
# jul/11
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Valter Bergamo
Parabéns pelo tópico!
Quanto ao lance do scatter wound, tem algum segredo ou manha?
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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GRRS
Pra volume, gosto do linear, é o B
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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Dylan Thomas
Pra mim é uma marca de pickup, eheheh http://scatterwound.com/
Mas vc se refere a que exatamente?
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Dylan Thomas Veterano |
# jul/11
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Valter Bergamo
Ao processo de enrolar os caps, método "scatter wind" do anos 50 e 60. Aquela história do bobinamento vintage, enrolado a mão. No site dos caps da Klein diz "An intricate process of scatter winding (from the 50s & 60s)".
Tipo, já pensei em montar uns singles com aqueles kits da Stewmac, só que não sei se o trabalho vale a pena. Acho que o método fica na tentativa e erro mesmo.
vlw
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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Dylan Thomas
Sim, já que pra vc chegar num timbre, tem q pensar que o vai variar nisso é a qtde de voltas e a pressao dada nos fios, isso da o timbre.
Mesmo o fio sendo esmaltado e isolando a passagem de corrente nos lados ods fios, a corrente teoricamente passa apenas por dentro do fio, dentro dessa camada de esmalte, mas tem um fator que o ocorre, a capacitancia, é o mesmo q ocorre num capacitor, eles nao conduzem correte de forma direta, so indiretamente, isso tb faz uma filtragem nas frequencias..
Entao e quando chegar num timbre legal, tem q saber fazer ele novamente... isso é complicado sem um processo bem controlado.
Mas é interessante montar um cap. Vale a pena sim pela experiencia e vai que vc acerta, tem a "Sorte de Principiante", eehheh
Eu tenho vontade de comprar as coisas e montar um um dia desses...
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Kevlar Veterano |
# jul/11
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Valter Bergamo ótimo material sobre eletrônica, valeu!!! (só preciso pegar firme pra entender)... abs!
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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Kevlar
Isso ai, qualquer dúvida so perguntar....
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elciosouza Veterano |
# jul/11 · Editado por: elciosouza
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E aí Valter,blz? comprei os captadores Fender Vintage Noiseless c/TBX tone control e o circuito mid boost pra colocar na minha Tagima 635. O lance é o seguinte... montei o escudo seguindo o esquema da guitarra do Clapton, pois a minha parte elétrica toda é da Fender, inclusive a chave seletora... http://support.fender.com/service_diagrams/stratocaster/011-7602A_SISD .pdf Show de bola, o boost é um absurdo, mas tem uma coisa me incomodando pra caramba... tem um "hum" um tanto alto e incomodo... coisa que não era p/existir... parece aterramento, mas o aterramento foi feito seguindo o esquema da do Clapton,exatamente igual. colocando a mão na ponte o "hum" some,segurando nos pots sem os knobs, ele também some, se eu zerar o volume ele some e o que mais me intrigou, se eu aumentar o boost,mas com o master zerado ele aparece e alto,devido ao boost de 25DB,é isso? Dei uma pesquisada e a maioria diz que esse tipo de setup não necessita de blindagem,certo ou errado? como vc acha que posso solucionar isso? obrigado antes de mais nada e um grande abç!!!!
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elciosouza Veterano |
# jul/11
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como o link anterior não funciona... segue o link http://support.fender.com/service_diagrams/stratocaster/011-7602A_SISD .pdf
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craken Veterano |
# jul/11
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Amigo, me dê uma ajuda por favor. Eu tenho um violão com captação piezo e tenho um captador magnético, daqueles que se prende na boca, parado lá. Pensei em fazer um tipo de captação dual source, instalando também esse cap magnético e uma chave seletora (tipo de guitarra mesmo, 3 posições, igual Les Paul) para fazer a escolha dos caps ou mix entre eles e depois mandar para o pré amp. Como poderia ser feita essa ligação? Você poderia me passar o esquema?
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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elciosouza
Se qdo vc coloca a mao nas corda ou outra parte metalica e some é porque o aterramento esta OK, é assim mesmo.
Qdo coloca a mao vc serve de aterramento, caso o amp estivesse ligado numa rede com terra isso tb ja some.
Devio ao ganho ele aumenta esse hummmm....
Como o boost esta ligado depois do volume mesmo cortando o som dos caps o bost funciona e ele gera esse hum..
Se fizer uma blindagem eletrostatica, isso diminui um pouco quando nao esta segurando nas cordas, mas com o ganho vai ter mesmo assim um pouco.
Blindar o amp tb ajuda muito.
E caso queira cortar pode colocar o boost antes do volume, assim zerando o volume ele corta o boost tambem.
So uma paergunta vc usou um jack estereo né pra ligar a guita??
Ate+
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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craken
Olá, pode dar uma olhada no curso basico - http://www.nesherinstrumentos.com.br/downloads/CURSO%20ELETRONICA%20-% 20LUTHIERIA.pdf
Praticamente deve ligar a saida do pre amp do piezo na chave, ai pode utilizar uma micro chave de 3 posições.
Fiz isso num violao ibanez que tinha um cap magnético, instalei um piezo e ficou bacana.
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craken Veterano |
# jul/11
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eu não poderia ligar a chave antes do pré amp, para que o captador magnético, que é passivo, pudesse também ser equalizado por ele?
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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craken
Não seria bom pela impedancia, pode causar algum dano ou distorção ja que o pre é dimencionado ao cap piezo.
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elciosouza Veterano |
# jul/11
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valter, o jack é estéreo...mas o que tá me deixando fulo é que os captadores são noiseless, ou seja, ruído zero. como pode ela estar gerando ruído?entendo que o boost gere ruído,pois ele amplifica o sinal, mas fiz um teste e coloquei só os noiseless,sem o tbx eo circuito boost e está a mesma coisa... não era para estar assim...será que se eu colocar um capacitor no terra como eu vi no guitar nuts resolve?
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Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
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elciosouza
Mesmo sendo esse cap ele gera ruido, não como um single normal. Mas se deixar o amp bem alto vai ouvir um chiadinho.
Se estiver demasiadamente chiando, entao tem alguma coisa errada na parte eeltrica. Vc so por um acaso, trocou os potenciometros e chave, jack etc???
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elciosouza Veterano |
# jul/11
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mesmo em volumes baixo está gerando um chiado alto pro volume... tipo no volume 2,canal sujo,gera um chiado chato pacas... o pot de 500k é master e os 2 de 1MEG são os tones... estou pensando numa hipótese...será madeira? o tipo de madeira usado?tipo as de aglomerado, não aterram nem por nada... devido a composição do corpo. a tagima 635 é corpo de marupá,mas não sei se eles secavam devidamente a madeira na época em que ela foi construída... então fica a minha dúvida, será que se eu blindar o escudo com fitas de bronze e colocar um capacitor no aterramento esse chiado pode pelo menos diminuir? antes de trocar a captação tinha chiado, mas nem tanto... segui o esquema da fender, troquei a parte elétrica TODA pra Fender,só pra garantir, e dá nisso? eu e o meu amigo entramos em contato com um luthier amigo dele, o Rogério Lopes da Tijuca,Rj e ele mesmo falou que esses captadores são ruído zero, silêncio absoluto...será que a blindagem e capacitor pode ajudar nessa questão?
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GRRS Veterano |
# jul/11
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Valter Bergamo
Olá
Eu estava afim de fazer aquela mod no tone da minha guitarra que você comentou a uns posts atras...
A dificuldade é explicar o esquema que eu quero fazer pro luthier, heheh, então queria saber se dava pra me ajudar com os valores dos componentes, como fazer as ligações e talz...
Captação: Stack - Single - Stack Volume: 500k (para limpar distorções, A ou B?), com treble bleed pra não perder o brilho quando fecho o pot (quais os valores e as ligações dos componentes?) Tone Master: 100k (novamente, A ou B?) e um capacitor de 0,033uF atuando como filtro passa-alta
desculpa o incomodo,
Abs
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Valter Bergamo Veterano |
# ago/11
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elciosouza
Nenhuma madeira aterra, elas não conduzem energia. (Qse 0) Como te falei antes, grande parte do problema pode estar no restante da parte eletrica, por isso somente a troca de cap nao resolve 100%, é bom vc revisar tudo. E trocar.
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Valter Bergamo Veterano |
# ago/11 · Editado por: Valter Bergamo
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GRRS
Ajudo sim, passa um mail pra mim (pode add no msn tambem, mesmo endereço) - curso_luthieria@yahoo.com.br Dai depois nos postamos o esquemaaqui pro pessoal ver... e quem sabe uns videos seus.
Ate+
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