【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
OsmarRubens
Veterano
# ago/11 · Editado por: OsmarRubens
· votar

Bertola,
Achei um par captadores malagoli HH777 por um preço razoável aqui perto.
Já trabalhou com esses captadores?Se sim, o que diz sobre o som dele?
Toco mais Thrash e Heavy Metal.
Mais uma coisa. Como já havia dito, minha guitarra tem 2 Humbucker e 1 Single no meio. Tem como desligar esse do meio sem removê-lo e mudar a chave para 3 posiçoes?

Att. Osmar

Eliseu_Augusto
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ata mano. foi mal ae, tranquilo !
abs

Floyd N Roses
Veterano
# ago/11
· votar

Boa noite, Mestre Bertola! =]

Tô precisando de um HELP seu aqui cara! ^^

Um amigo meu trouxe um violão [ACIDENTADO] aqui para eu consertar hoje e me apareceram algumas dúvidas... o.ô

Eu tirei umas fotos para você ter uma melhor ideia da 'situação'... dá uma olhada:

http://imageshack.us/g/841/22082011044.jpg/

A minha primeira dúvida é quanto ao cavalete. Como vc viu além de ele ter se soltado, ele se quebrou! Aí é a minha primeira dúvida... a parte do cavalete que se soltou se encaixa com a que ficou presa no violão. Tudo bem eu colar a parte solta no violão encaixando na parte presa ou seria melhor eu primeiro soltar a parte que ficou presa e [daí sim] colar as duas partes no violão juntas? E ainda... qual seria a melhor cola para esse tipo de conserto [cascola serve]??!!!

E a segunda dúvida é sobre aquela parte rachada na lateral do violão. Na sua opinião... o que poderia ser feito alí para 'diminuir' o efeito da rachadura na acustica do violão [se é que teria alguma coisa né... °.°]???

Desde já, MUITO OBRIGADO!!! ;D

Um abraço!!! o/

mrfelipbr
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
olá, eu to com um problema serio na minha CLP II eu deixei ela cair do suporte(ou o demonio derrubou ela, só pode), eu venho percebendo é que, quando eu coloco no captador do braço, ele fica com pouco ganho, se eu to usando drive, quando eu passo pro cap do braço fica clean, e vai aumentando como se eu tivesse mexendo no pot de volume, bem devagar, eu queria saber o q poderia ser isso e se tem como eu fazer algo(ñ tenho dinheiro pra levar em luthier até fim do ano)

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar

Bertola, to com um guitarra com 2 humbucker (2 fios e malha), que tem apenas 1 botão de volume e uma chave p/ selecionar 1 ou outro.

Quais as possibilidades de ligações que terei, além de colocar uma chave de 3 posições, os humbuckers de 2 fios não permitem configurações na elétrica pra splitar ou defasar certo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

El_DoradoUK
As cordas estão meio velhas
Corda velha não afina....
Leve o carrinho para frente, mas a regulagem das oitavas só poderá ser feita com o encordoamento novo.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

gabrielpe
Não... Vc pode "palhetar" em qualquer lugar. O timbre muda.
OsmarRubens
Cara, esses capts são bons, mas creio que para Metal vc precisaría de algo mais forte, como os Intruders.
Sim, tem, não tem problema algum.
Floyd N Roses
Cara, aqui na universidade sites como esse não abrem.
Não tenho como dizer qual a melhor estratégia sem manipular a peça, sem saber se houve perda de material, etc.
De qualquer forma, quando isso acontece, é muito chato colar o cavalete de volta sem um grampo especializado e cola Tecbond ou cascolar amarela. Quanto a lateral, é preciso colar por dentro e pos fora, com sargento compressionando por vários dias.
mrfelipbr
Parece que seus potenciômetros ou a chave estão com defeito. No mais, só a avaliação "in loco" em um bom luthier para depois proceder a troca.
fconde77
Cara, ao instalar uma chave de 3 posições, vc terá braço, os dois e ponte.
Capts com 2 fios não podem ser "splitados".
Abçs

Joel_ESP
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
O Condor SD-9CE tem muita diferença pro SD-10?
Se sim, quais?
Abç.

Joel_ESP
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fui procurar e percebi que as madeiras do SD-10 são laminadas e a do SD-9CE não são, isso causa muita diferença no som?
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Joel_ESP
Sim, causa.
Laminado é "pior" que madeira maciça.
Mas creio que o melhor juíz, são suas mãos e ouvidos.
Abç

Buja
Veterano
# ago/11 · Editado por: Buja
· votar

Mauricio Luiz Bertola
doutor...sem querer ser chato mas podia responder um duvida?
Seguinte:

tenho uma Strinberg Flying V que gostaria de fazer uma modificação pequena nela, queria saber se é possivel e se nao estragaria o timbre, o acabamento ou coisa assim. Veja so minha ideia

Projetinho

1 - Queria colocar um escudo espelhado igual o daquela ibanez
2 - Colocar o tampa-tensor no mesmo material
3 - niquel-cover em cima dos dois captadores
4 - Nao coloquei na imagem, mas queria trocar o nut por um de metal, latão ou qualquer coisa que dé mais brilho no som e tb um aaspecto diferenciado....plastico é muito feio ¬¬

Detalhe, tudo teria que mandar confeccionar porque nao existe que eu saiba. Ai eu já faria uma coisa legal, ja que teria que fazer furinhos no corpo por causa do escudo, eu faria varios escudos diferentes pra trocar quando ficar velho ou eu me cansar...porque até fazer uma personalização bacana no escudo....mas nao sei se tudo é possivel.

Sobre os niquel-cover...50% me falaram é nao altera em nada (somente visual), ja outros 50% me falaram que eu perco os agudos. Um luthier daki mesmo me disse que precisa parafinar o cap (nao entendi nada)

Era so isso tudo. Eu sei, é boiolagem, nao muda nada a nao ser o visual, mas afinal eu so tarado com flying V justamente por causa do visual, hehehe, senao compraria strato mesmo hehe

ps e edit: pretendo fazer uma modificação muito maior no meu baixo

o/

mrfelipbr
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
cara, lebrando q os pots da CLP são tudo ou nada, ñ abaixam gradativamente...
e outra pergunta, eu posso trocar os pot da guitarra sem trocar os caps, os meus são de 500k(k significa o q ?)?? vc me disso uns tempos atrás q devia ser de 300 K, é só troca-los e pronto ???

OsmarRubens
Veterano
# ago/11 · Editado por: OsmarRubens
· votar

Bertola,

Intruder na ponte e no braço?? Ou tem algum q seja melhor no braço, para fazer um conjunto com o intruder para um som encorpado em solos?
Nesse caso, se eu for mudar para 2 intruders, qual tipo de potenciometro devo usar?

Floyd N Roses
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, aqui na universidade sites como esse não abrem.

Ah... entedi! Teria algum lugar para eu colocar as fotos onde você possa ver elas???

Não tenho como dizer qual a melhor estratégia sem manipular a peça, sem saber se houve perda de material, etc.

Olhaa... pela [POUCA] experiencia que eu tenho com luthieria eu posso te dizer que não houve praticamente perda nenhuma de material (as duas partes do cavalete que se quebraram se encaixam quase que perfeitamente)!!!

De qualquer forma, quando isso acontece, é muito chato colar o cavalete de volta sem um grampo especializado e cola Tecbond ou cascolar amarela.

Realmente... um grampo que chegue da boca do violão ate o cavalete e uma coisa meio dificil de se encontrar [e que vai fazer bastante falta tambem]... mas ate ai tudo bem [vai na 'gambiarra' mesmo... ^^]!!! Ja quanto a cola... seria DESSA [ou a 'Tradicional' e mais indicada para esse tipo de conserto]??!!! o.ô

Quanto a lateral, é preciso colar por dentro e pos fora, com sargento compressionando por vários dias.

E... dai ja e mais complicado mesmo! Ainda mais porque a rachadura fica bem na parte 'curva' da lateral do violão... =/

Bom... se vc souber de algum lugar que dê pra vc ver as fotos... so falar que eu coloco!!! ;D

VALEU!!! \m/

Um abraço!!! o/

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar

Buja

1 - Queria colocar um escudo espelhado igual o daquela ibanez
2 - Colocar o tampa-tensor no mesmo material

Em casas que vendem acrílico vc pode mandar fazer, e só levar um molde em papelão.

3 - niquel-cover em cima dos dois captadores

Pode colocar sim, vc encontra deles no Ebay, mas é necessário parafinar (porcamente falando mergulhar os captadores em parafina derretida) pra não ficarem apitando e o fato de perder agudos é lenda, 99,9% das pessoas não conseguiriam notar a diferença sonora (eu faço parte desses 99,9% e nunca encontrei esse 0,01% capaz)
Link: http://www.ebay.com/sch/?_nkw=metal%20cover%20humbucker&_clu=2&_dmpt=G uitar_Accessories&_fcid=31&_localstpos=&_stpos=&gbr=1

4 - Trocar o nut por um de metal ou latão

Também encontra no Ebay eles prontos, só ver as medidas da sua guitarra.
Link: http://www.ebay.com/sch/?_nkw=metal%20cover%20humbucker&_clu=2&_dmpt=G uitar_Accessories&_fcid=31&_localstpos=&_stpos=&gbr=1

Quanto a sua preocupação no acabamento a única coisa que ficará aparente na guitarra será os furos do escudo se desistir de usar e não estragaria o timbre a ponto de se tornar irreversível... a única coisa que mudaria o som seria o nut, mas pode ser trocado

P.S.: Peça a seu luthier fazer essas modificações, principalmente no nut e a instalação dos covers nos captadores

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

Buja
Cara, para confeccionar esses escudinhos aí eu recomendo o luthier Guerra, de Guarulhos (Rua NS de Lourdes, nº 64, Ap 73, Vila Glavão), escreva para ele.
Sobre o níquel cover, não muda nada; mas se parafinar, diminui a microfonia (só isso). O problema é achar capas que caibam nos seus capts, por isso aconselho a comprar logo capts Sound/Malagoli (que são BEM melhores que os de sua guitarra) com essas capas.
Colocar pestana de latão não é problema, qualquer bom luthier faz.
mrfelipbr
Cara, vc pode trocar o que quiser em sua guitarra, menos a madeira.... Os pots são de 500K mesmo (A para o tone e B para o volume, mas pode usar A para tudo).
OsmarRubens
Cara, as combinações são muitas, pode ser um Traditiona HB "hot" no braço. Digo isso pois os Intruders são MUITO poderosos! Não precisa trocar os pots.
Floyd N Roses
Cara, no fim-de-semana, quando eu for pra casa da minha filha, eu vejo.
Abçs

mrfelipbr
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
eu aki d novo, eu notei uma coisa, se eu fecho o tone, eu tenho q estar com os pots de volume no max, ou ñ acontece nada, se eu tiro do 10 fica como se tivesse aberto o tone todo, porque ???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

mrfelipbr
Erro na instalação ou defeito nos pots.....
Consulte o seu luthier.
Abç

gabrielpe
Veterano
# ago/11
· votar

ei bertola, meu avo tem um sitio com uma arvore de mogno tem como cortar e manda faze uma guitarra ou precisa de algum tratamento

Floyd N Roses
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, no fim-de-semana, quando eu for pra casa da minha filha, eu vejo.

Ta cerrrtoo... brigadão!!! ;D

Abraço!!! o/

mrfelipbr
Veterano
# ago/11 · Editado por: mrfelipbr
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ok, quando puder hehe
vc conhece o Aquiles (de Brasilia) ??? ele vai ser meu luthier agr...

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Oi! Cara, na próxima vez que eu levasse pro luthier minha GRG150 eu tava pensando em transformar ela numa Strat... Visualmente, não tenho duvidas de que ficaria linda! Branca com escudo tortoise ou bege, captação SSS e tal. Aí, o que realmente mudaria seria a Captação, de HSH pra SSS... Eu conseguiria um som de strat assim? Não vejo porque não, porque tem muitas guitarras dessa faixa com a mesma madeira e tal, porém com formato tradicional de strat e captação SSS que tem som de strato msm... O que seria diferente na minha é o Headstock tipo de Les Paul, né, que é virado pra trás, angulado é a palavra certa, né...
O que vc acha dessa ideia?
Será que colocando um push/pull eu conseguiria um resultado próximo? Fazendo um coil tap nos Humbuckers... Aí só mudaria o escudo por um bege envelhecido ou não envelhecido e as capinhas dos captadores por bege ou zebra... E o push/pulll.

Mr.esdras
Veterano
# ago/11 · Editado por: Mr.esdras
· votar

Maurício Luiz Bertola
. No final do ano eu to pensando em comprar a Guitarra Ibanez RGA72TQMZ. Alguem poderia me dizer se a ponte dessa guitarra é boa ? Vale a pena comprar ? se não me indica outra guitarra e o site onde comprar ela . Base de preço 2000 a 2700 reais. Características da guitarra : Ponte : Edge-Zero II bridge w/ZPS3Fe
Captadores : CAP-LZ10 (braço) + CAP-LZ20 (ponte)
Braço : 3pc Wizard III Maple set-in neck w/KTS™ TITANIUM Reinforcement. Essa guitarra está por 2640 na musitech.

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# ago/11
· votar

À quem puder me ajudar
Pessoal, to com uma duvida cruel aqui, é o seguinte:
Comprei uma SX LP LTD no inicio do ano, ótima guitarra e tal, não tenho nada para reclamar dela.. Só que eu sempre quis uma Explorer... E me apareceu essa oportunidade aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197583384-guitarra-kramer-explo rer-aceito-troca-sg-les-paul-tele-_JM

Ele falou que aceita troca em uma LP SX

Ele ta pedindo: A minha SX + 50,00 de volta + o frete por minha conta.. Será que é um bom negócio?
Obrigado..

filipi_metal
Veterano
# ago/11
· votar

Boa noite Bertola, eu comprei 1 intruder(ponte) pra uma Condor Rx20, porém eu msm terei q instalá-lo, eu gostaria de saber se só é instalá-lo como descrito no manual, ou se devo mudar algo na ligação dos otros 2 singles. abrçs.

assacinodeemos
Veterano
# ago/11
· votar

Bertola
Voce conhece essa guitarra:
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-12970-guitarra_e piphone_les_paul_ltd_sc_special_color__tv_yellow

Poderia me dizer se ela é feita em madeira maciça ?
Valeu! abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

gabrielpe
Não. E se cortar, eu te denuncio ao IBAMA...
Floyd N Roses
Cara, vc precisará lixar tanto a peça quanto o tampo, e depois colar, mas precisará de um "sargento" especial. A alternativa será colar e aparafusar o cavalete (3 parafusos). A lateral terá que ser colado, por dentro uma folha de madeira e depois envernizar por fora.
felipelfln
Cara, consulte seu luthier sobre essa "transformação", e seu custo...
Mr.esdras
Sim, é uma boa guitarra. Não esqueça de levar a seu luthier assim que comprar.
filipi_metal
Só instalar.
assacinodeemos
Guitarra vagabunda e com preço absurdo! Ela custa US$ 200 e é vendida aqui por R$ 1800!!!! Não caia nesse engôdo! Compre uma Condor CLP que é MUITO mais guitarra e bem mais barata.
Abçs

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Estou com uma duvida cruel aqui, é o seguinte:
Comprei uma SX LP LTD no inicio do ano, ótima guitarra e tal, não tenho nada para reclamar dela.. Só que eu sempre quis uma Explorer... E me apareceu essa oportunidade aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197583384-guitarra-kramer-explo rer-aceito-troca-sg-les-paul-tele-_JM

Ele falou que aceita troca em uma LP SX

Ele ta pedindo: A minha SX + 50,00 de volta + o frete por minha conta.. Será que é um bom negócio?
Obrigado..

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ta. Mas vou acabar pondo só o push/pull msm...

Tensoohvisky
Veterano
# ago/11
· votar

bertola, preciso de fazer um polimento de trastes na minha guita... se eu for fazer o polimento farei o seguinte:
Comprarei outro jogo de cordas ( do mesmo calibre e marca)
Retirarei todas as cordas
iria cobrir a escala com fita e polir os traster mas a questao eh:
corro o risco de empenar meu braco?
, tarrachas condor sao de qualidade?
eh normal as codors clp2 virem com os knobs em um lugar estranho? diferente do padrao gibson?
fota dela http://imageshack.us/photo/my-images/814/gldlp.jpg/
e se puder da uma olhadinha aqui depois http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/267569/
penso em trocar os caps pra dois hh777 malagoli/sound o que voce acha?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji