Orientação quanto a guitarra antiga.

    Autor Mensagem
    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07


    Então, estou pensando em fazer um rolo com uma Giannini SG das antigas (ela é no máximo da década de 80), a minha dúvida é a seguinte ela está sem uma peça que prende as cordas na ponte (fixa), e até eu reunir o dinheiro pra comprar a mesma, ela ficará sem cordas, isso será muito prejudicial? É uma guitarra interessante pra ficar mechendo (isso com o passar dos anos).
    Flw

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ela ficará sem cordas, isso será muito prejudicial?
    Não...
    Basta regular o tensor e deixar o braço reto.

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Esqueci de uma coisa, parece que há um pequeno (ou grande ainda não peguei em mãos rsrs) desnível nos traster, se eles tiverem baixos (vou demorar muito pra mecher nisso caso eu fique com ela) pode prejudicar quanto a afinação ou algo do tipo?

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo
    Se eles estiverem muito gastos, pode ter problemas de afinação e trastejamento
    Vc vai recisar mandar alinhar eles. ou então, na "pior" das hipóteses, trocar.

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Acho provavel que seja da década de 80, ja vi o Bertola falando que as dos anos 70 são melhores, mas no que a das 80 deixaria a desejar?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo
    Cara, Gianninis são um "tiro no escuro".
    As que não tem defeitos de fabricação são apenas corretas. Vale à pena reformá-las e "upá-las"? Sim, se o gasto não for excessivo.
    As fabricadas nos anos 80 seguem a mesma regra, mas a manufatura é ainda pior (as colas eram de péssima qualidade, e o acabamenti idem).
    Se os trastes estiverem excessivamente gastos ou com "buracos", haverão trastejamentos, o que exigirá uma troca de trastes (um serviço custoso). Quanto ao cordal (peça que prende as cordas), pode ser comprado em lojas de instrumentos que vendam peças.
    De qualquer forma, recomendo que vc leve a guitarra a um bom luthier para que ele a avalie.
    Abç

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Essa guitarra, caso eu pegue, ele saíria praticamente de graça pra mim, mesmo assim pode ser um mau investimento?


    OBS: quanto ao braço e os trastes hoje vou dar mais uma conferida.

    edalko
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo

    Se é de graça, como vai ser um mau investimento????????
    Pega logo... qualquer coisa vc vende e sai no lucro.

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    edalko
    Se é de graça, como vai ser um mau investimento????????
    Pega logo... qualquer coisa vc vende e sai no lucro


    Eu digo quese de graça, pq eu vou dar algo em troca que eu ganhei :)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo
    Então tudo bem.
    Mas não esqueça de levá-la a um bom luthier pra que ele determine as intervenções que deverão ser feitas no instrumento.
    Abç

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Talvez eu não consigo um bom luthier pra dar uma olhada, mas vou levar pra um pessoal que entende mais do que eu, acredito que ela tenha alguns defeitos até porque ela ficou "parada" por um bom tempo, o que me deixou um pouco confuso e o quanto tão pedindo no ml por uma impécavel, as coisas que terei que mecher nela, farei com o passar dos tempos, ela vai ficar como uma segunda guitarra, pesquisando por aí eu notei que tem uns que adoram e outras que odeiam rsrs, vou ver o que acho, mais uma coisa, to pesquisandoa qui e não achei o modelo de cordal específico, é fácil de encontrar? Porque modelo eu deveria procurar (de SG)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo
    Cara, essas guitarras são valorizadas ARTIFICIALMENTE por caras que querem vendê-las à preço majorado enganando quem não entende do assunto. Os que "adoram" essas guitarras o fazem por motivos emocionais, não por racionalidade. De fato algumas delas são boas guitarras; mas é só. Qualquer Epiphone Les Paul ou G400 é melhor que elas no geral.
    Quanto ao cordal, a Dolphin tem e é o mesmo para LP ou SG.
    Se vc estivesse no Rio de Janeiro seria um prazer fazer uma avaliação de seu instrumento.
    Abç

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Moro aqui no interior de Santa Catarina :D, de qualquer forma se o braço estiver ok e os trastes usaveis, vou pegar, to mais afim dela pra ter como segunda pra aos poucos ir cuidando (questão de anos mesmo), e caso eu pegue, vou postar as fotos :D

    Vlw pela ajuda.

    danilomagacho
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo

    Olha cara, eu acho estas guitarras excelentes para fazer um bom upgrade, sem gastar muito, e ter como uma guitarra de estimação... mas não acho que você deva pegar ela sem a avaliação de alguém que realmente entenda.

    Já ví algumas SG da Giannini excelentes, mas ví duas com falhas tão grosseiras que praticamente inutilizavam a guitarra (a não ser que fosse tomada uma atitude mais radical de trocar todo o fingerboard, já que o posicionamento dos trastes não estava legal).

    Veiera
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo
    Cara, tô perto de você...Seguinte: tem um paulista morando lá em Chapecó (Renê, tel. 3329-3292) que é luthier, saca muito, sempre levo meus instrumentos pra ele regular. Leva a guita pra ele dar uma olhada antes de gastar com upgrade...(e isso ele pode fazer isso pra você depois também, ele manja legal.)

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Veiera

    Sou de xanxerê, resolvi não pegar, mas interessante saber que tem um luthier bom pela redondeza, é de que cidade?

    Veiera
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo
    Sou de Jçba, quase aí do lado hehe.

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Bom, o negócio vou viavem, peguei a guitarra o/

    Coloquei um cordal de violão :D, cordas .010 foi dada uma geral nela,gostei muito do timbre, uma pena que aquela ponta do tensor esteja quebrada, ai as cordas ficaram muito altas, de qualquer forma da pra brincar, tirar um som :D

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo
    Cara, só para você ter uma base, mandei trocar os trastes de minha guitarra e o cara cobrou R$120,00 (eu já tinha os trastes)... Do meu ponto de vista é um valor baixo pelo serviço realizado, se a guitarra for boa, acredito que vale a pena investir nela...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo
    Afine-a em afinação aberta (ré, lá, ré, fá#, lá e ré) para tocar slide.
    Abç

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Vou testar pra v er como fica, quanto ao tensor, será que terei futuros problemas ou ela vai se estabilizar? Foi só a ponta (ainda tem o parafuso só nao tem aquela ponta que vai a chave) será que é dificil arrumar, tanto em questão da peça quanto na questão do $$ (sai muito)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo
    Sinceramente, só vendo a guitarra mesmo.
    Mas essas questões só podem ser resolvidas por um luthier mesmo.
    Abç

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tocar em um guitarra com o calibre das cordas mais grossos que eu sou acostumado, e com a altura da mesma alta, vai me ajudar a desnvolver a "pegada" e vou tocar melhor na minha de guerra? Ou isso é ilusão?

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Será que pode dar up?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gi_Fo
    Sim.
    Abç

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Sim pro se eu posso dar up, ou se vai melhorar minha pegada? rsrsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Orientação quanto a guitarra antiga.