A mídia brasileira não gosta de bons guitarristas. Se Satriani nascesse aqui, seria ícone mundial ?

Autor Mensagem
Viciado em Guarana
Veterano
# mar/11
· votar


SmugShooter
Acho que realmente não dão muito valor aqui. Obvio que todo mundo aqui nesse forum mesmo quem não é guitarrista deve conhecer o Kiko Loureiro. Mas pouco se fala nele nas grandes mídias...
Pior! Antes de eu começar a entrar no fórum eu nem sabia quem era Kiko Loureiro! E os meus colegas de escola (adolentes em fase escolas, onde a música no Brasil acontece) tbm não sabem quem é.

Um bando de hereges que olham o Steve Vai e Satriani tocar com o desdém de quem nada tivesse acontecido! >:(

Mas isso é pura influência cultural! A cultura desse país está podre, ou apodrecendo numa alta taxa de decomposição.

É como diz o meu professor de Ed.Física, são tudo um bando de Chicó (turma do "sabê, eu num sei, só sei que é assim!")!

jberbetz
Veterano
# mar/11
· votar


Sério: o esquema é não assistir TV aberta. TV a cabo é um pouco melhor, mas se salva pouca coisa na prática...

Eu penso o seguinte: se alguém me fala que prefere Zorra Total a Seinfield, eu concordo que é gosto pessoal e que devo respeitar a pessoa; mas, sinceramente, sem querer desrespeitá-la, a considerarei de baixo nível intelectual e de péssimo gosto. Simples. O que não é necessáriamente "ruim", apenas sentirei pena e desejarei o bem para essa pessoa. Alguém pode pensar o mesmo de mim pelos meus gostos...quem sabe...

O que pode ser debatido é a causa da maioria das pessoas gostar de algo que é "ruim"...aí todo o contexto está envolvido e eu acho que muita coisa influencia.

O que podemos fazer é tentar educar nossos filhos pra que saibam/possam apreciar coisas mais evoluídas e para que tenham o máximo de consciência possível das coisas. E, muito importante também, ensinar a evitar o conflito...de nada adianta uma filosofia de vida se esta o leva a conflitos e stress e, por consequencia, lhe faz mal.

Abraços!

Rabbit
Veterano
# mar/11
· votar


Só o nichendrix pra salvar um tópico cheio de generalizações baseadas em pura falta de informação e conhecimento.

Moro nos EUA a quase 10 anos e nunca, digo NUNCA ouvi Satriani numa radio, muito menos em tv aberta. A diferença é que aqui o povo não fica choramingando, reclamando da mídia corporativa. Quando o povo quer ouvir música "boa", eles vão a busca da mesma, vão a um bar, um open mic, vão prestigiar o artista local e não esperam a mídia dar de presente o que eles querem ouvir.

Ir atrás do que você quer é uma opção, outra opção é ficar em casa na frente de um computador reclamando de político, da mídia, dos ricos e tudo mais. Acho que isso é o que diferencia uma população desenvolvida pra uma de terceiro mundo.

mr.moretti
Veterano
# mar/11
· votar


Viciado em Guarana

Cara, esse negócio que a cultura do país está pobre é puta conversa fiada. Nós temos estilos de músicas dos mais variados aqui, com várias variações e de diversas partes do país. Vc está julgando a nossa cultura porque os seus amiguinhos não conhecem o steve vai. Pensa bem como isso é ridículo.

Rabbit
Isso ae

Allan.Melo
Veterano
# mar/11
· votar


De novo esse blá blá blá e generalização de "Mídia é isso..." , " Povo brasileiro sem cultura".

Cacete, eu tive contato com uma porrada de gringo ultimamente, e digo: Nenhum tem gosto que o pessoal do FCC considera "Bom". O pessoal acha que é melhor em outro paísers

Vai achando que em qualquer esquina dos EUA tem um Bluesmen tocando.


Outra coisa, saindo totalmente do tópico.

Na boa? Fico bolado que esses mulequinhos (não que seja "o" maduro) aqui do FCC falando sempre as mesmas coisas : " Meus amigos do colégio só ouvem músicas modinhas e não tem bom gosto musical...mi mi mi".

E estes se acham melhores que os outros só por gostarem de um gênero diferente e vem reclamar do "mau gosto" desses amigos aqui no FCC.

E o Brasil musicalmente é bem mais rico que qualquer "País de Gringo" por ai. E nem por isso estes dão valor.

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leomju: creio que a mídia Brasileira, não gosta muito de boa música

Na boa, "ninguém" conhece Satriani. Só mesmo quem toca guitarra, é músico ou um ouvinte muito fã de Música. Enfim, isso deve representar menos de 0,1% da população brasileira.

Pra que a mídia aberta iria difundir algo que não é interessante pro seu público?

ícone mundial

Vamos baixar a bola né? Fica até parecendo que guitarristas são "OS CARAS"...

Abs

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia
Na boa, "ninguém" conhece Satriani. Só mesmo quem toca guitarra, é músico ou um ouvinte muito fã de Música.
Eu me considero tudo isso aí, e nem conheço o Satriani... tipo, ouvi muito pouca coisa e o pouco que ouvi achei uma meleca sem-graça...

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Rabbit

Vc está enganado, isso é um site de debates cara, um fórum... hehehe

Ninguém tá choramingando não! Estamos debatendo a realidade do Brasil e não de onde vc mora... e tem mais, se me pagassem milhões pra morar ae, eu preferia ficar aqui mesmo!

Mas enfim, o desnível cultural existe em todo lugar, mas dizer que os guitarristas brasileiros são tão conhecidos como os de fora... isso não mesmo! Compare as vendas do Sidnei Carvalho e do Malmsteen e vai ver do que estamos falando.

Sei que idiotice e banalização existe em todo lugar, mas Clapton Veio no RS e 7000 pessoas foram assistí-lo em uma tourne mundial... sacanagem, porque 7000 geralmente vão assistir o time de série "D" aqui da minha cidade todo domingo!

Agora... essa idéia sua de ficar vendo um monte de lixo invadir a TV e a gente ficar com um sorrisinho amarelo dizendo: Que legal que tá cheio de porcaria, vamos viajar 1500Km pra ver uma música legal, porque nos oito clubes aqui da área vai tocar o Bonde das Popozudas... ae é pra reclamar hein cara... não é pra mim não!

Não é o caso de ofender ninguém, mas é ter atitude e dizer o q pensa, o que falta pra mocidade hoje em dia!

Acho que essas coisas tem crescido pela falta de soltarmos nossa mensagem... isso é o que moveu o Rock e motivou os ídolos a tocar o instrumento dos inconformados... a guitarra elétrica!!!!

Guitar_Gafanhoto
Veterano
# mar/11
· votar


Rabbit e Allan.Melo

É isso aí!

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Se vc conhecesse eu ia estranhar, porque o cara não tá em todo lugar por causa da mídia pobre mesmo!!! Agora, vc não conhecer, ae... acho falta de informação pessoal, o cara é um dos mais influentes professores e guitarristas dos últimos tempos! Tem modelo próprio lançado pela Ibanez e não pela Tagima!

MauricioBahia

Se Satriani tocar na Eslováquia, vai ter público que o conhece! Já a Cláudia Leite... e tem mais... pegue toda a venda do Angra e compare com as do cara... o cara é mundial sim... e é um músicos instrumental que quando vem aqui, todo mundo fica babando, agora, o porque pouca gente conhece, é o assunto do tópico!!!

Manubio
Veterano
# mar/11
· votar


Vixi, mais um tópico destes?

Quero ver quando eu falar que não acho bandas como Cine tão ruins assim.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leomju: é um músicos instrumental que quando vem aqui, todo mundo fica babando

Procurei na busca por "Satriani Brasil" e temos 4 tópicos, sendo que apenas um tem mais de 1 página!

No tópico comentando sobre o show, de 2008, só notei 2 pessoas que foram ao show e apenas 14 comentários...

Sei lá velho, acho que nem aqui no FCC dá IBOPE! :)

Abs

nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar


Allan.Melo
Leomju
Mas enfim, o desnível cultural existe em todo lugar, mas dizer que os guitarristas brasileiros são tão conhecidos como os de fora... isso não mesmo! Compare as vendas do Sidnei Carvalho e do Malmsteen e vai ver do que estamos falando.

Cara, eu não acho que isso seja fruto necessariamente da mídia, mas do trabalho de marketing que se faz. Se tu for pensar, o Kiko Loureiro é tão conhecido no meio em que atua quanto o Malmsteen (e olha que eu não curto muito nem um e nem o outro), isso não se deve a uma questão de talento, mas a uma questão de marketing, que os dois souberam fazer muito melhor que a média.

O Eric Johnson até 1986 era um completo desconhecido que tocava nas budegas de Austin, foi quando o editor da Guitar Player americana foi lá entrevistar alguns guitarristas de Texas Blues como o SRV, Albert King, Albert Collins etc, e ao ir num barzinho tomar umas biritas e viu o cara tocando, achou aquilo do outro mundo e ao invés de fazer a capa sobre o Texas Blues, lançou uma matéria intitulada "o maior guitarrista do mundo que você nunca ouviu falar"

Até aí era um guitarrista local com 2 albuns desconhecidos lançados. O mesmo ocorreu com o Satriani.

Se tu for olhar pros outros 2 debulhadores de notas do G3 antigo, Vai e Malmsteen, o sucesso relativo deles é muito maior porque sempre deram um jeito de se manter na midia, sempre fizeram pontas em outras áreas ou com pessoas mais famosas que eles, como aparições em cinema e shows de outros guitarristas, e praticamente iniciaram a moda das guitarras signature de série.

Enfim, os outros depois foram na onda, conseguiram o que muitos procuram que é uma vida boa vivendo de musica, seguindo o mesmo modelo (um bom trabalho de marketing em cima de um músico talentoso).

E pra ver que nem mesmo isso conseguiu a eles um grande reconhecimento do público, a exceção do público especializado, o que obvio abriu muitas portas para eles ganharem a vida, mas estão longe de ter a vida de um músico realmente popular como é por exemplo Van Halen ou Clapton, que chegam a ganhar por show o que esses caras ganham por ano.

Sei que idiotice e banalização existe em todo lugar, mas Clapton Veio no RS e 7000 pessoas foram assistí-lo em uma tourne mundial... sacanagem, porque 7000 geralmente vão assistir o time de série "D" aqui da minha cidade todo domingo!

Eu não acho isso sacanagem não, e duvido que o Clapton tenha achado.

A verdade é que temos um padrão que via de regra é muito além do que esses caras estão acostumados, tu vê Rolling Stones fazendo show pra 1 milhão de pessoas no Brasil (ou os 3,5 milhões do Rod Stewart), Paul McCartney fazendo show no Maracanã pra 180mil pessoas (o primeiro) e acha que isso é o que esses caras estão acostumados.

Só que essa não é a realidade, na maior parte do mundo, um estádio esportivo ou ginásio, é feito para algo entre 5 e 20mil pessoas, raramente você vê estádios e casas de show com capacidade acima disso. Todos os shows lendários do Madison Square Garden só foram para pouco mais de 18mil pessoas, os shows do Royal Albert Hall são para 5440 pessoas, e o lendário Filmore West só cabua 3000 pessoas.

Então quando tu vê os estádios lotadões lá na TV, pode contar que são estádios para essa faixa de público entre 10 e 20mil pessoas.

Na Europa inteira vão existir uma dúzia ou menos de estádios com mais de 40mil lugares, aqui no Brasil, 40mil lugares é um estádio de médio porte. Enfim, vivemos em uma realidade em que shows de musica tem proporções gigantescas, coisas que eles só vêem em grandes festivais e mesmo assim uma vez a cada trocentos anos.

Por isso que se você for procurar no Guiness, vai ver que há mais de 20 anos os recordes de maiores shows do mundo são aqui (atualmente Paul McCartney no Maracanã em 91 e Rod Stuart em Copacabana).

Agora... essa idéia sua de ficar vendo um monte de lixo invadir a TV e a gente ficar com um sorrisinho amarelo dizendo: Que legal que tá cheio de porcaria, vamos viajar 1500Km pra ver uma música legal, porque nos oito clubes aqui da área vai tocar o Bonde das Popozudas... ae é pra reclamar hein cara... não é pra mim não!

Acho que a ideia do Rabbit não é essa, pelo contrário, acredito que ele esteja sugerindo o que foi feito na minha cidade natal.

Lá não tinha cena metal, não tinha cena blues, não tinha cena rock and roll, não tinha cena jazz, não tinha erudito, 15-20 anos atrás não tinha nada além de forró, eletronica e uns rock-popzinhos nacionais dos anos 80 (nada contra eu particularmente adoro).

Então quem tocava e não tinha onde tocar começou a se reunir em lugares públicos, praças, na casa de alguém e montava o equipamento ali e tocava, quando começou a dar um pouco mais de gente que o pessoal das bandas, alugava um espaço e juntava 10 bandas pra tocar um show, depois isso cresceu, ficou um show com 10 bandas 1 vez a cada 3 meses, depois uma vez a cada 2 meses, depois 1 vez por mês, depois 1 vez por semana, e assim foi com metal, hard rock, classic rock, blues, rockabilly, jazz, e em parte musica erudita (já que o que a sinfônica local faz é bem parecido com isso, com a vantagem de que eles tem um teatro só deles).

Anos depois, Teresina abrigava o terceiro maior festival regular do Brasil e mais diversos festivais menres, regionais, mas que sempre contavam com atrações nacionais, hoje é uma cidade que tem pouco menos de 1 milhão de habitantes, mas que praticamente todos os dias da semana tu encontra shows de praticamente todos os estilos. Forró ainda é o mais popular, mas existem muitas, mas muitas opções para quem não ouve, e é um dos poucos lugares que conheço no Brasil que pode-se reclamar de tudo menos de não ter opção do que ouvir, já que virtualmente qualquer estilo nacional ou de fora tu encontra lá em algum lugar sendo tocado.

Creio que isso que o Rabitt quis dizer, ao invés de reclamar, porque não organizar as coisas pra esses shows chegarem nas cidades menores?

Hoje já está até fácil, pois existem dois sites a lá groupon só pra comprar shows de grandes bandas, você junta numero X de pessoas e compra um dia de turnê na tua cidade.

Emogotic
Veterano
# mar/11
· votar


Não é só a música virtuosa que é de boa qualidade.

Como já mencionaram aqui no FCC... "Só quem gosta desse tipo de música é músico ou aspirante a músico". Eu até escuto, mas jamais pagarei para ficar contemplando um cara fazendo "malabarismos" com um instrumento. Quando vou a um show eu vou me divertir, não assistir a uma aula.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Leomju
Se vc conhecesse eu ia estranhar, porque o cara não tá em todo lugar por causa da mídia pobre mesmo!!! Agora, vc não conhecer, ae... acho falta de informação pessoal, o cara é um dos mais influentes professores e guitarristas dos últimos tempos! Tem modelo próprio lançado pela Ibanez e não pela Tagima!
Cara, vc não pode (nem deve) julgar as pessoas assim... eu não conheço pq não gostei. Vc gosta de Gentle Giant??? De King Crimson??? De Secos & Molhados??? Casa das Máquinas??? O Terço??? Los Kjarkas??? Eles tb não estão na mídia e tampouco no fórum, mas eu conheço... e bem!!!

"Se vc conhecesse eu ia estranhar"... pq??? Quando eu ouço alguma coisa que gosto, eu vou atrás... pq já se foram os anos 90... nos anos 90 eu ficava antenado na 89, na Mix e na Brasil 2000 pra ouvir as novidades. Hoje, desencanei... vou por indicações e então filtro pelo meu gosto!!!

Ele pode até ser um dos mais conceituados professores e guitarristas mais influentes de todos os tempos... mas não gosto do que ele, Vai, Malmsteen, Van Halen fazem... sacou???

A mídia é uma bela porcaria mesmo, mas acho que se o cara souber onde divulgar (MKT), ele acha o pote de ouro!!! Veja o Arctic Monkeys... hoje tá com gravadora e na mídia, mas vá ver onde começaram!!!

Abraço
:)

PS: antes de gerar uma guerra, só estou expondo meu ponto-de-vista.

Emogotic
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Eu também penso assim.

Essa foi a primeira vez em que eu vi alguém citar O Terço nesse fórum. Adoro o Terço, principalmente na fase do Flávio Venturini e do Magrão.

Abçs

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
· votar


aqui em oklahoma na tem radio pra tudo quanto é gosto . mas na tv de povão realmente só passa merda (falando de musica) a diferença é que aqui passa house enquanto ai passa novela das 8.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Emogotic
Essa foi a primeira vez em que eu vi alguém citar O Terço nesse fórum. Adoro o Terço, principalmente na fase do Flávio Venturini e do Magrão.
Ih, mano... eu curto pacarai o Terço, só que nas antigas... depois começou a viajar muito...rs.... eu fui no show do DVD ( na verdade no de SP...rs)
Já tentei upar tópicos do Sergio Dias, Helcio Aguirra, do Genesis e ficou por isso mesmo...rs...

Allan.Melo
Veterano
# mar/11
· votar


"O Terço" chuta bundas.

"Secos e Molhados... então.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Allan.Melo
"O Terço" chuta bundas.

"Secos e Molhados... então.

hauhauhauahuahuahu... podes crer!!!

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Se Satriani tivesse nascido aqui já teria feito uma dupla sertaneja há muito tempo: "Sá & Triani"!

hehe

ps. risos por favor!

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia
Ou trio de rock rural: Sá, Triani & Jão...
[piada infame/]

Drive30
Veterano
# mar/11
· votar


Esse lance de ir atrás tem um limite também, aqui no Brasil infelizmente tem muito mais restrição, não tem jeito e o lixo musical é ainda mais diversificado.

Quando nichendrix fala que no USA o Satriani tem que competir com Gangsta Rap, Country, Emo e Pop esquece que no Brasil fora competir com isso ele ainda tem que competir com forro brega, funk carioca, axe, sertanojo, e por ai vai , não tem jeito , o nicho ou diria 'lixo' musical aqui no Brasil está muito mais espalhado e tem muito mais merda com certeza.

Eu quando fui 10 dias para Nova Iorque no ano passado, vi BB King , Buddy Guy e Allman Brothers, coisa que no Brasil eu levaria anos para ver. Isso porque foi quase que ao acaso, sem nem ter planejado com muita antencedência, e ainda fiquei puto que uma semana depois ia ter show do Eric Clapton e eu perdi.

Essa história que no Brasil é só correr atrás é furada... falta muito mais do que isso. Nos USA voce ainda pode correr atrás que alcança alguma coisa, já aqui...

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Satriani sertanejo.. kkkkkkkkkkkkk

Tivertimailaif
Veterano
# mar/11
· votar


Quem está por tras da Mídia, ama música de boa qualidade, só que, o que compensa mais, voce mostrar um pouco de cultura para o povo e ganhar R$ 1,00 ou voce colocar uma porcaria de programa com a Regina casé apresentando em preno domingão e faturar R$ 1.000.000.000.000.000.000,00 ?

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Drive30
Essa história que no Brasil é só correr atrás é furada... falta muito mais do que isso. Nos USA voce ainda pode correr atrás que alcança alguma coisa, já aqui...
Se vc estiver falando de shows eu concordo... se for de música boa e nova, não!!! Afinal a internet tá aí... é só entrar no site de qualquer rádio estadounidense, ver o top ten, fazer uma busca e baixar. Fora isso, não entendo sua dificuldade...

Rabbit
Veterano
# mar/11
· votar


Leomju

Sei que idiotice e banalização existe em todo lugar, mas Clapton Veio no RS e 7000

7000? Ótimo publico!
Fui no show de Eric Clapton ano passado aqui em Atlanta, população de 5 milhões de habitantes na região metropolitana, o show não chegou nem perto dos 10.000.

Compare as vendas do Sidnei Carvalho e do Malmsteen e vai ver do que estamos falando.

Nossa velho, que comparação ridícula!
Gostando ou não, nós temos que reconhecer que o Brasil não é um país conhecido pelo rock! Rock nao é o forte do Brasil. Temos excelentes músicos nesse estilo, mas comparando com outros países ainda nao temos uma base solida pra isso. Quantos americanos você conhece que faz sucesso na bossa nova? Quantos britânicos você conhece que faz sucesso no samba? Existe espaço para o rock no Brasil, agora dai querer que o Brasil seja exportador de rockeiros já é querer demais. Ao contrário de excelente violonistas que esses sim são conhecidos no mundo.

Você conhece algum guitarrista japonês que seja ícone mundial? Ou um francês? Ou um coreano? Ou um italiano? Será que a mídia nesses países também são um lixo? Não é questão de mídia, e sim da cultura do povo.

Aqui é a terra do blues, mas eu só conheço uma radio que toca blues. E é uma radio comunitária, ajudada e sustentada pela ajuda dos ouvintes. DOAÇÕES!

Não é o caso de ofender ninguém, mas é ter atitude e dizer o q pensa, o que falta pra mocidade hoje em dia!

Acho que atitude não é ficar abrindo tópicos pra se discutir inutilidades que só servem pra focar no lado negativo das coisas e no final não dão em nada! Se você quer mudar o rumo das coisas, na minha opnião, muito mais vantagem seria se ao invés de criar esses tópicos que só dão ibope a você mesmo, você pesquisasse qual o artista da sua cidade que precisa de divulgação e viesse aqui e divulgasse seus shows, workshops, lançamento de cd's e tudo mais. O FCC só teria a agradecer.

Aqui no FCC por exemplo tem vários artistas amadores e profissionais excelentes! Quando foi a última vez que você foi lá no tópico deles pra dar seu suporte e prestígio?

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Drive30
Complementando minha resposta... não que as rádios gringas sejam parâmero para alguma coisa, mas quando vc diz que "esse papo de correr atrás é balela" eu acho que tá errado!!! Há outros meios alternativos pra descobrir coisas novas...

Enfim, tá tudo aí no seu computador... e, de fato, é só correr atrás!!!

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


Rabbit

Acho que vou fazer umas 10 contas fake só para te positivar, hehehe!!

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


Kiko Loureiro, Rafael Rabello, Rafael Bittencourt, Felipe Androli, Max Cavaleira, Igor Cavaleira, Andreas Kisser.....
Só citei ALGUNS musicos que eu conheço entre muitos musicos brasileiros que dão um SHOW em muito musico internacional.... lá fora vc peida no microfone fica famoso, aqui vc precisa lutar a vida toda, se tornar um musico otimo, juntar uma banda com outros musicos otimos e tentar fazer sucesso NO EXTERIOR!!!!!! pq daqui vc não tira NADA!!!!!!!
Se não, a propria midia te molda visualmente e musicalmente para o sucesso, já viram a vergonha dos adolecentes em se vestir como mascote de restaurante nos filmes norte americanos.... sinto a musica brasileira da msm forma..... quem quer fazer sucesso deve se vestir ridiculamente, tocar coisas idiota com a marca escrito MIDIA colada na cara!!!!!
Quando as pessoas dizem "não se vendam" não é para NUNCA se enfiar no mainstream, é para vc manter sua atitude digna!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A mídia brasileira não gosta de bons guitarristas. Se Satriani nascesse aqui, seria ícone mundial ?