Orientação para aula com professor

    Autor Mensagem
    DogMan
    Veterano
    # jun/11


    Estou tendo aulas de guitarra faz um ano e até o momento não sei tocar sequer uma música inteira (nem base, muito menos o solo). É fato que, devido ao meu trabalho, o tempo para estudo é limitado a umas poucas horas (4 ou 5) por semana, ainda assim estou frustrado com a pouca evolução.

    O que mais me estranha é a ausência de um método para a aula, pois até o momento não vi nada de escalas, modos ou coisas do tipo. Tudo o que sei são alguns acordes maiores e menores. No fundo parece que estou tendo aula de violão com palheta em uma guitarra.

    Minhas dúvidas:
    1. Como normalmente são estruturadas as aulas de guitarra?
    2. Não deveriam ter um método que guiasse o estudo?
    3. Minha evolução está compatível com minha dedicação?

    starling_music
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    DogMan Cara se vc estudasse comigo em 1 ano vc ja estaria improvisando sobre qualquer progressão de rock, blues e alguns standards de jazz.
    O negocio ai ta meio esquisito, 5 horas por semana é mais que suficiente para grandes resultados.
    abs e fica com Deus.
    Mateus Starling

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    DogMan
    Estou tendo aulas de guitarra faz um ano e até o momento não sei tocar sequer uma música inteira (nem base, muito menos o solo)
    Nossa!

    É fato que, devido ao meu trabalho, o tempo para estudo é limitado a umas poucas horas (4 ou 5) por semana, ainda assim estou frustrado com a pouca evolução.
    Ta aí o problema, nada vai vir sem treino, no pain no gain!
    4/5 horas por semana é meio pouco, ainda mais tu não treinar direito, nem vai adiantar muito as aulas se não se dedicar bastante.

    Varia muito por pessoa, mas tu vai ter que treinar mais, e treinar direito, centrado se quizer ter grandes progressos.

    1. Como normalmente são estruturadas as aulas de guitarra?
    Pelos menos nas aulas que eu faço, meu professor me passa umas bases, umas harmonias, e algumas escalas (pentatonica e modos gregos). Atualmente tamo vendo um pouco de blues.

    2. Não deveriam ter um método que guiasse o estudo?
    Nem sempre, professores diferentes, métodos diferentes.
    Ou as vezes método nenhum, apenas a base de algumas coisas (um pouco de teoria e escalas) que geralmente é padrão.

    3. Minha evolução está compatível com minha dedicação?
    Sempre está compatível, lembre-se:
    No pain, no gain!

    Suas vitórias, seus fracassos.

    Mas se tu não esta satisfeito com o ensino, procure outro, ué!

    buddy guy
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Muita gente se esquece,que evolução no aprendizado,depende muito de cada um !! Existem pessoas que evoluem mais rápido,outras não !! Mas se todo caso vc tiver dúvidas,pode a título de experimento,trocar de professor só para ver no que dá,né? Abraço !

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu tomo isso por mim, eu fiz 1 ano de aulas de violão, e como eu não levava a serio eu praticamente não aprendi quase nada (apenas uns acordes e a "abrir os dedos").

    Agora que to pegando sério na guitarra to tendo algum progresso.

    Tudo depende da sua dedicação.

    clebergf
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: clebergf
    · votar


    Viciado em Guarana

    Acho que vc exagerou um pouco com os 5 horas é muito pouco por semana, quem tem música como hobby, trabalha, estuda, tem família ou namorada com ctz não consegue mais tempo que isto para dedicar ao hobby.
    Acho este tempo por semana totalmente aceitável e suficiente desde que tenha um bom direcionamento e que ele saiba onde quer chegar e ai sim traçar o tempo para atingir este objetivo com o que ele tem disponível.
    Com um ano tocando 5 horas por semana ele já poderia estar tirando vários sons simples completos com solo.

    DogMan

    Cara, na boa troca de professor...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    clebergf
    Acho este tempo por semana totalmente aceitável e suficiente desde que tenha um bom direcionamento e que ele saiba onde quer chegar e ai sim traçar o tempo para atingir este objetivo com o que ele tem disponível.
    Essa é a questão!

    Com 5 horas semanais bem aproveitadas você consegue progresso sim, basicamente é o tanto que eu treino, e sinceramente... acho pouco.

    Mas ta estranho, 1 ano inteiro e nenhum progresso, a questão não esta somente no professor não, hein.

    E antes de mais algo...

    DogMan
    Como são essas suas aulas?

    snake_g
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    DogMan
    change the teacher.

    DogMan
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Obrigado a todos pelas respostas.

    starling_music
    1 ano vc ja estaria improvisando sobre qualquer progressão de rock, blues e alguns standards de jazz
    Bom saber que existem métodos que podem dar melhores resultados.

    Viciado em Guarana
    No pain, no gain!
    I know man. Apenas estou achando que se direcionar melhor meu pouco tempo, talvez consiga melhores resultados. Certa vez li aqui no fórum que o importante não é o tempo que se estuda, mas sim a forma como se estuda. Guardadas as devidas proporções, isso faz bastante sentido para mim.

    buddy guy
    clebergf
    Trocar pode ser uma boa idéia... no máximo o que pode acontecer é descobrir que o problema não era o professor :-)

    Viciado em Guarana
    Como são essas suas aulas?
    Apresento o que consegui estudar desde a última aula. Ele comenta alguma coisa e passa a tablatura de outra música, independentemente do que apresentei ter sido bom ou ruim. Pede para que continue estudando a lição anterior e nunca mais voltamos nela. Algumas vezes comenta um pouco sobre teoria e só. De diferente disso apenas o clássico 1234 e uns pedacinhos de solos.

    clebergf
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu acho que você deve trocar de professor e também parar para analisar se você está aproveitando bem o seu tempo, ele te passa a lição mas você está se dedicando o máximo dentro do tempo que tem?

    Procura outro professor e veja se tem alguma melhora.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    DogMan
    Ele comenta alguma coisa e passa a tablatura de outra música, independentemente do que apresentei ter sido bom ou ruim.
    Ja vi um erro! Professor bom é aquele que pega no pé, se ficou ruim tem que insistir até melhorar.
    Mas é mais ou menos isso.
    Tenta um novo professor e se dedica mais. Boa sorte!

    Pepe Le P
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Pepe Le P
    · votar


    Cara, se me permite vou fazer algumas considerações:

    O tempo que você estuda não é o determinante para seu progresso mas sim como você aproveita esse tempo. te garanto que 5 horas semanais de treino bem orientado podem render bastante sim. Na minha opinião um bom professor não somente te passa o que estudar, mas também te da dicas de como estudar.

    Por exemplo, você pode ficar 5 anos tentando tocar um exercício de plahetada e nunca conseguir com que ela fique precisa em velocidades altas, quando de certo uma orientação no sentido de como estudar com o metronomo e dicas tipo relaxar a mão direita, dosar a pressão dos dedos da mão esquerda, se concentrar no que está tocando, começar lento e aumentar gradualmente sem pressa, etc. poderiam te fazer ter melhores resultados em poucos meses. Outro ponto interessante é que você começe a entender o que está estudando pra se dar conta de maneiras mais proveitosas de estudar.

    Eu toco guitarra a quase 10 anos, mas os nove primeiros eu provavelmente evolui menos, de maneira geral, do que no último, isso que agora eu tenho casa, esposa, trabalho pra me preocupar (imagina ainda quem tem filhos!). Isso não se deve diretamente ao tempo que eu passo tocando (provavelmente hoje tenho menos tempo para me dedicar a música do que antigamente), mas tenho me conscientizado de melhores maneiras de aproveita-lo.

    Sobre o professor seguir ou não um "método" ou apostila isso não quer dizer muito mas, no geral, é interessante que ele siga alguma forma de organização, mesmo que para o aluno muitas vezes pareçam aulas meio soltas. Interessante também que se tenha uma sensibilidade no sentido de reparar nas deficiências e virtudes do estudante pra dar uma direcionada nas aulas.

    Em suma: se você está treinando e não está tendo progresso em um ano te aconselho conversar com seu professor e dar a real ou procurar outra pessoa.

    DogMan
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    clebergf
    Viciado em Guarana
    Pepe Le P

    Valeu pessoal! Vou iniciar minhas buscas para encontrar um professor perto do meu trabalho. Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Orientação para aula com professor