Sobre impostos para trazer guitarra dos EUA em 2011

Autor Mensagem
rafael77
Veterano
# set/11
· votar


Galera estou com uma duvida... Li no site da receita que mesmo que você declare, não é certeza que voce sera parado na alfandega. Só que pelo que eu entendi existem duas filas, uma pra quem declara q passou os $500 e outra para quem declarou q nao passou, então isso nao é verdade... Se for assim o negocio se torna: Entro na fila de declarar e pago 50% de imposto. Ou entro na fila do nada a declarar tenho chance de ou nao pagar nada ou pagar 100% de imposto. Entendi certo? Existe como ficar no ou 0 ou 50% em vez do ou 0 ou 100%?

Van_Lorien
Veterano
# out/11
· votar


Alguém sabe se há tributação para quem reside nos Estados Unidos e vem para o Brasil?

Tenho um amigo brasileiro que mora lá e pode ser que ele venha no final do ano e me traga uma guitarra (na faixa de US$800,00). Como ele reside lá nos EUA há tributação, já que ele pode ter comprado pro uso dele lá e está vindo de férias para o Brasil?

E ainda nessa história, tenho um conhecido americano que morou muitos anos no Brasil e está lá agora e deve voltar para o Brasil final do ano. Existe tributação também?

Obrigado desde já!
Abs

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


Se o cara tem residência lá, em regra, não paga tributo, pois é como se ele estivesse apenas a turismo aqui.
Mas ele tem que comprovar que mora lá...

Um aceno de longe!!!

Maxaug
Veterano
# dez/11
· votar


Pessoal, vou pros EUA em janeiro de 2012 e, além de trazer coisas pra bebê (carrinho e esses troços) tenho interesse em trazer uma guitarra. Preferencialmente uma remanufaturada ou usada, comprada de gente do eBay.

Minhas dúvidas são:

1. Como obter uma espécie de nota fiscal mostrando o valor da guitarra, no caso de comprar usada lá? Tem como o cara que me vender elaborar algum documento mostrando que é doação ou algo do tipo?
2. Se for guitarra de braço parafusado, convém desmontar pra caber mais fácil na mala? Gostaria de trazer como bagagem de mão, mas como aparentemente é brabo conseguir e o pessoal diz que o povo responsável por colocar as malas no avião tá cagando, tenho medo de ela quebrar, mesmo dentro de um case. Por isso pensei que uma guitarra de ponte fixa e mais o pescoço solto no meio de um monte de roupas e outras coisas amortecedoras talvez fosse uma idéia viável. O que acham?

Nilo Dantas
Veterano
# dez/11
· votar


1. Como obter uma espécie de nota fiscal mostrando o valor da guitarra, no caso de comprar usada lá? Tem como o cara que me vender elaborar algum documento mostrando que é doação ou algo do tipo?

Se o cara vai vender, você vai pagar. Se você vai pagar, não é doação. Não tente burlar o sistema cara, você pode se dar mal por isso.
Outra, você vai pagar de algum jeito, seja Paypal, WestUnion, anything. Logo, terá a comprovação financeira desse pagamento, use-a ao passar na alfândega. Declare a guitarra, pague seus impostos e seja feliz.

2. Se for guitarra de braço parafusado, convém desmontar pra caber mais fácil na mala? Gostaria de trazer como bagagem de mão, mas como aparentemente é brabo conseguir e o pessoal diz que o povo responsável por colocar as malas no avião tá cagando, tenho medo de ela quebrar, mesmo dentro de um case. Por isso pensei que uma guitarra de ponte fixa e mais o pescoço solto no meio de um monte de roupas e outras coisas amortecedoras talvez fosse uma idéia viável. O que acham?

O melhor modo é em um hardcase/soft viajando com você dentro da cabine. Vão dizer que não cabe, mas diga que já viajou assim antes e coube. Você pode coloca-la no compartimento de bagagem ou viajar com ela nas pernas, depende de você. Quanto a desmontar e colocar na mala, só se souber o que está fazendo e arrumar muito bem com nada que possa arranhar/amassar/quebrar, principalmente em líquidos. Se quiser melhor, envie pelo correio americano para você mesmo. :)

Maxaug
Veterano
# dez/11
· votar


Vlw Nilo, acho que vou tentar esse lance da cabine.

Agora, com relação ao pagamento, vou fazer lá em dinheiro, seria o local pickup do eBay. Eu sei que não tem como enrolar os caras da receita, eles não são idiotas, muito pelo contrário, porém, devido ao fato de que o fiscal é que chuta o valor do item, por ser ato discricionário, tenho medo de botarem em mil contos algo que vai custar no máximo 600.

Esqueci de perguntar, pois pra mim não ficou claro: se não declarar e for pego, é só pagar o imposto de boa ou tem alguma multa, e de quantos % é?

gasparrr
Veterano
# jan/12
· votar


Pessoal, conversei exaustivamente com a aeroméxico e eles não deixam trazer como bagagem de mão, e no caso, como já possuo outras duas malas sendo usadas, terei que pagar 75 dolares de excedente ou trocar uma mala inteira pela guitarra. E neste caso, pensei como o colega anterior de desparafusar o braço e bem protegida, trazer dentro da mala (que é bem resistente). O que acham? E cubo, o pessoal tá trazendo de boa? Tipo, carrega uma caixa? obrigado o tópico foi muito util

ps: a guitarra que to pensando em trazer é a Schecter Damien Special Electric Guitar por 400 dólares e um cubo fender frontman 212R 100 watt 2x12 por 300 dólares

gasparrr
Veterano
# jan/12 · Editado por: gasparrr
· votar


Esqueci de perguntar, pois pra mim não ficou claro: se não declarar e for pego, é só pagar o imposto de boa ou tem alguma multa, e de quantos % é?

é assim, você recebe um papel e você decide se vai declarar ou não. Se declarar você terá que pagar, entrará em uma fila especial e lá o fiscal vai conferir e você irá pagar 50% do valor acima do excedente de 500 dolares. Ou seja, se o fiscal definiu que você gastou 1000, você irá pagar 50% sobre os 500 excedentes...pagando portanto 250 doletas no ato.

Se resolver não declarar, significa que você está informando que não passou dos 500 dolares e portanto irá passar em outra fila...nesta fila é a sorte. Por amostragem o fiscal manda entrar para checar as malas, se você tiver passado do limite, além de você pagar os 50% descritos acima, você pagará mais 50% de multa...

resumindo, na mesma situação, se declarar iria obrigatoriamente pagar 250 dolares, sem declarar ou passaria de graça ou pagaria 500 dólares devido a multa.

Nilo Dantas
Veterano
# jan/12 · Editado por: Nilo Dantas
· votar


Se não declarar e o fiscal puxar, tem multa de 50% do valor do bem + 50% do excedente da cota ($500 via aéreo) (se for via serviço postal o tributo é de 60% do valor total do bem + frete).


Detalhe, EU não recomendo despachar guitarra montada nem o cubo (principalmente se for valvulado), mas vai de cada um.

gasparrr
Veterano
# jan/12
· votar


Se não declarar e o fiscal puxar, tem multa de 50% do valor do bem + 60% do excedente da cota ($500 via aéreo).

Informação incorreta Nilo. Quando você recebe encomendas pelos correios vc paga 60% sobre o excedente. Para produtos que você trás pelo aeroporto é 50% sobre o excedente

Nilo Dantas
Veterano
# jan/12
· votar



Informação incorreta Nilo. Quando você recebe encomendas pelos correios vc paga 60% sobre o excedente. Para produtos que você trás pelo aeroporto é 50% sobre o excedente



Vero, obrigado pela correção:


Sobre o valor que exceder a cota de isenção (valor total dos bens – cota de isenção) incide o imposto de importação no valor de 50%, que deve ser pago antes da liberação dos bens.

A apresentação de declaração falsa ou inexata de bagagem acarreta a aplicação de multa no valor de 50% do valor excedente à cota de isenção, além do pagamento do imposto de importação devido.


http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/DBA.htm

Warbeast
Veterano
# jan/12
· votar


trazer guita do EUA e bem carinho viu...eu comprei uma B.C Rich warbeast1 e foi 150dolares de frete,260 pra pagar nos correios e ainda o preço da guitarra

maadc
Veterano
# jan/12
· votar


Eu estive nos EUA entre janeiro e fevereiro de 2011 e trouxe uma Gibson Les Paul Studio (Alpine White). Paguei 1.319 USD. Chegando no Brasil eu declarei a guitarra e paguei imposto de 50% sobre a diferença entre o valor da guitarra e os 500 USD da cota de isenção.

Irei novamente agora em janeiro/2012 e irei trazer uma Fender American Standard Telecaster (1.149 USD).

jackie morrison.
Veterano
# jun/12
· votar


olá por favor eu tenho uma duvida e preciso de ajuda! estou querendo comprar uma strato fender made in usa. a irma da namorada de um primo meu disse que ela pode trazer pra mim quando vir aqui. ela mora lá e tem visto para 10 anos e o marido também. nesse caso ela trazendo de lá vai ter que enfrentar taxas ou algo do tipo? obrigado pela ajuda!

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


jackie morrison.

No seu caso não, afinal ela pode alegar que a guitarra é dela e trouxe pra tocar aqui.... claro evite trazer a guitarra com etiqueta caixas e preços
fala pra ela trazer na case como equipamento dela.... ai nao tem risco não ...

john m c
Veterano
# jun/12
· votar


E pra importar de lá pra cá sem precisar de transporte?
Tipo...comprar pela Net, ou algo do tipo????

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


john m c

ai é o valor dela quase duas vezes se formos somar envio + imposto federal + icms

abraço...

jbiondo
Veterano
# jul/12
· votar


Ressucitando o Tópico para minha e pq não de outros sobre dúvidas pertinentes a viagem internacional
Estou querendo ir para os EUA ou Europa, aproveitando iria comprar uns equipamentos é claro, estava pensando em duas guitarras e um cabeçote valvulado, ai a dúvida seria se eu tiver a carteira de músico não irei pagar imposto como o Renan Teles mostrou no tópico:
"VALOR SUPERIOR a cota permitida, SEM NECESSIDADE DE PAGAMENTO DE IMPOSTOS, DESDE QUE NÃO SEJA DESTINADO AO COMÉRCIO E QUE NÃO ULTRAPASSE O LIMITE QUANTITATIVO, BEM COMO A FORMA ESTABELECIDA EM LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA."
Além disso, qual seria o limite quantitativo definido como não sendo comércio, pois meu medo seria esse em trazer 2 guitas e um amp.E qual seria a forma de transporte mais seguro para que não danifique o cabeçote e uma guita, a outra traria junto comigo.Também iria trazer uns pedais na bagagem, cordas, cabos, palhetas,etc...
Será que é muito trazer de uma vez só, é melhor fazer outra viagem?Pois sendo um músico esses instrumentos seria o normal.Li no site da Receita Federal e lá não define quase nada sobre instrumentos.Obrigado e desculpe pelas várias perguntas, mas são dúvidas que não achei resposta em lugar nenhum só com experiência mesmo para acabar com elas, ou alguém indicar um lugar para tirar essas dúvidas.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sobre impostos para trazer guitarra dos EUA em 2011