【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
ehfika
Veterano
# set/11 · Editado por: ehfika
· votar

Yves
Quebrou na beiradinha? Não da pra vc pegar com um alicate e desenroscar até sair?

cao fofo
Veterano
# set/11
· votar

boa tarde senhores mestres,

fui a uma loja hj e por acaso vi uma fender usada, na mão estava escrito STRATOCASTER fazendo curvas e em baixo escrito fender e akeles slogan todos, perfeito, braço branquinho, guitarra preta, e atras estava o escudo da fender, mas atras da mão fala q e made in china, ate peguei o numero de serie que é #cxs080720996, o preço? R$360,00 à vista
existe esta serie chinesa mesmo? vale a pena investir e colocar bons caps?

fconde77
Veterano
# set/11
· votar

cao fofo

Cara, isso deve ser uma Squier Bullet com adesivos e NeckPlate trocados pra enganar os desavisados... não posso afirmar, mas pra custar R$ 360,00 ?!?!?!

Aqui vai o site da Squier: http://www.squier.com.br/padrao/padrao.php?link=home

Site com o esquema de serial Fender das Strato versões:

Americana: http://www.fender.com/en-BR/support/articles/u-s-instruments-product-d ating

Mexicana: http://www.fender.com/en-BR/support/articles/mexican-instruments-produ ct-dating

Japonesas: http://www.fender.com/en-BR/support/articles/japanese-instruments-prod uct-dating

Só pra completar... fender só essas 3 fábricas acima.

filipi_metal
Veterano
# set/11
· votar

Boa Tarde, eu vi essa guitarra aqui pra vender, porém nunk vi essa marca na vida, vc sabe me dizer se vale a pena? Abrçs

http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=27151&idDept=235

mrfelipbr
Veterano
# set/11 · Editado por: mrfelipbr
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ok, valeu, vc acha que as CLP II, não a S q vc disse, parecem em algum aspecto timbristico com as gibsons ????
eu faço meu som com condor sim,estou realmente satisfeito, somente estou aperfeiçoando meu timbre ...

Mr.esdras
Veterano
# set/11 · Editado por: Mr.esdras
· votar

Maurício Luiz Bertola

Eu queria saber o que vc tem a falar do Amplificador Roland Cube 80 XL.
• Amplificador de 80 watts com falante de 12" de alta performance
• Três canais selecionáveis por footswitch, incluindo JC Clean, Lead, e Solo com capacidade de salvar na memória
• 11 modelos de amplificadores COSM, incluindo o novo amplificador Extreme
• Oito efeitos, incluindo novo Heavy Octave e Reverb de mola vintage COSM
• Looper embutido de 80 segundos
• Equalizador de três bandas com controle de presença para turbinar seu timbre.
Queria saber se ele é bom mesmo.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Plínio Ferrraz
Como está, tá bom.
Lembrando que quero um timbre de Les Paul.
Cara, esse é o tipo de "desejo" absolutamente relativo, posto que ninguém sabe de antemão como uma guitarra soará. Ela soará bem se tiver madeiras adequadamente sêcas e cortadas do modo certo, e se tiver um "hardware" com uma qualidade boa. Nada mais. Todo o resto é mito, lenda e suposição; e, atente para o fato de que guitarra seum um bom amplificador, não é nada!
ehfika
Cordas colocadas erradamente nas tarrachas e sem os procedimentos obrigatórios de estabilização de afinação, falta de lubrificação dos sulcos da pestana (e outros pontos de atrito), molas gastas ou em menor número e, por fim, cordas velhas.
Jps01
Isto é um "roller-nut". Sua instalação só pode ser feita por profissional habilitado.
Malebolge
O ideal é colocar chavinha "mini-toggle" DPDT (6 pinos para isso).
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

-Yves-
Pra resolver esse problema a ponte terá que ser retirada, outrossim, talvez até trocada...
cao fofo
Instrumento falsificado.
filipi_metal
Essa marca, Dean, costuma fazer bons instrumentos.
mrfelipbr
Sim, lembra...
Mr.esdras
Não conheço esse amp, embora a marca tenha um histórico de confiabilidade e qualidade. Porém, em princípio não recomendo amps com efeitos "on board" pois os mesmo não são bons, são frágeis (muito sujeitos à queimas), o que lhe deixaría "na mão" principalmente com as violentas variações de tensão da rêde elétrica brasileira. Meu filho, aprenda uma coisa (variação da Lei de Murphy): "...Quanto mais coisas tem, mais coisas irão quebrar...!"
Abçs

filipi_metal
Veterano
# set/11
· votar

Boa noite Bertola.
Guitarra feita com madeira Paulownia é boa?

rafaelluciano
Veterano
# set/11
· votar

Sei que o forum é de guitarra, mas como o Bertola participa aqui, vou fazer uma pergunta sobre baixo.

