A mídia brasileira não gosta de bons guitarristas. Se Satriani nascesse aqui, seria ícone mundial ?

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Cara não to falando de internet. O Conteudo digital e as informações são as mesmas para qualquer um no mundo quando fala-se de internet, Você acha que nos EUA nao tem forum igual esse aqui? lógico que tem, tem até mais... quer um exemplo ?
lá tem forum só para discutir sobre Les Paul... é só você procurar na net. Você mesmo falou.. só entrar no site de alguma radio americana....

É disso que eu to falando, tudo vem de lá, definitivamente o Brasil não é o pais do rock , não é a nossa cultura e infelizmente temos que sugar tudo de fora, por isso que disse que não é só simplesmente correr atrás, precisamos mais do que isso, é por isso que eu acho impressionante a qualidade do músico brasileiro, que apesar de remar contra a maré ainda assim alguns conseguem reconhecimento mundial, acho notável. O problema é a cultura brasileira, que eu sei que infelizmente não é baseada em rock ou metal.


7000? Ótimo publico!
Fui no show de Eric Clapton ano passado aqui em Atlanta, população de 5 milhões de habitantes na região metropolitana, o show não chegou nem perto dos 10.000.


Quantas vezes o Eric Clapton já tocou no RS? 1 vez acada 100 anos? E quantas vezes já tocou em Atlanta?

para um músico desse nipe que vem 1 vez a cada 100 anos definitivamente 7000 é pouco público.

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


Drive30
o Brasil não é o pais do rock , não é a nossa cultura
a cultura brasileira, que eu sei que infelizmente não é baseada em rock ou metal.

Não é msm, mas nossa cultura musical deveria ser uma das mais pretigiadas do mundo, somos um pais novo assim como os EUA, e nossa cultura musical já se iniciou bem divercificada!!!!
Não amigo, o problema não esta só no rock, para um guitarrista brasileiro ficar famoso, basta estudar muito e se mudar para os EUA (Max e Igor Cavallera)... Mas e o musico que fica aqui???? Aquele que gosta de MPB e Bossa Nova, aquele que ouve Samba de raiz e quer fazer algo assim???? Esse meu amigo, diferente da epoca da ditadura, vai ter que ralar MUITO pra chegar ao sucesso sem se entregar aos "caprichos" da midia, e é ai que a gente perde o interese por fazer a NOSSA MUSICA, e começa a fazer a MUSICA DELES!!!!

overlappingcircles
Veterano
# mar/11 · Editado por: overlappingcircles
· votar


Aqui no FCC por exemplo tem vários artistas amadores e profissionais excelentes! Quando foi a última vez que você foi lá no tópico deles pra dar seu suporte e prestígio?
posso positivar amanha de novo?
nao tem musica boa, mimimi, va escutar bons sons do FCC, Dudu Viana, Mauricio Bahia, Stalingrado, Mark Snow, De Ros, Rabbit, ohm777, makumbator, a saudosa tia rute e muitos outros que nao me recordo agora (me desculpem). Se nao existe cena alternativa no brasil e porque os mesmos caras que tanto reclamam da sua inexistencia nao buscam alternativas e quando elas aparecem, nao as prestigiam!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Overdrive CH
Max Cavaleira
ô loco!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Drive30
É disso que eu to falando, tudo vem de lá, definitivamente o Brasil não é o pais do rock , não é a nossa cultura e infelizmente temos que sugar tudo de fora, por isso que disse que não é só simplesmente correr atrás, precisamos mais do que isso, é por isso que eu acho impressionante a qualidade do músico brasileiro, que apesar de remar contra a maré ainda assim alguns conseguem reconhecimento mundial, acho notável. O problema é a cultura brasileira, que eu sei que infelizmente não é baseada em rock ou metal.
Ah, sim... começo a concordar, mas em partes!!! O rock não é um ritmo genuinamente brasileiro, mas as diversificações culturais do Brasil, permitem grande abrangência da variação do rock em seu gênero. Eu tb acho impressionante a qualidade do brasileiro músico.
Mas é assim... vc pega uns caras que fazem uns sons muito bacanas, umas misturas legais pacas... é bem provável que uns 0,5% (chute) conseguem algum prestígio e reconhecimento internacional. Aí sim, concordo com vc!!!
Quanto ao acesso, enquanto ouvinte, (foi isso que eu tinha entendido) não existem mais barreiras.

Allan.Melo
Veterano
# mar/11 · Editado por: Allan.Melo
· votar


a cultura brasileira, que eu sei que infelizmente não é baseada em rock ou metal.


E dou graças a Deus por isso.

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
Ahá, garooto!!!
Você falou em O Terço, Casa Das Máquinas, Secos & Molhados !!!
E eu completo a sua lista com Bixo Da Seda, Patrulha do Espaço, Made In Brazil, Analfa, Tutti-Frutti, Vímana, A Bolha, Bacamarte, Ave de Veludo, Sociedade Anônima, Módulo 1000, Veludo, Joelho de Porco, O Peso, Moto Perpétuo, Som Imaginário...

Se o pessoal acha injusto que um guitarrista brasileiro não seja conhecido lá fora, imagina todas essas bandas aí que ralaram e comeram o pão que o capeta amassou prá formar uma cena rock nos anos 70... e deixaram tudo mastigadinho prás bandas que chegaram nos anos 80 e foram aclamadas como a geração Brasil Rock !!!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Eu acho que nem aqui no FCC, reduto de interessados pelo assunto, todo mundo conhece a fundo os bons músicos brasileiros. Imagina lá fora...

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Leomju
Este assunto já é um tanto quanto batido. Joe Satriani não é mainstream nem nos EUA. Ele aparece no programa na Oprah? Provavelmente não.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao
Ele é "meio-stream"... tendeu? tendeu

Tá bom, foi fraca, eu assumo!!!

Marcelo Bico
Bixo Da Seda, Patrulha do Espaço, Made In Brazil, Analfa, Tutti-Frutti, Vímana, A Bolha, Bacamarte, Ave de Veludo, Sociedade Anônima, Módulo 1000, Veludo, Joelho de Porco, O Peso, Moto Perpétuo, Som Imaginário...
Só sonzeira... faltou o Tellah e o Bacamarte...hehehehe
Abraço

Tchavo
Veterano
# mar/11
· votar


Músico, na mídia brasileira, só aparece pelos seus trejeitos ou por estar na TV todos os dias, tipo: Bira, Derico e Caçulinha;

O Tomati e o Marcinho Eiras só aparecem pq a camera filma uma parte da banda.

Mainstream de guitarra (na TV) no Brasil é o Little Chimba, dps que passaram Felipe Dylon e Kiko do KLB. Sem falar nos elogios aos músicos do Restart.

Drive30
Veterano
# mar/11
· votar


Allan.Melo

a cultura brasileira, que eu sei que infelizmente não é baseada em rock ou metal.

E dou graças a Deus por isso.


Bom mesmo é ouvir aviões do forró.

Allan.Melo
Veterano
# mar/11
· votar


Drive30

Se você acha que cultura brasileira é isso, só lamento amigo.
Dá pra ver que seu conhecimento é vasto.


Aviãos do Forró tem tudo a ver com Rock/Metal

Tem um vocal cabeludo cheio de pose cantando...

Drive30
Veterano
# mar/11
· votar


Allan.Melo

Não falei que musica brasileira é isso, cresci ouvindo bossa nova pois meu pai ouvia muito, conheço baden powell, toquinho, aldir blanc, já fiz violão clássico e villa lobos é uma grande referência pra mim, inclusive já postei estudo dele aqui. Agora Aviões do forró tambem é musica brasileira... infelizmente, ou não? devo procurar por forro planes ? para ver se veio la da gringa? kkk .

Eu não disse que toda a música brasileira é ruim, me desculpe, não foi isso. Música ruim existem em todos os paises. Eu só acho que aqui tem mais merda que lá fora, só isso que eu quis dizer. Porque aqui no Brasil fora as m... importadas tipo Justin Bieber agente ainda produz as nossas próprias!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Drive30
Cara, talvez lá fora tenha tanta coisa ruim, ou mais, do que aqui.
Morando aqui, nós temos mais acesso às coisas nossas, boas ou ruins. Já pensou na quantidade de asneira que os gringos não fazem por lá, mas de tão ruim nem são divulgados? Se a gente conhece o Bibier, imagina o que a gente não conhece...

Drive30
Veterano
# mar/11 · Editado por: Drive30
· votar


Marcelo Bico

Pode ser, você até tem esse ponto, e posso concordar, mas eu já morei nos EUA, e posso dizer por experîencia que a asneira que tem lá ainda é melhor do que a que tem aqui.

Lá tem muita merda de rap, esse estilo musical realmente ainda toma muito espaço nos EUA , tem uns até bons mas tem alguns grupos que pelo amor de Deus, e tambem popzinhos comerciais.

Allan.Melo
Veterano
# mar/11
· votar


Drive30

Realmente deu a entender no seu comentário que 'cê quis dizer isso.

Sem grilo ^^



Mas, não acho que o Brasil possua a mais ou a menos que outros países, como disse no meu comentário da 2ª página.

O que acontece, ao meu ver : Com um país com uma diversidade grande , claro que vai haver as consideradas "merdas". Mas, haverão outros 10 gêneros que vão sobrepor este.

O Brasil possui muitos, repito MUITOS gêneros: E não to falando só de Bossa Nova e MPB ou os mais conhecidos.



Ex: Quem aqui conhece o Carimbó ou Milonga?

GRam
Veterano
# mar/11 · Editado por: GRam
· votar


Só complementando o que muitos já disseram:

infelizmente essa queda de interesse por culturas que realmente valem a pena também afeta vários lugares do mundo, inclusive os EUA.

Aqui está um trecho de uma entrevista feita com o Stu Hamm, baixista(Joe Satriani, Steve Vai, Frank Gambale), onde ele expõe um pouco da dificuldade de tocar nos EUA, com um projeto criado por ele, que é tipo um G3, só que de baixistas, claro:

---------------------------------------------------------------------------

Entrevistador: Por que é difícil tocar nos EUA?

Stuart Hamm: Vocês podem pensar que milhares de pessoas se desdobrariam para ver três dos melhores baixistas existentes tocando juntos. Mas nos EUA não é necessariamente assim que funciona. Há uns shows de segunda e terça que são bem mais ou menos e temos que ficar correndo de lá pra cá para tocar.

Tocamos numa terça à noite em Nova York e estava lotado, foi fantástico, mas em certas ocasiões, havia 85 pessoas no público e tivemos que dirigir 650km para o show seguinte. Isso já não é tão energizante.

---------------------------------------------------------------------- -----

E essa declaração foi em 2007. Nesses últimos anos o Pop principalmente cresceu demais na Europa e EUA, o que pode ter deixado a vida dos músicos ainda mais difícil.

É complicado.

nichendrix
Veterano
# mar/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Drive30
Quando nichendrix fala que no USA o Satriani tem que competir com Gangsta Rap, Country, Emo e Pop esquece que no Brasil fora competir com isso ele ainda tem que competir com forro brega, funk carioca, axe, sertanojo, e por ai vai , não tem jeito , o nicho ou diria 'lixo' musical aqui no Brasil está muito mais espalhado e tem muito mais merda com certeza.

Cara, pra quem morou nos EUA tu parece não ter realmente vivido a vida de lá não, o problema lá não é só ter que competir com vários estilos, mas como disse uma vez o Nuno Mindelis, guitarrista brasileiro que foi eleito duas vezes o melhor guitarrista de blues do mundo pela GP Americana e que por anos foi o substituto do SRV no Double Trouble, ele disse certa vez sobre o mercado americano:

A concorrência aqui é muito mais acirrada que no Brasil, aqui em qualquer esquita tem um grande guitarrista, é gente que vem de todos os cantos do mundo tentar uma oportunidade aqui, e tu não compete só com profissionais, pois o mesmo lugar onde tu toca também é aberto para amadores que não raro tocam de graça só pra se divertir ou para divulgar seu trabalho, então tu tem que competir com muito mais gente, tanto qualificada quanto não qualificada. A vantagem é que se tu tocar numa radio boa de lá, 10 minutos depois tu está tocando em todos os cantos do mundo.

Eu quando fui 10 dias para Nova Iorque no ano passado, vi BB King , Buddy Guy e Allman Brothers, coisa que no Brasil eu levaria anos para ver. Isso porque foi quase que ao acaso, sem nem ter planejado com muita antencedência, e ainda fiquei puto que uma semana depois ia ter show do Eric Clapton e eu perdi.

Cara, eu conheço uma renca de músico americano que diz a mesma coisa quando vem no Brasil, que uma semana em São Paulo ou no Rio conseguem ver todos os grandes nomes da musica brasileira tocando quase ao mesmo tempo, tanto que as vezes é difícil escolher.

Isso é chover no molhado, essa é a musica deles, a cultura deles é mais que natural tu achar isso tocando a torto e a direito lá, outra é que tu estava em um lugar que é exceção e não a regra, já que NYC, Chicago e LA são os centros comercias do país e onde essas coisas todas se concentram, queria ver era a chance de tu encontrar a mesma combinação em Licoln ou Fort Lauderdale ou Tampa ou Buffalo e por aí vai.

Dizer que encontrou variedade em NYC é o mesmo que dizer que foi em São Paulo e encontrou show de todos os estilos que conhece. E venhamos e convenhamos, aí em Sampa tem show de tudo basicamente todo dia, é só procurar, quando morava aí, ficava impressionado com a variedade que encontra na cidade, que não raro é tão grande ou maior que em NYC, só vi tanta variedade em Londres, já que em Sampa todos os dias tu encontra desde musica tradicional libanesa ou marroquina até musica erudita da melhor qualidade.

Allan.Melo
Aviãos do Forró tem tudo a ver com Rock/Metal

Tem um vocal cabeludo cheio de pose cantando...


Um guitarrista tocando com uma Ibanez Jem e distorção de altissimo ganho hehehehhehe

Quem aqui conhece o Carimbó ou Milonga?

Ou Coco, Cavalo Piancó, Roda de São Gonçalo, Bumba meu boi, Caroço, Toada de vaqueiro, Pagode de Amarante, Tambor de Crioulo etc... e olha que só citei ritmos originários do Piauí, nem estou falando de Brasil.

Vai procurar nos EUA se algum estado por maior que seja, tem esse tipo de diversidade.

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
Rapaz... Tellah ! Aí a memória do meu HD não dá conta. Essa aí você desenterrou mesmo, véio!
Abraço !

Drive30
Neste fim de semana terá um evento em Rio das Ostras-RJ de motociclistas,e vai ter uma penca de banda de roquenrol tupiniquim por lá! Não é a amostra real do cenário musical do país, mas vale muito a pena.
Eu vou! Mesmo porque eu gosto de ver bandas melhores do que a minha ( quase todas ha ha ) em ação.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico
huahauhauhauha... tem também o Bacamarte, com a Jane Duboc nos vocais!!!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
Ô ! Eu tenho cd de quase todos esses mencionados. Este do Baca, inclusive.

Cara, voltando ao assunto do tópico: mecionaram Satriani como exemplo e depois citaram Kiko Loureiro como expoente tupiniquim da guitarra.

Num sei não, acho que neguinho vai me jogar pedra prá caráio, mas eu acho que Robertinho de Recife e Pepeu Gomes tão bons quanto Satriani...

beu
Veterano
# mar/11
· votar


Bom mesmo é ouvir aviões do forró.

Q ironia, né

estamos reclamando da cultura povão do nosso país q não dá ibope pra uma cultura de nicho dos EUA

mas nem os interessados em música parecem conhecer os bons músicos q fazem a música de seu próprio país.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico
Robertinho de Recife
Esse eu sei que é bão!!! O Pepeu Gomes já não tenho tanta certeza... nunca peguei uns trabalhos dele pra analisar...

nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico
Num sei não, acho que neguinho vai me jogar pedra prá caráio, mas eu acho que Robertinho de Recife e Pepeu Gomes tão bons quanto Satriani...

Apoiado em gênero, número e grau.

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
nichendrix
Pô, legal ! Pensei que só eu achasse isso. Mas esses dois guitarristas aí, além de ter o roquenrol na cabeça, tem a brasilidade no sangue. Essa mistura dá um "gingado" nas frases que não vi em nenhum dos meus ídolos lá de fora.

nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico

Cara, engraçado é que a negada lá fora que estuda musica paga um pau danado pra guitarristas brasileiros e aqui ninguém quer nem saber. Tem um amigo meu, professor de uma universidade aqui no Brasil, totalmente desconhecido, os métodos dele pra violão e guitarra virtualmente não vendem, mas praticamente todo ano ele vai dar 3 ou 4x por ano cursos em universidades americanas, tem métodos publicados por várias universidades, e muita gente que assiste os cursos dele lá termina vindo de lá pra cá ter aulas com ele, tanto de música brasileira quanto de jazz.

Agora pergunta quantos shows ele faz por ano aqui?

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico
Pois é... Robertinho de Recife grava Metal Mania, grava com vários músicos de grande renome... e de quebra ainda faz parceria com o MESTRE Marcondes FALCÃO Maia!!! Pô, quer cara mais "abrasileirado" que o Falcão??? hehehehehe

(Eu dou risada, mas sou fã do cara de verdade!!! quem puder baixe o álbum A Um Passo da MPB)

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


nichendrix
Bicho, neguinho não dá valor prá um cara desses que estuda e tem vocação e talento. Saca o "complexo de vira-latas" que o Nelson Rodrigues falava? Pois é, se o seu amigo aí pintar o cabelo de louro e disser que é americano, o show do cara enche.
Brasileiro não dá valor à musica e músicos conterrâneos, infelizmente. Eu não gosto de música brasileira, mas não dá prá ignorar a criatividade e talento de Baden Powell, Demônios da Garoa,Yamandu Costa, Itamar Assumpção, Chico Science ou qualquer artista genuinamente brasileiro.
Quer ver uma coisa que me encheu de orgulho? Quando estive fora e apresentei uns discos de chorinho a uns gringos... véio, os caras não paravam de perguntar "who's that guitar player? He kick ass!! " E eu nem gosto tanto de chorinho, mas foi aí que eu percebi o valor dos músicos brasileiros. E sem contar que já mostrei o primeiro disco solo do Pepeu prá uns italianos e fiz umas oito cópias em cassete. E o Metalmania do Robertinho deixou uns americanos de cabelo em pé - acharam que era alguma gravação pirata do Eddie Van Halen.

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
Isso, cara! Metal Mania é um dos maiores discos de guitarrista que já ouvi. Não deve muito ao Eddie Van Halen.
E o Pepeu no primeiro disco solo dele ( 1977 ou 78 ) é pau a pau com o Jeff Beck !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A mídia brasileira não gosta de bons guitarristas. Se Satriani nascesse aqui, seria ícone mundial ?