Problemas na palhetada

    Autor Mensagem
    devitoandrade
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: devitoandrade


    Po galera eu toco guitarra ja a uns 4 anos...nunca fui muito aplicado comecei +/- com uns 11 anos, fiz 16 a pouco tempo....eu era o tipico aluno que ia pra aula e pedia pro professor ensiar a tocar múscas do linkin park, slipknot, etc...sem contar que se eu treinasse em casa 10 minutos POR SEMANA era muito, hoje em dia não...desde outubro do ano passado quando eu fui a um WorkShop do Kiko Loureiro em minha cidade e vi oq realmente era tocar guitarra eu me dedico em tempo integral ao treinamento....
    EU toco músicas tipo dragonforce, angra, strato...esse tipo assim, é claro que eu também treino harmonia...mas me dedico mais as escalas, arpeijos, tapping entre outros...só q o problema é que minha palhetada ta péssima...eu subo a escala numa boa...mas pra descer na mesma velocidade eu não consigo nem por resa braba...minha mão parece que fica descordenada...no Solo da música Nova Era...eu só consigo fazer perfeitamente as partes que sobem, mas as partes que descem não da...lol
    porq isso acontece? Tinha dificuldade tbm com as Bordões...principalmente E...mas ja não é mais o caso, só que essas palhetadas para baixo que estão me deixando intrigados....eu treino de tudo e não melhora...lol oq eu devo fazer?

    erikinhoafram
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    se vc usa 0.9,tenta 0.10 pra cima que vai te dar mais firmeza na palhetada,e para arpejos tenta colocar aqueles trastes achatados na sua guitarra,pra mim foi a solução,vlw

    H31T0R
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Tinha o mesmo problema

    mas depois que comprei 3 palhetas brancas da dunlop 0.60 fiqeui um pouco melhor,mas depois que comprei umas cordas 0.10 fiquei feliz pra caraí !!

    HotokiriBattousai
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara,

    Seus problemas podem ser vários. Mas acho pelo que você disse da sua aplicação anterior e de algumas de suas dificuladades acredito que esta querendo começar pelo caminho mais difícl executando um solo extremamente tecnico como o solo da música Nova Era, que precisa de uma ótima tecnica e um conhecimento aplicado sobre elas.

    Antes disto te aconselharia a pegar o metrono e começar com ele bem devagar, em uns 60 bpm, e começar descendo e subindo a escala de A eólio por exemplo em toda a extensão do braço tentando fazer colcheias e tercinas em colcheias e depois ir aumentando a velocidade gradualmente, quando já estiver melhor tente fazer umas sextinas ou quialteras (de cinco). Isto lembrando sempre do sentido da palhetada (baixo, cima, baixo, cima, baixo, cima, baixo, cima). Depois disto tente pegar um solo um pouco mais simples e menos tecnico para voltar a tentar pegar novemente a Nova Era.

    Acho que neste caso não tem muito haver com a regulagem da guitarra, as vezes ela atrapalha em tapping, pull-offs, hammer-ons e arpejos. Tente trocar a palheta por uma mais rigída, vai te dar masi firmeza ao palhetar as cordas, pois o atrito será maior e isso pode ajudar. Particulamente gosto de paletas de 1.14mm aquelas de material poroso que não escorregam e cordas 0,10 uso as vezes palheta 1.5mm se for em cordas 0.11. Palhetas finas, na minha concepção sãopara sons mais swingados como soul, black music ou axé (sem descriminação). Para metal a palheta tem que ser dura.

    Escute outros estilos dentro do Metal, além do Heavy Metal Melódico, isso pode ajudar a ampliar um pouco mais sua visão musical e sua técnica. Ouvir outros generos de máusica também é importante.

    Espero ter ajudado.

    Abc.!

    AleXtremePK
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    5 anos é um bom tempo tocando mas acho assim que se vc falou que tocava somente 10 minutos por dia isso pode ser uma das coisas, tente tocar no minimo 1 - 2 horas por dia igual a mim, e mais não fique pegando musicas e musica, faça MUITOS exercicios até mesmo aqueles mais bobos, todos ajudam muito e repetir os exercicios de escala, como tem no video do cifra club sobre escalas pentatocias irão te ajudar, eu acho até que é uma boa vc olhar o video sobre escalas e trabalhar com os exercicios de la, pode não parecer mais vai ajudar bem.

    Pocure também ver se vc se adapta melhor com uma palheta grande ou pequena, grossa ou fina, e mais para dentro ou para fora da mão, talvez não ajudem mas procure ver isso e como o pessoal aki falou veja a sua corda, talvez vc ache melhor uma 0.10 dp que uma 0.9, eu prefiro a 0.10, mas ai é de sua escolha, compre a corda, ajuste a ponte e veja oq vc acha melhor.

    De Ros
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    devitoandrade

    Nunca te vi tocar, mas vou dar um chute:

    Quando tu sobe uma escala (do grave para o agudo), será que tu não usa "sweep", ou "economic picking"?

    murilo97
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: murilo97
    · votar


    economic picking
    aproveitando, oq é isso?mesma coisa q sweep?

    gutoguitar
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: gutoguitar
    · votar


    Oq q é sweep e economic picking?

    De Ros
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    murilo97
    gutoguitar

    É mais rápido ver na busca do que eu escrever aqui, hehehe!

    Dibilo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Também tinha esse problema,minha solução foi treinar a alternada devagarzinho mesmo reparando em cada palhetada até ficar mais rápido,mais mesmo hoje em dia quando vou descer ou subir mesmo em alguns licks ou escalas acabo que usando sweep sem perceber,mais isso so é mesmo um pouco de falta de atenção.

    Bonnerfl
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    caramba, outra coisa q eu jah fazia entes mesmo de saber o nome esse economic picking... Foi a mesma coisa com a palhetada alternada, foi incrivel pra mim qndo eu fui na casa de um amigo meu q tbm tava iniciando tbm e vi q ele palhetava tudo pra baixo, eu sempre pensava q todo mundo palhetava alternando sempre... agora foi a mesma coisa desse economic picking, logo de cara eu vi q se vc palhetasse um numero impar de vezes em uma corda ficaria mais facil passar para a proxima (claro se vc tivesse subindo ou descendo...), tanto q nos meu treinos de cromatismo eu sempre fiz 5 digitaçoes por corda, e variando essa ultima digitação:
    12341 ,12342, 12343 ...

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    eu tenho o mesmo problema...

    eu sou mais rapido dando só palhetada pra baixo do que indo e voltando,embora eu treine a cromatica indo e voltando...

    uso corda 0.10

    sidguitar1
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    devitoandrade
    como foi falado, li q o de ros comentou q vc deve estar misturando as tecnicas, a primeira video aula do p gilbert e uma maravilha pra corrigir isso, mas tem q ser estudado os exercicios com a palhetada religiosamente do jeito q ele passa no video, da uma assistida no video do frank gambale (speed picking and monster lick) vc deve estar misturando essa tecnica com alternada,abraço brother

    GarrafaSK8
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: GarrafaSK8
    · votar


    gutoguitar
    Economy Picking consiste em "mini-sweeps". Se utiliza essa técnica quando se palheta um número ímpar de notas em uma corda e passa para outra. Ex:

    ^ v ^ ^ v ^ ^ v ^ ^ v ^ ^ v ^ ^ v ^
    e---------------------------------------3-5-7------------
    B--------------------------------3-5-6-------------------
    G------------------------2-4-5---------------------------
    D----------------2-3-5---------------------------------
    A--------2-3-5------------------------------------------
    E-1-3-5------------------------------------------------

    Alan_Domingues
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Rapaz o lance é treinar mesmo. Não existe algo para agilizar o processo.

    Eu mesmo sou muito chato. Sempre toquei tudo palhetado. Gosto da vibe.

    Uma dica simples que acho que possa ajudar é sempre estudar as digitações começando de formas diferentes.

    Se você estudar um 3 - 4 - 1 - 2 no braço todo, experimente começar com a palhetada para baixo, e depois começar para cima. Já é uma boa coisa.

    Depois ao invés de pegar as tríades com sweep, você experimenta tocar palhetando, do mesmo jeito, começando para baixo e depois começando para cima. No começo você vai tocar tudo tordo, vai dar nó nos dedos, mas é assim que sua mão vai se acostumar, daqui a pouco é igual dirigir e passar marcha. Você nem vai perceber.

    "Senta a bunda na cadeira, pega esta guitarra e seu metrônomo e ESTUDA". (by Alan).

    hehehe

    Abraços.

    V.inny
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Pra quem treina certinho é só dar tempo...

    É importante treinar a postura, sincronismo e resistência! Três palavrinhas básicas para quem quer palhetar legal...

    GuitarEmer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    exato, é bem pro aí mesmo
    é legal pro desenvolvimento de técnica a execução de escalas alterando a técnica (ora com palhetada alternada, hr com economic picking, hr com ligados, etc.) e subindo e descendo com execução pefeita em andamentos + lentos e subindo a velocidade gradativamente. Isso é "receita de bolo", sempre dá certo ;o) se comigo deu, vai dar com todo mundo (kkk)
    é legal tb brincar com alguns patterns pra não ficar chato subir e descer as escalas. Use as pentas tradiconais (duas notas por corda), "pentas abertas" com três ou mais cordas por corda... desta forma vc trabalhará "de tabela" sua abertura dos dedos e pode incrementar com tapping tb) e as diatônicas e derivações com 3 notas por corda (modos gregos, menor harmonica, menor melódica). O mais proveitoso é que você vai estudar técnica, decorar shapes e criar padrões melódicos do seu gosto pra vc usar qdo estiver improvisando. Espero ter ajudado, bons estudos!

    GuitarEmer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    outra obs., geralmente estudo desta forma e tento criar meus próprios licks tb. Obvio que nada impede de vc tocar as músicas da tua preferencia, mas geralmente estudar em cima "de um cover" pode trazer uma certa sensação de frustação por não conseguir reproduzir os solos identicos aos originais...
    outro lance legal, é memorizar no braço do instrumento as escalas pela formação do intervalo, se não somente pelos shapes decorados, ex: Lídio=Tônica, Segunda Maior, Terça Maior, Quarta Aumentada, Quinta justa, Sexta Maior e Sétima Maior)... desta forma vc terá facilidade em aplicar qualquer escala sobre o braço "entendendo a escala" ao invés de simplesmente decorar a escala. Isso é legal pra formação de arpejos tb. Quando vc sentir que está dominando a técnica (e não sendo dominado por ela, kkk) e o entendimento do que você toca (relação harmonia x melodia) você estará apto a tocar qquer coisa que goste. Abraço!

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    o lance é treinar mesmo! esse lance de que corda mais grossa ou mais fina ajuda é besteira é questão de costume... acho que a espessura da corda só atrapalha na hora de fazer bends...


    Peace!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas na palhetada