【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


Tensoohvisky
Cara, quanto melhor a manufatura e a qualidade do madeiramento de um instrumento, melhor será a resposta obtida dos capts. No caso, a Condor CLP2S é superior à Nashville nesses quesitos.
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# ago/11
· votar


aproveitando que ngm posta nada msmo vou encher seu saco..kkkk
voce conhece a nova condor clp I ? é da mesma qualidade ou é melhor ficar com a clp 2 msmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


Tensoohvisky
Ainda não conheço esse novo modelo.
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# ago/11
· votar


valeu cara ;D fica com Deus

Bonnerfl
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mestre um conhecido meu esta querendo colocar floyd rose na guitarra dele, mas n esta afim de pagar mais de 500 reais em uma gotoh/schaller (eu disse pra ele que elas são 100% d confiança e tals, so q ele n tem grana), então qual floyd vc indicaria numa faixa de uns 350?

ah, tbm disse pra pegar uma da stewmac ou no ebay, mas ele tem medinho de comprar fora...

vlw

Lucas Hatfield
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, um amp de 11watts (SE EL34) valvulado (cabeçote + caixa) com uma caixa maior q o normal e um falante de sensibilidade 98dB, será q dá pra tocar para umas 350 pessoas (em local fechado, auditorio)? A guita é uma lp com caps saida media/alta e teria duas guitarras, bateria, baixo, teclado e voz.

Abç.

Calime
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
QUal seria o tamanho ideal de uma peça inteiriça de madeira para construição de um corpo de PRS? No caso o top seria em flamed maple.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


Bonnerfl
Sinceramente, ou ele compra Gotoh, Schaller ou Floyd-Rose original, ou não compra nada. E, se a guitarra for uma Strato, não faça o maldito "back-box".
Lucas Hatfield
Depende de que tipo de música.... Se vc for tocar "louvor" (gospel), jazz, mpb ou bossa-nova, creio que sim (tomando como consideração o tamanho do lugar). Já algo mais "pesado", creio que um pouco mais de potência (de 15 a 30WRMS) seria o ideal (com uma caixa 1X12).
Calime
45 cm de comprimento, 35 cm de largura e 4 cm de espessura (os outros 5cm seriam de tampo).
Abçs

Eliseu_Augusto
Veterano
# ago/11
· votar


ae, qual preço que sai pra fazer uma regulagem geral na guitarra? tipo, deixar ela "zerada"
e outra duvida. minha alavanca soltou do nada.. fui dar uma alavancada e ela veio na minha mão kkk '-' oq eu faço??

Beelzeboss
Veterano
# ago/11
· votar


Eai, beleza com vocês ? Então eu comprei um captador do meu professor porém não veios os parafusos para prender ele e os originais da minha guitarra não encaixam no captador ( no caso o SD JB SH-4, o que eu comprei ). Procurei para comprar, mas não acho na medida deles !

Obrigado e abraços !

Guitarra : Cort X1 e captador comprado SD JB SH-4

Lucas Hatfield
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, só pq eu vou ensair numa igreja não quer dizer q vou tocar musicas desse tipo haha. Seria musica tipo Capital Inicial (não as mais calmas) ou talvez um metal ou classic rock. A caixa é uma 1x12 de 98dB maior q o normal e o amp seria no talo ou quase.

Uma outra dúvida, em um amp valvulado compensa pegar um cabo top ou um bom já tá legal (Tecniforte Live X Planet Waves Custom Gw15)?

maspn
Veterano
# ago/11
· votar


Bertola, Potenciometro mole, é normal com o tempo ou é sinal de defeito?
não testei ainda ele, pois não chegaram os meus captadores ainda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


Eliseu_Augusto
Recoloque a alavanca no lugar....
Beelzeboss
Cara, continue procurando...
Lucas Hatfield
Cara, quando eu era garoto, as igrejas Batistas utilizavam músicas calmas, de louvor, e não róquenrol (que é ou era, coisa do capeta!); desculpe, estou ficando velho, eh,eh,eh...
Cara, nessa caso, vc terá que experimentar, mas acho que dá sim. Até porque, o público na Igreja costuma (ou costumava...) ser mais "comportado" e menos barulhento...
Segundo fontes mui confiáveis, o Techniforte é um cabo excelente.
maspn
Como assim "moles"? Ele gira muito fácil ou a haste está bamba? No 1º caso, é normal.
Abçs

Lucas Hatfield
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não, eles continuam achando q é coisa do capeta, agente só vai ensair na igreja q funciona muito d vez em quando. Mas vai tocar em um trem d talentos daqui para divulgar um pouco o rock e desmitificar q todo rockeiro ou é drogado ou fez pacto com o diabo. A igreja é batisma mesmo, talvez até dá errado. To té vendo a bagaceira q vai ser, falta nos barrarem por ser rock (é em colegio de freiras). Freiras de convento e de colegio não tem nada a ver, umas vai cuidar d doentes ajudar o padre e as outras só querem saber d dinheiro.hahahh

Abrç.

emachado
Veterano
# ago/11
· votar


Bertola

Há algum tempo lhe pedi uma dica sobre amplificador para guita. Ainda não comprei e foi até melhor, pois agora consegui um pouco mais de grana e até então não pensava em construir um baixo.

Tenho R$ 2.000,00 e gostaria de uma dica de amplificador para usar com a guita e com o bass em casa e em jams com amigos (batera, vocal, duas guitarras, baixo e teclados) que me proporcionasse um bom som em qualidade e volume.

Gostaria de algo que pudesse utilizar também em shows, pois, de repente começamos a levar mais à sério a coisa.

Vi que alguns colegas falam muito bem do Staner BX200 (R$1.100,00 à vista na Santa Ifigênia), mas esta opção não vai ser prejudicial para quando tocar a guitarra?

Valvulados me proporcionariam versatilidade para usar com baixo e guitarra?

Qual pode ser um set básico de pedais para baixo?

Aproveitando a deixa, e já abusando de sua experiência, tenho usado fresas de tupia manual made in China e estas aguentam pouco tempo. Você pode me indicar fresas nacionais ou importadas boas?

Saudações

maspn
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

primeiro caso, hahaha :P
acho que deixei o ferro de solda mto tempo nele, mas tá funcionando ok.
pensei que tivesse estragado.
abçs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


emachado
mas esta opção não vai ser prejudicial para quando tocar a guitarra?
De modo algum...
Qual pode ser um set básico de pedais para baixo?
Equalizador, compressor ou limiter e chorus, eventualmente um pré, como o Behringer BDI-21 (que pode atuar como overdrive também).
Quanto às fresas... Também uso as baratas...
Abçs

Cjvj 0210
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Uma duvida, oque q adianta trocar o Nut (que é a pestana né?) e as Tarraxas da guitarra ?

sou leigo no assunto =x

Abs

assacinodeemos
Veterano
# ago/11
· votar


Bertola
Estou com dificuldades pra encontrar jogos de 7 cordas ,posso colocar 6 cordas normais e comprar uma (D por exemplo)avulsa de baixo?ah a ponte dela é fixa.

obrigado

carnisa1
Veterano
# ago/11
· votar


Bertola, tenho minha guitarra e quando eu começo a tocar legal ela começa a "segurar" a mão, fica pegajosa mas isso é só depois que eu suo, como vou comprar uma guitarra nova gostaria de saber se a velha teria como tirar esse problema? Ou é por causa do braço envernizado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


Cjvj 0210
Geralmente guitarras de baixo custo possuem pestana de plástico, material pouco ressonante e que tem certa tendência a "prender" a corda nos sulcos. O Ideal é trocá-la por de materiais mais adequados: Osso, latão ou fibra de carbono (cada um tem uma determinada característica timbrística), o que melhora sutilmente o timbre, a sustentação e a estabilidade de afinação (se se usa alavanca).
Quanto às tarrachas... Na verdade só se elas forem vagabundas, como essas aqui:
http://www.guitarnucleus.com/gnstore/tuners/GN7858TU-CHR.jpg
Geralmente, basta apenas mantê-las apertadas e colocar as cordas corretamente, bem como adotar certos procedimentos para manter a estabilidade da afinação.
A grande maioría dos usuários aqui desse fórum, por serem inexperientes e/ou ignorantes, e não colocarem as cordas corretamente, nem procederem de forma correta na estabilização da afinação, vivem querendo trocar de tarrachas, muitas vezes sem necessidade.
assacinodeemos
De baixo??!!
Não seria mais interessante e correto instalar um bordão de encordoamento 0.12 ou 0.13?
carnisa1
Ou é por causa do braço envernizado?
Pode ser...
Abçs

assacinodeemos
Veterano
# ago/11
· votar


Bertola
Putz vc acredita que eu nem havia pensado nisso?huahauaa obrigado!! é nessas horas que a experiencia e calma fazem a diferença!

mr.floyd
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e ae cara ..blz
oque vou perguntar n tem muito a ver com luthieria mais la vai.kkk

eu to montando seu pedal mini fuzz e vi que vc vez modificações em alguns componentes entre eles a colocação de um led no lugar do diodo 1n4148.
queria saber se o led acende ou não?
e qual a mudança mais "drástica"nessa modificação?


Vlws brigadão..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


mr.floyd
Não cara, esse LED não é para acender, mas para fazer o mesmo papel que o diodo 1N4148 (ou qualquer outro). Lembre-se de que LED significa Light emmiter diode.
A diferença é que com o LED o som fica mais "crunch" e menos "fuzz".
Abç

Bino_cn
Veterano
# ago/11
· votar


Bertola
não consegui com nenhuma das cordas afinar as oitavas, baixei varios videos e segui os procedimentos que acredito estarem corretos, tentei afinar com cordas novas no momento em que as colocava, algumas ficaram quase quase afinadas mas estava tao apertado que o parafuzo n girava mais huAEUHAUHE

no caso, com as oitavas devidamente afinadas os solos sairiam com um som melhor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


Bino_cn
Cara, regulagem de oitavas nada tem à ver com som, mas com afinação. Sem a regulagem, ao tocar nas casas mais "altas" do braço, vc estará desafinado...
Abç

Bino_cn
Veterano
# ago/11
· votar


ta explicado, Obrigado!

Lucas Hatfield
Veterano
# ago/11
· votar


mr.floyd

Eu montei o mini-fuzz e testei com o led e com o diodo, com o diodo o som parece q tem mais pesso, mas não ficou muito bom para tocar coisas mais "cristalinas" (talvez seja por causa do amp, com o LED ficou mais pro lado de crunch/overdrive, a meu ver compensa mais o led(mas incrivelmente eu deixei o diodo, primeiro tava com diodo> depois LED> depois diodo).

gabrielpe
Veterano
# ago/11
· votar


Bertola ouvi falar que guitarras dolphin sao ruins '-' e tipo comprei uma lp ela é pesada pra caramba uns 5~6 kilos é de compensado?
tenho um guarda ropa di compensado e ele é pesado pra krl
valeu ai bertola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


gabrielpe
Só verificando mesmo, e depende da época de fabricação dessa Golden.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji