【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

fconde77
Já instalei esse dispositivo, e o acho mui eficiente.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

JJJ
Essa controvérsia não é nova. Desde os anos 60 que a Danelectro criticava, com motivos mercadológicos óbviamente, a Fender por não blindar suas guitarras.
O fato é que, numa economia de escala, de produção em massa, a blindagem é contraproducente, pois tem que ser feita manualmente e com cuidado pois facilmente pode apresentar "circuito fechado" e criar problemas na captação (e na saída); ademais, existe opiniões que a blindagem reduz a saída e a resposta de frequência (agudos) do instrumento. Mas tudo isso é controverso e nunca se chegou a conclusão peremptória.
Abç

fconde77
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
fconde77
Já instalei esse dispositivo, e o acho mui eficiente.
Abç

Valeu, vou comprar pra instalar na SST junto com a ponte Wilkinson WVP6-SB que tá pra chegar, espero que fique show, só vai faltar trocar os captadores... Mais isso fica mais pre frente.
Se a agenda permitir vou a Niterói pra vc instalar e a gente troca uma ideia sobre a captação que pretendo colocar mais pra frente.

Obrigado!

JJJ
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Caramba! Dava uma boa tese de doutorado em física! rsrs

Valeu!

CidC
Veterano
# set/11
· votar

Mestre, desculpa incomodar denovo, mas eu gostaria de saber quanto custa em média um corte no padrão fender de um headstock de braço comprado na GFS, abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

CidC
Como assim?
Abç

Plínio Ferrraz
Veterano
# set/11
· votar

Bertola

Sobre a dúvida que eu tinha sobre como preencher o buraco dos parafusos da junção do braço com o corpo para poder refazer o furo:

Fiz um teste hj, peguei uma lasca de braúna, deixei ela +/- no tamanho do buraco usando faca e lixa, depois peguei o pó da madeira, fiz uma massa com cola branca mesmo(que criança usa na escola), preenchi o buraco, daí martelei o palito de braúna lá dentro, quase rachei o braço de tanta pressão que o palito fez. Creio que possa dar certo, só estou inseguro quanto a cola que usei... o que você acha? Acha que do jeito que eu fiz dará certo? Qual a melhor cola pra se fazer essa massa?

Desde já, muito obrigado!

Mr.mojo
Veterano
# set/11 · Editado por: Mr.mojo
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Queria saber por exemplo, eu mexi no tensor, afrouxei um pouco, e encontrei um ponto que ele fico frouxo ( totalmente reto ) apartir desse ponto devo apertar o tensor em qts voltas para usar encordamento 0.10?
Lembrando que é uma epiphone les paul, não sei se a inclinação do braço em relação ao corpo tem algo a ver com apertar um poco menos o tensor...

Obrigado e um abraço aew.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Plínio Ferrraz
Cara, como eu falei acima, não precisa de massa, apenas coloque um pouco de cola no buraco e "martele" o palito.
Mr.mojo
Cara, não existe resposta para isso. Só a experiência pode indicar.
Abçs

daniel_frs
Veterano
# set/11
· votar

eai bertola tudo bem? to querendo saber quanto fica em media um corpo de uma guitarra modelo ken lawrence explorer do james hetfield em cedro mogno ou nato, to com a grana meio curta se essas madeiras forem muito caras qual vc me recomendaria?
desde já agradeço

metallicasnake
Veterano
# set/11
· votar

Boa tarde Bertola
Desculpa a pergunta boba, mas coloquei um ar condicionado no quarto e tenho receio de q a mudança de temperatura todo dia cause algum prejuízo ao instrumento. A temp. cai normalmente uns 8° com o ar ligado.
Existe algum problema pro instrumento ou ele dentro do case n tem prejuizo algum??
abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

daniel_frs
Amigo, se vc ler os tópicos aqui, verá que JAMAIS se comentam preços de serviços no fórum. É anti-ético e proibido pelas regras.
Entre em contato direto com seu luthier.
metallicasnake
Sim, tem. Procure manter o seu instrumento dentro do case, com sacos de sílica-gel. O ar-condicionado altera não apenas a temperatura, mas também a humidade do meio-ambiente.
Abçs

daniel_frs
Veterano
# set/11
· votar

bertola e pq eu queria ter uma base de quanto +- ficaria pq to com 800 reais pra saber se da pra fazer e q madeira se encaixaria nessa faixa de preço.

slash00
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Boa noite!
Eu tenho uma guitarra epiphone sg double neck, to pensando em trocar os 4 pups(2 pups das 6 cordas e 2 pups das 12 cordas), e colocar SD Alnico II Pro APH-1. O que voce acha, fica legal as de 6 cordas, e as de 12 cordas?
Obrigado pela paciencia!

Velvete
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Boa noite Bertola,

Uma dúvida:

Como unir o fio terra à pontes hardtail (ponte fixas)?

Em strato (creio eu) o fio terra é soldado junto ao mecanismo do tremolo) na cavidade das molas.

Como é isso em pontes fixas? E o material delas permite solda de estanho?

Abraços

Ramsay
Veterano
# set/11 · Editado por: Ramsay
· votar

Bertola

Como se fixa ao corpo da guitarra aqueles dois cilindros com rosca interna que irão receber os 2 parafusos pivôs de uma ponte flutuante?
Agradeço de antemão.
Abs.

mrfelipbr
Veterano
# set/11
· votar

Olá mestre Bertola, eu to com um problema na minha CLP II, ela ñ segura a afinação, principalmente nas tres primeiras cordas, qualquer bend q eu do ela desafina, eu já troquei cordas, dei uma volta só nas tarraxas, mas ñ tá adiantando, será o braço ? o q pode ser ?

dan9x
Veterano
# set/11
· votar

E ai gente blz?! eu queria algumas opinioes sobre isso ..

eu estou com 1000 R$ e eu queria comprar outra guitarra . ja toco a bom tempo com a minha mas quero outra.. entre essas 2 guitarras
"Guitarra Cort CR 200 BK" e "Guitarra Cort KX 5 FR BKM" qual vcs me aconcelhariam? ou com esse preço eu pego uma melhor.. e assim eu gosto de tocar slipknot,system,ac/dc um pouco de tudo.. qual melhor e pq ?!

agradecido,abrazz a todos

Tensoohvisky
Veterano
# set/11
· votar

Bertola é o seguinte, guitarras com cavidade para captadores p90 suportam a colocação de humbeckeRs? tava querendo uma guitarra "Diferente" e achei essa aki, no fim do ano minha tia vai pros EUA e la esta sx sai por +/- 200 mango e aí vc tem alguam opinião sobre tal?

http://www.ebay.com/itm/SX-Liquid-RN-3-4-R-3TS-Electric-Guitar-New-Sho rt-Scale-/370538068098?pt=Guitar&hash=item5645ca3882

musicrock
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio, pretendo comprar uma gibson USA, mas so pra janeiro do ano que vem, até la ja vou esta c uma remuneração boa, o "problema" é que estou em duvida entre a traditional e a standard, qual a diferença entre elas? para tocar rock qual fica com mais "peso", mais timbre?
Enquanto não compro a gibson, tenho uma grana para comprar uma epiphone para passar o tempo, andei pesquisando sobre a epiphone limited les paul stanard 1959 (é uma custom sho), pelo que eu vi no site da gibson ela parece bem razoável, quanto a timbre e preço. Pela sua experiencia profissional, o que você pode me dizer em relação a essa guitarra.
Por favor me tire a duvida tres guitarras: gibson traditional, standard e epiphone.
Desde já agradeço sua atenção.

francisacdc
Veterano
# set/11
· votar

Tensoohvisky

Mano desculpe me intrometer mas li oq vc perguntou.. olha eu ia comprar uma gibson lp tribute que vem com p-90.. só cabem mini humbuckers.. abraço.

francisacdc
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

OLá, Bertola como eu posso hidratar a escala da minha guitarra é de jacarandá se não me engano.. seria só um pouco óleo de peroba em um algodão e passar? abraço.

Tensoohvisky
Veterano
# set/11
· votar

francisacdc
vlw...
vc sabe me informar que som se espera de p-90?

dan9x
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

eu estou com 1000 R$ e eu queria comprar outra guitarra . ja toco a bom tempo com a minha mas quero outra.. entre essas 2 guitarras
"Guitarra Cort CR 200 BK" e "Guitarra Cort KX 5 FR BKM" qual vcs me aconcelhariam? ou com esse preço eu pego uma melhor.. e assim eu gosto de tocar slipknot,system,ac/dc um pouco de tudo.. qual melhor e pq ?!

francisacdc
Veterano
# set/11 · Editado por: francisacdc
· votar

Tensoohvisky
mano.. soam um estilo vintage quente... no site da gibson os caras lá tavam reclamando por serem bem quentes.. mas tem que ver qual a marca dos p-90 abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

slash00
Sim, sem dúvida.
Velvete
Na base da ponte, de preferência em um dos parafusos de fixação.
Ramsay
Com broca e furadeira de bancada. O furo tem que ter calibre tal que a bucha do pivô entre sob pressão.
mrfelipbr
As tarrachas estão devidamente apertadas? As cordas colocadas corretamente? Os procedimentos de estabilização foram feitos?
Tensoohvisky
Cara, essa guitarra é para crianças... É um modelo de tamanho reduzido...
dan9x
Ambas possuem concepções mui distintas. Não há comparação entre ambas.
musicrock
Se vc quer uma Les Paul "provisória", compre uma Condor CLP.
A mbas as Gibsons são quase idênticas, o que as difere são detalhes de acabamento e "hardware".
francisacdc
Sim. Passe na escala com um pano e não com algodão.
Abçs

iRock
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Instalei um SuperSwitch na minha Cort Viva Gold, porém como ele é mais alto que um switch normal, a coroa dele e maior do que a cavidade da guitarra,ficando "bunda" pra fora da guitarra. Alguma sugestão de como proteger a parte do switch que ficará pra fora do escudo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

iRock
Cara, não entendi muito bem o ocorrido, se vc puder "postar" uma foto, ajudaría.
Abç

Velvete
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Sobre as pontes fixas ainda...

A base delas e ou parafuso de fixacao "pegam" solda?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Velvete
Não precisa soldar não cara. Faça uma espécie de "laço" com o fio e passe o parafuso por dentro, isso já dará contato.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji