【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Bruno_Rock and Roll
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
(Acho que a resposta é não, mas vou tirar a duvida...) Esiste a possibilidade de tirar uma Floyd Rose e colocar uma ponte Tremolo Comum?
Obrigado.
Abç.

leandroSp
Veterano
# set/11
· votar

gostaria de fazer uma pergunta na questão de guitarra, ja tenho uma que comprei antes de começar a tocar(não da nem para ser chamada de guitarra braço todo ferrado, tudo desregulada) e estou a traz de compra uma SX SST/ASH/R, http://www.teamintlco.com/sx/ProductsShow.asp?ProductType_ID=2&Product SubType_ID=78&ProductSub2Type_ID=0&Product_ID=142 , (quero comprar ela por que não tenho muito dinheiro no caso pra compra uma fender), e dizem que ela vale mais a pena que a squier, a madeira dela é realmente ash(corpo) o braço é macio? quero compra com ja com intuito de tuna-la depois, se ela vale a pena que caps eu posso por nela(Hot rails seymour duncan hb 101 são bons?) quero uma strato com som bom para distorção tambem, se ela não for boa aconselhem outra ae,(Quero Strato)

Azian
Veterano
# set/11 · Editado por: Azian
· votar

Boa Noite, minha pergunta é a seguinte, vai ser a primeira vez que vou ter levar minha guitarra em um luthier. Tenho receio, pois não sei como é que funciona direito. Tem algum aspecto profissional, ou que de tranquilidade que se pode notar na hora de deixar a guitarra ''que se ama'' nas mãos do Luthier ?

Já recebi algumas indicaçoes em qual luthier levar aqui aonde moro, e tambem aqui no cifra, mas sempre tem um que não gostou, e pro outro ficou bom, um que vendeu uma coisa velha por nova, aí fico mais confuso.

Dos meus amigos que tocam guitarra, não da de contar, moram em outro estado ou em cidades distantes, então to desprovido do 'Quem Indica'.

No caso a minha guitarra precisa de um 'exame de rotina', e em especifico o parafuso com mola do 'carrinho' da ponte, na sexta corda que precisa repor.

Obrigado pela oportunidade do tópico.

ehfika
Veterano
# set/11
· votar

Bertola

Não entendo essas paradas de captação, eu ia pegar os Seymour DUncan, mas a grana encurtou, então eu queria saber se os captadores CABRERA são realmente bons.

Gostei do Cabrera V8, e como não entendo essas coisas de saída alta, baixa ou vintage, queria saber qual outro combinaria bem com ele no braço, lembrando que eu curto um som grave.

Abç.

CidC
Veterano
# set/11 · Editado por: CidC
· votar

Amigo, sem querer abusar, mas qual potenciômetro eu devo comprar para substituir o do amp? e de que marca? Obrigado!

ehfika
Veterano
# set/11 · Editado por: ehfika
· votar

E ESSES MALAGOLI/SOUND, PRESTAM?
E tipo, se o da ponte for ganho alto o do braço também tem que ser?

Tensoohvisky
Veterano
# set/11
· votar

Fiquei sabendo de um esquema de cozinhar as cordas das guitarra, baixos e violões para que elas fiquem com masi elasticidade e se afinarem melhor , isso é vdd?

fconde77
Veterano
# set/11
· votar

Tensoohvisky

Não, já vi baixistas fazerem isso pra limpar as cordas velhas pra usarem por um pouco mais.
Pra ficar macio e com afinação estável só colocando as corda da maneira correta e manter seu instrumento regulado por um profissional e não um curioso.

Bonnerfl
Veterano
# set/11
· votar

mestre esse baixo aqui ta valendo o preço?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196700423-baixo-samick-5-cordas -ativopassivo-regulado-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Bilbo
Sim.
Bruno_Rock and Roll
Em princípio não. Até tem como fazer, mas é contraproducente.
leandroSp
Cara, não existe "braço macio"; o que existe é guitarra bem regulada, por luthier competente. Compre um jôgo de capts Stellfner Neodymiun e instale nela (com pots de 500K).
Azian
Não entendi o teor de sua pergunta. O luthier é um profissional, e sabe o que faz; aliás, mais do que vc... Quanto a ter desconfiança, ou mêdo... Não posso opinar pois é uma questão sua.
ehfika
Os Cabreras são bons sim. Atente para o fato de que o capt do braço SEMPRE tem que ter saída menor que o da ponte (medida em kohms).
Sim. Se não prestassem eu diría, pois não tenho "rabo preso" com ninguém.
CidC
Isso vai depender do projeto do seu amp....
Tensoohvisky
Não.
Bonnerfl
Tá barato... Embora o baixo em questão não seja lá essas coisas... por esse preço....
Abçs

leandroSp
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Bertola

isso você fala por que você nunca comprou uma guitarra de 200 reais chamada Stewart(nunca ouvi falar da marca, mas não sabia nada de guitarra ainda e comprei)com o braço mais duro do que uma madeira em si,kkkkkkkkkkk, mas em tão ela vale os 650?

pepomello
Veterano
# set/11
· votar

Bem, eu adquiri uma Ibanez Rg 350 ex, e levei ela para meu prof de guitarra que é meio luthier, ele foi da uma olhada na floyd (edge 3) que tava toda desregulada !
Ele arrumo ela e tals, ajeito as oitavas, e etc.

E ele falou que a minha ponte não prestava, porque se eu puxar a alavanca para traz a guitarra desafina toda, ou quando eu dou uma batidinha na ponte de leve,abafando as cordas ela desafina tbm. Ai eu tenho q afinar tudo denovo a botar a ponte pra frente.
Resumindo o meu professor disse que não tem jeito, ela vai ser assim para sempre

Então, eu levo a guita num luthier mais específico, ou eu apelo e compro uma gotoh?

CidC
Veterano
# set/11
· votar

Mesmo, esqueci de dizer qual é o amp. É um Laney Lv100. E o potenciômetro é o volume do clean... Obrigado!

Azian
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Em suma, quis pergutar a ti, que é um profissional sério e conhece a area de lutheria, quais caracteristicas boas que se pode perceber quando se tem que 'eleger' um luthier pra deixar a guitarra. Nunca levei a minha como disse, e sim, obvio que um luthier sabe muito mais do eu. Queria saber enfim, algo que me deixe mais tranquilo nessa decisão de ''em qual levo'' e saber que o luthier com quem vou deixar a minha guitarra é de confiança. Minha pergunta tem mais teor subjetivo, acho eu. Não tem um ''manual de como escolher um bom luthier antes de deixar a guitarra para ser ajustada''. É uma pergunta bem de novato na área dos luthiers, tenho medo sim de escolher um que faça um trabalho indesejavel que não seja de fato um profissional e sim um 'curioso' que estaja se passando por 'luthier', como qualquer um que se preocupa com o seu instrumento, não quero deixar na mão de qualquer. :S
Abç.

Obrigada pela oportunidade do tópico.

musicrock
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
gostaria de comprar um valvulado (cabeçote caixa), de preferencia marshall, estou em duvida entre jcm 800,900 ou 2000. O problema é que na minha cidade não tem esses amps para testar antes de comprar nem ca capital, logo, minha unica saida e ver o timbre pela internet e comprar o amp em site.
toco em tres bandas, os estilos são: sertanejo universitario, reggae, pagode, axe, forro, flash back, rock nacional (skank, J.quaest, Capital Inicial, Paralamas, charle braw) rock internacional ( scorpions, gun's rose, nirvana...) e outros
Enfim, qual dos amps citados acima você me indica, um quesirva principalmente para tocar ock.
Desde já agradeço sua atenção.

Pena Machado
Veterano
# set/11
· votar

Olá, vai ser jogo rápido.

Digamos que você tem 800 r$ para fazer uma strato boa. E você tem um Squier California series.

O que você faria, pessoalmente. Gastar esse dinheiro melhorando a squier ou compraria uma outra guitarra melhorada?

Obrigado desde já.

ehfika
Veterano
# set/11 · Editado por: ehfika
· votar

Bertola
Hm, acho que quase que meio que entendi .-.

Eu gostei do Malagoli 600T, da pra por um PAF PLUS no braço?

-

E qual a diferença de um pedal comum pra um valvulado?

Mr.esdras
Veterano
# set/11 · Editado por: Mr.esdras
· votar

Mauricio Luiz Bertola

O que vc acha da Ibanez RG 350 DXZ e da Ibanez RG350MZ ?
São boas ? Qual é a melhor ?

Pepe Le P
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Se puder dar tua opinião agradeço!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/269084/p0#7816877

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

leandroSp
Sim.
pepomello
prof de guitarra que é meio luthier
Erro nº 1
porque se eu puxar a alavanca para traz
Erro nº 2
Então, eu levo a guita num luthier mais específico
"Específico" não. Leve a um luthier profissional.
CidC
Cara, eu não tenho o esquema desse amp. Leve-o a um técnico.
Azian
Aqui mesmo no FCC tem um monte de indicações de bons luthiers.
musicrock
Cara, minha preferência (que pode não ser a sua...) é pelo JCM800, pois é um amp clássico. No máximo de 50WRMS e caixa 2X12. É mais do que suficiente (aliás, é até demais!).
Pena Machado
Melhoraría, principalmente se for uma das novas (as antigas eram ainda mais inferiores).
ehfika
E qual a diferença de um pedal comum pra um valvulado?
Sinceramente... Acho que nenhuma.....
Mr.esdras
Conheço as DX, e são guitarras legais.
Abçs

Azian
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola, acompanhei tambem as duvidas dos outros, mesmo sendo iniciante em levar a guitarra em luthier, de fato, não tem essa de ''meio luthier'' e contigo afirmado isso já fico mais tranquilo, de olho aberto, que já é meio que um toque pra mim. Já que ainda nao tenho refencias mais ''nitidas'' aqui aonde to morando vou ir pesquisar nas lojas que conheço melhor e que são mesmo profissionais na area de música e ver qual eles indicam, fazer uma ''pesquisa''... falar com com alguns e nisso acho que consigo ver se é um profissional.

Obrigado pela paciencia, e obrigado pela oportunidade do tópico.
Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Azian
DE nada cara, sinto não poder ajudá-lo mais especificamente.
Abç

ehfika
Veterano
# set/11
· votar

Bertola

E pra montar um set maneirinho de pedais...
Qual a diferença de um Overdrive pra um Distortion?

Se eu por um Overdrive, um Metal, um Chorus e um Flanger ja da pra tocar (não, não uso delay)?

Bonnerfl
Veterano
# set/11
· votar

ehfika
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

Plínio Ferrraz
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bom Dia!!

To com uma Epiphone SG Especial aqui pra reformar mais como aprendizado mesmo. Ela está com os parafusos de junção braço/corpo todos frouxos pois com esse negócio de ficar tirando e colocando o braço o buraco já era e o braço não para reto mais. Daí eu estou com a ideia de refazer os furos, só que gostaria de saber como preparar uma massa bastante resistente para preencher o buraco antigo pra eu poder refazer o furo em cima? Creio que apenas cola branca com pó de serra não resolveria, né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

ehfika
O overdrive é mais "leve", e o distortion mais "crunch". Não vejo porque usar Metal Zone, um bom distortion, como o Marshall Jackhammer ou um bom pedal "handmade" (EFX, MRoxy, etc) já basta.
Plínio Ferrraz
Não se usa massa para isso, e sim pinos de madeira inseridos sob pressão e cola.
Abçs

delay
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara, vê se você (ou alguém que saiba do assunto) pode me ajudar...

Tenho um amp Fender Frontman 212r. O "problema" é o seguinte, quando toco a guitarra com o volume no 0 e vou aumentando devagar, sinto que o amp chega no volume máximo quanto o botão está no número 3. Do 3 até o 10 ele não muda praticamente nada, nem em volume, ganho ou qualquer outra característica!

VOcê sabe se isso é normal nos Fender, ou se existe um "diagnóstico" provável?

Desde já agradeço a sua atenção ao pessoal no forum!
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

delay
Não, não é normal. Pode ser muita coisa, desde o potenciômetro "bixado", até um problema no pré.
Abç

fconde77
Veterano
# set/11
· votar

Bertola,

Vc já mexeu, instalou ou tocou alguma guitarra com ponte tremolo com o sistema HipShot Trem Setter, poderia falar se é realmente eficiente?

Vi alguns comentários no fórum e uns dizem que e bom, que realmente mantem a afinação e que a ponte ficou mais "macia", outros escreveram que não gostaram pq ficou limitada.

JJJ
Veterano
# set/11 · Editado por: JJJ
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Grande mestre! Estava lendo sobre blindagem (acabei comprando o baixo SX que você sugeriu tempos atrás e pretendo blindá-lo, e também uma guitarra). Mas, de repente, uma pergunta veio à minha cabeça...

... Por que cacilda as guitarras e baixos (pelo menos alguns) já não vem com esse raio de blindagem de fábrica??? Só porque encareceria? Ou há algo de podre (perigoso) no reino da Dinamarca com respeito à blindagem?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji