É normal a parte de trás da ponte fixa soltar pra fora quando tira as cordas?

    Autor Mensagem
    MordecaiZ
    Membro Novato
    # mai/14


    É o seguinte: tô super puto porque eu estava tocando um dia e a mizona arrebentou, dai em outro lindo dia mais cordas arrebentaram, dai hoje eu resolvi tirar todas, quer dizer ,só duas que sobraram, e resolvi dar uma limpeza no braço, limpar aquelas areas que são dificeis de limpar por causa das cordas mas... tirando a última corda, aquela parte de tras da ponte, onde prende as cordas, não me lembro o nome mas chamam de Tailpiece, se soltou. Tentei apertar os parafusos pra ficar presa mas não adiantava. Isso é normal? Acredito que quando eu colocar as cordas novas, ela vai ficar presa por causa da tenção provocada mas, sei lá, tenho medo que seja algo grave.

    Pra quem não entendeu oque é: http://www.tonepros.com/images/PRODUCT_T1Z-C_600.jpg

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    MordecaiZ

    Normal, cara. Pelo menos eu acho que seja. Na minha quando eu troco sempre tiro todas as cordas, pra limpar o braço às vezes. Sempre acontece do tailpiece sair. Acho que os parafusos só servem para regular a altura mesmo.

    ogner
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    MordecaiZ
    MordecaiZ
    Acredito que quando eu colocar as cordas novas, ela vai ficar presa por causa da tenção provocada
    Exato!

    Tudo nos conformes!

    MordecaiZ
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    ogner

    Acho que nem tanto se eu continuar a escrever "tenção" em vez de "tensão" huehuheueh

    ogner
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    MordecaiZ
    Pode crer!! hehe

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MordecaiZ

    Recomendo vc soltar a alma do braço e não cortar as cordas (choque de tensão)

    MordecaiZ
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Ismah

    Como assim soltar a alma? A alma você quer dizer o tensor né? Mas como assim soltar?

    JJJ
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Ismah
    Soltar a alma? WTF? Foi só o stop bar que se soltou, sem a pressão das cordas... Tem nada errado, não.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Essas preocupações com a guitarra nova haha.

    MordecaiZ
    Se o que soltou foi apenas a stopbar, é normal. Ela é solta mesmo. Os parafusos servem apenas pra regular a altura.

    Mas se a ponte saiu inteira do corpo, inclusive os parafusos, então é melhor levar em um luthier.

    geronimo.correa
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MordecaiZ
    Na verdade se a sua é EXATAMENTE esse modelo da Tonepros da foto, não deveria soltar não, ela tem 2 parafusos que fixam a stopbar nos pivôs, justamente pra ela não cair quando troca as cordas. Agora nesses modelos "normais" ela sai mesmo quando tira as cordas, normal. Abs!

    ALF is back
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    os stopbars que não soltam, ou são de modelos não convencionais, ou o parafuso da altura tá tão enferrujado que fica tudo encracado ali e não sai! hahuashuashu

    JJJ
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    ALF is back

    Ou o cara furou os buracos dos pinos meio fora de centro e o stop bar só entrou na base da porrada e não sai mais de jeito nenhum... (sim, aconteceu comigo! kkkk)

    MordecaiZ
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Não, a minha não é a da foto, foi só pra demonstrar a peça. Acho que está tudo bem então: só fui tirar a ultima corda e a peça se soltou, como vocês disseram. Valeu ai todo mundo pela ajuda.

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MordecaiZ
    JJJ

    Na hora de trocar as cordas é bom aliviar o tensor (ok nada a ver com o tópico) para que ele não force o braço.

    JJJ
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Ismah

    Ah, agora entendi...

    Mas não sei não... Só pra trocar as cordas rapidinho? Não gosto da ideia de ficar mexendo no tensor com essa frequência toda. É o tipo de coisa que, se der pau, é um saco pra consertar (e caro!). Prefiro deixar quieto e só mexer quando necessário.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Na hora de trocar as cordas é bom aliviar o tensor (ok nada a ver com o tópico) para que ele não force o braço.


    Não mesmo.

    As pessoas precisam entender que o braço da guitarra não é feito de isopor. Ele não 'empena' com tanta facilidade assim. Mexer no tensor, primeiramente, é uma tarefa que deve ser realizada APENAS por um luthier, durante a regulagem. Mexer no tensor sem conhecimento já é errado, mexer o tempo inteiro é mais errado ainda.

    Por mais que a alma tensione o braço pra trás ao retirar todas as cordas, isso não é o suficiente para 'empenar' o braço. E ele voltará ao normal quando as cordas forem recolocadas, pois a tensão será novamente compensada.

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Ismah
    Na hora de trocar as cordas é bom aliviar o tensor (ok nada a ver com o tópico) para que ele não force o braço.

    Não precisa não mano, é até melhor deixar o tensor quieto ali já que vai ficar pouco tempo sem cordas.

    Eu não vejo mais o tensor como algo que somente o mestre ancião dos luthiers possa mexer, eu mesmo li um pouco sobre o assunto e regulei meus próprios instrumentos depois que comprei mais um violão para a familia de cordas e veio com uma regulagem duvidosa, ainda sim não acho legal ficar soltando e reapertando para trocar cordas.

    JJJ
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    T. Forge
    Mexer no tensor, primeiramente, é uma tarefa que deve ser realizada APENAS por um luthier, durante a regulagem.

    Aí também já acho exagero. Muitas guitarras até vem com a chave para o tensor e explicando o basicão. Claro que a pessoa tem que saber o que esta fazendo, senão vai fazer besteira.

    Fico com a mesma opinião do Jube. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra...

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    JJJ
    Concordo. Mas já vi muita merda ser feita devido à regulagem caseira do tensor. O motivo principal é a constatação.
    A pessoa sabe que tem que dar 1/4 de volta. Aí ela dá, vai checar e o braço ainda está curvado, então o que ela faz? Fica metendo voltas e mais voltas. Quando a madeira ceder à alma, vai ser de veze e pronto, temos um braço mais empenado que berimbau.

    JJJ
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge

    Por isso que eu disse que "a pessoa tem que saber o que esta fazendo"... hehehe

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    JJJ
    O perigo mesmo é quando a pessoa ACHA que sabe o que está fazendo hehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É normal a parte de trás da ponte fixa soltar pra fora quando tira as cordas?