【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
juninhoxp7
Veterano
# ago/11
· votar

ó mestre Bertola me ajude.
vou trocar os captadores da minha yamaha eg303 e minha 1º guita e todos dizem q compensa da uma geral nela.(não sei se e verdade)
então queria trocar os captadores no esquema humbucker/single/humbucker e não entendo nada.
POR FAVOR me indiquem captadores estou disposto a gastar +- R$600 neles.
também quero trocar as tarrachas, ponte e os trastes...sem falar nos potenciômetros e na chave(e impressão minha ou só fica a madeira da guitarra kk).
se puder me indique esse itens...no total quero gastar de 1000 a 1500 reais.
Vlw.

Brenot
Veterano
# ago/11
· votar

Senhores experts,

Preciso de uma gentileza de vocês.
Estou pensando em fazer uma modificação em uma Les Paul que eu tenho... A guitarra é baratinha (memphis) então não estou com tanto dó, mas também não gostaria de estragá-la.
Na minha modificação, vou precisar colocar um switch entre os 4 knobs de volume e tone. Queria umas dicas de como fazer este furo.

Pensei em fazer da seguinte forma, fazer um furo fino para servir de guia para o furo do diâmetro do switch. Este furo eu faria a partir de onde ficam os potenciômetros até sair.
Alguma dica de como fazê-lo sem estragar a pintura? Sigo esta linha que estou pensando mesmo ou estou falando besteira?

Desde já muito obrigado pela atenção!

Abraços,
Brenot

MMJr
Veterano
# ago/11 · Editado por: MMJr
· votar

Mauricio Luiz Bertola

A salvacao do tensor - kit de ferramentas....

Achei muito interessante esse kit e resolvi compartilhar....

Valeu....

g.m777
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
desculpe não ter sido específico ,
é q quando pressiono uma casa a corda fica encostando no outro traste, o que causa o chiamento.
entendeu melhor agora?
se poder me ajudar.
obs.na minha cidade não tem um luthier que saiba mexer com floyd rose.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

juninhoxp7
Cara, pra que trocar isso tudo? Creio que não há necessidade...
No mais, recomendo os H777 (ponte e braço) e um Stellfner Neodymiun soft no meio.
Brenot
E pra que seria esse "switch"?
g.m777
Sua guitarra está precisando de um nivelamento de trstes e "rebatimento", que é um procedimento que SÓ PODE SER FEITO POR UM LUTHIER.
MMJr
Muito legal!!! Valeu!
Abçs

Brenot
Veterano
# ago/11
· votar

Bertola,

Esse switch vai ligar e desligar o preamp q vou colocar. Pensei em colocar um pot push/pull, mas preciso de três posições para oq eu vou fazer.
Logo me veio a ideia de colocar um chave seletora dpdt on-off-on...

Qual é a sua dica para eu poder fazer esse furo sem detonar a pintura e guitarra?

PS: essa chave ficaria q nem a chave da gibson do slash com fishman powerbridge pickup...

Abraços,
Brenot

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

Brenot
Apenas fure com uma broca fina, de cima (do tampo) para baixo (para a cavidade) e depois aumente o furo com uma broca maior e a máquina com menor velocidade.
Abç

juninhoxp7
Veterano
# ago/11
· votar

alguem tem o link desses captadores?
H777 (ponte e braço) e um Stellfner Neodymiun soft.
VLW

Brenot
Veterano
# ago/11
· votar

Bertola,

Perfeito! Eu já iria fazer besteira e começar a furar da cavidade para o tampo.
Muito obrigado pela elucidação.

Abraços,
Brenot

Mr. Sambo
Veterano
# ago/11
· votar

Olá, grande Bertola. Sou novo aqui no fórum, mas te admiro muito.
O que você acha da Shelter Califórnia Standard?
http://habro.com.br/sites/shelter/c_standard.asp
Considerando as madeiras, e que já tenho uma LP da Shelter e estou muito confortável com ela?
Obrigado desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

juninhoxp7
www.captadores.com.br
www.satellfner.com.br
Mr. Sambo
É uma guitarra de iniciante...
Abçs

Bonnerfl
Veterano
# ago/11
· votar

mestre, o q vc acha desse baixo ( vou pegar so pra brincar mesmo) :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196629871-baixo-jackson-5-corda s-com-bag-pra-vender-_JM

vlws!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

Bonnerfl
Tá valendo.....
Abç

metallicasnake
Veterano
# ago/11
· votar

Boa tarde Bertola
Comprei uma cort com pintura em preto fosco (open pore black) e corpo de mogno, mas ela veio com 5 furinhos na parte da frente +/- do diâmetro de um palito de dente e com ~0,5 a 1mm de profundidade. Pensei no inicio q poderia ser cupim, mas descartei a possibilidade.

Tenho tinta acrílica preta aqui...poderia isolar os furos com fita crepe e preencher com a tinta?? nesse caso acho que ficaria "perceptível"...
Entao amigo...gostaria de saber o que eu posso fazer para tapar esses furos.
Se tiver que comprar a mesma tinta da guita, qual seria e onde posso encontrar??
Se puder me dar uma ajuda ou alguém do forum que ja passou pelo mesmo problema, agradeço muito!!!

Grande abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

metallicasnake
Estranho isso... Não é nada comum.
Isole os furinhos com fita crepe (com um furinho um pouco maior) e passe massa corrida (ou outra massa adequada) e lixe. Depois pinte cuidadosamente com uma caneta retroprojetora preta e depois com um pincel mui fino, de preto fôsco (esmalte sintético).
Depois que secar bem, dê um polimento com cêra automotiva não abrasiva com um pano de algodão.
Abç

metallicasnake
Veterano
# ago/11
· votar

Obrigadão mesmo Bertola

O meu único medo é se ficar aparente na pintura, ja que é bem na frente da guitarra, do lado dos potenciometros e ficar aparecendo mais do que o que está.

Vc acredita que com esse processo ficaria imperceptível??

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

metallicasnake
Vc acredita que com esse processo ficaria imperceptível??
Imperceptível não, mas vai melhorar...
Abç

L.Régis
Veterano
# ago/11
· votar

Boa noite Bertola e Seiji
Tenho um projeto para construir uma telecaster, usei a busca mas não consegui esclarecer minhas duvidas, que são as seguintes:

1) Que madeira que eu possa encontrar aqui no Brasil tem o timbre mais semelhante com uma tele das classicas?

2) Fica muito complicado colocar um tensor em um braço que não tenha?

Muito obrigado, abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

L.Régis
Cara,
As madeiras mais adequadas são o freijó, o cedro-rosa e o marupá.
Colocar tensor em um braço que não tem é complicado, um serviço caro.
Abç

iRock
Veterano
# ago/11 · Editado por: iRock
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Então Bertola, a Gotoh chegou, e infelizmente os pivos dela tem uma bucha mais que os originais da Cort e os pivos são mais robustos, tornando os "cortes" nos quais eles encaixam na Floyd mais largos. Em resposta a este post, tu me falou que não teria problema e que eu poderia manter os pivos originais da Cort caso não coubessem(pelo o que eu entendi). Acredito que a ponte possa ficar "bamba" com os pivos sendo menores, o que eu temo que cause um pouco de desafinação no uso da alavanca, mas muitos luthiers já me disseram que não tem problema, e que mesmo com os originais ela ficará um pouco "bamba". Cá estou eu pra tirar a dúvida: posso deixar os originais ou devo fazer uma furação mais larga e colocar os originais da Gotoh?

Nota: Colocando os originais da Gotoh talvez seja necessário aumentar o backbox, porque eles irão fazer a ponte ir para tras, fazendo com que os parafusos batam na madeira.

OsmarRubens
Veterano
# ago/11 · Editado por: OsmarRubens
· votar

Bertola, minha guitarra tem ponte tremolo como original.Dá pra eu mudar para floyd rose ou é melhor comprar outra guitarra?
Mais uma coisa, levei minha guitarra em um luthier aqui e ele disse q ela é intermediária,e me aconselhou mudar os captadores. Quais me recomenda no padrão H-S-H.

Abç.

Bonnerfl
Veterano
# ago/11
· votar

porra mestre deram um lance no baixo ou o cara aumentou a parada...
ate qnto vale a pena pagar por ele? (ah, o cara é do DF e vai enviar via PAC, ele disse q se o frete passar de 40$ ele paga a diferença)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196629871-baixo-jackson-5-corda s-com-bag-pra-vender-_JM

jigo__
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
kra to com uma duvida, comprei um dual rectifier da mesa e estou comprando uma 2x12, tem um vendedor querendo vender pra mim uma 2x12 com dois falantes diferentes, um o v30 da celestion e o outro alnico red fang...

o q vc acha dessas combinações de dois falantes, vale a pena investir??

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

iRock
Vc pode fazer as duas coisas....
OsmarRubens
Vc pode colocar a ponte tipo "Floyd-Rose" sim, mas evite escavar "back-box". A instalação tem que ser feita por um luthier habilitado. Sobre os capts, consulte os sites da Cabrera e Sound/Malagoli.
Bonnerfl
Tá no preço máximo.
jigo__
Interessante essa mistura de falantes....
Abçs

metallicasnake
Veterano
# ago/11
· votar

Obrigado Bertola

Vou tentar fazer esse processo em um dos furos pra ver como fica...depois trago o resultado aki... ;)

Só por curiosidade, você sabe que tipo de tinta é essa (preto fosco em "open pore black") e como é feito o processo de pintura, ja que nesse caso, acredito eu, não se usa o verniz??

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

metallicasnake
É esmalte sintético.
O processo é à pistola.
Abç

o malmsteen modesto
Veterano
# ago/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

se a oitava da corda tiver meio tom acima eu tenho q apertar ou afrouxar o saddle ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

o malmsteen modesto
afrouxar.
Abç

AleXtremePK
Veterano
# ago/11
· votar

Bertola

Comprei uma guitarra a 6 dias e ja pelo visto veio com o braço um pouco torcido +/- na casa 18 da E e A, tem como consertar só com um ajuste de tensor algo assim ou tem q troca a escala ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar

AleXtremePK
Cara, torção é algo complexo e difícil de acontecer. Consulte o seu luthier 1º
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji