Sabia que viajando ao exterior pode se trazer guitarra, amp peda e outros sem tributação?

    Autor Mensagem
    Pulsar
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Pulsar


    De acordo com a nova regulamentação alfandegária todo músico profissional pode trazer do exterior seu tão sonhado instrumento musical, para nós aqui a guitarra, além de pedais, amplificadores, etc.

    Fonte: http://extras.ig.com.br/infograficos/regrasbagagem/

    Mas antes comprar mundos e fundos, é sempre bom se informar diretamente na receita federal para não ter problemas na volta!

    E também não se esqueça de que há limite de peso para a sua bagagem, e que companhias aéreas não costumam ter aquele cuidado com a bagagem, ou seja, no caso de compra de um amp valvulado, por exemplo, é recomendável a retirada das válvulas e antes de ligar, enviar a um técnico para verificação do equipamento. É recomendável também a aquisição de flight case, se a grana der!

    Abraços

    axleWs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pulsar
    precisa da carteira de músico, não?

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pulsar
    Cara, isso já foi discutido aqui no FCC há uns meses atrás, assim que saiu essas novas regras.

    O problema é que elas são confusas e nem a própria RF sabe ao certo como agir.

    O que configura um músico "profissional"...?
    Carteirinha da OMB?
    Shows marcados...?

    Continua confuso.
    E continua dependendo do humor do fiscal na hora em que vc aparecer na frente dele.

    Um aceno de longe!!!

    Filippo14
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    é carteinha mesmo, com ela voce já é considerado musico e pode traze oque quiser do exterior

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filippo14
    é carteinha mesmo, com ela voce já é considerado musico e pode traze oque quiser do exterior

    Não é bem assim não, cara.

    Um aceno de longe!!!

    guizimm
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    É recomendável também a aquisição de flight case, se a grana der!
    qual a diferença pra um case normal?

    Pulsar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    É recomendável também a aquisição de flight case, se a grana der!
    precisa da carteira de músico, não?

    Flight case são de material mais resistentes que os convencionais de fibra e que protegem melhor!

    Quanto à carteira de musico sim, ela facilita, porém, amigo meu que não tinha a carteira de músico e que trazia uma guitarra para mim teve que tocar para provar que era músico.

    MMJr
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Quanto à carteira de musico sim, ela facilita, porém, amigo meu que não tinha a carteira de músico e que trazia uma guitarra para mim teve que tocar para provar que era músico.

    Pulsar
    So por curiosidade...
    Quando foi que isso aconteceu????

    Valeu...

    guizimm
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    amigo meu que não tinha a carteira de músico e que trazia uma guitarra para mim teve que tocar para provar que era músico
    q daora,vo fze isso

    JJJ
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    teve que tocar para provar que era músico.

    Cara, isso é sério mesmo?

    Bom... como já disseram, o assunto já foi discutido meses atrás e, a menos que tenha havido uma mudança muito recente, não é tão simples assim... Pelo que eu entendi à época da lei sair, só entraria com instrumento se o mesmo tivesse sido utilizado profissionalmente no exterior e não só chegando com a bagaça zero na mão e passando na cara dura. Mesmo assim, persistiram muitas dúvidas.

    JetDean
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    (Não entendo e posso falar besteira)

    É irônico pensar que alguém foi pago para fazer as leis de importação. Será que é tão difícil fazer leis que tenham nexo?
    Já está na cara que estas leis não ajudam ninguém só criam mais problemas, poderiam ao menos reconhecer o erro e fazer algo mais explicito.

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    JJJ
    não é tão simples assim... (2)

    Certamente.
    Pedir pro cara tocar, pra ver se é músico mesmo.... Estranho. A não ser que o fiscal esteja de MUITO, mas MUITO MESMO, bom humor.


    JetDean
    Cara, acredito que essas 'novas' regras tenham sido feitas intencionalmente confusas.

    Não é difícil fazer regras claras. E até hoje, nada está claro.
    Nem mensagens no site da RF são respondidas....

    Pra mim, foi intencional.

    Um aceno de longe!!!

    renatocaster
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Pulsar

    porém, amigo meu que não tinha a carteira de músico e que trazia uma guitarra para mim teve que tocar para provar que era músico.

    Para quem comprovar que ele sabia tocar? O fiscal da Receita? Que inusitado isso!

    Se isso virar moda, vão rolar várias Jam Sessions em pleno saguão do aeroporto, hehehe. Se o público local gostar, ainda dá pra ganhar uns trocados, hehehe.

    Drinho
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu trouxe um amplificador de tamanho médio do exterior, mais um monte de parafernalhas e passei direto na alfandega, mas é bom desconfiar a garantir a grana das taxas caso te parem quando chegar no saguão afinal o serviço público brasileiro é imprevisível.

    JJJ
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Drinho
    Eu trouxe um amplificador de tamanho médio do exterior, mais um monte de parafernalhas e passei direto na alfandega

    Eu trouxe guitarra uma vez e passei verde também. Mas isso é na sorte. A lei só vale quando te param...

    LucasBM
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Em 90% dos casos passa na boa. Mas caso "pegarem" você com instrumentos ( se não forem muitos é claro ) é só dizer que é pra uso pessoal. Carteirinha da OMB pode ajudar também, mas no geral eles passam.

    MMJr
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Para quem comprovar que ele sabia tocar? O fiscal da Receita? Que inusitado isso!

    renatocaster

    Eu tambem nao consigo ver um agente federal da alfandega solicitando isso para "provar" que e musico....


    Valeu....

    Fidel Castro
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu tive que tocar Clapton pra passar minha Strato sem tributação.

    Sério mesmo, é que o Fiscal era gente boa e estava de bom humor, viu a Strato e perguntou se eu gostava de Clapton e pediu uma palhinha haha.

    renatocaster
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Fidel Castro

    é que o Fiscal era gente boa e estava de bom humor

    Caso raro, do tipo 1 entre 1000, hehehe.

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    e se o cara simplesmente dizer que ganhou de algum parente antes de voltar para casa? e por outra ocasião realmente tiver ganhado o instrumento zerado tem que pagar? mesmo sendo não comprado?


    Peace!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sabia que viajando ao exterior pode se trazer guitarra, amp peda e outros sem tributação?