Sistema Tutor-Pupilo no FCC - venha discutir essa ideia!

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# mar/11


Buenas galera, tive uma ideia ontem e resolvi expor aqui na busca de críticas e sugestões e opiniões.

Pensei em propor um sistema Tutor - Pupilo a ser organizado com os membros interessados do fórum. Como sei que não seria algo fácil de se fazer funcionar vou expor o que pensei incialmente para que vocês digam o que pensam:

- Um Tutor(a) seria um membro disposto a axiliar outro membro (no caso o "Pupilo(a)") a progredir musicalmente, utilizando a guitarra como instrumento base.

Atribuições do Tutor:
- orientar/sugerir pontos para estudo. Pode ser passando tabs de exercícios, licks, músicas, texto de teoria, vídeo e se dispondo a dar alguma orientação básica: tipo dicas de como estudar, etc e tal.

A orientação duraria uma semana e o Pupilo(a) ficaria responsável por gravar vídeo ou fazer um texto (com tab se necessário) repassando no fórum o que foi abordado para dividir com todos.

Atribuições do pupilo(a):
A minha ideia é de que aconteça uma troca e que tenha um certo comprometimento das partes. Por isso o "pupilo(a)" ficaria encarregado de combinar uma contrapartida pelos "serviços oferecidos" pelo tutor. isso poderia se dar de diferentes formas:
- Oferecendo músicas/discos/songbook ou algum outro recurso virtual que não necessariamente seja pago (nem que tenha que correr atrás na net).
- Se comprometer em divulgar banda/trabalho do tutor
- Enfim, algo que possa ser acordado entre as partes e cumprido antes.

Deixando claro que o tutor(a) não estaria "100% a disposição" do pupilo, afinal essa nem de perto seria uma prioridade na sua vida. Ele só se comprometeria a passar algo que possa acrescentar musicalmente de acordo com o nível e gosto do pupilo. Eventualmente se disponibilizar para tirar uma ou outra dúvida por mensagem particular aqui do forum mesmo (mas nada de abusar da boa vontade alheia!).

Outra opção seria Quando ambas as partes são tanto tutor(a) quanto pupilo(a).

exemplo: dois guitarristas de "níveis similares" (por mais complicado e arriscado que seja definir isso); um deles manja mais sobre um assunto "X" e o outro sobre "Y", e ambos tem interesse em fazer essa troca.

Cada "pareamento" seria acertado previamente (após "cadastro inicial de classes a serem determinadas) e poderia ser tutor escolhe pupilo.

A duração seria de uma ou duas semanas e a finalização se daria com a postagem de vídeo/gravação/tab/texto na formato "aula" por parte do pupilo num tópico específico.

Buenas, tenho noção que seria bastante difícil (talvez até utópico) implementar um sistema deste tipo com sucesso no FCC, por isso gostaria de opiniões/sugestões sobre a ideia, pois somente seria feita tentativa de implementação se fosse muito bem planejada e discutida.

Critícas do tipo "isso não vai dar certo" são muito bem vindas, desde que sejam apresentados argumentos que sustentem a opinião.

Essa ideia surgiu após ver que alguns membros volta e meia postam vídeos/links/tabs na tentativa de ajudar (ao menos acredito eu). De repente fazendo um lance bem pensado e organizado muita gente poderia ser beneficiada.

Enfim, chega de escrever por hora. Aguardo comentários/críticas/sugestões/colaborações.

AbraçO!

Stargazer
Veterano
# mar/11
· votar


Já tentaram isso aqui e no final não deu certo (mal conseguiram fazer funcionar).

mr.floyd
Veterano
# mar/11
· votar


olha
eu tenho aulas com um luthier TUDO COM PARTITURA
se alguem queser eu ajudo, assim tbm estarei aprendendo.

Tutor - Pupilo
otima ideia isso

FRSouza
Veterano
# mar/11
· votar


Stargazer
Nao é por que deu errado daquela vez que dará nessa, Se todo mundo estiver pensando igual vc, e nao tentar fazer, nunca vai dar certo mesmo...

Pepe Le P
Veterano
# mar/11
· votar


Stargazer
Acredito, eu realmente acho bem difícil de fazer o lance funcionar. por isso mesmo gostaria de identificar os "porquês" pra ver se teria como contornar e fazer um lance viável.

Stargazer
Veterano
# mar/11
· votar


FRSouza
Eu falei pra não tentar? Só informei logo isso pro cara, pois já tentaram EXATAMENTE a mesma coisa antes e ele provavelmente ainda não sabia disso (e se é pra tentar alguma que já não funcionou antes, melhor saber e conhecer o que aconteceu).

Stargazer
Veterano
# mar/11
· votar


Pepe Le P
Olhe aqui o tópico antigo sobre isso:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/223861/

Pepe Le P
Veterano
# mar/11
· votar


FRSouza
Poisé isso é bem verdade. É uma lnce bem difícil, mas talvez com um bom planejamento e gente disposta a ajudar saia alguma coisa interessante.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mar/11
· votar


Gostei da idéia.

Pepe Le P
Veterano
# mar/11
· votar


Eu acredito que a maior dificuldade seria organizar um sistema de pareamento que funcionasse bem.

Pensei em ser meio rigoroso no cadastro da galera, privilegiando os membros "mais ativos" no FCC. Ficaria não muito democrático eu sei, mas facilitaria o funcionamento do lance, pelo menos num momento inicial.

E teria que ter algumas pessoas que dividissem a tarefa de organizar e manter um controle do que ta rolando pra não virar bagunça.

Não pode ser "êêêêê!!! quero um mentor!!!" o cadastro e pareamento tem que sert bem melhor pensado/organizado.

GustavoChb
Veterano
# mar/11
· votar


bem legal a idéia, se eu conseguisse um tutor com certeza me dedicaria bastante

Pepe Le P
Veterano
# mar/11
· votar


Stargazer
Dei uma olhada no tópico.

A impressão que tive confirma minha ideia inicial, que o lance precisa ser bem organizado senão tem grandes chances de descambar.

Mas como pontos positivos vi gente como o Marc Snow, ohm777 e brunoepronto (agora neste tópico) que se mostraram simpáticos a ideia.

De repente o lance é começar com uma lista pequena com o pessoal "mais conhecido da casa" e, se for dando certo, ir expandindo a coisa aos poucos.

A princípio o que mais teria seria gente querendo ser "pupilo". Até pensando nisso propus as "obrigações do pupilo" (que podem ser repensadas/flexibilizadas) pra não virar tanto oba-oba sem compromisso (mas claro que niguém vai fazer disso sua prioridade de vida).

A ideia parte de uma premissa simples que tem gente com conhecimento e vontade de ajudar e gente querendo investir em aprender. Só estou tentando organizar um jeito de fazer com isso funcione, pelo menos em alguns casos.

Pepe Le P
Veterano
# mar/11
· votar


ah e só para esclarecer:

A IDÉIA DESTE PRIMEIRO TÓPICO É DISCUTIR E PLANEJAR A IDEIA PARA VER SE EXISTE UMA MANEIRA VIÁVEL DE ORGANIZAR A COISA

Desculpem as letras garrafais e negrito foi só para não passar batido mesmo.

Quem tiver interesse em contribuir com a ideia é bem vindo.

Também vale indicar seu interesse em participar como pupilo, tutor ou, por quê não?, ambos.

Só para deixar claro que enste tópico não será feito nenhum tipo de seleção, escolha ou o que o valha.

O lance aqui é discutir/planejar a idéia e já ter uma ideia de quem teria interesse em participar


viniciusra
Veterano
# mar/11
· votar


Nah, eu nao gostei da ideia, prefiro aprender alone mesmo.

Nao estou dizendo que é ruim , pode servir pra outras pessoas , mas pra mim , sei lá.

É como se eu achasse meio desnecessário entendeu ?

Mas é no meu caso.Pode servir pra muita gente.

flw

SeteTroxas
Veterano
# mar/11
· votar


Acho que ia ser massa organizar um tipo de interação em video ou audio em tempo real, tipo com skype dae a galera não ia precisar ter tanto compromisso...e poderia trocar idéias apenas com quem estiver online...

O que voces acham?

mr.floyd
Veterano
# mar/11
· votar


Pepe Le P
olha cara
sua ideia é muito boa

eu tenho pouco tempo de forum
mais ja estudo partitura a um certo tempo...

e gostaria de ajudar se for possivel.

Magrinho123
Veterano
# mar/11
· votar


eu gostaria de ajudar/participar, mas esse ano não acho que será possível, pois estou fazendo o TCC do curso técnico E estudando para o vestibular, então fica meio difícil (nem estou conseguindo participar das jams). Mas se funcionar a idéia, assim que eu estiver disposto, tô dentro com certeza!

viniciusra
Veterano
# mar/11
· votar


SeteTroxas

Exatamente, mas tem que ser em um programa que de para mais de 1 pessoa assistir entendeu ? Será que Skype tem como ?

Insomniac_
Veterano
# mar/11
· votar


Cara, ótima ideia! No que precisar, estamos aqui. Não sou lá grandes coisas não, mas o pouco que sei não me importaria de passar pra frente =)
E também não ficaria triste de ser pupilo do Homem Cueca, Leandro Panucci, Ogner, Brunoepronto... hauhauhaua.

Mas seria legal mesmo... acho que seria legal organizar por partes principalmente de interesse, por não ser algo fixo. Por exemplo, o membro x tem uma ótima noção na técnica de ligados e tapping, e o membro y tem vontade de se aprimorar nisso. Então, já temos um candidato a tutor e um pra pupilo. O outro membro saca de campo harmônico e eu quero tirar umas dúvidas sobre, e assim por diante. Assim acho que ficaria mais fácil de organizar e conseguir membros.

Pepe Le P
Veterano
# mar/11
· votar


SeteTroxas
Acho que ia ser massa organizar um tipo de interação em video ou audio em tempo real, tipo com skype dae a galera não ia precisar ter tanto compromisso...e poderia trocar idéias apenas com quem estiver online...
Eu acho que ia ser ainda mais complicado organizar encontros via skype ou similares, além do vídeo ser um formato acredito que menos atrativo para "tutor/aluno", pois expõe mais as pessoas.

Insomniac_
... acho que seria legal organizar por partes principalmente de interesse, por não ser algo fixo. Por exemplo, o membro x tem uma ótima noção na técnica de ligados e tapping, e o membro y tem vontade de se aprimorar nisso. Então, já temos um candidato a tutor e um pra pupilo. O outro membro saca de campo harmônico e eu quero tirar umas dúvidas sobre, e assim por diante. Assim acho que ficaria mais fácil de organizar e conseguir membros.

Acho que estas informações seriam interessantes, principalmente em termos de pareamento. Acho que seria melhor registrar os interesses (e não as "habilidades e proficiências") pois vendo os interesses dos "pupilos" daria para um tutor avaliar se rolaria fazer um pareamento.

Eu me disponho a organizar inicialmente o lance pra ver como rola. Acho que começar com meia dúzia de cabeças é o ideal pra ir testando/aprimorando e ver se rola algo produtivo.


Vou criar um outro tópico específico para inscrições...

Frankie
Veterano
# mar/11
· votar


Já não teve algo parecido por aqui antes?
Enfim, acho interessante a idéia.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mar/11
· votar


Passando só pra reforçar a idéia do amigo Pepe.

Pepe Le P
Veterano
# mar/11
· votar


Frankie
Teve sim, a ideia agora e tentar organizar bem pra ver se a coisa da certo!

Nesse tópico ta rolando inscrições e algumas informações mais detalhadas: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/256126/

brunoepronto
valeu Bruno!

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Pepe Le P

Vi o outro topico da inscrição:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/256126/
Mas vou postar aqui pra nao poluir lá.

A ideia é bacana, eu gostaria de me inscrever como tutor e pupilo mas nao vai dar, estou bem enrolado com a vida... hehe!
Boa sorte ae!!

Insomniac_
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
Fala sério, queria ser seu pupilo durante duas semanas pra aprender um pouco do fraseado blues, ahhahaa.

Pepe Le P
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


ogner
Tranquilo cara! Valeu o apoio!

Eu também estou meio na correria, mas já pensando nisso inclui o seguinte item lá no tópico:

2) Para os pareamentos temos algumas possibilidades (ainda a serem discutidas):
primeira: os inscritos para tutor enviam um e-mail para a organização (inicialmente eu) indicando um ou mais possíveis pupilos, e o organizador maneja de acordo com a disponibilidade.
segunda: a organização pareia diretamente tutor-pupilo no caso do tutor não indicar ninguém até uma data prevista
terceira: caso o tutor não tenha disponibilidade para participar por algum período, basta comunicar a organização, que seu nome não sera utilizado para pareamentos no referido período.


Justamente porque sei que muitos de nós temos outras prioridades e em determinadas épocas podemos não ter tempo nenhum para participar.

Insomniac_
Veterano
# mar/11 · Editado por: Insomniac_
· votar


Pepe Le P
Mas e aí cara, vai ter limite de pessoas? Pra ficar mais fácil acompanhar e organizar?

*edit*
respondi a mp, me add lá =)

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Insomniac_

Não vai dar velhão..da outra vez que rolou um tréco parecido com esse, consegui até um canal de broadcast e transmiti ao vivo pra alguns foristas, foi divertido, mas nao tinha interação, era só eu tocando e nao passou da fase de testes, hehehehe!

Pepe Le P
O problema é que meu periodo é indefinido.
Mas posso dar pitacos na formatação da coisa...se eu tiver alguma ideia brilhante eu falo, hehe!!

mr.floyd
Veterano
# mar/11 · Editado por: mr.floyd
· votar


Pepe Le P
vc é um paga pau. tava tentando ajudar e vc fez pouco caso da minha participação, agora o Marc Snow, ohm777, ogner e brunoepronto.. falouu/postou no topico e vc arreganhou as pernas pra ele. vsf


affs

Maximun-EGS 216
Veterano
# mar/11
· votar


mr.floyd

Cara, esse Pepe ai, ta se achando, pq cria o treco e alguem de nome posta, ai sai excluindo outras pessoas, e esquece que ele tbm é novato, enquanto esse status embaixo do Nick, valer mais que a experiencia do cara pra esse tipo de pessoa, ele nao vai crescer e evoluir a mente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sistema Tutor-Pupilo no FCC - venha discutir essa ideia!