【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# dez/15
· votar


Quando cheguei para pegar a guitarra o sujeito me disse que o barulho tinha melhorado uns 85 % e que o cap da ponte e do braço estavam estragados.

landi
Muito esquisito isso!!
Vc conferiu se os seus captadores originais da ponte e do braço não foram trocados por outros de qualidade inferior??
E dependendo da idade da guitarra, tem que trocar os potenciômetros mesmo, conforme o Bertola recomendou.

No seu caso, para a strato T635 seriam 3 pots de 250K, sendo um potenciômetro 250K A logarítmico p/ volume e dois potenciômetros 250K B linear p/ tonalidade.

Tem pessoas que dizem o contrário, mas, pelo menos pra mim é do jeito acima mesmo, como sempre foi há décadas em amps hi-fi.

Ramsay
Veterano
# dez/15
· votar


Renan_Nunes
1) Seria interessante vc postar fotos desse tensor que pretende utilizar.
2) Nesse ponto eu discordo do Bertola, porque desde que os primeiros amps foram criados, seja valvulado ou solid-state, sempre se utilizou pot logarítimico para volume e pot linear para tonalidade.
Mas, pode ser que em amp de guitarra a coisa seja diferente e cabe ao Bertola explicar o porque.
Eu, particularmente falando, sempre uso todos os pots lineares.
3) Se vai montar uma guitarra com parte elétrica do tipo da LP ou Sg, 2 humbucker, 2 vol, 2 tom e chave seletora 3 posições, então, obrigatoriamente vc tem que usar pots de 500K.

Ramsay
Veterano
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu tenho uma Fender American St com 3 pots de 250K e botei no braço um captador Seymour Duncan Hot Rails que é um mini-humbucker.
O som da guitarra ficou maravilhoso, melhor que nunca,
Tenho que reconhecer que o clean da guitarra nesse captador do braço acabou, mas, como quase não uso som clean, então tá tudo bem!!

Normalmente é recomendado que se instale pots de 500K em guitarras que tenham humbuckers ou mini-humbuckers, mas, a Seymour Duncan não!!
Então, o que vc acha??
http://www.seymourduncan.com/wiring-diagrams?meta_params=guitar-option s,3-pickups,neck-stk,middle-stk,bridge-stk,1-volume,2-tone,5-way-blade

Renan_Nunes
Veterano
# jan/16
· votar


Ramsay, obrigado pela explicação, abaixo o link do tensor que falei

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709272778-tensor-sung-il-para-g uitarraviolo-de-aco-dupla-42-cm-_JM

Sabe dizer se ao retirar o plastico azul ele perde a funcionalidade?
E quanto aos capacitores, alguém sabe me dizer qual capacitor usar para este tipo de sistema: 2 humbucker, 2 vol, 2 tom e chave seletora 3 posições?

Ramsay
Veterano
# jan/16
· votar


Renan_Nunes
Essa parte azul parece ser uma proteção plástica à rosca do tensor, e por isso, ela deve ser retirada.
Mas, montar um braço com um tensor é uma questão complicada que envolve muitos parâmetros e só o Bertola, que é um luthier renomado, saberá te explicar melhor.

Renan_Nunes
Veterano
# jan/16
· votar


Espero que o Bertola possa me ajudar então, sei que a questão do braço é complicada (na verdade a guitarra toda é complicada) porém quero muito continuar com esse projeto, admiro a profissão de luthier que pra mim, é uma arte, porém não conheço nenhum luthier por perto, então espero que vocês possam me ajudar, aguardarei uma possível resposta do Bertola às minhas perguntas, e mais uma vez obrigado Ramsay.

Hendrix_ssa
Veterano
# jan/16
· votar


Pessoal,

Não sei se este é o tópico ideal para tirar uma dúvida, mais aproveitando que vcs entendem de eletrônica...

Qual nome deste componente ou plug que esta ligando o potenciômetro a placa?
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/kit-pre-amplificador-circuito-ativo-p-con tra-baixogavb-14349-MLB3339357686_102012-F.jpg

landi
Membro
# jan/16
· votar


]Mauricio Luiz Bertola

landi
Sua guitarra tem capts single-coils (o esquema é esse mesmo). Use pots de 250K. E compre um linear (B) para o volume, e dois logarítmicos (A), para os tones.
Abçs

[/i]

Ramsay

No seu caso, para a strato T635 seriam 3 pots de 250K, sendo um potenciômetro 250K A logarítmico p/ volume e dois potenciômetros 250K B linear p/ tonalidade.


E agora , qual coloco?

Ramsay
Achei meio estranho mesmo o cara fala que os cap estao estragados , mas não conferi se ele trocou . A guitarra ficou la o dia todo
Quando for trocar eu olho ( mas não vai resolver muito pois comprei ela a 2 anos usada e se tiver com outro cap o cara vai fala que nao troco,todo jeito eu ja ia troca os cap mais pra frente mesmo)

Abç

marcelosz
Membro Novato
# jan/16
· votar


landi
Se quiser usar pot linear (B) pra volume tudo bem (eu particularmente prefiro não linear). Só tenha certeza de usar não linear (A) para os tones, senão ficarão como chaves liga/desliga (pouca eficiência na variação de resistência).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


doubletalking
O traste está com problemas. Necessita de um "rebatimento".
É um procedimento que deve ser feito por profissional experiente.
Abç

Brunooliveira
Veterano
# jan/16
· votar


Boa.

Tenho essa CLP2 S...tá parada a bastante tempo no case..e aconteceu isso ai...já tirei as cordas..baixei a stopbar...mesmo assim ela volta a subir...dei umas batidas com aquele martelo''de borracha'' ela continua a subir..da a sensação de que ela ''vem pra frente''..não encaixa no angulo correto....mas ela nunca foi mexida..não sei o que pode acontecer...vo anexar as fotos.

http://i.imgur.com/xQPkslu.jpg

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Brunooliveira
O bucha do pivô da ponte perdeu a "pressão".
Injete cola (pode ser cola bonder mesmo) nas cavidades e pressione as buchas até o fundo e deixe secar. Depois de algumas horas recoloque a ponte e as cordas.
Abç

Brunooliveira
Veterano
# jan/16
· votar


O bucha do pivô da ponte perdeu a "pressão".
Injete cola (pode ser cola bonder mesmo) nas cavidades e pressione as buchas até o fundo e deixe secar. Depois de algumas horas recoloque a ponte e as cordas.
Abç



Valeu Bertola...brigadão pela força de sempre.Feliz ano novo!

Abraço

doubletalking
Veterano
# jan/16 · Editado por: doubletalking
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas nesse caso possivelmente seria só o traste nº12 mal colocado? ou teria relação com outros trastes??

E só mais uma pergunta, outro lance que notei, é que a corda mizinha fica "escorregando" pra fora da escala, ela não escapa do nut, ela apenas desliza para baixo, fazendo o som morrer. Isso seria o nut??

Muito Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


doubletalking
É o 12° ou o 13°.
ela apenas desliza para baixo, fazendo o som morrer. Isso seria o nut??
Se entendi bem, sim...
Abç

Renan_Nunes
Veterano
# jan/16
· votar


Boa tarde, surgiram novas dúvidas.

Vou montar uma guitarra com parte elétrica do tipo da LP ou Sg, 2 humbucker, 2 vol, 2 tom e chave seletora 3 posições.

Duvidas:

1) Qual capacitor devo usar, vi que tem cerâmicos, à óleo e outros, mas não sei qual tipo e modelo usar.
2) O Jack de saída, deve ser mono ou estéreo? E qual a diferença?
3) Qual o tipo de fio deve ser usado? Vi esse a venda: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718808341-fio-pano-cor-amarelo- eletrica-guitarra-fender-50cm-luthier-_JM , mas queria saber se devo usar esse mesmo ou tem outro de qualidade superior.
Acho que as maiores dúvidas são sobre a parte elétrica mesmo.

doubletalking
Veterano
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito Obrigado pelas respostas.

Vou comprar outro nut, porém, notei que a maioria das les pauls o nut é 43 mm, mas medi o meu cuidadosamente, e está dando 44mm, e tem esse lance da corda ficar deslizando para fora da escala que já falei.

Se eu comprar um nut de 43mm, terei algum problema? não estou achando de 44mm para comprar.

Muito Obrigado mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Renan_Nunes
1) Cerâmico.
2) Os dois. O estereo proporciona mais "fixidez", durabilidade e segurança.
3) Qualquer um de cobre, de boa qualidade e diâmetro compatível (esse serve, mas é bom usar cores distintas para o + e para o -).
doubletalking
Se eu comprar um nut de 43mm, terei algum problema? não estou achando de 44mm para comprar.

Não.
Abçs

Renan_Nunes
Veterano
# jan/16
· votar


Muito obrigado pelas respostas Bertola, abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Renan_Nunes
utilize capacitores de 16v (ou não muito mais que isso).
Abç

Arthur J
Membro Novato
# jan/16
· votar


Olá pessoal tenho uma guitarra ibanez rg 350ex e quero deixa-la mais top ainda já comprei um captador pra ponte o seymour cuncan invader e futuramente quero colocar ponte e trava GOTOH e completar o set de captadores.No site da seymour duncan diz que o melhor captador em conjunto com o meu é outro invader pra posição do braço porém eu gostei muito do full shred e pro captador do meio eu gostaria de uma sugestão de algum captador single coil também da seymour duncan. Vocês me ajudariam?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Arthur J
Mantenha o original
Ou use o JB Jr.
Abç

diegomarinho_o
Veterano
# jan/16
· votar


Bertola, em stratocaster, qual o tipo de traste você recomenda?
Nos foruns sempre se ouve muito bem dos traste jumbos,
meu medo é ele ser bom de solar, mas ruim de fazer funk..

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


diegomarinho_o
Traste médio...
Abç

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tive um pequeno acidente com o meu baixo, que é exatamente como este:
http://cdn.clickplus.pt/product_images/014-6102-380_Baixo-4-Cordas-FEN DER-Standard-Precision-Bass-MN-AW_2.jpg

Toquei com uma camiseta vermelha de procedência duvidosa (vagabunda), e manchou a parte de trás do corpo. Limpei com flanela seca e boa parte da mancha saiu, mas ficaram alguns pontos meio rosados.
Você sabe com o que posso limpar sem danificar a pintura?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


alan.bassplayer
Você terá que proceder um polimento com pasta de polir automotiva e politriz.
Abç

Arthur J
Membro Novato
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz
Como assim mantenha o original?è pra por o outro invader no braço?E o single coil qual eu coloco?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Arthur J
E o single coil qual eu coloco?
Como eu disse acima, ou mantenha o original (que não é ruim), ou instale o JB Jr nessa posição.
No braço, ou vc instala outro Invader (posição braço), ou outro capt cerâmico de alta saída, mas com a mesma MENOR que a do Invader da ponte.
Abç

Renan_Nunes
Veterano
# jan/16 · Editado por: Renan_Nunes
· votar


Bertola
Serve esse? : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700916551-capacitor-cermico-47k -x-16v-kit-c-50-pcs-r-990-_JM
Outra coisa, acabou de chegar pelo correio um dos captadores e vi um problema, todos os esquemas que eu achei na internet sobre a ligação da parte elétrica de uma LP, os captadores tem vários fios ( acho que 4 condutores e um malha) este que eu comprei só tem 1 condutor e 1 malha, desta forma, não saberei proceder com a instalação, alguém aí tem o esquema para esse tipo de captador, ou sabe me explicar como farei?
Obrigado.

Arthur J
Membro Novato
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual desses JB Jr:
http://www.seymourduncan.com/pickup/jb-jr-strat-bridge

http://www.seymourduncan.com/pickup/jb-jr-strat-neck

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji