Ruído ao soltar as cordas

    Autor Mensagem
    marchi_
    Veterano
    # mar/11


    Bom dia pessoal. Sou novo postando aqui, mas já acompanho as dicas do pessoal já há algum tempo. Estou com dúvida sobre a minha guitarra, uma Shelter GG1 Standard. Ela é toda original ainda e já faz algum tempo que venho notado um som estranho. Ao soltar uma corda que estava sendo pressionada para palhetar ou não, ouve-se um ruído. Isso faz com que os solos fiquem completamente sujos e perde toda a graça de tocar.
    As cordas já estão baixas os suficiente para não haver um solavanco que possa soar algum som quando tirar o dedo dela, mas mesmo assim acontece. Não é o ruído de microfonia ou chiados, mas sim é o próprio soar da corda.
    Acredito que não seja a minha técnica que esteja crua demais para isso acontecer, pq pessoas que já toca há muito tempo também notaram esse efeito. Já testei em vários amplificadores e o resultado é o mesmo.
    Será que a solução seria a troca dos captadores ou é algum outro problema?
    Pouco entendo da parte física das guitarras, por isso estou pedindo um auxilio para o pessoal que já tem experiência.

    Não encontrei esse problema na pesquisa, e me desculpe se criei um tópico que já existia.

    dan_shencker
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    esse ruído pode ser simplesmente o fato de se pressionar a corda e soltar após ser palhetada o naum, se bem entendi o problema mesmo é o modo como vc passa de uma corda para a outra necessitando de um abafamento da corda que naum é mais utilizada. A solução é treinar e treinar, cada um tem um método para abafar as cvordas que naum estão sendo utilizadas.
    espero ter ajudado.

    celotoledo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    marchi_

    Trastejamento??? Será??? Percebeu se isso também ocorre com a guitarra desligada??

    Na dúvida, antes pensar em sair trocando captador (não entendi porque pensou nisso), LUTHIER nela!!

    Dibilo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    creio eu que a guitarra não tenha nenhuma influencia com o fato da zuada,acho que é como o dan_shencker falou quando você esta pressionando a corda e solta ela de vez é logico q ela vai soar.
    tenta abafar ou procura um modo que quando va soltar a corda o som da mesma não saia.

    marchi_
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    dan_shencker
    Acho possa ser algo nesse sentido também, mas quando eu tinha uma memphis strato isso não ocorria por isso estou estranhando. Fazia o abafamento somente para os bend e na hora de mudar de corda a mesma não vibrava o sulficiente para sair o ruído indesejado. Mas acho que a técnica possa ser o caminho para um som mais limpo.

    celotoledo
    Não está trastejando. Se você pressionar com força o dedo na corda no braço da guitarra e tirar rápidamente vai ouvir o som que estou falando, mas no meu caso mesmo com todo o cuidado e vagarosamente retirarando o dedo da corda esse som acaba saindo. Como o dan_shencker disse, pode ser algo que eu não esteja abafando, mas tô achando dificil me adaptar a essa guitarra por isso essa dúvida que poderia ser os captadores.
    Infelizmente, o único luthier que tem loja aqui é meio conservador e gosta de trabalha apenas com violões. Se houver outro desconheço.

    celotoledo
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: celotoledo
    · votar


    marchi_

    Acho que entendi. É tipo esse ruído que ocorre em 0:17 segundos desse video???
    Se for, é só abafar e não tirar a mão assim como eu fiz, passando os dedos pelas cordas, obviamente....rs



    marchi_
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    celotonelo
    vixe, vai ser meio complicado explicar esse som escrevendo, rs, mas não é esse. É como se vc estivesse com o dedo pegajoso tocasse uma nota e quando fosse levantar o dedo para atacar outra corda a anterior grudasse nesse dedo e fizesse um "tum". Lembra também quando um violão tá bem empenado e vc força a corda para encostar nos trastes e quando ela volta pra cima acontece o aquele "tummmm". kkkk, mais ou menos isso...
    Seria mesmo a questão de um abafamento?

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    marchi_: vixe, vai ser meio complicado explicar esse som escrevendo,

    Então grava um audio e posta no 4Shared, por exemplo, pra gente ouvir o problema.

    Abs

    marchi_
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    dan_shencker
    celotoledo
    Dibilo
    MauricioBahia

    Obrigado pela ajuda até agora. Vou fazer isso que o MauricioBahia disse só que vai demorar um pouco, já que não estou em casa. Quando ficar pronto eu posto aqui para vcs ouvirem.
    Abraços

    marchi_
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bom, pessoal. Estava dando uma olhada no que o dan_shencker e o Dibilo falaram sobre o abafamento nesse tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/158756/

    E agora estou quase certo que esse seja o problema mesmo. Quando tinha a memphis os captadores era bem fraquinhos e não era urgente o abafamento (essa é minha teoria), mas lendo o tópico ficou claro que vou ter que começar a fazer isso.
    Como não tenho tempo para fazer aulas, sou 90% autodidata e esse deve ser o maior problema.
    Vou tentar, caso ainda continue com o problema volto a escrever.

    Obrigado, dan_shencker, celotoledo, Dibilo, MauricioBahia pelo pronto atendimento.
    Abraços

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ruído ao soltar as cordas