Os captadores fazem alguma diferença no som da guitarra?

Autor Mensagem
Rodrigo830
Veterano
# jun/11


Tenho uma Memphis MG-32 e um amplificador Laney P-20.

Quando vou tocar, e mudo a chave dos captadores, não vejo nenhuma diferença no som, seria por que é uma guitarra simples demais e os captadores não oferecem tantas possibilidades?

AndersonMatos
Veterano
# jun/11
· votar


Tira a cera do ouvido....

celotoledo
Veterano
# jun/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Rodrigo830

Amigo isso é perfeitamente normal.

Assim como a cordenação motora das mãos se desenvolvem com o tempo lhe entregando velocidade, firmeza e precisão, seu ouvido também vai se apurando com o passar do tempo.

Geralmente os captadores da ponte possuem características mais agudas, um som mais aberto com brilho. Os do braço tem som mais grave e fechado, porém com mais peso. Os do meio são ricos em médios e equilibrados.

Não sei a quanto tempo toca, mas tenha paciência que com o tempo tudo se encaixa.

Por isso não compensa iniciantes investirem muito em equipamento. Pois além de não terem prejuízo grande caso desistam e encostem o instrumentos, não vão sentir grandes diferenças de timbragem.

Na minha opinião a troca de captadores pode melhorar o timbre em no máximo 10/15%, mais isso é outro assunto....depende muito da característica que melhor lhe agrada. É muito pessoal. Um timbre que pra você é ótimo, para mim pode ser um lixo....ache o seu próprio som!

Boa sorte!

guitarbeginner
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrigo830
Rapaz, tudo faz diferença no timbre da guitarra. Madeira, captação, pegada etc.

Suponho que você seja iniciante, por isso seu ouvido ainda está destreinado, no começo há pouco mais de um ano, eu não sentia a diferença, agora, fico irritado por não conseguir um som do jeito que quero e olha, captadores fazem uma diferença IMENSA , mas isso é uma coisa que você vai descobri com o tempo e ouvindo seus guitarristas favoritos e a primeira coisa que você vai notar provavelmente são os humbuckers e isso vai fazer falta, mas isso é assunto pra daqui uns meses no seu estudo, fique focado em estudar, estudar e estudar, equilibre teoria e prática e toque bastante.

Sorte, amigo o/

Rodrigo830
Veterano
# jun/11
· votar


Eu toco a pouco mais de 7 meses, já tirei alguns trechinhos de pouquissimas musicas de ouvido.

O timbre que mais me agrada é o da Fender Stratocaster, como a que Mark Knopfler usava, eu queria deixar minha guitarra com esse timbre, ou mesmo comprar uma Strato.

Rodrigo830
Veterano
# jun/11 · Editado por: Rodrigo830
· votar


Tirando minhas conclusões, seria a minha pouca experiencia a culpada por isso. Eu mesmo não sinto tanta diferença quando mexo no "tone" da guitarra, ou no Bass e Middle do amplificador, por exemplo.

celotoledo
Veterano
# jun/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Rodrigo830

O timbre que mais me agrada é o da Fender Stratocaster, como a que Mark Knopfler usava

Esse timbre só jogando a palheta fóra....rs. Ele não usa palhetas...rs


Eu mesmo não sinto tanta diferença quando mexo no "tone" da guitarra, ou no Bass e Middle do amplificador, por exemplo

Cara, foi o que eu disse, PACIÊNCIA no começo é assim. Se não melhorar procure um médico....rs

raimundimboy
Veterano
# jun/11
· votar


imagina cara tipo a minha é uma dolphim com os caps muito ruim mais eu sinto uma diferenssazinha no som mais a minha é pq é ruim mermo tipo o corpo é muito pesado o braço muito fino os caps são ruim mais uma menphis e pro cara sentir uma diferença no som cara...
vlw!!!

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Rodrigo830

Cara, single coils gostam de "apanhar"! :) Tocar forte realça o som dos captadores. Aliás, com humbuckers também, mas acho que nos singles a dinâmica é mais evidente. Talvez vc esteja muito tímido. :) E pra pegar o jeito, só treinando. É por isso que dizemos que o guitarrista faz o timbre.

Abs

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrigo830,

eu estou aprendendo também sobre a sonoridade da guitarra, e percebi que uma coisa legal nesse aspecto de sonoridade, é você pegar uma posição de captador e tocar só com ela um tempo, desenvolvendo sua sensibilidade e sua sonoridade, escolhendo a força que imprime na palhetada, os locais no braço...
Tente tirar o melhor som possível, aquele que você busca, com sua guita e em cada posição de captador. Provavelmente cada posição ou combinação naturalmente te fará sentir coisas distintas. Não force a si mesmo para ser rápida essa capacidade pois você pode acabar compreendendo superficialmente a coisa. Toque, toque e depois toque rsrsrs com os diversos sons que seus caps oferecem, com diversas dinâmicas, e posições da mão direita inclusive. Assim eu acho que você(e eu) aprenderá não só a distinguir os sons dos caps e depois de madeiras diferentes e corpos, como também adquirá a inteligência indefectível de tirar o melhor som de qualquer guita em qualquer situação, que é o que eu estou correndo atrás também.

Espero ter ajudado.

Maximun-EGS 216
Veterano
# jun/11
· votar


Nao, os captadores nao fazem diferença nenhuma!

Bobo,é quem compra um jogo de SEYMOURS DUNCAN por 600 reais (KKKKKKKK) achando que muda alguma coisa!

Espero ter ajudado.

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrigo830
Cara, se não está fazendo diferença quando troca os captadores, pode ser que um deles não esteja funcionando.
Faz o teste: com a guitarra ligada no amp, ambos com volume no alto, coloca a chave na posição referente a cada captador e bate com uma moedinha nos captadores. Se sair "tec tec" no amp, é sinal de que estão funcionando.

Agora, se estiverem funcionando e voce não percebe nenhuma diferença, eu sugiro seguir a sugestão aí de cima. Primeiro, se acostuma com um dos captadores, aproveita todas as nuances possíveis e acostuma seu ouvido com ele. Depois passa a tocar com o outro captador, acho que voce assim vai começar a perceber as possibilidades de cada um deles.

Mas se for cera no ouvido, aí só banho e cotonete, véio.

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrigo830
7 meses treinando e tu não consegue notar a diferença entre graves e agudos?!

Procure um médico, pode ser que você tenha algum problema de audição que não tinha percebido antes.

Estou falando sério.

De Ros
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrigo830

Fica tranquilo, é normal.
Eu, quando comecei, também não sentia diferença nenhuma!

Magrinho123
Veterano
# jun/11
· votar


Maximun-EGS 216
Talvez vc tenha sido irônico, e tentou apenas "trollar", mas cuidado com seus comentários, principalmente com comentários ridículos e sem fundamento como esse que vc fez, pois muitos novatos na guitarra (nao no fórum) podem ler seu comentário e levar a sério!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


acho que é o seguinte..captador xing ling
é ruim mesmo..
mas pro meu nivel captadores como cabrera,malagoli(não precisa nem ser os tops dessas marcas),e outros intermediários dao muita
conta do recado.
eu só compro captador mais caro pelo gosto de ter a marca.
mas pra precisar de um captador top..o guitarrista tem que ser top também,,
o que não impede ninguem como eu de ter os melhores captadores..só nao aceito dizer também que precisa daquilo
pra tirar um som bom..
quando nem som bom o cara tira..hehe
eu falo por mim..
quero ter guitarras com todos os sets de captadores dos melhores
strateiros que eu curto..mas nao preciso de nada mais que
captadores medianos malagoli,,ou fender MIM CERAMICOS..

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


Magrinho123
até concordo com o q ele falou dos seymour... tem muita gente que compra de bobo mesmo... O criador do tópico do tópico achou estranho não notar diferenças no som usando as opções da chave seletora e criou um tópico para tentar saber mais sobre o assunto, outros na mesma situação compram seymour duncans...

theblackstrat
Veterano
# jun/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


completando..
pro captador top fazer a diferença..
lembrem que o amp tem que ser também..e os pedais também..
a regulagem disso tudo mais ainda importante,,
e no fim..ter pegada e saber tocar...
vlws

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Bigtransa
por isso escrevi o que escrevi..
nem todo mundo precisa dos tops..
mas quem quer e pode compra..
mas pra sair dos xing ling..tem muita opçao barata e boa.
vlw

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrigo830

Não vê diferença?! O.o
Eita. Eu sempre vi, é bem claro... Mas a minha tem HBs e singles, aí o som muda mais.

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
eu sei... mas é comum aqui a gente ver users que sequer notam se a guitarra está desafinada querendo trocar os captadores.... alguns até criam tópicos cheios de marra dizendo que não suportam os "médios" do seymour JB ou coisa do tipo...

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Bigtransa
aí é foda né..
pior que tem isso mesmo..e muitoooo

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar


Ouvido é igual a digital, cada um tem o seu. Com suas próprias perdas de frequência, sua estória auditiva, suas referências. Captador bom faz a diferença, não toda, mas faz. O cérebro, as mãos, a guitarra, a pegada, os falantes, o amp...também fazem. Mas tem músico que é f...assina a personalidade em qualquer circunstância...rs

renatocaster
Moderador
# jun/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Bigtransa

mas é comum aqui a gente ver users que sequer notam se a guitarra está desafinada querendo trocar os captadores...

Isso quando não são aqueles que nem compraram a guitarra ainda e já saem falando em trocar os captadores.

Cara, a internet pra quem não sabe usar é um tiro no próprio pé. Muitos ficam iguais uns loucos pesquisando e se baseando em informações de "terceiros" pra chegar aqui e querer colocar banca. É complicado.

Rodrigo830
Veterano
# jun/11
· votar


Pelo menos sei qndo minha guitar tá desafinada...

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster
já ouvi de uma amiga professora de 5 série
que um aluno colou um trabalho da internet
e ainda por cima da desciclopédia..
ela disse que foi hilário..pois ela pediu que ele lesse na aula.
heheh

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrigo830
a percepção melhora com o tempo... continua tocando e testando diferentes regulagens na guitarra e no amplificador que logo vc vai estar sentindo diferenças mais sutis...

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar


Galera, além de desvirtuar o tópico, a gente tem de ser tolerante com as opiniões alheias. Eu por exemplo já perguntei sobre troca de cap's para saber se um usuário que tem uma guitarra que eu não conheço, está satisfeito com os originais. Eu particularmente não compraria uma boa guita para trocar o cap. Iria atrás de uma com os caps que me agradassem. Mas ao perguntar, e inflamar uma questão, a gente tira impressões mais reais. E a net é sim uma grande fonte de informação, que obviamente não substitui a prática e a vivência. Tem coisas que a gente só aprende, ou aprende mais rápido se expondo, como o fez o criador do tópico, e recebeu ao meu ver "duas pedradas" rsrsrs Ao passo que a net é uma faca de dois legumes, nela é fácil ser ranzinza, grossa, na falta de uma melhor habilidade no trato, tornar tudo uma sala de aula de ginásio. Todos sob esse céu virtual amigos, são meros mortais. Difícil mesmo é ás vezes ter conhecimento, ter vaidade por isso, e quando precisa "daquilo" para iluminar a parada, murchar. Sem o que é mais precioso nesta vida. O amor!

762VT
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrigo830

Como vc num sente diferença do som qndo muda a chave? Tbm tenho uma MG32 e qando troco a chave de posiçao sinto mta diferença! E olhe q o meu amplificador eh ruim.

maspn
Veterano
# jun/11
· votar


pacificguitar

depende, quem compra gibson geralmente ganha um par de gibson burstbucker ou seth o' lover...
dificilmente reclamará.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os captadores fazem alguma diferença no som da guitarra?