Parangolé fez plagio do Riff de Nova Era do Angra

Autor Mensagem
Bigtransa
Veterano
# abr/11
· votar


SmugShooter
Vamos considerar essas 3 situações:
1 - alguém perde tempo desenvolvendo um software e disponibiliza para utilização desde que paguem por isso.....
2 - alguém perde tempo montando uma bt e disponibiliza para utilização desde que paguem por isso.....
3 - alguém perde tempo compondo uma música e disponibiliza para covers ou versões desde que paguem por isso.....

Se vc usa o software, a bt ou a música sem pagar está simplesmente cagando para o trabalho dos autores, não sou profundo conhecedor da legislação mas o princípio é o mesmo..... O que eu quis dizer é que o Parangolé esta cagando para o Angra assim como 90% (ou mais) do fórum está cagando para os autores das músicas que interpreta ou das bt´s que baixa..... Nunca vi ninguém aqui (tirando o makumbator) sequer dar o crédito pelas bt´s que usa.....

longlivetheking
Veterano
# abr/11
· votar


Anderson_Matos

Austrália

Demorou cara volta pra lá, vc não deve estar sendo obrigado a ficar ae né, e no minimo vc deveria respeitar o País que vc, ou sua familia escolheu para viver!!!

Fernando de almeida
Veterano
# abr/11
· votar


PARANGOLIXO

Anderson_Matos
Veterano
# abr/11
· votar


longlivetheking
É cara tô pensando em ir pra Rússia

Gasparzim
Veterano
# abr/11 · Editado por: Gasparzim
· votar


Bigtransa

Concordo, acontece que o Parangolé além de violar os direitos autorais, foi além e ganhou (e ganha) dinheiro com isso, e assume abertamente que faria de novo.

Usando seu raciocínio seria como se o Parangolé tivesse baixado o cd do angra (pirataria), usado a melodia pra fazer outra música (será?) e divulgado como de sua autoria, assumindo a posição de compositor de um riff q claramente não é deles.

Se um cara chega aqui pra divulgar uma gravação, usa uma bt como se fosse de sua autoria e ainda cobra dos outros membros para terem acesso à essa gravação, aí sim, ele se compara ao Parangolé no caso em questão.

Agora, pegar uma das melhores músicas do Angra e transformar em batida de lata já é crime por si só.

EDIT: Fui a um workshop do Kiko Loureiro e perguntaram se ele sabia q a banda Calcinha Preta havia plagiado a música Bleeding Heart inteira. Ele respondeu: "Calcinha o quê? Porra é essa?" kkkk

Stalingrado
Veterano
# abr/11
· votar


Essa foi a coisa mais cara de pau que já vi (ouvi, no caso) na minha vida. O cara não fez questão de mudar uma nota sequer. Pô, mudava pelo menos uma, velho... :P

Mas eu ri, e não foi pouco!

Anjus
Veterano
# abr/11
· votar


Aff que lixo...Tenho vergonha de morar onde moro...Graças a Deus não nasci aki!!! [2]

Anjus
Veterano
# abr/11
· votar


E isso sobre a musica Bleeding Heart ja ta desgastada... Milhares de entrevistas o Kiko ja disse q venderam os direitos autorais pra fazerem a musica... ou seja tudo legalmente

Rafa-Ban
Veterano
# abr/11
· votar


hUAHSUHASUASH eu quase me caguei qdo escutei " beelding heart"do calcinha preta.a intro tocada toscamente,ai entra o sombra do ratinho"calcinha preta volume 10" dai entra o infeliz gemendo como se tivesse levado uma facada na tripagaitera enqt tomava supositório ahushuahsuh

Paulo Heineken
Veterano
# abr/11
· votar


Gasparzim
que estranho gasparzinho
aki nessa entrevista ele tem o cd e falou até bem do calcinha preta

http://colunistas.yahoo.net/posts/5113.html

cordassi
Veterano
# abr/11
· votar


No começo eu tava discordando do Bigtransa, tinha escrito até uma mensagenzinha explicando meus pontos, mas depois de parar pra analisar ele tá certo mesmo.. É óbvio que são coisas diferentes, você comprar um produto pirata, ou você piratear o mesmo.
Porém, o principio basico, fundamental, é o mesmo sim.. Coisinhas pequenas vão dando espaço pra males piores progressivamente

Gasparzim
Veterano
# abr/11
· votar


Paulo Heineken

Pois é, o workshop foi em 2009 em Senhor do Bonfim-BA, a entrevista q vc se refere em 2010

Bigtransa
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bigtransa
· votar


Gasparzim
Se um cara chega aqui pra divulgar uma gravação, usa uma bt como se fosse de sua autoria e ainda cobra dos outros membros para terem acesso à essa gravação, aí sim, ele se compara ao Parangolé no caso em questão.

