【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


emachado
Que material é aquele...
Não sei, nunca usei isso.
Em pinturas com tinta poliuretano, qual o produto usado para selar a madeira?
Seladora comum...
Você conhece algum instrumento com escudo em alumínio? Será que interfere negativamente no sistema elétrico e captação? Ou seria até vantajoso no caso da blindagem?
Vários. Os 1ºs baixos e guitarras Fenders tinham escudos de alumínio anodizado. Não interfere em nada e ainda ajuda na "bilndagem"
Abç

Plínio Ferrraz
Veterano
# out/11 · Editado por: Plínio Ferrraz
· votar


'ignore esse post'

Plínio Ferrraz
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Uma ponte Bigsby(original) juntamente com roller brigde + tarrachas com trava seguram a afinação legal? Mesmo com alavancadas mais fortes?

Em média, quantos tons eu consigo subir com a alavanca de uma Floyd Rose(original)? E de uma Bigsby?

Abrç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Plínio Ferrraz
Cara, ponte nehuma segura afinação 100%. Mas com uma ponte de boa qualidade e ponte "roller" e pestana devidamente lubrificada e cordas colocadas corretamente nas tarrachas, a afinação se mantém mais estável.
Em média, quantos tons eu consigo subir com a alavanca de uma Floyd Rose(original)? E de uma Bigsby?
Não sei...
Abç

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


Plínio Ferrraz
Em média, quantos tons eu consigo subir com a alavanca de uma Floyd Rose(original)? E de uma Bigsby?

Cara, FR nunca usei, mas com Bigsby, não muito. Numa margem de segurança boa, acho que 1/2 tom apenas (isso com pestana lubrificada, ponte roler ou rocking bar -acho até melhor-, e cordas bem colocadas).

Bigsby não foi feita pra subir ou descer tons, e sim fazer trêmulos estilo música havaiana, saca?? Escute Brian Setzer, ele é o rei das Semi-Acústicas.

Um aceno de longe!!!

Plínio Ferrraz
Veterano
# out/11
· votar


Del-Rei

Pdc cara! Vlw.

Então, fiquei com mais dúvida ainda, pois eu não abro mão de uma ponte trêmulo, e minhas preferências são a Bigsby ou a Floyd. Porém fico com receio de colocar uma Floyd pois eu gosto de tocar blues, onde é muito usado bends em 2 cordas e tal. Daí fico com medo daquela parada da Floyd desafinar as outras cordas quando se da um bend...

Vocês sabem alguma maneira de acabar com esse problema?

Ps: Quando eu falo das floyd, me refiro as Schaller ou Gotoh. Elas tb apresentam esse problema que citei?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Plínio Ferrraz
Vocês sabem alguma maneira de acabar com esse problema?
Facilmente.
Além de uma ponte de qualidade; a guitarra não ter o "back-box".
Resolvidos os maiores problemas das FR's....
Abç

sinaldo
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela resposta anterior!

Acabei comprando uma SX SST-62. agora gostaria de saber se é possível associar captadores para se ter um som pesado e para som STRATO mesmo. quais seriam eles??? presciso trocar os post?

mais uma vez brigado

Plínio Ferrraz
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas daí não daria pra alavancar para traz, certo??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Plínio Ferrraz
Mas daí não daria pra alavancar para traz, certo??
Eu te pergunto: Pra que?
Pra estragar os pivôs? Para forçar o braço e possivelmente empená-lo? Para aumentar imensamente o desgaste das tarrachas e da pestana? Para aumentar muito a possibilidade das cordas estourarem?
Cara, guitarristas ricos pode se dar ao luxo de fazer coisas inadequadas nas guitarras, afinal eles tem grana e ganham guitarras de graça das fábricas para fazer merchandise....
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


sinaldo
Troque todos os captadores por outros de melhor qualidade (como os Sound/Malagoli Traditional Texas), sendo um "stack" (como o Stellfner Neodymiun "Hot" na ponte.
Abç

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


Plínio Ferrraz
Cara, realmente não sei como ajudar, já que não conheço de FR.
Mas acho que se vc seguir as dicas do Bertola, provavelmente conseguirá uma estabilidade maior com a FR do que com a Bigsby. Bigsby, em geral, não usam travas...

Mauricio Luiz Bertola
Cara, guitarristas ricos pode se dar ao luxo de fazer coisas inadequadas nas guitarras, afinal eles tem grana e ganham guitarras de graça das fábricas para fazer merchandise....

Mandou ver!!

Um aceno de longe!!!

Plínio Ferrraz
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desculpa a insistência, se não quiser me responder mais, eu entendo perfeitamente(hehehe).

Mas as Floyd Rose não são feitas pra isso mesmo?? Pra dar alavancadas mais fortes do que outras pontes tanto pra subir quanto pra descer o tom??

Devido a sua experiência, qual ponte trêmulo você recomenda?

Abrç

sinaldo
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

achei os malagoli tradicional texa, já sei onde comprar. agora os Stellfner Neodymiun não encontro. tem outro equivalente?

acha vantagem colocar um HH 777 na ponte ou outro humbucker na ponte ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Plínio Ferrraz
Mas as Floyd Rose não são feitas pra isso mesmo?? Pra dar alavancadas mais fortes do que outras pontes tanto pra subir quanto pra descer o tom??
Não.
Elas foram desenhadas para manter a estabilidade com mais eficiência que as pontes trêmolos comuns. Por essa razão é que elas possuem as travas ("lock-nut"), e, por conseguinte precisam de um ajuste "fino" da mesma afinação após esse travamento, por isso a micro-afinação (o nome "técnico" dessas pontes são pontes móveis com trava e microafinação). Os 1ºs usuários dessas pontes, como o Edward Van Halen, por exemplo, não usvam o "back-box", por que ele não existia nessa época (1977/8). Essa história do "back-box" e de dar alavancadas "para cima", surgiu depois (é possível fazê-lo também nas pontes tipo "vintege"), e ocasiona os danos e problemas que descrevi acima e em outros tópicos.
sinaldo
www.stellfner.com.br
Tem vários, como os Kent Armstrongs:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200466191-captador-kent-armstro ng-strat-hot-preto-hot-rails-_JM
Eu recomendei esses, tipo "stack" para se evitar maiores intervenções na guitarra e manter a estética da Strato.
Abçs

Plínio Ferrraz
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então tirando as fixas, qual ponte você me recomenda?

sinaldo
Veterano
# out/11 · Editado por: sinaldo
· votar


hum!

fconde77
Veterano
# out/11 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Lendo a resposta que vc deu para o sinaldo, vc indicou os Malagoli Custon Alcino Blues e um Kent Armstrongs anunciado no ML para ponte.

Mas os Malagoli Custon Alcino Blues são de imãs de Alnico e o Kent Armstrongs, em questão o imã é Cerâmico... Assim não correria o risco de desmagnetizar os outros 2 Malagoli de alcino ou entendi tudo errado?

Não estou querendo ser chato mas essa configuração proposta pelo sinaldo achei bem interessante até pq tenho uma SX SST e o próximo up será nos captadores.

sinaldo
Veterano
# out/11 · Editado por: sinaldo
· votar


fconde77

vou usar um na ponte Strator Neody Hot da stellfner e dois malagoli traditional texas

Elkinho
Veterano
# out/11
· votar


DeFender
Cara a shelter eu ja toquei e posso dizer que o custo beneficio vale mto a pena, ja a michael eu nunca toquei porem um amigo meu possui uma e disse que não é das melhores

ps: quanto esta disposto a gastar? quanto custa cada uma?

fconde77
Veterano
# out/11
· votar


sinaldo

Blz, depois conta ai como ficou

nome 111
Veterano
# out/11
· votar


ola , eu comprei uma guitarra há um tempo atrás , uma fender strato california .

os meus problemas sao : .o suporte dela tem um pé torto,oque deixa ele torto
. na guitarra o capitador ele nao é fixo parece , pois quando eu boto em G ele sobe muito e em C fica colado no corpo.
.Com esses dois problemas eu pensei que pudesse ter uma consequencia que eu ando percebendo , mas nao tenho certeza se é impressao minha ou nao , mas .. acredito que meu braço esta torto por esses dois fatores citados a cima.(pelo suporte porque pensei que com ele torto poderia entortar tambem o braço e pelo capitador porque quando ele esta alto as cordas altas tambem parecem que puxam o braço como que para formar um 'C'(letra'C'))

As respostas que eu queria são: .primeiro queria saber se é normal o capitador nao ficar colado no braço e subir ou descer dependendo da afinaçao
.segundo gostaria de saber se tem algo demais com meu suporte estar torto
.terceiro queria saber se meu braço esta torto mesmo

Minha máquina está carregando agora , porém quando ela estiver carregada eu posso postar fotos dos respectivos objetos e problemas.
com as fotos teria como responder a essas perguntas ou só vendo de perto mesmo?
enfim..
quando a maquina carregar eu posto e se voces puderem responder eu agradeço muito desde já
obrigado

Gabriel Landim
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Maurício, como anda Nikiti?

Estou prestes a comprar minha segunda guitarra (tenho uma Schecter Omen Extreme FR) e decidi que quero uma 7 cordas.
Após muito tempo juntando uma grana e pesquisando muito sobre o assunto, encontrei uma Ibanez S 7320 usada (mas praticamente nova, sem riscos, muito bem cuidada) por R$ 1900,00.

Já testei ela, gostei bastante, estranhei no início o seu braço em "D" (eu acho que é isso, disse o dono que era braço estilo Jackson), mas após 5 minutinhos tocando já me acostumei com a pegada.

Gostaria que você me desse o seu parecer como luthier sobre essa guitarra e principalmente sobre a ponte ZR dela...
Achei super macia e confortável, mas dando uma lida nesse tópico aqui ( http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/264931/ ) fiquei com um pouco de receio.

Desde já, muito grato pela ajuda.

hddigital
Veterano
# out/11
· votar


boa noite galera, sou totalmente novato aqui no forum, e com uma duvida que me arasta a um mês, não sei se ja ouve essa mesma pergunta se caso me desculpe-me, estou em duvida bertola sobre duas guitarras para compra, uma tagima pr100 ou uma Shelter Nashville 300 , estou preste a comprar uma das duas, achei a primeira com corpo bonito, a outra ouvi bons comentarios, bom uma ajuda amigo, fique com deus, desde ja obrigado

sinaldo
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

então agora fechou colocarei dois malagoli texas e um Stellfner Neodymiun "Hot"! muito obrigado pela sua prestatividade!

última pergunta....
mudo alguma coisa na parte elétricacomo inverter alguma ligação, mudar post ou coisa parecida?

até mais!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Plínio Ferrraz
Uma tipo "Floyd", de qualidade, sem o "back-box"...
fconde77
Leia o que escrevi:
sinaldo
Troque todos os captadores por outros de melhor qualidade (como os Sound/Malagoli Traditional Texas), sendo um "stack" (como o Stellfner Neodymiun "Hot" na ponte.
Abç

A pergunta é: Quem é Alcino?
nome 111
capitador É captador meu rapaz. Ninguém está contando cabeças aqui... Rs...
é normal o capitador nao ficar colado no braço e subir ou descer dependendo da afinaçao
Não. Nunca ví isso!
.segundo gostaria de saber se tem algo demais com meu suporte estar torto
.terceiro queria saber se meu braço esta torto mesmo

Não.
Mas, como nunca é demais a ajuda de um profissional, leve sua guitarra a um bom luthier para uma regulagem geral.
Gabriel Landim
É uma boa guitarra. Mas eu nunca regulei uma dessas, apenas conversei com um outro luthier sobre elas.
Aqui é o de sempre... Um engarrafamento atrás do outro... Mande um abraço para sua mãe.
hddigital
Shelter Nashville 300
sinaldo
Não muda nada. Basta seu luthier instalar os capts e re-regular a guitarra.
Abçs

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fala Bertola!!!
bom, vim lhe perguntar uma coisa: é normal quando a temperatura cai bruscamente a guitarra trastejar mais???

com esses dias chuvosos que tivemos no RJ, quando fui pegar minha guitarra, senti que ela trastejou um pouco mais que o normal...

e em caso positivo, necessita fazer algum ajuste específico??

abraço!!

sinaldo
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

muito obrigado bertola!!!!!

sinaldo
Veterano
# out/11 · Editado por: sinaldo
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Quais são os "macetes" p minha nova strato ganhar mais sustain?

fconde77
Veterano
# out/11 · Editado por: fconde77
· votar


Pô Bertola, não perdoou meu deslize gramatical... rsrsrs. Mas sei que vc entendeu o quis dizer. Afinal procede a dúvida que postei? Sempre vi comentários do tipo e na própria pagina da Malagoli tem um recomendação dessas.
A pergunta é: Quem é Alcino?
No caso não seria quem é, e sim o que é.. rsrsrs... é conhecido também como CnH2n-2

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji