【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
guizimm
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vlw mesmo cara
esse amp da pra ensaia com banda de boa(to preocupado com isso)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


GUITARK2
"Resposta editada"
Abçs e obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Tensoohvisky
Telecasters e Stratocasters (nessa ordem).
Braço, se vc não sabe fazer, e é bem difícil e exige muita prática, compre pronto. A espessura padrão dos corpos é de 44/45mm.
Thavinhoobj
Não tem como....
Para se escurecer uma madeira deve-se tingí-la com um corante especial chamado vieaux-chenne, que só podería ser aplicado na escala de seu baixo ANTES dele ser colado ao "corpo" do braço. Esqueça isso.
guizimm
Sim.
Abçs

mrfelipbr
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, pode acontecer de uma bobina soltar ???
minha guitarra tá com um vibração estranha quando uso o cap do braço, ela "sofreu" uma queda a alguns meses, caiu de frente no chão, e bem depois eu notei essa vibração, que sai no amp... será isso ???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


mrfelipbr
Pode.
Mas eu não podería ser enfático em minha resposta sem examinar o capt em questão...
Abç

mrfelipbr
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok, outra pergunta (te enchendo o saco já hehehe)
tem problema eu colocar um cap de saída média alta na ponte e outro de saída um pouco menor no braço ??? o cap do braço sempre vai ter o som mais fechado ?????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


mrfelipbr
Uma coisa nada tem à ver com a outra.
Capts da ponte TEM QUE TER maior saída pois nessa região a amplitude de vibração das cordas é menor que próximo ao braço, ademais, o som do capt do braço, até por sua posição, SEMPRE tenderá a ser mais "fechado", grave. Isso é óbvio.
Abç

slow134
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, isso me aliviou bastante, pois o instrumento não foi dos mais baratos, é novo porém já saiu da garantia, e não fiz nada de mais pra quebrar tão facilmente..

P.S: Primeiro dei 1/4 de volta, não senti tanta diferença no braço, mas as cordas abaixaram quase meio tom, depois dei mais 1/4 de volta, e senti uma diferença legal, e deixei como eu queria. Com essas circunstâncias o tensor pode não estar quebrado certo?

Vlw Bertola!

Abraço

mrfelipbr
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
hehe blz, eu ñ entendo mto sobre posição de caps, mas eu entendi isso sim, blz então.
vlw aí !!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


slow134
Não tem nada quebrado aí apenas desregulado...
Reparou porque é IMPRESCINDÍVEL levar qualquer instrumento de cordas assim que se compra a um luthier....
Abç

slow134
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

blz bertola, mto obrigado!

Assim que puder vou levar o violão no luthier msm.

vlw

emerson652
Veterano
# out/11
· votar


eu to com uma tagima 652 e quero trocar potenciometros que tipo de potenciometro eu uso ja que a configuração dela é H-S-S 1 volume, 1 tone, e chave de 5 posições
????

ajuda aew vlw

GUITARK2
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
blz...no site da emg diz que pode ligar até 27v nos captadores...eu tenho um kit ZW EMG 81/85 e ele usa 18v

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


GUITARK2
Devem ser novos modelos, que nunca trabalhei, pois os que sempre trabalhei são de 9v. Obrigado pela correção. De qualquer forma eu mantenho, em princípio, a minha opinião, por conta do valor dos potenciômetros que é diferente.
emerson652
250K logarítmicos.
Abçs

GUITARK2
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tranquilo...resposta do cara da emg

Tell your Luthier that the guy at EMG said EMG products are rated up to 27vdc. Your 81 will work fine at 18 volts.



Thanks,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


GUITARK2
Bom saber... Eh,eh,eh.....
Abç

GUITARK2
Veterano
# out/11
· votar


perguntei agora ao SCOTT da SEYMOUR DUNCAN sobre os potenciometros ...a resposta:

You can use other value potentiometers, like 25k, but 100k is optimal. That being said, I don't think it will be a huge difference.25k pots will make the pickups just a little bassier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


GUITARK2
Muito bom!
É interessante como num circuito ativo a interfer~encia do pt é menor...
Abç

GUITARK2
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eles são muito rápidos nas respostas....é mandar o email e receber a resposta....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


GUITARK2
Isso é ótimo...
Abç

JoaoPauloGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Comprei tarrachas novas pra minha guitarra mas o furo do parafuso é diferente, levando em um luthier é só fazer outro furo que não tem problema?

daniel_frs
Veterano
# out/11
· votar


olá bertola, to atrás de uma strato com corpo em alder ou ash só que eu queria ela com um corpo sem emendas madeira pura e um braço inteiriço será que a sx sst 57 é uma boa opção? VLW

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


JoaoPauloGuitar
Como assim? De que furo vc está falando?
Abç

emerson652
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

obrigado, ajudou pakas vlw mano

fconde77
Veterano
# out/11
· votar


Bertola, vc poderia indicar um livro (de preferência em português)sobre manutenção de violão, baixo e guitarra... vi uma indicação no FCC do "Manual de Regulagem e Manutenção em Guitarras, Contrabaixos E Violões Por Mozart Carvalho" mas no google book's a visualização não é completa e não encontro disponível pra venda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


daniel_frs
só que eu queria ela com um corpo sem emendas
Então vc terá que comprar uma guitarra Fender dos anos 60 ou 70... Isso não existe mais, nem nas "Custom Shop", nem é tão relevante assim.
madeira pura
O que vc quer dizer com isso?
braço inteiriço
Guitarras tipo Fender tem braço aparafusado, não inteiriço...
fconde77
Bom livro mesmo, sobre o assunto, em português, não existe. Só em inglês e francês.
Esse livro do Mozart Carvalho eu conheço, mas não o possuo, pois tenho outros melhores nas línguas citadas acima.
Abçs

joaosilva6497
Veterano
# out/11
· votar


Bertola, estou a instalar um push button em minha guitarra, mas o que eu tenho é n/a, o único n/f que achei não serviu. Queria saber se tem como inverter o push button n/a, ou seja transformando-o em n/f. Eu li em outro site que era possível, ligando um transistor(eu acho).

Ps: o link do push button(não sei se é o mesmo, mas o meu é deste mesmo modelo): Chave PBS-12B Vermelha Sem Trava (Tipo Push Button)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


joaosilva6497
Cara, eu desconheço esse processo de modificação... Sorry!
Abç

joaosilva6497
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hum..ok, mas vlw. Eu postei lá no handmades também, alias, conhece algum outro forum que pode me ajudar?

JoaoPauloGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É o furo onde fica o parafuso que prende a tarracha na parte de trás, tem um que é levemente angulado e outro que é reto, o da minha guitarra é o levemente angulado e as tarrachas que comprei são retas, ai queria saber se é só fazer um novo furo!

Angulada: http://sonkey.mundomax.com.br/_acessorios_violoes/tarraxa_para_violao_ aco_wj07cr_3_3_wilkinson_272_001.jpg

Reta:
http://images.quebarato.com.br/T440x/tarraxa+guitarra+violao+folk+3+3+ sao+paulo+sp+brasil__20A469_2.jpg

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji