Sistema Tutor-pupilo - Inscrições

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pepe Le P


Buenas galera, pra não ficar só na esfera da teoria decidi dar um passo adiante nessa tentativa de implementar um sistema guiado de estudo semanal.

As regras iniciais (sugeitas a alteração no decorrer do programa):

1) O cadastro deve ser feito neste tópico, apresentando as seguintes informações:
- Interesse em participar como Tutor(a) e/ou Pupilo(a)
- indicar áreas de interesse, tais quais:
- Estilo musical (tanto para tutores como pupilos)
- Algum aspecto de técnica/teoria, percepção, gravação/mixagem... enfim, qualquer coisa que envolva o fazer musical.
- para candidatos a pupilo: breve descrição do seu estágio de conhecimento e fluência atuais no instrumento, para que um possível tutor possa avaliar melhor quem será escolhido e o que e como serão os assuntos abordados (vou fazer uma postagem com a minha inscrição para servir como modelo).
- lembrando que as informações do cadastro podem ser editadas conforme o interesse do inscrito!

2) Para os pareamentos temos algumas possibilidades (ainda a serem discutidas):
primeira: os inscritos para tutor enviam um e-mail para a organização (inicialmente eu) indicando um ou mais possíveis pupilos, e o organizador maneja de acordo com a disponibilidade.
segunda: a organização pareia diretamente tutor-pupilo no caso do tutor não indicar ninguém até uma data prevista
terceira: caso o tutor não tenha disponibilidade para participar por algum período, basta comunicar a organização, que seu nome não sera utilizado para pareamentos no referido período.

3) O "acompanhamento" terá duração de uma semana, a contar da data de confirmação das duas partes sobre o pareamento. O objetivo não é promover um mega aprofundamento em um determinado tópico.
- Exemplo: O pupilo tem interesse em desenvolver noções sobre improviso utilizando modos gregos. O tutor poderia, por exemplo, passar alguns lick/frases em um determinado modo e dar explicações sobre a composição e aplicabilidade, indicando características do modo (onde eles estão evidentes no lick), em que situação da harmonia o lick encaixaria melhor e de repente passar uma bt onde o pupilo possa praticar em cima.
- A ideia inicial é que não se repitam os pareamentos na semana seguinte, mas futuramente nada impede que um mesmo pareamento seja formado.

4) Como a ideia inicial envolve um pequeno compromisso de ambas as partes o pupilo terá as seguintes obrigações:
- Antes de efetivar o pareamento o pupilo deverá entrar em contato com o tutor para acertar o oferecimento de uma "doação simbólica pelos serviços prestados".
Exemplos de "doação simbólica": baixar e enviar algumas músicas de interesse do tutor; oferecer alguma tab ou partitura de interesse; fazer a divulgação de show/banda/cd do tutor para amigos; enfim, qualquer coisa que possa ser de interesse. Essa doação pode não ser obrigatória se o tutor assim desejar, pois a ideia não é dificultar o pareamento, apenas fornecer algum tipo de reconhecimento a atenção dedicada.

- Após o término do tempo de acompanhamento o pupilo deverá (num tópico específico) postar um vídeo/gravação/texto no formato "aula" tentando descrever o que foi abordado. os objetivos deste item são:
- Garantir um mínimo de dedicação por parte do pupilo, para evitar que um pupilo sem interesse real "ocupe" um tutor por duas semanas sem estudar o que foi abordado, tirando a oportunidade de outro pupilo que poderia ter aproveitado os ensinamentos. Uma ideia é a de que o tutor estipule algum tipo de meta (respeitando o nível e condições do pupilo) referente a esta postagem.
A ideia não é chegar a uma "execução perfeita" ou escrever um "tratado teórico sobre um assunto", apenas postar algo que demonstre que o assunto foi estudado e que possa vir a ajudar outros foristas.

Caso um pupilo não cumpra esta etapa ele cairá na lista de prioridades nos próximos pareamentos.

5) Ao tutor cabe selecionar e disponibilizar material sobre o assunto acertado bem como dar algumas indicações de como estudar e dicas em geral. Eventuais dúvidas podem ser feitas por mensagem particular aqui mesmo pelo FCC ou e-mail/msn, caso o tutor queira fornecer, só cuidando pra não atolar o cara com 300 dúvidas por dia, a comunicação deve ser usada com parcimônia!!!

O esquema será dividido em 4 tópicos:
1- Tópico destinado a sugestões/dúvidas ou críticas ao sistema:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/256100/p0#7408588

2- Tópico destinado ao cadastro de participantes: este mesmo!!!

3- Tópico destinado ao andamento dos pareamentos, com data de início e término (a ser criado)

4- Tópico destinado a postagem dos vídeos/gravações/textos com a "postagem de conclusão de curso quinzenal" por parte dos pupilos (a ser criado)

!!!!!!!!!!!!!!!!ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Este tópico destina-se exclusivamente para cadastro de participantes (como tutores/pipilos), não poste comentários de nenhuma outra natureza!!!

Sugestões, reclamações, dúvidas, comentários inúteis, conselhos, críticas, etc. e tal devem ser feitos neste tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/256100/p0#7408588

Buenas, vamos ver como as coisas vão se encaminhando.

Como dito no joguinho de Mega Drive que marcou minha infância/adolescência pela trilha sonora mais irada da história:
Let the carnage Begin!!!

Obs: caso o inscrito tenha material publicado aqui no FCC/4shared/youtube e afins pode colocar links junto a sua inscrição, que também ajuda a ter uma ideia mais precisa em que passo anda o indivíduo.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mar/11 · Editado por: brunoepronto
· votar


Vou começar então, me candidatando como tutor:

- Possuo conhecimento em: harmonia, improvisação, leitura, técnica e percepção.

- Dou ênfase em determinados estilos, tais como: rock, blues, jazz, música brasileira, etc...

Pepe Le P
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Minha inscrição (de repente já serve como modelo)!!!

Inscrição:
Tutor e pupilo.

Interesse:
- Praticamente todos estilos que não necessitem de afinações alternativas. Só não sou muito fã de doom/death/darth/armageddon metal from hell...
- Me interesso por todas as áreas da música. No momento tenho interesse especial em aprender harmonia e técnicas/frases/licks que possam ser aplicadas em blues/hard rock e funk. Dicas sobre pedais de distorção e técnicas de mixagem também são muito bem vindas!

Estágio de conhecimento/fluência:
Possuem algumas limitações técnicas importantes em ligados, tapping e me considero em nível técnico "intermédiário". Já tenho uma certa desenvoltura ne pegada, mas ainda acho que tem muito pra melhorar.
Meus conhecimento de teoria/harmonia são bastante picotados, mas considero que sei apenas o básico (intervalos, campo harmônico maior, noções de leitura musical).

Quem tiver interesse em escutar alguns sons gravados tem uma mix com algumas jams que participei aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/250490/

E tem uns vídeos meus perdidos por aí podem procurar no meu perfil).

Insomniac_
Veterano
# mar/11 · Editado por: Insomniac_
· votar


Tutor e Pupilo

- Posso auxiliar na parte de escalas maiores, menores e pentas (iniciantes, claro, hehehe), e na aplicação dessas escalas em improvisos.
- Tenho conhecimento de Windows/VST, posso ajudar quem quiser começar a gravar.
- Também acho interessante ajudar com efeitos, pedais, etc. Quem quiser saber sobre isso, também posso ser tutor.
- Na parte de técnica, posso auxiliar quem precisar de ajuda em coisas básicas como ligados e pull-offs, tappings e harmônicos artificiais.
- Posso auxiliar também na parte de pegada, vibratos, etc.

Acho que com a descrição acima, já dá pra ter noção do que eu sei. Como pupilo, gostaria de ter um tutor que me desse auxílio inicial em 3 coisas:
- Fraseado (improvisação, etc) Jazz e Blues
- Um auxílio inicial aos campos harmônicos
- Auxílio inicial em modos gregos.

Digo auxílio inicial, porque tem muito conteúdo aqui, mas normalmente eu me perco.

*edit*
Influências: das mais diversas. As mais aparentes, Zakk Wylde e Rhandy Rhoads, mas vão de Petrucci a SRV.

FRSouza
Veterano
# mar/11
· votar


Tutor e Pupilo

- Posso auxiliar na parte de configuração, instalação de Vst, acho que é a unica coisa que sei mais ou menos, nao é muita coisa, mas ja pode ajudar alguem, hehehe...

Interesse

- Escalas, e como utiliza-las na improvisação.
- Mixagem, gravação.
- Pegada: Vibratos, Bends, etc...

Acho que fiz certo, qualquer coisa so falar que eu edito. Abs

Kold
Veterano
# mar/11 · Editado por: Kold
· votar


Pupilo

Interesse
Noções de improvisos em Pentas Shapes, gravações e tudo oq o Tutor puder me ensinar e.e

Tem que por influência??

Ace Frehley e Jimmi Page e.e

Nunca tive tudo oq sei foi tirando música e pesquisando um pouco, e na experiencia aqui no fórum

F.BankZ
Veterano
# mar/11 · Editado por: F.BankZ
· votar


Inscrição:
Pupilo

Interesse:
-Técnicas de improvisação;
-Licks, bases, lead e composição de Blues/Hard Rock/Thrash e Heavy Metal;
- Conhecimento teórico (escalas, campo harmônico, etc);

Estágio de conhecimento/fluência:

- Técnicas simples, como: hammer on, pull off, palm mute, palhetada alternada;
-Técnicas medianas, como: tapping.
- Nível de músicas a qual consigo tocar: Nightrain/Sweet Child O' Mine (Guns N' Roses)

p.s.: fiz algum tempo de aula de violão, mas não tive praticamente nenhum estudo teórico e de técnicas. Eram aulas gratuítas oferecidas pela escola onde eu estudava, e pela quantidade de alunos que haviam em sala de aula, o professor não podia avançar na velocidade em que eu conseguia avançar, pois haviam alunos que não tinham a mesma facilidade que eu para assimilar o que era ensinado.

Influências:

Slash, Jimmy Page, Dave Mustaine, SRV, Jimi Hendrix, Izzy Stradlin, James Hetfield, Angus Young, Chuck Berry.

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Legal. Tinha tido uma ideia parecida, mas não organizei ela..

Inscrição:
Pupilo.

Interesse:
-Estilos de peso médio tipo Rush
-Coisas mais dodias tipo Pink Floyd e até Rush também
-Instrumentais meio Blues como Lenny e Riviera Paradise do SRV e até Jeff Beck
-Gosto muito do estilo do Santana
-Metal From Hell gosto de tocar de vez em quando, mas não é o que gosto mesmo. Gosto só de avenged e quando bandas de metal fazem músicas calmas tipo Nothing Else Matters
-Quero aprender a compor solos com base nos modos gregos.

Estágio de conhecimento/fluência:
-Uso muito Slides e já tenho acho que quase fluente as técnicas de Hammer On e Pull Off.
-Estou começando a aprender a usar pentas no braço inteiro(comecei ontem..).
-Acordes conheço muitos e muitos.. Mas não sei o nome de todos hehe
-Meu improviso em Penta é meio limitado, sabe, depois de uns tempos fica muito repetitivo, mas sei tipo uns licks meio inventados que uso bastante
-Tenho experiência de um ano com Violoncelo, 8 meses de Trombone e Flugelhorn (trompete maior e com som mais macio e gordo) e 4 anos de violão aprendendo sozinho.. Demorei pra descobrir as aulas na internet..
-Toco Bongô de vez em quando...
-Sei relativamente bem extrair os sons o meu equip e usar singles e Humbucker e já entendi minha guitarra e sei quase todos os timbres que posso tirar dela
-Toco guitarra faz 7 meses(comecei no meio de julho mais ou menos

Influências:
SRV, Jeff Beck, Santana, Alex Lifeson, Zappa, Zakk Wylde, John Scofield

Se fosse pra escolher uma guitarra e um amp qual seriam?(acho essa pergunta interessante)

Tagima Brasil Custom T735 e AC30

DraKo
Veterano
# mar/11
· votar


Pupilo

Interesses: Improvisação(blues e hardrock), modos gregos

Influencias: SRV, Jimi Hendrix, Santana e Eric Clapton

Fluencia: conheço harmonia tonal e modal, fluencia em ligados, bends e vibratos

Principais dificuldades: Improviso, tapping e harmonico artificial

Binohendrix
Veterano
# mar/11
· votar


Inscrição: Tutor e pupilo.

Interesses: Gravações com vst , microfonada e noções de programas de mixagem. Técnicas de velocidade, tapping, escalas.

Fluência: Toco há 16 anos, com alguns intervalos. Conheço pentas, alguns modos gregos mas tenho pouca teoria.Tenho destreza nos dedos, conheço vários licks e fraseados para improvisação no estilo blues, hard rock , metal. Toco um repertório de 28 músias inteiras, com solos, de bandas como AC/DC, Led, Sabbath, Floyd, Free, Eric Clapton, etc..Atualmente estou me iniciando no "shredding" e já sei alguns licks bem rápidos para improvisação mas ainda estou em busca daquele som limpo e rápido.

Influência: Quase tudo de rock clássico, blues, progressivo, metal ( não from hell podrão)

Eddie Van Hallen
Veterano
# mar/11
· votar


Tutor e pupilo.

os estilos que curto mais é jazz, fusion, rock and roll, blues e funk

como pupilo gostaria de aprimorar minha tecnica e aprender mais sobre composição e improvisação

possuo conhecimento em leitura, improvisação e teoria musica

influencias: Jeff Beck, Frank Gambale, Eddie Van Halen, George Benson, Joe Pass, Pat Metheny, Wes Montgomery...

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


Inscrição: instrumento: guitarra!
pupilo

Interesse:

aprender mais sobre campo harmonico, modos, escalas,partitura, tecnica, improviso, tapping, fraseado, composiçao etc.


Fluencia
Formação de acordes, intervalos, bend, vibrato.

Influências:

angra, slipknot, deep purple, guns n roses, legiao urbana, tom jobim, elis regina, metallica, etc...

Kold
Veterano
# mar/11
· votar


Prevejo muito pupilo pra pouco tutor.

L.K.R
Veterano
# mar/11 · Editado por: L.K.R
· votar


Inscrição
Pupilo
Interesse
-Aprender teoria (sei muito pouco/quase nada) e improvisação.
-Ganhar um pouco de experiência em palhetada alternada e Sweep.
-Entender mais sobre guitarra ligada no pc.
Fluência
Não sei dizer ao certo, músicas como Stricken - Disturbed (só não consigo a parte rápida dos ultims 4~5 segundos do solo.
Teoria praticamente zero, consigo fazer bends afinados quase sempre, consigo fazer ligados em boa velocidade, consigo fazer boas palhetadas pra baixo tanto em base como em solos também mas palhetada alternada é um problema
Influências
Michael Paget, Dan Donegan, Greg Tribbett, Randy Rhoads, James Hetfield, Billy Gibbons, Dimebag Darrell e Angus Young.

Marc Snow
Veterano
# mar/11
· votar


Me candidato a tutor

Juninho0110
Veterano
# mar/11
· votar


Inscriçao
Pupilo
Interesses
-Teoria(Modos gregos,campo harmonico)
-Palhetada altrenada,tapping,sweep e licks
-Gravaçao
Fluencia
Toco guitarra a menos de um ano e sei o basico do basico
pentatonicas umas musicas simples(como the unforgiven,paranoid,Blood Brothers do iron maiden, Hunting high and low do stratovarius, A question of heaven do Iced earth e outras q eu nao me lembrei agora)
um tenho uma certa dificuldade na palhetada alternada e uma pequena dificuldade pra fazer bends afinados
meu tapping e bem simples,simples mesmo.
vou colocar os links de algumas jams q eu participei:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/255761/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254181/

Influencias
Slash,Kirk Hammet,Rafael Bittencourt,Kiko Loureiro,Edu Ardanuy,Juninho Afram,Steve Vai,Randy Rhoads,Joe Satriani,Jimmy Page,Angnus Young,Ritche Blackmore,Marty Friedman,Dave Murray,Adrian Smith e alguns outros guitarristas(Hard Rock,heavy metal,metal melodico,classic rock...)

Alex Guitarreiro
Veterano
# mar/11
· votar


inscrição: pupilo

interesses: - formação de acordes (só uma refinada)
-dicas de improvisação
-conselhos de bandas interessantes para se ouvir (dentro do campo rock, que é a minha área de interesse), em termos de tecnica e evolução musical
-se possivel algum tipo de introdução aos campos harmônicos x.x

descrição: tenho 16 anos, comecei no violão aos 11 passei uns 2 anos indo pra igreja so pra passar cifras =O (mas nao me arrependo pq foi divertido haha), comecei aos 13~14 na guitarra fiz um mês de aulas de guitarra nesse começo e o resto que aprendi foi praticando, pesquisando na internet e com amigos
mas tenho a impressão de que não estou evoluindo muito ultimamente e preciso estudar mais teoria
meu objetivo atual é conseguir construir solos para minhas musicas
consigo fazer boas harmonias e letras, riffs interessantes
mas um solo propriamente dito não sai (acho q o meu maior foi uns 25 segundos no maximo lol)

=D

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mar/11
· votar


Up

Insomniac_
Veterano
# mar/11
· votar


Vamos lá galera, é só até 23:59!

Arimoxinga
Veterano
# mar/11 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Pupilo:


Interesse:

Harmônização Clássica (seria Bach?)

como ultilizar, a escala menor Harmônica para compor e improvisar.

Já tenho conhecimento de alguma coisa sobre o assunto.

Gosto de música boa!



Tutor:


Não sou experientissímo com mixer mas, já fiz alguns trabalhos de mixagem e masterização posso passar os conhecimentos básicos de iniciação para gravação com VsT para quem usa o Reaper como DAW.


Nível:


Me considero no nível intermédiario toco "guitarra" a mais ou menos 2 anos e meio e 2 anos de violão.


Abaixo algumas coisas gravadas por mim para se ter uma ideia do guitarrista aqui RÁ hehehe:


música - Funk you


http://www.4shared.com/audio/ZgsKtTqo/funk_you.html


Música Jekyll and Hyde (instrumental muito doido)

http://www.4shared.com/audio/GF9sA16q/jekyll_and_hyde.html


Cover pantera (This love) com a voz do Christhian moderador.

http://www.4shared.com/audio/Eiom84vi/This_Love_-_Chris.html


acho que isso já da, flw gente boa!

Peace!!

sobrevivente
Veterano
# mar/11
· votar


Inscrição:
Tutor e pupilo.

Interesse:
- Me considero no nível intermediário. Toco em um power trio gospel. Gosto bastante da linha rock/hard rock/rock progressivo e gostaria de aprender harmonia e improvisação para aplicar nestes estilos.

Tutor
- Há um tempo eu mexo com mixagem e VST's, então acredito que eu possa estar ajudando neste sentido.

Sons gravados
http://www.4shared.com/audio/sE3eBsUG/Faz_Chover_solo.html
http://www.4shared.com/audio/ZmytBBWZ/Filipe_Santos_-_Overture_1928_.h tml

Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=5i2miDvwgaU

- grekk
Veterano
# mar/11 · Editado por: - grekk
· votar


Inscrição:
Pupilo

Interesse:
- Me considero no nível iniciante, não sei nada de extremo apenas escala maior, menor e pentatonica... Modos gregos e arpegio, assim como harmonização de arpegios são um dos meus principais interesses!

Insomniac_
Veterano
# mar/11 · Editado por: Insomniac_
· votar


Fala, galera! É o seguinte, como o Pepe Le P já havia dito anteriormente, as inscrições estão encerradas. Amanhã, abriremos um tópico para divulgar os pareamentos e dizer como ficou o sistema, ok? Contamos com a colaboração da galera pro negócio dar certo e continuar funcionando! =)

*PS: por favor, só postem coisas adversas e/ou comentários no outro tópico; Obrigado.

PGilbert
Veterano
# mar/11 · Editado por: PGilbert
· votar


Inscrição
Tutor

Interesse
Técnica avançada - Palhetada alternada, tapping e lições de velocidade.

Conheço bem pedais de efeitos, timbres e amplificadores.

Preferência Musical
Hard Rock, Heavy Metal.

Meu som
http://myspace.com/queenevilband

Pepe Le P
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


PGilbert
Cara tua inscrição é muito bem vinda! Se tu fizeres ela nas próximas horas de repente ainda da tempo de te colocarmos como tutor no primeiro pareamento. Edita teu post e coloca ae quais as tuas área de interesse....

Só para deixar claro:
- O pessoal pode continuar se cadastrando (tanto para pupilo como para tutor), só fechamos para fazer o primeiro pareamento.

Nesse começo estamos tentando limitar o número de pupilos ao dobro do número de tutores, mas só vamos definir mesmo como as coisas funcionarão depois de atestar como está funcionando na prática.

Rhadam
Veterano
# mar/11
· votar


Inscrição
Pupilo

Interesse
-Aprender teoria, harmonia e improvisação. Nível iniciante/intermediário.

Preferência Musical
Hard Rock, Blues.

Tenho algum conhecimento prático na guitarra, mas sei muito pouco de teoria.

PGilbert
Veterano
# mar/11
· votar


Pepe Le P
Editado!

jonas.hetfield
Veterano
# mar/11
· votar


Inscrição
Pupilo

Interesse
-Ganhar velocidade,ampliar meu fraseado e capacidade de improviso

Preferência Musical
Hard Rock, Heavy metal, Blues e Rock em geral.

Meu som
http://www.youtube.com/watch?v=fqkR1hWc2Bg&feature=mfu_in_order&list=U L
(a noite posto uns mais atuais, esse saiu uma porqueira hehe)

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mar/11 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
· votar


Inscrição:
Pupilo (se não tiver tutor suficiente eu posso ajudar).

Interesse:
- Hard rock anos 80~90
- Teoria (não sei muito bem)
- Licks e riffs
- Pegar um pouquinho de velocidade (não faz mal a ninguem =P).

Estágio de conhecimento/fluência:
Me considero como intermediario, só que em parte teórica sou chulo demais, não sei quase nada, mas me julgo mais ou menos quanto na parte tecnica, nunca fiz aula, sempre aprendi pelo Youtube, tenho certa facilidade em auto-didatismo.

Jonh Master
Veterano
# mar/11
· votar


Pupilo

Interesse:
Modos gregos,improvisação,fraseado,palhetada alternada e sweep,arpejos(esse preciso muito!)campo harmônico e harmonia

estágio de conhecimento e fluência
Toco guitarra a mais ou menos 8 meses,me considero ainda entre um iniciante/intermediário,sei o básicão como : pentatônicas,sei os desenhos dos modos gregos mas ainda não sei utiliza-los,já sei intervalos,etc..
Toco em uma igreja por isso preciso mto melhorar no assunto de campo harmônico e harmonia,e isso pode me ajudar muito!!

Preferência Musical
Gospel,Rock,Metal,Pop Rock!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sistema Tutor-pupilo - Inscrições