Há algum tempo, comprei um baixo SX SJB 75. Hoje fui trocar as cordas usando um encordoamento D'Addario EXL 170 (.45, .60. 80, .100) e tive uma grande surpresa. A corda D ficou presa no string guide (por causa do calibre que era maior do que o espaço) enquanto eu estava afinando e nessa hora, infelizmente, quebrou.

Você já viu alguém (ou você mesmo) tendo problema semelhante com esse ou outro baixo? Devo trocar o string guide (pois é esse o peso das cordas que eu quero)?

Ps.: Fiz uma "gambiarra" na corda D pra não perder o encordoamento.

Plínio Ferrraz
Veterano
# set/11
· votar

Luthiers de plantão

Boa Noite
Meu pai liberou R$450,00 reais pra eu poder comprar uma máquina para eu poder construir minha primeira guitarra. Eu não possuo nada de elétrico, a não ser máquinas mais robustas, como: desengrosso, circular e algumas outras que eu posso conseguir em madeireiras da minha cidade. Nessas condições, qual máquina você me recomendaria?

Mr.esdras
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

O que eu achei bacana nesse amp não foi propriamente os efeitos , pq eu tenho uma pedaleira , eu gostei muito dele por causa do Looper que tem nele. Pq esse looper tem só naquelas pedaleitas top.

Plínio Ferrraz
Veterano
# set/11
· votar

nossa, português zero na minha postagem

Santinhow
Veterano
# set/11
· votar

Opa, e aí.. não manjo muito desse lance de Lutheria, sempre quis aprender a mecher mas não tenho muita coragem então acabo mandando pro luthier resolver hehe, no máximo só troco as cordas da minha guitarra..

Mas vamos ao caso: Tenho uma Ibanez RG350 e ela tá apresentando um problema muuuuuuito chato: a corda mi grave, quando tocada solta, ela soa na afinação normal, mas quando pressiono qualquer casa dela (a partir da 2ª já), começo a sentir que tá fora do tom, bem pouco, mas notável, e o afinador não mente, tá saindo um pouquinho a afinação, além de trastejar horrores nas primeiras casas...
A partir da 12ª casa então a afinação fica mais fora ainda, achei que era problema de regulagem de oitavas (que to tendo problemas com isso em quase todas as cordas, menos a mizinha), já levei no luthier 3 vezes e o problema havia sido resolvido, mas em seguida voltava a me encomodar as malditas oitavas.
Aí eu ja deixo minha pergunta: é normal ter que regular oitavas do instrumento tantas vezes em tão pouco tempo assim? (Mandei 4 vezes pra ele no intervalo de um ano).
Semana que vem comprarei cordas novas e tentarei dar um jeito nisso de novo.. mas o que mais me preocupa é a Mi grave, que sai fora do tom em toda a escala, será que é o braço?
Valeu, abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

filipi_metal
Isso não existe meu rapaz. Qualquer madeira, adequada para a luthiería (e não são todas), serve. O que interessa não é o tipo da madeira, mas fatôres como corte correto, secagem adequada, idade da árvore cortada, etc.
rafaelluciano
Nunca ví isso acontecer....
P.S.: O fórum não é de guitarra, mas de música em geral...
Plínio Ferrraz
Tupia manual, Dremel, etc
Em tempo: Você recebeu o treinamento adequado para lidar com essas máquinas? Elas são muito perigosas..... E não é nada bom perder um dedo. Eu mesmo, apesar de anos de trabalho, tenho as mãos cheias de cicatrizes e só escapei de ficar sériamente machucado por possuir esse treinamento.
Santinhow
é normal ter que regular oitavas do instrumento tantas vezes
Num instrumento com cordas velhas e ponte desgastada, é sim....
Abçs

Bilbo
Veterano
# set/11 · Editado por: Bilbo
· votar

Bom dia Bertola!

Gostaria de saber se a chave seletora (de pickups) de uma Les Paul funcionaria em uma guitarra semi-acústica.

É que estou reformando a minha semi, e estou pensando em comprar a parte elétrica da Gibson (a chave e os pots). Algum comentário sobre essas peças da Gibson? São boas?

Obrigado de antemão!

Mr.mojo
Veterano
# set/11
· votar

é o seguinte eu tava com a corda B trsatejando em algumas casas, então resolvi mecher no tensor, depois de ler muito sobre o assunto...
afrouxei as cordas e dei 1/4 de volta no sentido anti horario, para que o centro da escala ficasse mais distante das cordas, beleza afinei novamente esperei um tempo e tal, e notei que não mudou merds nenhuma, então dei mais 1/4 de volta totalizando 1/2, e novamente nada.Depois disso resolvi voltar a posição anterior do tensor girando 1/2 no sentido horario para apertar. eis que cheguei em um ponto em que o tensor não fica nem apertado nem frouxo fica com ação nula, totalmente reto, agora, considerando que uso cordas 0.10 quantos de volta eu devo dar apertando a partir desse ponto nulo para equilibrar a tensão das cordas e do braço? já que com a ação das cordas o braço tende a ser puxado formando um arco? quantos de volta no sentido horario?

Luthiers do forum deem uma ajudinha aew

OBS:epiphone les paul standard.

Sem comentario do tipo.
"A melhor coisa é levar imediatamente ao luthier"
Se pudesse já teria levado.

Mr.esdras
Veterano
# set/11 · Editado por: Mr.esdras
· votar

Mauricio Luiz Bertola

O que vc acha do Amplificador Cubo Meteoro Nitrous GS160 Pré Valvulado (Híbrido) com Reverb para Guitarra - 160w RMS. E do Combo Para Guitarra Laney LV 300 Twin. Me fala qual é o melhor e o que vale a pena comprar. Com seus prós e contras.

francisacdc
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

olha estou com uma grande dúvida, vendi uma epiphone standard q tinha e agr estou em dúvida entre a gibson studio 50s tribute(vem com P-90) ou uma epiphone custom zakk wylde, toco de blues até justamente ozzy, gostaria de saber qual seria o melhor negócio por parte de variedade de som que posso conseguir. desde já abraço.

Joel_ESP
Veterano
# set/11 · Editado por: Joel_ESP
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá.
O que você acha da Eagle EGT61?
Ela está na faixa de R$800,00
E a Jackson JDR94?
Está R$900,00 usada em um aloja aqui da minha cidade.
Ambas valem a pena?
Abç.

Velvete
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde,

Para trocar o encordamento de aço de um violao de 011 para 010 eu devo afrouxar o tensor em um quarto de volta ou mais?

Abraços e obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Bilbo
Sim. Mas o ideal seria essa aqui:
http://www.ebay.co.uk/itm/Toggle-Switch-Chrome-Les-Paul-/350364147985? pt=UK_Guitar_Accessories&hash=item519354a111
Mr.mojo
Cara guitarra é uma guitara, só algume com prática e experiência pode fazê-lo à contento.
Mr.esdras
Esqueça Meteoro...
francisacdc
Gibsom SEMPRE!
Joel_ESP
Sim, valem. Essa Eagle aí, apesar de ter um acabamento meio tôsco, é bem construída. Os captrs também não são lá essas coisas...
Velvete
Afrouxe 1/4 de volta apenas.
Abçs

Mr.Young
Veterano
# set/11
· votar

Bertola,
Vc recomenda a zoom g2 para iniciantes? pois estava na duvida em comprar ela ou um Boss CH-1. Qual vc recomenda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Mr.Young
Cara, tem outras pessoas bem mais qualificadas que eu para falar de pedaleiras... No geral, nem gosto muito delas...
Abç

Mr.Young
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ah... ok, procurarei em outros tópicos, mas obrigado pela atenção =D

CidC
Veterano
# set/11
· votar

Boa tarde, eu estou com um problema:

quando vou mexer no volume do meu amplificador, noto que em alguns pontos, o volume fica muito alto, mesmo estando no 2 ou 3, até quando o volume fica no zero, às vezes ele fica bem alto, como se tivesse dando algum mal contato. Isso só acontece no canal clean, o volume do drive ta normal.
Qual poderia ser o problema? eu imaginei que pudesse ser o potênciometro de volume. É caro pra arrumar isso?

Mais uma coisa.... eu uso ele ligado no estabilizador do computador (que é um P4, não puxa muita energia), tem problema?

No mais, muito obrigado pela boa vontade de tirar as nossas dúvidas! =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

CidC
Potenciômetro de volume "bixado". Troque-o.
Estabilizador de PC naõ serve pra nada, só pra dar chiado.
Abç

CidC
Veterano
# set/11
· votar

O senhor pode me sugerir algo melhor pra ligar ele? Módulo isolador é o ideal? Além do chiado, pode dar problema no amp? Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

CidC
Filtro-de-linha de qualidade. Mais nada.
Abç

Bilbo
Veterano
# set/11
· votar

Obrigado pela resposta Bertola! Pra ser mais específico a chave que irei comprar é essa aqui:CHAVE SELETORA

Vai fazer o trabalho normalmente em uma semi-acústica?

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji