Sobre impostos para trazer guitarra dos EUA em 2011

Autor Mensagem
lipe_2104
Veterano
# abr/11


Olá pessoal, então andei dando uma procurada no fórum e na internet em geral sobre impostos alfandegários para trazer uma guitarra dos EUA.
No fórum, só achei tópicos antigos, nenhum recente dizendo sobre trazer pessoalmente uma guitarra, achei apenas tópicos recentes sobre mandar trazer via internet.
Então, achei um link aqui que acho que é recente :
http://viagem.decaonline.com/alfandega-valores-maximos-mercadorias-per mitidas/?cp=3

e tem uma pergunta que é respondida que é mais ou menos o que eu queria perguntar, mas queria que alguém me confirmasse se é isso mesmo que entendi :

"Jayro fernades Says:
March 18th, 2011 at 12:57 pm
ola estou voltando para o brasil e quer osaber se e possivel entrar com 2 guitarras usadas sao um pouco cara por isso quero saber se e possivel saber se e possivel evitar a fiscalizacao
=========================
Resposta à pergunta:
O fato de ser nova ou usada não muda muito sobre o critério de fiscalização e tributos.
Você não ficou a mais de um ano fora do Brasil não, ficou?
Se não ficou, então é tudo parte de sua bagagem convencional. A Fiscalização hoje permite que você traga UM instrumento portátil (isento de imposto). A outra depende da boa vontade do fiscal e de sorte, porque você pode – ou não – ser fiscalizado na saída do aeroporto.
Pessoalmente, acho que eles não terão muito interesse em cobrar impostos de instrumentos usados. E, se te perguntarem, diz que ganhou e que cada uma vale cerca de $200 dólares."

Então amigos, quero trazer a guitarra legalmente, sem nada errado, afinal, nem sou eu quem vai trazer, pelo que entendi pelas novas regras, se trouxer um instrumento apenas, ele é isento de impostos. Alguém sabe se é realmente isso? Alguém tem experiência com isso?
Obrigado, abraços!

Marc Snow
Veterano
# abr/11
· votar


Eu vou trazer uma pra mim e novembro e já estou separando grana pra pagar caso me encham o saco.

Isso é uma puta de uma sacanagem com qualquer tipo de mercadoria, pois sabem que os bens daqui são umas bostas comparados aos estrangeiros. Então isso é mais uma possibilidade de encher o bolso de fdps de grana a troco dos outros.

Porque caçar traficantes, contrabandistas, ladrões é o seguinte: nem policia, nem federal, nem NINGUEM, tem BAGOS pra fazer!!!

erickx
Veterano
# abr/11
· votar


Desculpa não sei sobre o assunto, se soubesse ajudava, mas tem outros tópicos sobre essa parada ai talvez ajude!
Faloow
;D

lipe_2104
Veterano
# abr/11
· votar


Marc Snow

Verdade cara, enfim, qual guitarra vai trazer? \o
Mas vc tem lido algo sobre impostos e tal, sabe alguma coisa sobre isso?
abraç
erickx

Valeu amigo, mas não achei nenhum tópico recente sobre o assunto, que falasse sobre como estão as leis no momento, sabe?
abraço!

makumbator
Veterano
# abr/11
· votar


lipe_2104

A legislação completa está disponível no site da Receita federal. Vá direto na fonte de informação, é mais seguro e rápido.

lipe_2104
Veterano
# abr/11
· votar


makumbator

Já tentei ler lá, e não consegui entender = /

lipe_2104
Veterano
# abr/11
· votar


..

ToCa2
Veterano
# jun/11
· votar


Pessoal, hoje fui no aeroporto me informar sobre essa nova portaria e me disseram que não tá rolando trazer instrumento com isenção. Queria saber se em São Paulo a coisa tá diferente, ou em outro estado. Aqui na Bahia nem uma unidade passa ilesa caso a pessoa seja escolhida para ser averiguada...

Pé de chinelo
Veterano
# jun/11
· votar


Cheguei Domingo de Toronto, com conexão em Atlanta..

Trouxe um violão yamaha folk, avaliado em 450 reais......o fiscal só me perguntou se tinha comprado lá, eu disse que sim e que tava abaixo da cota foi mto tranquilo pra passar e não fui taxado em nada

Ou seja eu podia tar com uma stratocaster made in usa ou um tonante que ia ser a mesma coisa...

Quando chegar aqui no Brasil vc pode falar que comprou usada, ninguém tem como provar o contrário

Abraços!

leandroantonioli
Veterano
# jun/11
· votar


Uma regrinha bem prática pra calcular os impostos sobre produtos que custam entre U$500,00 e U$3000,00 é a seguinte: Valor do produto + frete, vezes 78 % (no caso de SP).
Ex: guitarra de U$700,00 + U$100,00 de frete, fica em média R$2520,00.
Mas eu não fico chateado não, pois sei que, embora nossa carga tributária seja a mais elevada do mundo, temos um grande retorno em benefícios sociais: segurança pública, saúde pública e educação pública são excelentes!!!!!!!
Eu amo esse país!!!!!!

Pé de chinelo
Veterano
# jun/11
· votar


leandroantonioli

Mode ironic ON

Claro !!!!! aqui o retorno dos impostos é evidente!!!! vale a pena pagar o dobro numa guitar da gringa!!

Mode ironic OFF

Alexandre Loks
Veterano
# jun/11
· votar


A regra é tributar o valor da mercadoria que ultrapassar US$ 500,00.
Se der sorte como eu na páscoa, consegue entrar com uma fender american std sem pagar imposto. O fiscal estava sozinho na aduana e sequer olhou. Mas se me tributasse, a "facada" seria sobre o valor total da guitarra, e não somente sobre o que ultrapassasse US$ 500,00, pois eu não declarei na chegada que estava trazendo o instrumento.
Boa sorte !

Pé de chinelo
Veterano
# jun/11
· votar


Alexandre Loks

Mas cara, vc pode declarar que comprou usada, eles não tem como saber, né?

Del-Rei
Veterano
# jun/11
· votar


lipe_2104
Cara, há uns meses atrás houve uma mudança nessas regras.
Pelo que entendi, é possível trazer instrumentos, desde que se comprovasse que vc fosse músico profissional......................

Mas a merda é que até hoje não há regras realmente definidas.
Ficou meio confuso.

E eu não levaria como regras as informações desse site que vc postou, porque não é oficial. Quem define isso é a Receita Federal.
Qualquer informação que não seja dela, não é oficial.

Acho que continua sendo "loteria".

Um aceno de longe!!!

Invalid User
Veterano
# jun/11
· votar


Marc Snow

Vai trazer que guita?

MMJr
Veterano
# jun/11
· votar


Minha experiencia....

Moro nos Estados Unidos e vou para o Brasil uma vez por ano...
Ja levei 4 violoes, um de cada vez, e nunca me perguntaram absolutamente nada , passei batido todas as vezes...
Da ultima vez a minha bagagem e o violao ficaram para tras.. So fui recebe-los 4 dias depois que cheguei no Brasil...O case estava riscado e todo sujo mas o violao estava intacto, em perfeitas condicoes.E nada de alfandega.....E isso aconteceu logo com o melhor violao...Um Guild D50 ....

Valeu...

mr.moretti
Veterano
# jun/11
· votar


Eu já trouxe duas guitas, uma de cada vez. Voei com elas, e na alfandega, ninguém me encheu o saco...nem perguntaram nada.

linhares80
Veterano
# jun/11
· votar


MMJr

ai sim hein.


Invalid User

tb quero saber.

Pé de chinelo
Veterano
# jun/11
· votar


Pela minha experiência e pelos outros comments de pessoas aqui do forum vc pode trazer qualquer instrumento da gringa tranquilo....

desde que vc não esteja com muitos eletrônicos ou produtos tributáveis, ou seja, se vc não parecer um muambeiro é quase impossível ser taxado em instrumentos

StratoBlues
Veterano
# jun/11
· votar


MMJr

Avisa a próxima vez que vier pra São Paulo hein!

Brincadeira...

Abraço.

ToCa2
Veterano
# jun/11
· votar


Eu tô pensando em trazer duas guitarras e um head egnater rebel 30. Eu e minha esposa...cada um com uma guitarra e eu com o agnater nas mãos e só...mala pequena com roupas embarcadas e eu com mochila e uns pedaizinhos fora da caixa. Na verdade eu vou tocar lá com uns amigos mas vou comprartudo lá pois é mais barato. Será que pega na volta? Alguém arriscaria?

Jim Marshall
Veterano
# jun/11 · Editado por: Jim Marshall
· votar


lipe_2104


Eu vou para Orlando em Setembro, pretendo trazer um Fender American Standard. Estou juntando os madrugas para caso seja taxado.

Mas vou declarar por via das dúvidas.

Também tenho inúmeras dúvidas e o site da Receita Federal é muito confuso e não esclarece muito em relação à instrumentos e taxas.


Abraço,
See ya!

mr.moretti
Veterano
# jun/11
· votar


ToCa2
olha cara...daí já é muita coisa viu...eu acho que eu não arriscaria.

ToCa2
Veterano
# jun/11
· votar


mr.moretti

é eu tô na dúvida mesmo. os pedais e uma guitarra é tranquilo
mas acho que vou decidir entre outra guita ou o amp. Minha
mulher toca também dai posso pensar em arriscar mas o medo
tá punk. cem por cento de multa é de doer!

lipe_2104
Veterano
# ago/11
· votar


Já que tinham upado meu tópico e eu nem vi,
vou upar de novo!
Pela terceira vez, posso ter a oportunidade de importar uma guitarra dos eua, e dessa vez com grana no bolso hehe.
Olha gente, tô pensando em trazer uma Gibson Les Paul Studio Fireburst, 1319 dólares.
Já li e reli o site da receita e não entendi mt bem!
Comprando essa gibson, me sobra grana pra 60% de imposto.
Quem vai trazer é um americano pra mim,
corro sério risco de pagar imposto?
O tio de um amigo meu trouxe uma semi-acústica da gibson mega cara e pagou 0 de imposto, esse meu amigo tem quase ctz que não vou pagar imposto trazendo na mão uma guitarra.
A informação procede?
Valeu!

Will Bejar
Veterano
# ago/11
· votar


esses impostos vão construir o estádio do CUrintia...

schecter
Veterano
# ago/11
· votar


Olá pessoal, tenho uns amigos que vao para os EUA em dezembro mas vao voltar só em fevereiro por ae, to combinando com um deles pra trazer uma guitarra pra mim de lá. A guitarra em questao é uma Schecter Blackjack FR custa $900 mas eu queria trazer ela sem pagar nenhum imposto entao pensei na seguinte ideia:
Antes dos meus amigos irem pra lá, pretendo deixar a guitarra schecter já comprada lá pelos parentes do meu amigo lá nos EUA, e então eles me mandariam o numero de série da guita e eu colocaria numa Shelter branca q tenho aqui, q meu amigo vai levar pros EUA e quando chegar lá jogar a shelter fora e trazer a blackjack também na cor branca. (o q n sei é como vou colocar um numero de serie na madera da shelterzinha mas td bem aeoihu)
O que acham da ideia? Será q desse jeito n tem como dá algo errado?

Sertão
Veterano
# ago/11
· votar


Galera vou colocar aqui minha experiencia pois meu tio JA FOI fiscal da receita.. nao do aeroporto, mas aduaneira.

É o seguinte: o policial tem o que a lei chama de FÉ PUBLICA, ou seja, se vc fala que a sua guitarra é usada e vale 300 conto, ele fala que NAO é usada e que vc pagou 900 dolares ELE ESTÁ CERTO. Fora que ele tem como checar os preços, e eu ja ouvi dizer que instrumento usado NAO pode trazer.. porém, usem o seguinte calculo.

Jackson rr3 japa = 999 dolares que dá mais ou menos 1700 reais.
Se taxar será 60% sobre o excedente de 500 dolares de cota, ou seja, 60% sobre 499 excedentes, que dá 299,98 dolares. Totalizando, vc vai pagar 1300 dolares numa jackson rr3, aproximadamente 2100 reais, e aqui em SP , na teodoro sampaio, tá 3600 nas lojas ISSO quando tem !

Sobre a OMB, nao posso opinar, a lei diz que voce pode trazer ate 3 instrumentos IGUAIS (li isso no portal IG).. ou seja, entenda-se por instrumento guitarra, cabeçote e CAIXA....

até onde sei e pesquisei é isso.. forte abraço a todos

lipe_2104
Veterano
# ago/11 · Editado por: lipe_2104
· votar


schecter

Cara, acho que essa tática é bem velha, e não funciona mais pelo que li em outros tópicos huauha, dá uma pesquisada, boa sorte!

Abraço

Sertão

Bom, mas se for assim, tudo bem, porque eu calculei como sendo 60% em cima de tudo e mesmo assim eu ainda tinha dinheiro =D
Então blz!
Ajudou mt,
Abração

EDIT: se entendi bem, a gibson studio que quero trazer, se pagasse imposto ficaria coisa de 3 mil reais né?
Custa 1320 dólares, que ultrapassa em 820 dólares a cota, sendo assim, pago 60% em cima desses 820 dólares , que dá 492 dólares, passando pra real dá 787,20. Somando com 1320 dólares que passando pra real dá 2112 reais.
Total= 2112 + 787,20
Total = R$2899,20
Tô certo?=)
OBS: usei taxa de 1,6 pra converter de dólar pra real.
OBS2: sai um pouco mais que isso pq paga IOF no cartão.

MMJr
Veterano
# ago/11
· votar


pensei na seguinte ideia:
Antes dos meus amigos irem pra lá, pretendo deixar a guitarra schecter já comprada lá pelos parentes do meu amigo lá nos EUA, e então eles me mandariam o numero de série da guita e eu colocaria numa Shelter branca q tenho aqui, q meu amigo vai levar pros EUA e quando chegar lá jogar a shelter fora e trazer a blackjack também na cor branca. (o q n sei é como vou colocar um numero de serie na madera da shelterzinha mas td bem aeoihu)



Afinal, somos Brasileiros...

Fail.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sobre impostos para trazer guitarra dos EUA em 2011