【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


JoaoPauloGuitar
Sim, e fecho os restantes com palito-de-dentes e lixe.
Abç

DanielChaves97
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio ,sou eu o Daniel , que deixou a cort ai com vc !
eh que eu tava pesquisando sobre guitarra (pra comprar ano que vem) mas desisti ,pq achei que modificar a minha atual seria mais vantajoso... qual eh a diferenca, nao em timbre, dos nuts (plastico ,osso,etc). eles influenciam no tempo que a guitarra segura a afinacao?
Vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


DanielChaves97
Daniel, eu acho que, se vc quiser tocar em uma banda, vais ter que ter outra guitarra; isso é muito necessário.
Não influencia muito não, até porque, a maior parte do tem as cordas estão presas é nos traste mesmo...
O que recomendo para sua guitarra é instalar capts melhores. Só isso.
E ter um bom amp.
Abç
P.S.: Venha buscá-la.

rock roll e pra quem merece
Veterano
# out/11 · Editado por: rock roll e pra quem merece
· votar


ja postei essa pergunta em outros topicos mas nao consegui o que desejava
eu tenho uma guitarra sg sx shelter, comprei a pouco tempo. otima guitarra ainda mais pra iniciantes, mas eu queria conhcer um pouco mais sobre ela, então se alguem souber quais sao os captadores, o tipo de madeira usado no corpo e no braço, agrdeceria muito.
e outra coisa alguem conheçe algum luthier bom e de confiança no sul do ES ?
Abraço.

DanielChaves97
Veterano
# out/11
· votar


O que eu sei sobre ela eh que o corpo eh feito de Nato (conhecido tambem como mogno asiatico). Ja os captadores eu ACHO que sao genericos, produzidos pela propria SX.

Sparcow
Veterano
# out/11
· votar


Captadores ativos "matam" o timbre da madeira?
Fazer corpo e braço da mesma madeira é ruim?

DanielChaves97
Veterano
# out/11
· votar


"Captadores ativos "matam" o timbre da madeira?"
Eles tem um timbre proprio ,entao eles tiram uma grande parte do timbre da madeira. Quase nao fica o timbre da madeira.
"Fazer corpo e braço da mesma madeira é ruim?"
Depende do instrumento e da madeira que vai ser usada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


rock roll e pra quem merece
O corpo e o braço são de Nato e os capts são genéricos, fabricados pela fábrica chinesa Rohs.
Se a sua é o modelo com braço colado, tens uma boa guitarra que pode ser melhorada com alguns "up-grades".
Não conheço luthier aí no ES.
Sparcow
Não.
Os capts ativos sofrem bem menor influência da madeira, de como ela vibra e transmite as vibrações para as cordas. Esse assunto já foi exaustivamente debatido aqui. Use a busca.
Fazer corpo e braço da mesma madeira é ruim?
Não.
Há madeiras que podem ser usadas no corpo e no braço, como o nato, o mogno, o tauarí, etc. Outras não.
Abçs

clebergf
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Washuburn Mercury Series II, ela é de compensado. :(
Porém ela é de estimação, queria saber que caps eu poderia colocar para dar um up no som, uso ela mais para tocar metal mesmo.
Pensei em colocar um Malagoli Intruder, mas não sei se vale a pena investir nela em relação a ter melhora no som.
Caps ativos seriam melhores?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


clebergf
Cara, instale esses capts aí mesmo (os intruders), pelo menos eles são baratos e tem um som "cabuloso"!!!
Abç

clebergf
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu cara!!!

ricardocezario
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, tu poderia me recomendar um jogo de tarrachas pra botar em uma SX 62? Uso raramente a alavanca, mas gostaria de ter a opção caso desejasse em algum momento.

Ja dei uma olhada nos comentários ai, mas gostaria de um norte pra seguir. Você poderia me dizer uma ou duas opções que você considere boas para a aplicação?

Um abraço.

sinaldo
Veterano
# out/11 · Editado por: sinaldo
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Aos companheiros também do FCC.

Boa noite,Muitas lojas colocam nos anuncios das guitarras como tendo o corpo e braço de mogno como por exemplo: CORT CR 250 / CORT M600 E a SX SSG. Qual dessas realmente é?? se é q tem ?

forte abraço!

Sparcow
Veterano
# out/11
· votar


Valeu pela resposta! Vou dar uma procurada e ver o que encontro.

Existe algum captador nacional que se aproxime dos EMG 81/60?

Aliás, pq é tão difícil encontrar EMG 60 no Brasil? Só encontro os 81/85 Sakk Wylde, e em lojas do exterior que enviam pro Brasil não dá pra comprar pois a EMG tem representante no Brasil e o contrato não permite.

Plínio Ferrraz
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, to querendo comprar um amplificador de uns 600 reais que dê para estudar, tocar em shows pequenos ou usá-los como cabeçote em uma caixa mais potente se for preciso. Você pode me recomendar algum?

Ps: Vou utilizar uma SG Epiphone Special(até poder comprar outra) que eu estou reformando. Daí queria saber se tipo, se eu gostar pra caramba do som que eu tiro com a SG ligada ao amplificador, tem o risco de eu me decepcionar com o som que eu tirarei com a minha futura guitarra, mesmo essa sendo muito boa, com captadores de alta qualidade e tal? Resumindo: A característica sonora do amplificador pode variar muito de uma guitarra pra outra? Lógico que sei que a qualidade sonora varia em cada instrumento, mas queria saber mesmo se o "comportamento" do amplificador muda... (ou seja, vc não deve ter entendido o que to querendo dizer)

Ps²: Torço pra que sua recomendação seja do Maverick MV3012(pois achei o preço bom pela sua potência), gostei muito do que li dele... porém estou receoso pois vi gente que se decepcionou com algum defeito que ele apresentou, mas raramente vi gente falando mau do timbre dele, muito pelo contrário.

Ps³: Desculpe pelo tamanho da postagem, porém se puder ajudar ficarei muito grato, pois escolher a melhor opção pra comprar é bastante difícil, principalmente sendo a primeira vez.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


ricardocezario
Compre essas:
http://store.guitarfetish.com/Wilkinson-Fender-Style-Nickel-Tuners-Six -for-Strats-and-Teles_p_891.html
sinaldo
Nenhuma.
Não existem mais guitarras de mogno brasileiro "de fábrica"
Sparcow
Não tem.
Aliás, pq é tão difícil encontrar EMG 60 no Brasil?
Não sei...
Plínio Ferrraz
Cara, por esse preço....
Compre o Maverick3012...
Abçs

Plínio Ferrraz
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

(Obrigado pela resposta!)

Vi que esse amplificador não possuí loop de efeitos, isso é um problema grande?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Plínio Ferrraz
Não, não é.
Abç

Ariel Ferreira
Veterano
# out/11 · Editado por: Ariel Ferreira
· votar


Cara, lembra que te flei que meu amigo passou alcool na guitarra? então isso apagou o número de série dela, será que tem algum modo de reverter isso? Bertola depois dá uma passada em meu tópico.

mrfelipbr
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, aqui na minha cidade tá chovendo e dando mto relampago, tem tomada "pipocando" aki e, isso oferece algum risco pra guitarra (captadores) ???
como eu faço pra descobrir qual é a saida dos caps da minha CLP II ?

Henry Tas
Veterano
# out/11
· votar


Fala bertola eu aqui enchendo o saco de novo, num tópico meu, você falou que entre a Tagima T-635 e a Condor GX40a, a Condor é superior, por quais motivos? Madeiragem, construção, acabamento?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Ariel Ferreira
Não, não tem...
mrfelipbr
Se tem relâmpago, não toque guitarra. Melhor não correr riscos.
Os capts de sua CLP2, são genéricos, descobrir a "saída" deles não é difícil, basta saber usar um multímetro, mas creio ser inútil... Quando puderes, e achar necessario, instale novos e bons capts nela, comos os Sound/Malagoli H777, por exemplo.
Henry Tas
Acabamento e captadores.
Abçs

mrfelipbr
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok vou tentar, vc acha q os 600T e o 496, ou aqueles custom HB hot alnico são boas opçoes tbm ???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


mrfelipbr
Sim, são.
Abç

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# out/11 · Editado por: Bruno_Rock and Roll
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde cara, sabe me dizer que madeira é essa das fotos e se presta pra alguma coisa na construção de uma guitarra?
Meu pai as encontrou na oficina onde trabalha, são dois pedaços, o das fotos é o maior (Tirei uma foto do lado do meu violão pra ti ter uma ideia do tamanho). A ponta dela cortada por policorte que ficou massa, bem escura e bem lisinha.
Eu achei ela bem bonita, e é bem pesada. Dae resolvi perguntar aqui.
Obrigado.
FOTOS:
http://desmond.imageshack.us/Himg5/scaled.php?server=5&filename=100045 0z.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg41/scaled.php?server=41&filename=1000 448w.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg706/scaled.php?server=706&filename=10 00447a.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg710/scaled.php?server=710&filename=10 00446y.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg823/scaled.php?server=823&filename=10 00452m.jpg&res=medium

igor.schecter
Veterano
# out/11
· votar


Sparcow
importa cara é barato :] ebay existe pra isso :D

igor.schecter
Veterano
# out/11
· votar


Bruno_Rock and Roll
cara a madeira está umida pelo que parece na foto...não da pa construir guitarra com madeira umida..

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# out/11
· votar


igor.schecter
Ta seca cara, só ta daquele jeito por que molhou um pouco a superficie, nada de mais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Bruno_Rock and Roll
Não dá pra saber não cara, mas tá parecendo maçaranduba, que não serve pra nada em luthiería, mas eu não posso afirmar.
Abç

emachado
Veterano
# out/11
· votar


Bertola

Que material é aquele, parecido com pó de grafite, que alguns luthiers usam para ampliar a figuração de maple, marcar ainda mais os veios e desenhos da madeira, obtendo-se algo como desenhos em 3D? (é usado antes da pintura ou seladora).

Em pinturas com tinta poliuretano, qual o produto usado para selar a madeira? Há alguma seladora PU? Ou é o mesmo primer usado em automóveis?

Você conhece algum instrumento com escudo em alumínio? Será que interfere negativamente no sistema elétrico e captação? Ou seria até vantajoso no caso da blindagem?

Saudações

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji