Parangolé fez plagio do Riff de Nova Era do Angra

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# abr/11 · Editado por: makumbator
· votar


Sauro


Você defende seu ponto de vista com base na lei pura e simples... Colocou, várias vezes, o carater moral em segundo plano.


Pode parecer que eu me importo mais com a legislação, mas realmente não é o meu caso(tanto que eu mesmo vou contra a lei na questão dos covers). Só estou apontando que na redação legal não há a diferença entre o pirata "profissional" e o "amador". Claro que na esfera cível(com fins de indenização) essa diferença já passa a ser muito importante.

Observe que eu também considero INJUSTO se proibir um cover sem fim lucrativo, feito de maneira respeitosa e realizado de maneira informal. Mas a minha ideologia sobre essa questão não altera o fato de ser ilegal.

No dia a dia, em muitos casos, aplicar a lei friamente causaria muito mais injustiças que a justiça buscada na elaboração da lei.

Concordo totalmente. Reitero que estou apontando como a lei se apresenta, e não como eu gostaria que a mesma fosse. E claro que como em qualquer texto, não existe interpretação definitiva(caso contrário não seriam necessários tribunais superiores que analisam a aplicação das leis e suas interpretações).



Parar o carro em local proíbido para socorrer um indivíduo é outro exemplo típico de que a aplicação da lei pura e simples causa, no plano real, a injustiça.

Não, pois nesse caso a própria legislação contempla esse tipo de exceção emergencial, coisa que não tem analogia na lei de direitos autorais.


Eu estou fazendo o papel de advogado do diabo nesse caso, pois muita gente(não é o seu caso) pensa que APENAS quem pirateia para ganhar dinheiro comete crime, e estou mostrando que não é como a lei e a justiça entendem a questão. Mas não concordo com vários pontos dessa legislação.

Paulo Heineken
se até fazer cover dos seus artistas favoritos é crime há varios criminosos aqui no fórum..

vamo usar o bom senso galera, pelo amor né?


Eu não concordo com esse aspecto da lei, mas realmente não é legal. Entretanto, são os costumes sociais e culturais que acabam definindo(e alterando) as leis ao longo do tempo e espaço. Acho que daqui algum tempo as leis irão se adequar aos costumes atuais, que consagram uma maior flexibilidade na questão de direitos autorais e conexos.

Um exemplo simples, é a cópia para backup.Na legislação brasileira é ilegal, enquanto que em vários países(EUA, por exemplo) é perfeitamente legítimo.

Outro exemplo é quando passamos um CD original para o nosso mp3 player. No Brasil tal prática ainda é tida como ilegal(vc teria que comprar o CD original para ouvir no cd player e mp3 oficiais do mesmo disco para ouvir no ipod e afins), coisa totalmente contra o bom senso. E em vários países tal prática é permitida.

Marc Snow
Veterano
# abr/11
· votar


Tá cheio dessas merdas...



tudo bem que alguma coisa até lembre outra, em qualquer estilo de musica, mas copiar descaradamente, é muita falta de originalidade e atestado de incompetencia.

SmugShooter
Veterano
# abr/11 · Editado por: SmugShooter
· votar


Como eu disse comparar pirataria com plagio não seria algo muito certo porque são coisas diferentes.

Alguem falou que fazer coisas "pequenas" de forma errada abre espaço pra fazer coisas piores, eu ja não acho isso correto pensar assim.

Como o sauro disse estão colocando 2 coisas de niveis diferentes no mesmo patamar.

É a mesma coisa que eu pensar que um cara que "cobiça a mulher dos outros" é igualmente mal carater como um individuo que assalta uma criança numa cadeira de rodas e ainda bate nela antes de fugir.

Ou então dizer que uma pessoa que pisa na grama onde diz pra não pisar esta no mesmo nivel de um politico corrupto.

Não é bem assim, existem niveis diferentes e não é o sujo falando do mal lavado, e tambem não é porque alguem fez algo pequeno que ele vai começar a cometer atos errados maiores.

Acho que exageraram um pouco na comparação e estão sendo politicamente corretos demais, ninguem aqui é santo.

Mah_Soul_Power
Veterano
# abr/11
· votar


vi um comentário de um fã do parangolé em um site, dizia assim:

"nunca que o parangolé iria copiar a letra desses caras"

LETRA???? os caras não sabem nem o que é um riff...

Angra mete um processo nesses lixos...

Master_Fire
Veterano
# abr/11
· votar


A extensão da discussão entre metaleiros e axézeiros:

Comentários no youtube

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Master_Fire
A extensão da discussão entre metaleiros e axézeiros:

Comentários no youtube


Parei aqui, porque nos ja sabemos do naipe das pessoas que discutem no you tube.

Marc Snow
Veterano
# abr/11 · Editado por: Marc Snow
· votar


Viciado em Guarana
NOssa tu falou um treco decente agora...

Villts
Veterano
# abr/11
· votar


Argumentos como "Cantor de axé pega mais mulher e tem mais dinheiro" e "Parangolé fez o riff ficar mais conhecido".
HAUEHAUEHAUEHAUEAHUEAHEUAHEUAHEUAHEAUHEAUHEAUHEUAHEUAHEUAHEUAHE

Leomju
Veterano
# abr/11 · Editado por: Leomju
· votar


Pessoal... é o seguinte...

Copiar é "jegue" mesmo! E o cara tem que ser muito "zorba" pra fazer um plágio descarado...

MAS, nesse caso específico, creio que o cara não sabia mesmo!
Acho que alguém plagiou o arranjo e trouxe pra banda e tal... até porque o Léo Santana não ia ouvir Angra.

E outra, aquele riff ali no começo não afetou em nada a carreira do Kiko ou do Angra! O Angra não precisa de mais reconhecimento e o Parangolé não tem sua base musical copiada do Angra...

Por exemplo Eduardo Costa e Zezé Di Camargo... ae sim poderia ser uma espécie de cópia... Catedral e Legião...

Mas o Parangolé pegar um riff do Angra e por num Axé uma vez na vida... ainda mais com uma música tão fraquinha... perto da Nova Era... acho que não dá nada não!

É outro público, não tem nada demais acho!

erickx
Veterano
# abr/11
· votar


Leomju
Concordo, mas essa parada ai envolve MUITA GRANA , oque me parece é que é este o unico problema, até porque quem ouve parangolé concerteza não ouve angra!

Leomju
Veterano
# abr/11 · Editado por: Leomju
· votar


Olha... tô imaginando a cena trágica aqui:

O Léo Santana deitado no sofá, com um alteres na mão fazendo musculação para os tríceps... com uma camiseta preta com as mangas cortadas e com o inscrito "Rebirth"...
O seu aparelho de som importado do "Paraguaitchon" no último volume escutando Nova Era...
Os graves, distorções e harmônicos invadem o ambiente e derrubam objetos da estante que treme e sai até do lugar...
Ae ele pensa "Rapaiz... bichim... que som pórreta da p... acho que vou fazer um puta axé com erra guitarrada toda ae... E vou até imita a vóiz desse lazarento que a Bahia vai tremê...e...ê... (esse final é plágio do gritinho do Tiririca)!"

CONCLUSÃO: Se o PARANGOLÉLÉ fosse plagiar o som de alguém, não seria o do Angra né gente!

Tem muita gente aqui (fãs) falando pela paixão... a razão foi embora faz tempo... huahuahuahuahua

Master_Fire
Veterano
# abr/11
· votar


Viciado em Guarana

Fiz isso,para mostrar que se esses mesmos comentários estivessem em um tópico do FCC,o tópico já seria fechado há muito tempo e teríamos muitos usuários advertidos ou suspensos.

Junior AJNB
Veterano
# abr/11
· votar


makumbator

essa de ligar pro ozzy foi mais uma brincadeira hehehehe

Por exemplo, se vc quiser gravar um CD solo com músicas de vários guitarristas, bastaria entrar em contato com cada editora fonográfica e acertar o pagamento(que leva em conta o meio de distribuição e o número de cópias feitas). Não precisa contactar os autores.

mas vale quando vc for gravar um tal solo de algum artista num cd proprio, aí claro vc precisa de uma liberacao dos editores

mas para covers em video no youtube, tipo os milhares q tem aki no forum eu axo q seria desnecessario fazer pagamento pros editores e etc, pq tbm vc nao vai ganhar dinheiro encima de um video no youtube

mas ai vai da opiniao de qualquer um, cada um tem uma diferente sobre esse assunto

flws

Juninho0110
Veterano
# abr/11
· votar


simplesmente uma baita filhadaputagem

Jimi Van Halen
Veterano
# abr/11
· votar


Mas o grande problema em si é que se alguém plageia e posta no Youtube , alguém desconhecido ou começando se fode rapidinho contra uma banda mais famosa,processar ou coisa parecida,isso quando algum artista dá atenção(Porque tem plagio em todo meio comercial)...
Mas quando é alguem mais conhecido como o Parangolé,que tem dinheiro para pagar uma idenização ou até um advogado melhor isso ja se torna maior...

Jimi Van Halen
Veterano
# abr/11
· votar


Mas o que o Parangolé pode fazer?Um artista pequeno que plageia uma música e divulga no youtube pode retirar o video quando souber do plagio e se safar,mas e um artista de grande repercussão?Como até o cara do Parangolé disse,ja são 4 anos tocando essa canção,deve ter ja gravado cd's com ela,vendido cd's com ela,muito maior que um mero artista que luta para sobreviver de divulgação de cover,se o Angra tivesse ignorado o Parangolé o destino seria outro...

makumbator
Moderador
# abr/11 · Editado por: makumbator
· votar


Jimi Van Halen

O Angra pode fazer várias coisas:


requerer na justiça cível indenização moral + restituição dos ganhos obtidos pelo parangolé com a referida faixa.

Requerer que a partir da sentença, os autores do riff entrem como co-autores na música do Parangolé(uma vez que o resto é diferente). Com isso o Angra passaria a também receber pela vendagem e execução da música. Esse procedimento já ocorreu várias vezes pelo mundo.

O Angra também pode fazer um processo em separado contra o tal compositor que participou do plágio.





Caso o Parangolé tivesse sido enganado na questão(caso um compositor que trabalhe para eles e mentisse dizendo que a base era de autoria própria) eles poderiam perfeitamente entrar em acordo com o Angra, de forma a perder menos dinheiro com a questão.

Mas ao que parece os caras do Parangolé sabiam que o riff pertencia a outros, e que não tinham autorização dos autores para o uso. O que é claro muda bastante a questão.

Caso o Parangolé tivesse sido levado ao erro pelo compositor(o que parece que não ocorreu), eles também poderiam processar o referido compositor, pedindo indenização moral + restituição do que tivessem que pagar ao Angra.

As duas bandas tem assessoria jurídica, portanto com certeza devem ou entrar em acordo extra judicial ou partirem para a briga na justiça comum.

Junior AJNB
Veterano
# abr/11
· votar


As duas bandas tem assessoria jurídica, portanto com certeza devem ou entrar em acordo extra judicia,l ou partirem para a briga na justiça comum.

ou bora pro octógono (acho q é assim)

makumbator
Moderador
# abr/11
· votar


Junior AJNB
ou bora pro octógono (acho q é assim)

É uma opção também! Ainda faturariam com pay-per-view no canal Combate...

eu pagaria para ver essa porrada!

Junior AJNB
Veterano
# abr/11
· votar


makumbator

juro q seria melhor do q ver a claudinha gadelha

eu pagaria para ver essa porrada!


aaaa concerteza

Frankie
Veterano
# abr/11
· votar


Não sei se já postaram, mas olha a briguinha dos caras no Twitter:

http://www.acordacidade.com.br/noticias/74663/leo-santana-do-parangole -e-integrantes-do-angra-discutem-no-twitter-por-suposto-plagio.html

Jeff_fryer
Veterano
# abr/11
· votar


:D, deixei minha participação
no youtube, e aproveitei pra dar divulgar o FCC, hehe!!

Zandor
Veterano
# abr/11
· votar


Eu acho que tem uma diferença entre copiar uma coisa pra fazer uma coisa boa e copiar uma coisa pra dar dinheiro pra um mulato bombadinho retardado inútil

Zandor
Veterano
# abr/11
· votar


E tipo, quem é leo santana? A uns 2 anos atrás ele não existia, ano que vem ele vai aparecer no domingo legal pedindo emprego pro gugu

Jube
Veterano
# abr/11
· votar


O bom disso tudo é que tanto Parangole quanto Angra vão para o topo das noticias e se promovem mais um pouco

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Jeff_fryer
Pelo amor de Deus! Não divulga o FCC praquela galera!!! Sério, na moral! Ja são tempos dificeis demais nas férias escolares!

Jube
Exato!

Bigtransa
Veterano
# abr/11
· votar


O que achei mais impressionante é que na versão do Parangolé o "riff roubado" ficou completamente deslocado e sem sentido..... Eu não entendi nada quando ouvi essa música..... O cara poderia estar cantando em cima desse riff, de um capricho do Pagannini ou de um trecho da voz do Willian Bonner que não faria a menor diferença.....

Rabbit
Veterano
# abr/11
· votar


Nossa, quanto ódio! Vocês vão ter um ataque cardíaco de tanta raiva.

Isso se chama cebo acumulado. Vocês precisam sair do computador, arrumar umas gatinhas, dançar um bom forró, onde você finge que está prestando atenção na dança mas está prestando atenção nos peitos dela esfregando nos seus. E serem felizes!

Façam isso e vocês vão ver que ficar odiando na internet é irrelevante.

overlappingcircles
Veterano
# abr/11
· votar


Rabbit
hauhauhua, se pudesse te positivava 1000 vezes agora :)

trashit hc
Veterano
# abr/11
· votar




RATINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Parangolé fez plagio do Riff de Nova Era do Angra