【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
the guy
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

tem como eu msm arrumar aki?
se tiver, como devo proceder?

Calime
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Andei pesquisando sobre a composição das madeiras das PRS e uma coisa que percebi é que usualmente eles a fabricam com braço em maple, escala em rosewood e top em flamed maple. Foi-me sugerido que similarmente posso tbm construir uma guitarra dessa utilizando cedro no corpo, flamed maple no top e marfim no braço e alcançar um resultado bem próximo da sonoridade das PRS....o que me diz sobre essas combinações? Qual a caracteristica de cada uma?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


g.m777
O que é "chiar"?
the guy
Sim, basta trocar essas peças...
Calime
Cara, são boas combinações, padrão em guitarras. Como vai ficar? Você só saberá depois de pronta...
Abçs

metallicasnake
Veterano
# ago/11
· votar


Ola Bertola
Muito legal esse forum e muito interessante e atencioso de sua parte atender tantas dúvidas dos "guitarristas" de plantão.
Tenho 3 dúvidas que gostaria de tirar, se possível:

1) Comprei uma cort x5 com braço reforçado em 5 peças (3 maple e 2 rosewood). Achei estranho, pois o normal é achar até 3 peças. Você sabe algo a respeito de braço em 5 peças, se é confiável, tem qualidade, etc??

2) Essa cort vem com captadores bluebucker. Gostaria de saber se são captadores razoáveis ou se tenho que trocá-los.

3) Comprei essa cort, pois tem ponte fixa e pretendo descer a afinação 1/2 ou 1 tom pra acompanhar algumas músicas no tom original.
Minha dúvida é: eu tenho q regular o tensor toda vez que mudar a afinação?

Desde já eu agradeço!!!
Um grande abraço!!!

Fred_Wylde
Veterano
# ago/11 · Editado por: Fred_Wylde
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma les paul standard da epiphone e estou querendo dar uma turbinada nos caps dela pois não me satisfazem mais.
ultimamente ando usando ela para tocar metal com bastante distorção (meu SLO com o ganho no 8) coisas tipo metallica, megadeth, black label society.
uso ela 1/2 tom abaixo e as vezes desço o Mizão para usar Drop C#

estou pensando em 2 opções para a epiphone:

1) Malagoli 600T e 497R
2) Seymour Duncan JB e Jazz

Qual vc me recomenda e porque?
Quais caracteristicas a minha les paul ficaria com cada set?
Você teria alguma sugestão fora essas 2 q eu apresentei?

obrigado desde já
abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


metallicasnake
1) é uma forma de construção, nada mais.
2) são bem razoáveis. Trocar captadores não é necessário em princípio.
3) Ficar mudando afinação o tempo todo não é boa política. Se vc pretende tocar músicas com esse tipo de afinação, considere a compra de um instrumento para isso assim que possível.
Fred_Wylde
Ambos os "sets" são bons, com óbvia vantagem para os SD's. Como vais ficar? Isso é impossível de dizer, pois cada guitarra (e cada equipo correspondente e pessoa), responde de forma diferente aos capts.
Abçs

Crisprn
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Porque o meu captador do meio fica com volume baixo?
Eu já aumentei a altura e não adiantou.

Preciso
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei uma guitarra nova há pouco tempo e ela veio com cordas .009, mas eu quero mudar pra .010, que eu já tô mais acostumado. Pra fazer essa simples troca de calibre eu tenho que levá-la a um luthier para regular, ou como num é uma troca tão grande eu mesmo posso fazer a troca sem a necessidade de levá-la para regulagem?

Abs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


Crisprn
Isso depende da interação com os outros, ou pode ser defeito do capt.
Preciso
Em princípio, o ideal seria levá-la a um luthier, pois toda a regulagem de ação, entonação e tensor terá que ser refeita.
Agora, vc pode arriscar...
Abç

Crisprn
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu comprei um hh777 e o custom alnico 50 e eu já tinha um seymour duncan na ponte.
o custom alnico 50 nao é polaridade invertida.
existe algo para melhorar isso?

Caike_bend
Veterano
# ago/11
· votar


Bertola, você conhece os captadores ativos da condor?

Sao legais?!

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


Crisprn
Talvez o que esteja acontecendo é por ele não ser de polaridade invertida, esteja "fora-de-fase". Experimente inverter a ligação (o + como - e o - como +).
Caike_bend
Não conheço.
Abç

provolone
Veterano
# ago/11
· votar


olá bertola e companhia queria saber como ligar um humbucker no lugar do single. comprei um intruder malagoli como faço essa ligação?

JoaoPauloGuitar
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá, estou tunando minha guitarra e gostaria de saber qual tipo de nut é melhor (GraphTech ou Osso) e também gostaria de saber se vale a pena colocar uma tune o matic wilkinson com rollers e quais são suas vantagens comparando com uma tune o matic comum.

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


provolone
Exatamente igual à que era no single, principalmente se o seu Intruder possuir apenas 2 fios, se tiver 4, consulte o esquema de ligação dele.
JoaoPauloGuitar
Tanto a Graphtech quanto a de osso são, no meu entender equivalentes.
Se sua guitarra tiver alavanca tipo Bigsby aí é necessário instalar uma ponte com "rollers"; se não, não há necessidade.
Abçs

JoaoPauloGuitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: JoaoPauloGuitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas uma ponte com roller da wilkinson sai mais barato que uma tune o matic comum como a gibson, você acha que compensa eu pegar qual das duas sendo que provavelmente não vou usar bigsby?

OBS: Levando em consideração que a wilkinson com rollers sai bem mais barata!

g.m777
Veterano
# ago/11
· votar


comprei uma ibanez rg370dx zerada
mas tá com um pequeno probleminha técnico, e como não tenho muita prática com floyd rose resolvir perguntar a vcs.
é q as duas cordas de cima A e E estão chiando, como faço para deixa-la pouco mais distante do traste para resolver isso?

metallicasnake
Veterano
# ago/11
· votar


Ola Bertola
Obrigado pela resposta
Essa cort x-5 vem com tarraxas do tipo Die Cast.

São boas tarraxas, seguram afinação e tal e q tipo de tarraxas são essas??
Algumas pessoas comentaram que Die Cast é o tipo d material q é feito a tarracha, algo assim.

Uma última pergunta: Ela vem com o nut de grafite. Li em alguns lugares que se perde sustain com esse tipo de nut. O que você acha desse tipo de nut?? São bons ou seria interessante trocar por osso ou Graphtech??

Desde já agradeço a ajuda!!
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


JoaoPauloGuitar
Ora, a Wilkinson SEM "rollers" deve ser mais barata ainda, não?
g.m777
Cara, eu já te perguntei isso antes: O que vc chama de "chiar"?
Você já levou sua guitarra a um luthier habilitado para a regulagem geral inicial?
metallicasnake
São tarrachas comuns.
Segurar afinação depende da colocação correta das cordas, dos procedimentos de estabilização e das tarrachas estarem devidamente apertadas.
Li em alguns lugares que se perde sustain com esse tipo de nut Lenda.
Abçs

maax_guitar
Veterano
# ago/11
· votar


ae gente, pressiso dar uma geral na minha guitarra vcs recomendão
alguma luthieria em riberão, é q eu moro em jaboticabal e aki naum tem nem uma ... saco :(

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar


Bertola,
tava querendo montar uma Telecaster e andei vendo uns anúncios no ML de um vendedor de Santa Catarina e aparentemente seus produtos são de 1º, porém só esta trabalhando com Cedro Rosa.
Pra confecção do corpo de uma Telecaster essa madeira foge muito das características sonoras de uma telecaster clássica, um corpo em Freijó ou Marupá dariam resultados sonoros mais próximos?
Você sabe onde posso encontrar um com um preço accessível como esse do ML (+-R$ 250,00) feitos nessas madeiras ou outras madeiras que vc possa sugerir?

EddieVanHalen
Veterano
# ago/11
· votar


Grande Bertola ou Seiji, tudo bom?

Olha, to com um grande duvida eu tenho uma stratocaster da epiphone e meus 3 captadores single, sao um lixo. A captaçao deles é horrivel

Um amigo meu esta querendo me vender 2 captadores humbucker retirados de uma SG custom, a marca dos captadores é Epiphone alnico classic. por 150R$ os dois.

Minha duvida é, voces acham que vale a pena fazer isso? a parte eletrica vai funcionar? Sera que vai mudar muito o timbre da guitarra?

Agradeço pela ajuda. Abraços Julio

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar


EddieVanHalen

Mas uma vez dando pitaco no tópico do Bertola... rsrsrs.

Essa stratocaster da epiphone é de compensado e na minha opinião só isso que já é suficiente pra desistir dessa ideia, sem contar que tem de verificar se ela teria espaço pra instalação desses 2 captadores.

Se não tiver esse espaço vc tem que somar o custo da instalação desses captadores por um profissional e a compra de um novo escudo.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/108856/

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


Gostaria da sua opinião sobre este assunto!

Como eu disse anteriormente, tenho mão pequena, tenho percebido maior facilidade em tocar em guitarras com braço de menos espessos, e em formato U.
Testei várias guitarras e o braço das guitarras Ibanez extremamente finos, de 18mm na primeira casa e 19mm na casa 12, e de fato este tipo de braço me ajuda muito...

Verifiquei que os modelos mais caros tem 17mm na primeira casa e 18mm na 12, porém não achei estas para testar!

Um detalhe.. geralmente os braços da Ibanez, tem 43mm de largura no nut.

Pretendo mandar fazer uma Guitar e eu queria unir as duas coisas e fazer um braço fino (17mm / 18mm) e mais estreito e a largura no NUT talvez 42 ou 41.

É possível fabricar guitarra customizada nestas especificações com um bom Luthier ou é arriscado??

maspn
Veterano
# ago/11
· votar


Bertola. ta acontecendo um negocio muito estranho na guitarra, as cordas estao puxando a tune o' matic pra cima... o que faço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


fconde77
Não, o cara em questão é um profissional gabaritado e excelente vendedor, e a madeira, excelente. Eu mesmo já confeccionei várias teles com corpo de cedro-rosa.
EddieVanHalen
Sinceramente acho que não. Até porque essas Stratos da Epiphone eram, em sua maioria, de COMPENSADO.
danielfz
Sim, é.
maspn
O que está sendo puxado, a ponte ou o cordal?
Abçs

maspn
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

as cordas estao puxando aquela parte do tune o' matic onde colocam as cordas. aquela base que fica dentro da madeira, ela está subindo.
:| poxa, nem sei o que fazer...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


maspn
Retire-as e cole-as. Pode usar araldite para isso.
Deixe um dia colanddo.
Isso aí é comum, já colei Epiphone assim
Abç

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desculpe... não entendi! é Arriscado ou é possível?

maspn
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

bom bertola, parece que resolvi, passei veda rosca em volta e ficou firme novamente, :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji