Guitarras do Kiko Loureiro com True Temperament (trastes tortos)

Autor Mensagem
sou ruim e vc
Veterano
# mai/11 · Editado por: sou ruim e vc
· votar


steve vai - tem que aparecer em tudo, qnd se trata de algo "inovador e revolucionario"
mathias IA sei la o que - o mais novo a receber o rótulo de revolucionario da guitarra, e blablabla.
kiko loureiro - histrionico como o vai. Tenta seguir a onda desse mathias.

Acho isso uma grande besteira.... mas... cadum cadum

Floyd N Roses
Veterano
# mai/11
· votar


SmugShooter
"Para quem não sabe, a guitarra é um instrumento que não afina. Experimente tocar uma terça maior."

"no video do Steve Vai ele diz que quando voce afina a guitarra pra um acorde em particular, ao tocar outro acorde ele vai estar desafinado.

Por exemplo na parte 1:10 do video ele falou que o acorde de Lá Maior é dificil de afinar, porque se voce afinar com as cordas soltas esse acorde vai estar desafinado.

E mesmo que voce afine esse acorde em particular (sem ser com as cordas soltas) quando voce tocar um acorde de Ré Maior em seguida ele vai estar desafinado tambem.
"


Olhaa...e eu pensando que isso era coisa da minha cabeça!!! Tem dia que eu acabo até 'desistindo' de tocá por causa disso!!! °.°


Tem vez que eu chego a ficá FRUSTRADO até com isso de "quando o Lá fica afinadinho o Ré desafina"..."quando o Sol fica certo o Mí desafina"...[e vice-versa]...!!! Já tava começando achar qeu o problema era a minha guitarra mesmo...mas depois dessa já ví que num é bem 'por aí' o negócio!!! =P



COM CERTEZAA...quando for fazer a minha guitarra vou colocar desses trastes!!! MUITO LEGAL!!! \m/




...o///~~

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


Floyd N Roses



kikiki vai lá cara, e boa sorte;)
só naõ se esqueçe q é atenção redobrada quando vai fazer a escala, viu?!




Abraços
(:

Floyd N Roses
Veterano
# mai/11
· votar


monstrona
kikiki vai lá cara, e boa sorte;)
só naõ se esqueçe q é atenção redobrada quando vai fazer a escala, viu?!


Ahhh...certezaa!!! Mas isso ainda vai demorá um "POQUINHO"!!! ^^ ...auhauhUSHAhs


Por enquanto eu vo ficando CADA VEZ MAIS MALUCO tentado afiná a minha guitarra em um 'meio termo'!!! °.º ...kkkkkkkkk




Abraçoo!!! o///~~

rafael_cpu
Veterano
# mai/11
· votar


makumbator

E aí, Makumbato!
Posso estar equivocado, mas repare, por exemplo, no 1º traste na segunda corda (naquele foto postada no primeiro post).

Quando você fizer o bend não lhe parece que partirá de uma nota e começará a subir até o ponto em que o traste recua, isto é, aumenta a distância entre ele (o traste) e a ponte, fazendo uma alteração na curva de ascensão do bend?

Em outras palavras, em uma guitarra com trastes retos o bend ocorre apenas em função do aumento da tensão na corda causado pela técnica em questão. No traste torto, há outro fator na equação: o distanciamento entre os pontos (ponte e traste) são alterados conforme o desenho do traste. Há uns muito recuados...
O mesmo em relação aos vibratos.

Não lhe parece que haverá alteração na curva de ascensão da nota? O mesmo em relação a um vibrato mais agressivo? Creio que há. Sobretudo se levarmos em conta que em determinados pontos as curvas são bastante acentuadas.

T+

makumbator
Moderador
# mai/11 · Editado por: makumbator
· votar


rafael_cpu

E aí, beleza?

Aí depende do sistema aplicado para fazer a correção nos trastes. Não sei se vc já viu um em que os trastes parecem caídos. Os do meio da escala são retos, e ao se caminhar para os extremos eles vão deitando.(não achei imagem dele para te mostrar, mas tenho em revistas aqui em casa).

Nesse caso específico que vc citou, o executante tem que aprender a compensar. quando a corda estiver na "fenda", imagino que o músico simplesmente suba mais rápido, para "cancelar" o recuo. Ou vá mais devagar, para compensar uma "ponta".

Provavelmente é só uma questão de se acostumar com a alteração de velocidade necessária para fazer o bend ficar igual(lembre-se que por mais rápido que seja um bend, a subida sempre é progressiva).

Com certeza nesse ponto deve ficar mais difícil, mas a memória muscular do cérebro é pródiga. Basta lembrar como o cérebro consegue ser adestrado para tocar afinado um instrumento não temperado(e posso te assegurar que é algo que se torna natural, apesar de parecer incrível para quem não toca instrumento assim). E se a gente move o dedo 1mm para frente ou pra trás, altera a afinação. Mas o cérebro consegue acertar o alvo com precisão.


Outro detalhe, é que é possível fazer o bend para o lado menos "problemático" de um traste sinuoso irregular(semelhante à prática de se fazer o bend na direção contrária à borda nas cordas dos extremos da escala, para elas não sairem).


No entanto, o mais seguro seria checar com que tem um instrumento com esse tipo específico de traste para checar como funciona. Mas entendo sua questão, e é perfeitamente pertinente. Eu imagino que seja possível treinar inclusive a afinar um pré bend nesses casos(o que seria mais difícil, uma vez que não se ouve a subida nesse caso)

Paul.Gilbert
Veterano
# mai/11
· votar


makumbator

Eu acho que deve ser como o escalope, no começo, é um tanto difícil, mas depois acostuma-se.

Aliás, uma curiosidade minha... Será que o escalope com trastes assim é viável? Do jeito que eu aprendi a fazer, ao menos, não daria certo. Mas existem outros métodos.

makumbator
Moderador
# mai/11
· votar


Paul.Gilbert

Também acho que é questão de prática.

Imaginando, acho que é possível fazer escala escalopada com tais trastes. Claro que ficará mais trabalhoso para se esculpir do que no sistema reto, mas desde que a escalopada siga as curvas dos trastes, deve ficar 100% perfeito.

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


Floyd N Roses


srsrsrsrsrs.. sabe que eu só fui reparar esse "defeito" na escala convencional, quando eu estave lendo esse tópico?! o.O




Abraços
(:

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


makumbator


Ih rapaz, se tiver muita paciência é claro que sai com essa qualidade, que tanto você Preza



Abraços
(:

igor petinatti
Veterano
# jun/11
· votar


Tudo bem pessoal?

Existe uma maneira mais simples de corrigir as imperfeições de afinação no temperamento igual.

Vcs conhecem "Buzz Feiten Tuning System"?

Vejam no link:

http://video.google.com/videoplay?docid=1892203861906586965&hl=pt-BR#

abraço

Rafa-Ban
Veterano
# jun/11
· votar


hehe,eu demorei um tempão e gastei uma grana pra achar as guitarras que eu queria,que se dane se soa desafinado,aposto que agora a tagima vai vender guitarras safadas com esses trastes torots a preço de ouro

renansena777
Veterano
# jun/11
· votar


Bom...
até eu tocar em uma dessas e notar a tal diferença...

pra mim nao passa de frescura

Ant--
Veterano
# jun/11
· votar


Não concordo com esses trastes temperados porque acho que o guitarrista tem que tocar com mão de moça para fazer sentido. Qualquer força a mais que vc aplicar aqui ou acolá já derruba o temperamento. Por isso acho que guitarra tem que ser do jeito que é. O cabra se vira do jeito que pode. Quantas vezes já tivemos que corrigir afinação no meio de um acorde, apenas deslizando levemente um dos dedos para baixo ou para cima, isso no meio da música e no calor da batalha. Acabar com isso seria tirar o encanto.

Floyd N Roses
Veterano
# jun/11
· votar


igor petinatti
Tudo bem pessoal?

Existe uma maneira mais simples de corrigir as imperfeições de afinação no temperamento igual.

Vcs conhecem "Buzz Feiten Tuning System"?


Caraa...entrei no site desse 'sistema'...mas mesmo assim ainda não conseguí entender! o.ô

JuniorGuitar_Svf
Veterano
# jun/11
· votar


Animal! O_O

makumbator
Moderador
# jun/11
· votar


Ant--

Não concordo com esses trastes temperados porque acho que o guitarrista tem que tocar com mão de moça para fazer sentido.

Não tem muita relação com a dinâmica. Qualquer instrumento temperado permite que se toque mais ou menos forte, sem implicar em alteração muito perceptível da afinação, dentro de seus limites particulares.

A pressão que se exerce nas cordas sobre os trastes altera a afinação em qualquer sistema(seja ele o tradicional, ou os sistemas alternativos como o mostrado nesse tópico). O músico continua podendo tocar mais forte ou mais fraco, e se passar do ponto de pressão, também vai desafinar a nota, como no sistema tradicional de trastes.

Quantas vezes já tivemos que corrigir afinação no meio de um acorde, apenas deslizando levemente um dos dedos para baixo ou para cima, isso no meio da música e no calor da batalha. Acabar com isso seria tirar o encanto.

O sistema não implica em perfeição matemática absoluta da afinação, e nem pressupõe que a corda não desafine nunca(ela continuará a ocorrer, pelos motivos de sempre: desgaste, má colocação, qualidade baixa, alterações de temperatura, excesso de pressão no traste, entre outros). Ainda é preciso afinar, e cuidar da manutenção da mesma durante a execução. Não muda absolutamente nada nesse ponto. Apenas não será mais preciso ouvir a desafinação inerente ao sistema de trastes retos. Eu acho muito melhor não ter que me preocupar com isso.

Esses sistemas apenas tornam a afinação dos trastes bem mais próximas do sistema de temperamento igual, mas não transformam a guitarra, baixo ou violão em instrumentos perfeitos, ou mais fáceis de se tocar.

Floyd N Roses
igor petinatti

O sistema do Buzz não chega a corrigir profundamente os desvios de afinação dos trastes retos. O que ele faz é melhorar a afinação principalmente nas 3 primeiras casas(que são muito afetadas pelo nut). É análogo ao que afinadores de piano fazem para corrigir o fenômeno da inarmonia(que ocorre em cordas submetidas a pressões muito grandes).

Mas ele não age nos trastes mais afastados do nut, e não permite que se construa um instrumento de trastes em um temperamento desigual(diferente do sistema mostrado nesse tópico, que é mais eficaz e versátil).

Floyd N Roses
Veterano
# jun/11
· votar


makumbator
O sistema do Buzz não chega a corrigir profundamente os desvios de afinação dos trastes retos. O que ele faz é melhorar a afinação principalmente nas 3 primeiras casas(que são muito afetadas pelo nut).

AH...então nesse 'sistema' só se troca o nut da guitarra?! o.ô


É análogo ao que afinadores de piano fazem para corrigir o fenômeno da inarmonia(que ocorre em cordas submetidas a pressões muito grandes).

Caraa..você escreve tão bonito!!! *__* ...Um dia eu ainda aprendo a escrever assim!!! ^^ ...sahAUHASUhs




...o///~~

makumbator
Moderador
# jun/11
· votar


Floyd N Roses

AH...então nesse 'sistema' só se troca o nut da guitarra?! o.ô

Sim, mas funciona bem nos acordes montados nas primeiras posições. É bem legal, inclusive!

Já toquei em uma guitarra Washburn que vinha com esse sistema de fábrica. Os acordes das primeiras posições que envolvem corda solta e presa soam especialmente muito melhores.

Mas comercialmente o sistema não "pegou", apesar de relativamente barato, simples e eficiente nas 3 primeiras casas do instrumento.

Caraa..você escreve tão bonito!!! *__* ...Um dia eu ainda aprendo a escrever assim!!! ^^ ...sahAUHASUhs

hashashhsa! Deve ser por eu ter feito jornalismo na faculdade. Mas eu sempre acho que escrevo demais. Tudo o que escrevo poderia ser refeito de maneira mais simples e curto...hehehe!

Floyd N Roses
Veterano
# jun/11 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


makumbator
Sim, mas funciona bem nos acordes montados nas primeiras posições. É bem legal, inclusive!

Já toquei em uma guitarra Washburn que vinha com esse sistema de fábrica. Os acordes das primeiras posições que envolvem corda solta e presa soam especialmente muito melhores.

Mas comercialmente o sistema não "pegou", apesar de relativamente barato, simples e eficiente nas 3 primeiras casas do instrumento.


OPAA...parece ser legal mesmo então!!! :]]


Você sabe onde eu consigo comprar um desses pra colocar na minha strato? o.ô ...Me interessei nele agoraa!!! =P


hashashhsa! Deve ser por eu ter feito jornalismo na faculdade

Ahhh...tá explicado né!!! ^^


Mas eu sempre acho que escrevo demais. Tudo o que escrevo poderia ser refeito de maneira mais simples e curto...hehehe!

Nadaa! Quando o escritor é BOM...umas palavrinhas 'à mais' nunca são DEMAIS!!! ;D ...rsrsrssss




...o///~~

Ant--
Veterano
# jun/11
· votar


makumbator
O sistema não implica em perfeição matemática absoluta da afinação, e nem pressupõe que a corda não desafine nunca(ela continuará a ocorrer, pelos motivos de sempre: desgaste, má colocação, qualidade baixa, alterações de temperatura, excesso de pressão no traste, entre outros). Ainda é preciso afinar, e cuidar da manutenção da mesma durante a execução. Não muda absolutamente nada nesse ponto. Apenas não será mais preciso ouvir a desafinação inerente ao sistema de trastes retos. Eu acho muito melhor não ter que me preocupar com isso.

Não sei se é porque tenho o rock na veia, mas quanto mais descomplicado melhor. Meus heróis são/eram rústicos e assim também é/era a guitarra deles. "Close enough for Rock'n Roll" é uma frase que sempre gostei de repetir para dar um fim aos loopings de problemas que surgem na hora de um setup.
Mas cada um é cada um :)

Abç

igor petinatti
Veterano
# jul/11 · Editado por: igor petinatti
· votar


Na verdade eu sou o único autorizado no Brasil a instalar o sistema (Buzz Feiten Tuning System)e posso garantir q a melhora é real e por todo o braço,acima eu postei o link do video demostrativo onde a execução não é focada no 3 primeiros trastes e sim no "meio" do braço.O metodo não se resume ao nut e sim no conjunto de nut + entonação(especialmente desenvolvida por Buzz Feiten).Esse sistema além de proporcinar melhora entorno de 95%(garantido pela marca)é praticamente "invisivel"não desfigurando o visual original do instrumento.
A INSTALAÇÃO SÓ PODE SER FEITA POR LUTHIER COM TREINAMENTO E AUTORIZAÇÃO ,ENTÃO NÃO EXISTE LOJA QUE VENDENDO.
abraço

http://www.buzzfeiten.com/dealers/southamerica/sa.htm

http://video.google.com/videoplay?docid=1892203861906586965&hl=pt-BR#

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.198463870174638.47174.1000003 30792392

rafael_cpu
Veterano
# jul/11
· votar


igor petinatti

E aí, Igor! Blz?
Você teria algum vídeo em português apresentando este sistema?
Ele pode ser aplicado em qualquer guitarra? Exige instalação de peças ou é apenas ajuste?
T+

igor petinatti
Veterano
# jul/11
· votar


Opa blz,

Ainda não tenho o video em português,mas vou fazer ou legendar esse.
pode aplicado em qualquer guitarra ou baixo e exige a alteração do nut + o ajuste

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


Guitarra é uma praga de afinar.

Se afina em G aberto, os acordes ficam todos desafinados.

Mesmo afinação meio tom abaixo, começando em Eb, ao colocar um capo na primeira casa pra simular a afinação normal, já tem corda levemente desafinada.

igor petinatti
Veterano
# jul/11
· votar


uma pergunta sobre o forum,
como faço pra saber se alguém está postando?

rafael_cpu
Veterano
# jul/11
· votar


igor petinatti

Você se refere a acompanhar o tópico e receber por e-mail avisos de novas postagens? Ou saber se alguém está postando/escrevendo no momento em que você está lendo ou postando/escrevendo também (para evitar que sua respostas saia atrasada)?

No primeiro caso não há outra forma senão acompanhar colocando o cursor sobre o seu nick no canto direito superior da página (não precisa clicar). Abrirá algumas opções, clique em Últimas posts. Aí aparecerão os tópicos dos seus últimos posts e poderá verificar se houve novos posts ou se o seu é o último.

No segundo caso não há jeito algum que eu conheça.

Aguardando seu vídeo com o sistema Buzz Feiten.
T+

igor petinatti
Veterano
# jul/11
· votar


blz
valeu!!!

Ken Himura
Veterano
# ago/11
· votar


Estou só esperando a hora pra ver quando os fabricantes vão olhar pro passado de novo e começar a usar trastes móveis, como todos os instrumentos de cordas tangidas que acabaram influenciando o violão e a guitarra.

edalko
Veterano
# ago/11
· votar


igor petinatti

A minha Tom Anderson tem o sistema Buzz Feiten e a afinação no meio do braço, principalmente nas cordas 2 e 3 é praticamente perfeita.

Sou pentelho com afinação, e geralmente quando vc afina uma guitarra, vc tem uma perfeição quanto aos acordes feitos entre 1a. e 3a. casa. Poré, quando se faz acordes entre a 5a. e 7a. casa há uma ligeira desafinação (mesmo com 8a. reguladas).

Isso nao ocorre com a Tom Anderson.

Mas só um adendo. Minha DiCastelli's Custom, feita em 1993, com sistema normal, afina perfeitamente também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras do Kiko Loureiro com True Temperament (trastes tortos)