Guitarras do Kiko Loureiro com True Temperament (trastes tortos)

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# abr/11
· votar


Para mim bonito ou feio pouco importa. Acho o sistema Buzz Feiten mais legal (usados nas Suhr e Tom Anderson). A questão é que não acho minhas guitarras "normais" altamente desafinadas ou que me incomodem muito em relação a afinação.

Na realidade para mim todos esses sistemas modernosos e/ou computadorizados nas guitarras são totalmente dispensáveis numa boa guitarra. Como o Plek das Gibson, por exemplo.

SmugShooter
Veterano
# abr/11 · Editado por: SmugShooter
· votar


bruzdo
que diferença tem com esses trastes?


no video do Steve Vai ele diz que quando voce afina a guitarra pra um acorde em particular, ao tocar outro acorde ele vai estar desafinado.

Por exemplo na parte 1:10 do video ele falou que o acorde de Lá Maior é dificil de afinar, porque se voce afinar com as cordas soltas esse acorde vai estar desafinado.

E mesmo que voce afine esse acorde em particular (sem ser com as cordas soltas) quando voce tocar um acorde de Ré Maior em seguida ele vai estar desafinado tambem.

Mas os traste "tortos" são calculados pra corrigir esse problema ja que eles aumentam/diminuem o comprimento da corda pressionada em cada nota... Aí o braço inteiro da guitarra sempre vai estar afinado

Leomju
Veterano
# abr/11
· votar


Toda novidade é bem vinda! Guitarra é aperfeiçoamento!

Mas só não pode algum doido querer dizer depois que as guitarras de trastes retos são uma porcaria e tal... e olha... tem gente que vai dizer!

JKPage
Veterano
# abr/11
· votar


Isso porquê o Steve Vai que tá usando. Novidade, só ele pra encontrar no mercado essas coisas enfadonhas e transformar numa febre.

d1rc3u
Veterano
# abr/11 · Editado por: d1rc3u
· votar


Mas ei ainda estou muito intrigado com a questão dos Bends nesses trates. Como que os dedos vão fazer essa "curva" absurda que os trastes fazem?

Teria que colocar o dedo bem no meio da casa e dependendo da proximidade entre um traste e outro... FUDEU. hehe

Mas sobre o sustain. As guitarras Steve vai sempre tiveram um Sustain absurdo. Parece até um Sustain infinito!

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Bah, que coisa tosca!

Sauro
Veterano
# abr/11
· votar


Nossa cara que coisa mais sem noção... Isso não vai te impedir de tocar os classicos, eles só deixam as notas mais "afinadas", eles não mudam completamente as notas nem alteram o timbre monstruosamente.

aposto que voce só disse isso porque o jberbetz postou primeiro, o pessoal aqui gosta de adotar a opinião dos outros como verdade absoluta...

E se isso ficar popular provavelmente vai ser como algo opcional, igual como quem escolhe ter uma ponte fixa ou floyd rose, se isso acontecer o cara que é luthier assim como qualquer outro profissional terá que se atualizar pra atender os clientes.


Bom, postei mais de um motivo... Logo, copiar ou não UMA opinião anterior não melhora ou piora minha argumentação...

Em segundo lugar, se você acha legal essa essa construção e acha q é a evolução natural... beleza! Mas sua argumentação é tão original quanto a minha... Afinal aposto que você ainda não tocou com uma guitarra com esses trastes...

Minha opinião é a opinião de um conservador qualquer que está averso a uma mudança tão grande: modifica o jeito de construir, o jeito de tocar e a forma de ouvir... Se não gostou da minha opinião: paciência!

Sauro
Veterano
# abr/11
· votar


Mas sobre o sustain. As guitarras Steve vai sempre tiveram um Sustain absurdo. Parece até um Sustain infinito!

E realmente tem sustain infinito... Ele usa, no cap do braço, o fernandes sustainer...

Queria ter na minha, mas precisaria fazer um buraco na madeira pra caber.

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar


mais qndo for faze bens a corda n desce pro trate da otra corda,assim desafinando tudo?

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/227856/

SmugShooter
Veterano
# abr/11 · Editado por: SmugShooter
· votar


ogner

Amigo, essa tecnologia ja BASTANTE antiga. Minha colocaçao acima foi somente por uma cara do nipe do Kiko dar uma declaraçao dessa ( nada contra ) mas seus seguidores ( normal que Kiko maniacos nao conheçam isso ) vao ficar em polvorosa.


Não é uma coisa tão popular assim, e é pouco divulgado, do mesmo jeito que a Apple ja fazia aparelhos com touchscreen em 1990 porem só ficaram famosos agora.

Voce sublinhou no post que é uma coisa BASTANTE antiga e que é normal pessoas como os "kiko maniacos" não conhecerem...

mas voce provavelmente só descobriu que era algo antigo depois de pesquisar porque no outro topico sobre true temperament de 2010, voce disse que tambem não conhecia isso, e só faz 1 ano.

Só pra deixar claro não estou querendo arrumar briga. Na verdade não curto angra e não sou fã do kiko, só não achei necessario esse seu tipo de post meio que se gabando como se esses trastes fossem algo super conhecidos. hehe

monstrona
Veterano
# abr/11
· votar


prefiro brAÇO em leque D:

J.Mendez
Veterano
# abr/11
· votar


monstrona
prefiro brAÇO em leque D:

Leque? Como assim...? Escalopado, vc quer dizer? Tipo a Fender YM?

monstrona
Veterano
# abr/11
· votar


bem.. não é exataemtne desse jetio da fender.. mias é assim
Link:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://mustapickguitars.co m/custom/1.jpg&imgrefurl=http://www.violao.org/lofiversion/index.php/t 349-50.html&usg=__GjS6rqz1QKPFK6OIcc3qxkxShlQ=&h=750&w=399&sz=42&hl=pt -BR&start=0&zoom=1&tbnid=IYXe3y54Y9az9M:&tbnh=143&tbnw=77&ei=3JysTYevM 6-H0QGP2en5CA&prev=/search%3Fq%3Descala%2Bem%2Bleque%26um%3D1%26hl%3Dp t-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1 366%26bih%3D575%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=1003&vpy=26&dur=8 49&hovh=308&hovw=164&tx=93&ty=129&oei=3JysTYevM6-H0QGP2en5CA&page=1&nd sp=21&ved=1t:429,r:5,s:0




Abraços
(:

monstrona
Veterano
# abr/11 · Editado por: monstrona
· votar


Ps: dizem que esse braço ajuda muuuuuito na Velocidade e na tocabilidade, dando assim, mais conforto a tocabilidade

Abraços
(:

TheDivisionFloyd
Veterano
# abr/11
· votar


Sauro

realmente ele tem sustain por causa do cap fernandes e tudo mais
porem se voce é consevador eu tbm sou mas diferente de voce quero toca os classico porem...
da forma mais afinada possivel que é o objetivo desse traste


modifica o jeito de construir, o jeito de tocar e a forma de ouvir... Se não gostou da minha opinião: paciência!

realmente muda a construção o traste é ajustado exatamente pra gera uma freqüência correta , nao vejo lado ruim nisso

jeito de tocar honestamente nao boto muita fé mas claro algo muda até na troca de corda muda , seguindo sua lógica fique com sua corda para sempre ou nunca mande um luthier ajustar sua guita mas tudo bem ...

mas sobre o jeito de ouvir essa doeu foi o motivo de eu escreve tudo isso , até onde eu sei e me corrija se eu estiver enganado tendemos pelo menos eu a tocar o mais afinado possivel pra que o som saia mais hamornico , entao como algo que melhora a afinaçao pode piora em alguma coisa seu classicos sao as mesmas notas so que tocadas com mais distinção

espero que nao se irrite mas é minha opinião como a sua

Ian Anderson
Veterano
# mai/11
· votar


apesar da curiosidade de tocar num dessas, ainda sim acho isso muita frescura

isso eh mais pra satifação de um ego chato de musico... jah q o publico em geral não notaria uma corda desafinada a meio tom... que dirá um infinitésimo de tom que pra muitos musicos estão satifeitos com isso.

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


Por que não tiram logo os trastes?

Widdly Scuds
Veterano
# mai/11
· votar


Alguém sabe realmente como funciona isso? Por que se uns intervalos soam mais puros outros vão soar menos, umas tonalidades vão soar melhor que outras. Esse true temperamente é baseado em que tipo de divisão de oitava?
Parece prometer muita coisa, mas não sei não, hein.

Paul.Gilbert
Veterano
# mai/11
· votar


Widdly Scuds

A guitarra é um instrumento temperado(com trastes), isso faz com que a divisão dos comas(subdivisões dos tons), não seja perfeita, o que gera intervalos que não são perfeitos.Partindo da nossa afinação padrão, que nada mais é do que um acorde de Em7, haverá intervalos dentro de outros acordes que não soarão perfeitos.

Confira:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/2231/

O que estes trastes fazem é tornar estes intervalos perfeitos como em um instrumento não temperado(um piano por exemplo). Eu particularmente acho isto muito interessante e ainda quero ver se consigo me adaptar. Em teoria, o som vai ficar muito mais agradável em uma banda de Jazz por exemplo, onde vc toca com diversos instrumentos não temperados. Ou ainda, quando vc usa progressões que envolvem vários tipos diferentes de acordes, todos soariam afinados.

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


Pra mim isso é bobagem! (E sim eu sei que faz diferença, mas pra mim ainda é bobagem!)

Johnny Favorite
Veterano
# mai/11
· votar


nada de bend né? se quiser instrumento afinado mesmo tire os trastes e use um fretless.

Widdly Scuds
Veterano
# mai/11 · Editado por: Widdly Scuds
· votar


Paul.Gilbert
Piano é um instrumento temperado.
E o que você não me falou é como esse sistema pretende atingir esses intervalos perfeitos. Porque o negócio é muito mais complicado do que parece.
Você pode chegar na afinação de um F# de vários jeitos. Um é se baseando na escala igualmente temperada, 440 * 2^(9/12), que dá 739,99, ou fazendo as quintas, A, E, B, F#, (440 * 3/2 * 3/2 * 3/2)/2 = 742,5 ou partindo de A e fazendo o intervalo de sexta, 440 * 5/3 = 733,33... de qualquer forma, resultariam em um Gb diferente em todos os casos, com exceção do temperamento igual, que é o que se usa na guitarra.

Pra mim esse temperamento parece coisa pra enganar os leigos na guitarra. Afinação perfeita não existe, aliás, parte da riqueza no timbre dos instrumentos está na inharmonia, a "desafinação" dos componentes senoidais do espectro sonoro, sons absolutamente harmônicos só existem na música eletrônica.

Drinho
Veterano
# mai/11 · Editado por: Drinho
· votar


Muito legal esse negócio mas acho que a pequena desafinação das notas em trastes paralelos quando a guitarra está afinada no diapasão não me incomoda a ponto de eu ter que abrir mão de fazer meu A maior com overdrive hehehe....
Não me sinto preparado para essa mudança ainda, quem sabe um dia...
E pelo que eu entendi, me corrijam se eu estiver enganado se a guitarra estiver afinada no diapasão vários acordes que são comuns vão soar desafinados porque eles funcionam com as cordas afinadas de forma aberta como o exemplo do lá maior que o steve vai deu e o sistema busca corrigir diferenças nas notas que costumam sair ligeiramente de afinação.
Colocar a estabilidade de um piano na guitarra não me parece ser uma tarefa simples.
E outra coisa, como escalopar uma guitarra dessas? Eu não vivo mais sem meu escalope.

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


tem uma explicaçao muito boa do makumbator no outro topico sobre esse assunto.
até dei uma desenterrada lá.
acho o seguinte,se voce não é virtuoso ao cubo,não precisa se preocupar com esses trastes não.acredito que pra tirar um som
mais puro com eles,tirar todas as possibilidades dele e tals.
mas que é o aperfeiçoamento da escala do instrumento não tem dúvidas né..
no mínimo muito interessante.

DINO EK
Veterano
# mai/11
· votar


bruzdo
E por acaso quem te escuta, fala de vc por causa que vc toca bem, ou pq tem os trastes tortos?

Paul.Gilbert
Veterano
# mai/11
· votar


Widdly Scuds

Eu quis simplificar para não virar um texto científico...

Ok, quanto ao piano vc tem razão, troque por algum fretless rs.

Mas não concordo contigo, esses dias estava lendo o Mozart Mello falando sobre algumas alterações que ele fez em uma de suas guitarras com o Seizi. Ele dizia que quando tocava em uma banda de jazz, com um instrumento não temperado, certos acordes soam desafinados, e isso é a mais pura verdade. Esses dias mesmo eu estava fazendo uma progressão do Miles Davis, Da música Tune up, que começa com um E79 e combina acordes E713 também, e quando eu fazia o walking bass, eu percebia desafinações, mesmo com a guitarra afinadíssima.

Mas não sei se eu me adaptaria a estes trastes, essa é a maior preocupação. Porém veja bem, a PARKER, famoso fabricante de guitarras, conseguiu melhorar bastante essa disparidade de tons, apenas mudando a angulação do braço.

E o que você não me falou é como esse sistema pretende atingir esses intervalos perfeitos.

Isso é o motivo dos trastes tortos! Eles ao invés de dividirem a afinação de forma tradicional(temperamento igual), dividem aonde os intervalos casam com cada acorde. Não sei se poderia chamar isso de temperamento desigual, afinal não sou dono da fábrica, estou te falando o que li sobre.

Perfeição de fato não existe nos instrumentos humanos, mas é possível melhorar muito a divisão de tons. Na lutheria, um método que muitos usam inclusiva a PRS, é uma leve mudança na angulação do braço e uma aproximação milimétrica do Nut em relação a escala.

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


SmugShooter
sabe.. esse seu post, me fez lembrar um livro que eu tenho aqui em casa, que fala de Aliens,tecnologia até 2050 e civilizações antigas

e o que mais absurdo dessa história, é que o livro é de ficção científica dos anos 80
:O



Abraços
(:

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


J.Mendez


Não rapaz,o nome é esse mesmo,só que instrumentos com os trastes assim, se limita a acessibilidade apenas as Oficina de Luthiaria , em QUASE NENHUMA loja que venda instrumentos musicais, vc encontrará instrumentos com essas escalas

Particulamente desconheço qualquer empresa de instrumentos musica,que tenha se proponhado a fazer escalas desse jeito..
se soube de alguma, gostaria q me infomasse



Abraços
(:

Socomegaton
Veterano
# mai/11
· votar


Eu me apaixonei pela guitarra de trastes retos, então eu vou continuar com ela de trastes retos.

Não me venham com guitarras com botox, silicone, piercing no umbigo... não!

Deixem a minha guitarra com estria e celulite mesmo, que eu gosto dela assim.

Sou homem, pô! kkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras do Kiko Loureiro com True Temperament (trastes tortos)