E isso não acontece? Vc acha que o Satriani ganha alguma coisa com os milhares de covers de músicas dele que colocam no youtube? Vários dos guitarristas que postam são profissionais, divulgam o trabalho com esses vídeos e acabam ganhando dinheiro nas costas do Satriani mesmo que não diretamente. Pelo que entendi da notícia, o cara do Parangolé não sabia que a música era do Angra, não procurou saber e quando descobriu simplesmente não se importou. É lamentável mas infelizmente é a mentalidade geral. Esta geração atual quando quer alguma coisa acha que tem todo o direito de ir lá e pegar, na net isso é tão natural que até a sensação de estar fazendo coisa errada desaparece.

Bigtransa
Veterano
# abr/11
· votar


Queria deixar claro que não estou defendendo o parangolé, acho que eles tem que rodar e pagar o q for justo pela merda de que fizeram. Só acho que ficar discutindo a "questão moral" envolvida é meio complicado uma vez que direito de autor é algo que quase ninguém respeita.

Sauro
Veterano
# abr/11 · Editado por: Sauro
· votar


Bigtransa

E isso não acontece? Vc acha que o Satriani ganha alguma coisa com os milhares de covers de músicas dele que colocam no youtube? Vários dos guitarristas que postam são profissionais, divulgam o trabalho com esses vídeos e acabam ganhando dinheiro nas costas do Satriani mesmo que não diretamente. Pelo que entendi da notícia, o cara do Parangolé não sabia que a música era do Angra, não procurou saber e quando descobriu simplesmente não se importou. É lamentável mas infelizmente é a mentalidade geral. Esta geração atual quando quer alguma coisa acha que tem todo o direito de ir lá e pegar, na net isso é tão natural que até a sensação de estar fazendo coisa errada desaparece.

Tá brother, mas você está sendo MUITO EXTREMO em sua opinião.

Você está querendo enquadrar tudo como pirataria... Está querendo tipificar o mesmo crime para todos indistintamente. Coloca o cara que baixa uma música no mesmo patamar do cara que copia a musica e vende.

Imagine tipificar um crime só porque o objeto é parecido...

Existem atenuantes e agravantes nesses delitos cara... E pode ter certeza que em termos de direitos autorais o maior agravante em toda essa história é LUCRAR DIRETAMENTE em cima da obra alheia.

Comparar:

DE UM LADO: Zezinho que gravou um cover do Andy Timmons para mostrar seu POD HD 300

VS.

DO OUTRO LADO: A ANTA do parangolé que já ganhou um bom dinheiro em cima do kiko loureiro e cia.

Não seria "um pouco" exagerado???

Sei que tem famosos que hoje somente são famosos por gravarem covers no youtube, um exemplo bem notório é um maluco de curitiba que hoje da aulas. Mas se for radicalizar, nem o Felipe Andreoli poderia divulgar um riff do album rebirth via youtube... Afinal ele não assina nenhuma das músicas desse album.

makumbator
Moderador
# abr/11
· votar


Sauro
Existem atenuantes e agravantes nesses delitos cara... E pode ter certeza que em termos de direitos autorais o maior agravante em toda essa história é LUCRAR DIRETAMENTE em cima da obra alheia.

Concordo que em termos morais há diferenças. Mas dentro da legislação brasileira sobre o assunto, não há diferença entre a pirataria que visa o lucro e aquela para uso próprio. Dentro da lei tanto faz se o cidadão está vendendo ou não, o que importa é a falta de autorização para o uso.

Claro que dentro da ótica dos produtores e empresas de entretenimento, o combate à pirataria "profissional" é até mais importante do que um ou outro usuário que também viola a lei de maneira privada. Mas nada impede que os detendores dos direitos processem alguém por conta de um mero download ou cover isolado.


A diferença do ganho monetário feito em cima da pirataria tem efeito apenas na esfera cível, em que o detentor do direito pode requerer indenização com base nos ganhos ilegais. Mas na esfera criminal tanto faz.

nem o Felipe Andreoli poderia divulgar um riff do album rebirth via youtube... Afinal ele não assina nenhuma das músicas desse album.

Não necessariamente, afinal, ele pode ter autorização escrita dos autores para a publicação do material(o que é bastante provável).

Bigtransa
Veterano
# abr/11
· votar


Sauro
Você está querendo enquadrar tudo como pirataria... Está querendo tipificar o mesmo crime para todos indistintamente. Coloca o cara que baixa uma música no mesmo patamar do cara que copia a musica e vende.

Esse discurso jurídico só vc viu, em nenhum momento falei em tipificação, cominação de pena, atenuantes, agravantes nem nada do tipo . Tentei me concentrar no juízo de valor, disse que o princípio moral é o mesmo e expliquei o motivo. Sei que existem atenuantes e agravantes nestes crimes e o fato de ter o Parangolé envolvido é com certeza o maior agravante de todos na cabeça de todo mundo aqui. A real é que todo mundo goza com a pica dos outros e não tá nem aí, só q qdo qm faz a merda é uma dessas bandinhas mais populares (como o Parangolé) o pessoal já vem cheio de recalque em cima aproveitando pra descarregar o ódio e o preconceito acumulados. O que eu quis demonstrar é que ninguém tem muita moral pra falar.

Comparar:

DE UM LADO: Zezinho que gravou um cover do Andy Timmons para mostrar seu POD HD 300

VS.

DO OUTRO LADO: A ANTA do parangolé que já ganhou um bom dinheiro em cima do kiko loureiro e cia.

Não seria "um pouco" exagerado???


Isso eu tb não fiz..... me referi a guitarristas profissionais.....

Junior AJNB
Veterano
# abr/11
· votar


Bigtransa

cara isso de pirataria vc ta certissimo, mas em questao dos covers pra mim nao tem problema nenhum ja q o cara q fez o cover demonstra q a musica nao é da autoria do cara, ele tbm nao ta ganhando dinheiro pelo cover, com cover o cara até q faz propaganda do trabalho do autor

o contrario do parangolé q fez, digamos, uma especie de cover e ainda afirmando q a musica foi da autoria dele (do leo santana)

mas isso é minha opiniao, cada um tem a sua e no final essa discussao iria acabar mal, pobres maes xD

viniciusra
Veterano
# abr/11
· votar


Desde quando cover é uma coisa ruim ?

Quanto mais divulgação pro dono da música, melhor pra eles !

Se o mundo funcionasse do jeito que vc está dizendo, não haveriam cantores de barzinho.

Sobre os software: Vivemos em um país onde o nosso dinheiro nao vale porra nenhuma, comprar original é coisa de milionário aqui.
Nos EUA todo mundo ainda compra CD, jogo de PS3, tudo original...

Cobrar R$40 em um mero Compact Disk com 14 músicas é um assalto a mão armada de fuzil.

Comprar pirataria,fazer download no Brasil, não é crime, é recurso.

Lembrando que estou mostrando um ponto de vista de civil (seria esta a melhor palavra ?), pois se ver pelo lado da Lei, ta tudo errado mesmo.

(minha opinião, não quero brigas)

Bigtransa
Veterano
# abr/11
· votar


viniciusra
teoricamente o ECAD deveria recolher uma quantia paga pelo dono do estabelecimento por música executada e repassar ao autor.....

Thiago Teixeira
Veterano
# abr/11
· votar


Olhem o lado bom da história!
O Angra ganhou uma bela divulgação na mídia, pode ser que role uns shows a mais depois dessa divulgação, além de dar oportunidade pra quem nunca ouviu falar do Angra, de escutar a música plagiada e acabar gostando do estilo musical..
E o parangolixo vai toma um processinho bem bacana, baratinho, pra aprenderem a não copiar a música dos outros.
Sempre tem um lado bom õ/

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


viniciusra
É isso aí!
E viva o Guitar Rig pirata! \o/

Trollface*


Mas a questão do Parangolé foi sacanagem das brabas, não da nem pra comparar o que o Parangolixo fez com o luanzinho que baixou músicas do Angra pelo 4Shared, seria o mesmo que comparar alguém que roubou o Banco do Brasil com o mané que roubou margarina no supermercado (crimes iguais, mas com agravantes muito diferentes, não da pra comparar).

:P

makumbator
Moderador
# abr/11
· votar


Junior AJNB
cara isso de pirataria vc ta certissimo, mas em questao dos covers pra mim nao tem problema nenhum ja q o cara q fez o cover demonstra q a musica nao é da autoria do cara, ele tbm nao ta ganhando dinheiro pelo cover, com cover o cara até q faz propaganda do trabalho do autor

Uma coisa é plágio e outra bem diferente é a reprodução sem autorização(o que se chama de pirataria). São crimes diferentes.

Se formos literais à legislação, o cover não autorizado pelos detendores dos direitos é tão ilegal quanto a distribuição do material original sem a devida licença. Claro que concordo que do ponto de vista moral é diferente(o cover é na verdade uma homenagem), mas do ponto de vista do direito autoral não funciona assim.

viniciusra
Sobre os software: Vivemos em um país onde o nosso dinheiro nao vale porra nenhuma, comprar original é coisa de milionário aqui.
Nos EUA todo mundo ainda compra CD, jogo de PS3, tudo original...


Tem esse lado também, mas note que tem gente que prefere um cd pirata por 5 reais do que o um original por 9,90 em uma promoção(eu já testemunhei isso).

Por mais injusto que o preço do original seja(e concordo com isso) é impossível competir com quem tem gasto mínimo(o pirata). Mesmo que todos os cd originais custassem 15 reais(seria um bom preço), o pirata faz por 3 reais(afinal, ele não paga impostos, direitos trabalhistas para os vendedores da rua, e nem remunera quem produziu), e aí?

Eu de minha parte procuro sempre que possível pagar pelo original(já troquei vários softwares que usava genérico pelo oficial), e me recuso terminantemente a pagar por pirataria(se for para pegar o genérico eu mesmo procuro e baixo, não dou dinheiro para um mero atravessador digital).

Não sou milionário(longe disso), mas vejo que é perfeitamente possível com planejamento adquirir material oficial.

Junior AJNB
Veterano
# abr/11 · Editado por: Junior AJNB
· votar


makumbator

Se formos literais à legislação, o cover não autorizado pelos detendores dos direitos é tão ilegal quanto a distribuição do material original sem a devida licença. Claro que concordo que do ponto de vista moral é diferente(o cover é na verdade uma homenagem), mas do ponto de vista do direito autoral não funciona assim.

aaa lógico mas tipo, exemplificando
eu to afim de fazer um cover de crazy train e gravar um video, nao teria como ligar pro ozzy ou pros donos do royalties da musica pra me liberarem, eu acho q é um pouco exagerado sim
nao no ponto de vista legislativo, é claro

exemplo

eu: "ozzy posso fazer um cover de uma musica sua?"

ozzy: "sim pode"
(positivo)

eu: "ozzy posso fazer um cover de uma musica sua?"

ozzy:"NÃO, VAI SE FODER"
(negativo)

isso seria meio irreal nao?

Paulo Heineken
Veterano
# abr/11
· votar


Bigtransa

Olha, me desculpe, mas notei um certo exagero de sua parte.
Concordo com você em vários aspectos, e tal.

Mas vou citar um exemplo, pra ilustar um pouco:

O Gustavo Guerra por exemplo posta bastante coisa no youtube, mas sempre das os créditos dizendo que é uma cover..muitas vezes até do já citado Satriani.

O máximo que pode acontecer é o cara procura saber quem é o tal do satriani.

Muitos aqui, inclusive eu, gostam de postar algumas musicas cover no youtube.
É uma ótima experiência, porque vc pode conhecer varias pessoas que curtem o mesmo som que vc, e ouvir várias criticas construtivas de todo canto do mundo.

Dai pra dizer que o maluco tá ganhando dinheiro nas costas de um artista por simplesmente postar um Cover(que diga-se de passagem, está mencionando o compositor da musica muitas vezes até no titulo do video) já é um tanto quanto exagerada...

abração

makumbator
Moderador
# abr/11
· votar


Junior AJNB

Eu sei que é exagerado, mas ainda é ilegal.

Observe que não precisa "ligar para o Ozzy". Basta pagar a quantia necessária à editora fonográfica da obra em questão no Brasil, que assim haverá a autorização para o uso específico e determinado pelo pagamento.

Por exemplo, se vc quiser gravar um CD solo com músicas de vários guitarristas, bastaria entrar em contato com cada editora fonográfica e acertar o pagamento(que leva em conta o meio de distribuição e o número de cópias feitas). Não precisa contactar os autores.

Mas concordo que um cover respeitoso, sem fins lucrativos, e sem distribuição massiva e profissional não é um problema moral, apesar de ainda estar contra a lei.

makumbator
Moderador
# abr/11 · Editado por: makumbator
· votar


Paulo Heineken
Dai pra dizer que o maluco tá ganhando dinheiro nas costas de um artista por simplesmente postar um Cover(que diga-se de passagem, está mencionando o compositor da musica muitas vezes até no titulo do video) já é um tanto quanto exagerada...

O que o Bigtransa está apontando é que é ilegal tal prática(mesmo que sem fins lucrativos, mesmo que seja a Madre Teresa tocando para salvar um orfanato de crianças cegas). Na letra fria da lei, não importa se é para faturar ou não, o que importa é ter(ou não) a devida autorização. Não importa citar ou não a autoria.

No caso do músico também alegar que a tal peça é de sua autoria, aí teríamos dois problemas diferentes a apropriação de obra artística alheia e a falta de autorização para divulgar a versão feita.


E pode-se mesmo alegar que o GG esteja faturando indiretamente com a música do Satriani(no seu exemplo descrito), uma vez que a mesma atrai alunos e compradores de material didático produzido pelo GG através da execução da música sem autorização.

Mas é claro que é um tecnicismo da minha parte, mas legal é que não é!

Sauro
Veterano
# abr/11 · Editado por: Sauro
· votar


makumbator

Você defende seu ponto de vista com base na lei pura e simples... Colocou, várias vezes, o carater moral em segundo plano.

No caso concreto seria quase impossível levar em consideração EXCLUSIVA o aspecto técnico da lei. Não é lógica pura e simples aplicar a legislação no caso concreto. Por isso o debate é complexo.

No dia a dia, em muitos casos, aplicar a lei friamente causaria muito mais injustiças que a justiça buscada na elaboração da lei. Na minha opinião punir aquele que presta uma homenagem a um ídolo seria um exemplo forte disso.

-Parar o carro em local proíbido para socorrer um indivíduo é outro exemplo típico de que a aplicação da lei pura e simples causa, no plano real, a injustiça.

Paulo Heineken
Veterano
# abr/11
· votar


hehe, fuuuuuuuu então

se até fazer cover dos seus artistas favoritos é crime há varios criminosos aqui no fórum..

vamo usar o bom senso galera, pelo amor né?

Rick Martinez
Veterano
# abr/11 · Editado por: Rick Martinez
· votar


Para refletir, acho que vale o bom senso. Abraços!!

Reprodução

Reprodução é a cópia em um ou mais exemplares de uma obra literária, artística ou científica. Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra, total ou parcial. Toda a reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.
Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, usufruir e dispor da obra literária, artística ou científica, dependendo de autorização prévia e expressa do mesmo, para que a obra seja utilizada, por quaisquer modalidades, dentre elas a reprodução parcial ou integral.

Expiração

Segundo normas e recomendações internacionais aceitas pela maioria dos países, regra geral mas não única, a obra literária entra em domínio público setenta anos após o ano subsequente ao do falecimento do autor.
No Brasil, atualmente essa matéria é regulada pela Lei n.º 9.610,[1] de 19 de Fevereiro de 1998. A lei brasileira abriga, sob a denominação direitos autorais, os direitos de autor propriamente ditos, bem como os direitos conexos. No caso do Brasil, os sucessores do autor da obra perdem os direitos autorais adquiridos setenta anos após a morte do mesmo, tal como indica o artigo 41 da Lei nº. 9.610,[1] de 19 de fevereiro de 1998.
De 2007 a 2009, o Ministério da Cultura do Brasil promoveu reuniões e seminários para discutir com diversos setores da sociedade a atualização do marco legal que regula os direitos autorais no país. Em 2010, o MinC realizou consulta pública para revisão da atual Lei de Direitos Autorais [2] (Lei 9.610/98) com o objetivo de harmonizar os direitos de artistas e criadores com o direito ao acesso à cultura e ao conhecimento, e adaptar as regras às tecnologias digitais. O novo governo, que assumiu em janeiro de 2011, ainda não definiu se dará continuidade à proposta de revisão da lei.
Em Portugal, essa matéria é regulada pelo Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos [3] e pelo Decretos-Lei seguintes desde que não contrariem o disposto neste Código permanecem em vigor tais como: Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março, com as alterações feitas pela Lei n.º 45/85, de 17 de Setembro, pela Lei n.º 114/91, de 3 de Setembro, pelo Decreto-Lei n.º 332/97, de 27 de Novembro, e pelo Decreto-Lei n.º 334/97, de 27 de Novembro [4].


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Parangolé fez plagio do Riff de Nova Era do Angra