Upgrade em guitarras baratas - O que trocar?

    Autor Mensagem
    Paulo Heineken
    Veterano
    # mar/22




    Opa, espero ajudar quem tem alguma duvidas sobre o tema!

    Desçam a lenha!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Dicas ótimas como sempre! O bloco da ponte da strato faz uma diferença enorme mesmo! Acho um absurdo as linhas de entrada da Fender (e até algumas linhas mais altas) não virem com bloco grande.

    Afinação é primordial demais. A minha guitarra preferida é uma Fender Jazzmaster mas é uma história de amor e ódio. Quando experimentei na loja me apaixonei pelo som e pela tocabilidade e acabei comprando. No mesmo dia os parafusos dos saddles começaram a vibrar com ruído em algumas notas. Sem falar na instabilidade da ponte, que é meio que regra em todas as Jazzmasters quando saem da fábrica... e o problema de as cordas pularem pra fora do saddle nos bends, que também é bem comum em Jazzmaster. Foram meses mexendo e fazendo todo tipo de upgrade, até que cheguei numa configuração com saddles e nut da Graphtech, mais tarrachas com trava da Fender mesmo (tarracha com trava barata é um inferno, usei da Musiclily em uma outra guitarra e duas das tarrachas simplesmente quebraram o parafuso da trava).

    Upgrade é uma aventura e um aprendizado. Quer moleza, compra telecaster com ponte fixa que tem menos coisa pra dar errado hehehe.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    Uma pergunta: "por que está gravando na cozinha???"
    Gostei das dicas. Ótimo vídeo.

    foca2
    Membro Novato
    # mar/22 · Editado por: foca2
    · votar


    Ótimo vídeo!

    Esse captador cujo nome você ficou cabreiro e não quis citar também já me desapontou bastante.

    E tarraxa com trava é questão de qualidade de vida. Trocar corda é um saco. :/ Mas concordo que é luxo não necessariamente necessário!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Luiz Almeida
    Uma pergunta: "por que está gravando na cozinha???"
    Pois é, o maluco tá falando de guitarra barata com caixa de scotch no fundo pô! hehehe...

    Paulo Heineken
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    BrotherCrow
    qnd não afina, não adianta mais nada, hahahaha

    Luiz Almeida
    triste historia do nordeste...aqui tá um calor brutal, e no quartinho apertado lá, fica complicado aguentar o calor pra gravar video, hahahahahahah
    como ia gravar uns 4 no mesmo dia, resolvi ir pra lá pq é mais arejado! hahahaha

    foca2
    cara, conheco tanta gente que teve problema com os captadores dele que não tá no gibi, sério...domingo mesmo, do nada chegou um relatando isso em um captador novo...só que tava guardado um ano e ficou fora da garantia

    coisa que com o malagoli vc não passa perrengue já que o erico dá garantia vitalicia...

    foca2
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Paulo Heineken
    qnd não afina, não adianta mais nada, hahahaha

    Dá pra tocar slide ainda :D


    cara, conheco tanta gente que teve problema com os captadores dele que não tá no gibi, sério...domingo mesmo, do nada chegou um relatando isso em um captador novo...só que tava guardado um ano e ficou fora da garantia


    Eita, eu achei que era só questão de som mesmo. Eu apenas testei e achei o som ruim. Era um captador bem popular no meio guitarristico que eu frequentava a uns 10 anos atrás.

    Se a qualidade é ruim, e o serviço também então não sobra nada kkkk

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    foca2
    Dá pra tocar slide ainda :D
    Tu fala zoando mas eu tinha uma strato com os trastes comidos que eu usava só pra slide!

    foca2
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    BrotherCrow
    Tu fala zoando mas eu tinha uma strato com os trastes comidos que eu usava só pra slide!

    Era semi sério hehehe! Eu sou bem ruim de slide, mas boto fé que é uma boa mesmo! :D

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    foca2
    Meio offtopic mas eu fiz esse video aqui uns tempos atrás: uso slide no cavaquinho porque os meus dedos são gordos demais pros trastes hahaha.



    Paulo Heineken
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    BrotherCrow
    SENSACIONAL MANO! hahaha

    lamas92
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Cara, seus vídeos são bem legais! Parabéns!

    Paulo Heineken
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    lamas92
    opa, obrigado!

    debarba
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    Vou aproveitar o tópico: Tenho uma Tagima T735 Special (Stratocaster asiática). Comprei usada recentemente, mais para ter em casa. Ser baixista é um hobby e a guitarra é mais para amigos que vierem aqui tocar e para aprender. Gosto das ferragens dela, não acredito que me trazem problemas. Mas o timbre não me agrada tanto. Será que um kit de captadores Wilkinson tende a ser "superior" aos originais usados na Tagima? Gostaria de um timbre ligeiramente mais "denso", de ganho médio. Sinto os originais leves demais.

    Não me parece que poderia obter isso com a troca da ponte... To equivocado?


    Abraços
    E parabéns pelo vídeo, Paulo.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    fala debarba, no teu caso, investiria em um mini humbucker na ponte.

    esses da wilkinson nunca testei, então não faço ideia de como eles soariam.
    porem pela sua descrição vc quer um som mais cara de humbucker

    abraços e boa sorte =D

    debarba
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    fala debarba, no teu caso, investiria em um mini humbucker na ponte.
    Valeu! Abraço

    Grimc
    Veterano
    # mar/22 · Editado por: Grimc
    · votar


    Minha ordem de prioridade (do mais importante pro menos importante) pra upgrade em guitarras (baratas ou não)

    1. Cordas boas
    2. Regulagem
    3. Nut, caso seja de plastico (provavelmente o segundo maior responsável por guitarra que não segura afinação, depois das cordas)
    3. Ponte
    4. Tarracha com trava
    5. captação e eletrônica (geralmente em conjunto, costuma valer a pena mexer nos dois juntos)

    Captação sendo o ultimo da lista porque os outros fatores influenciam a tocabilidade e confiabilidade/estabilidade da afinação do instrumento, que é algo que não dá pra disfarçar com um equalizadorzinho.

    Um outro upgrade subestimado seria troca dos trastes por aço inox, de preferência jumbo, principalmente se for uma guitarra com trastes mais fuleiros. Ajuda muito, mas claro que a mão de obra sai mais cara.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Grimc
    Praticamente a minha ordem tb!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Upgrade em guitarras baratas - O que trocar?